Caminho de Santiago / Pedestrianismo

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
WaywardPines disse:
Antes de mais os meus parabéns. 👏👏

Uma pergunta
Quando começaste a caminhar quantos quilómetros fazias nas primeiras caminhadas? E fazias 1 ou duas vezes por semana?
Obrigado!

Eu, no princípio de tudo, estava muito fora de forma! Por isso comecei com 5 KMS para começar a habituar as pernas e para conseguir ganhar alguma resistência. Fazia sempre 2 a 3 caminhadas por semana, regime esse que mantive até à ida. Quando vi que o fazia 5 sem problema passei para 8 e depois 10. A partir de Janeiro já forçava a barra e tentava sempre chegar no mínimo 15 aos fins de semana e 10 durante a semana.

Claro que o tempo não deixava fazer sempre 3 caminhadas mas preferia sempre fazer 2 pequenas do que não fazer nenhuma.

Agora com os dias maiores o treino pode ser mais fácil porque os dias ficam maiores e pode-se ir ao final da tarde.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
LR disse:
este ano estive para ir em março mas apareceu imprevisto e nao consegui....

proximo ano quem sabe..... e virei aqui retirar muita info valiosa da tua experiencia :)
Se precisares de mais informação diz-me, inclusive albergues onde fiquei e sítios muito porreiros onde comi.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Alguém daqui já fez os passadiços do Vez que me possa dar algum feedback?



Se o @administrador não se importar, editei o titulo do tópico para que se possa discutir não só assuntos relativos ao Caminho de Santiago mas também pedestrianismo no geral.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Hoje fiz duas etapas da Ecovia do Vez, entre os Arcos de Valdevez e a aldeia do Sistelo. O percurso completo são 32 KMS, em 3 etapas, entre Jolda (São Paio) e o Sistelo. Como ia com duas pessoas com pouca preparação decidimos apenas fazer 2 que tiveram um total de 21 KMS.

São uns passadiços de muita beleza, grande parte do percurso é feito junto às margens do rio Vez, cheio de locais frescos, sombras e de paisagens idílicas com cascatas e zonas rurais.

São de dificuldade moderada, grande parte do percurso é feito em passadiço de madeira, intercalando com caminhos de terra. A dificuldade sobe nos últimos 5 KMS na subida para a aldeia do Sistelo, com caminho mais irregular e com alguns ganhos de elevação que, para os menos preparados, podem ser mais exigentes.

A aldeia do Sistelo é muito bonita, com os seus socalcos e casas em pedra notando-se que desde que começou a ganhar visibilidade, o número de pessoas nas ruas e o comércio já é mais abundante.

A título informativo, um táxi de 9 lugares até aos Arcos custou 30€. Nós deixamos os carros junto à praia fluvial, seguimos de lá e voltamos de táxi.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Paulo S. disse:
Ups, bem visto Sakamoto. Desculpa.

Eu na mesma altura irei fazer o Caminho Português do Interior (que liga Viseu a Santiago de Compostela), por isso se precisares de mais alguma coisa, dispõe.

Abraço
FCPORTO, sempre FCPORTO
Olá @Paulo S.

Chegaste a fazer o “Caminho Interior”?

Estava a pensar em fazê-lo este ano (é verdade, o bichinho do caminho fica mesmo) partindo ou de Chaves ou de Allariz, dependendo do tempo que tiver disponível. Se o fizeste precisava de um feedback em relação à exigência física do caminho, sítios para dormir, comes e bebes e afins.
 

Paulo S.

Bancada central
23 Maio 2007
1,010
0
Sta Maria da Feira, 1971
Chegaste a fazer o “Caminho Interior”?

Estava a pensar em fazê-lo este ano (é verdade, o bichinho do caminho fica mesmo) partindo ou de Chaves ou de Allariz, dependendo do tempo que tiver disponível. Se o fizeste precisava de um feedback em relação à exigência física do caminho, sítios para dormir, comes e bebes e afins.
[/quote]


Olá @Sakamoto
Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas depois da derrota com o Rangers, andei por fora destas nossas lides. ;)

Quanto ao Caminho Português do Interior, é verdade. Percorri-o numa primeira fase (2 fds) de Viseu a Castro de Aire e de Castro de Aire a Peso da Régua; Completados estes 94 kms, parti no dia 21/04/2019 de Peso da Régua até Santiago, para os restantes 300 e pique, tendo lá chegado a 2/05/2019.
As etapas foram:
Peso da Régua - Vila Real - Vila Pouca de Aguiar - Vidago - Chaves - Verin - Vilar de Barrio - Ourense - Cea - Lalín - Outeiro Seco - Santiago de Compostela.

Quanto à variante de que falas (Allariz), e do que me informei na altura, é mais rural e bucólica mas também com menos logística. Como também a tenciono um dia fazer, decidi ir pela mais "conhecida". E não fiquei nada arrependido. São etapas e povoações lindíssimas.

No que concerne à dificuldade (e isto é sempre relativo!!) tens duas etapas mais exigentes (se comparadas com o Central ou o da Costa), que são: Verin - Vilar de Barrio e Ourense - Cea. No entanto, quem corre por gosto não cansa. Levas pouco peso, água e umas barritas energéticas e vai-te parecer "canja".

Quanto a tudo o resto, tenho um planeamento que na altura fiz, que acho que te poderia dar jeito. Manda-me um email que eu envio-te.

E já agora, sai de Chaves. Nos "nossos" Caminhos tens sempre de passar a fronteira ;)





 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Paulo S. disse:
Chegaste a fazer o “Caminho Interior”?

Estava a pensar em fazê-lo este ano (é verdade, o bichinho do caminho fica mesmo) partindo ou de Chaves ou de Allariz, dependendo do tempo que tiver disponível. Se o fizeste precisava de um feedback em relação à exigência física do caminho, sítios para dormir, comes e bebes e afins.



Olá @Sakamoto
Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas depois da derrota com o Rangers, andei por fora destas nossas lides. ;)

Quanto ao Caminho Português do Interior, é verdade. Percorri-o numa primeira fase (2 fds) de Viseu a Castro de Aire e de Castro de Aire a Peso da Régua; Completados estes 94 kms, parti no dia 21/04/2019 de Peso da Régua até Santiago, para os restantes 300 e pique, tendo lá chegado a 2/05/2019.
As etapas foram:
Peso da Régua - Vila Real - Vila Pouca de Aguiar - Vidago - Chaves - Verin - Vilar de Barrio - Ourense - Cea - Lalín - Outeiro Seco - Santiago de Compostela.

Quanto à variante de que falas (Allariz), e do que me informei na altura, é mais rural e bucólica mas também com menos logística. Como também a tenciono um dia fazer, decidi ir pela mais "conhecida". E não fiquei nada arrependido. São etapas e povoações lindíssimas.

No que concerne à dificuldade (e isto é sempre relativo!!) tens duas etapas mais exigentes (se comparadas com o Central ou o da Costa), que são: Verin - Vilar de Barrio e Ourense - Cea. No entanto, quem corre por gosto não cansa. Levas pouco peso, água e umas barritas energéticas e vai-te parecer "canja".

Quanto a tudo o resto, tenho um planeamento que na altura fiz, que acho que te poderia dar jeito. Manda-me um email que eu envio-te.

E já agora, sai de Chaves. Nos "nossos" Caminhos tens sempre de passar a fronteira ;)
Obrigado!

MP enviada.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Isto é de uma grande ajuda, muito, muito obrigado. Obrigado pelo tempo que tiraste para me dar estas dicas.

Como já tinha dito, uma das coisas que mais me preocupa nisto é a saude dos pés durante a viagem. Deve ser de uma importância fulcral dias após dias a caminhar e os pés estarem em bom estado.

Estive a ver as opções que em enviaste e vou ter muito em conta o que me estás a sugerir. Partindo do principio que não posso comprar as mais caras por terem um preço demasiado alto, vou focar-me nas duas que sugeriste e tentar descobrir uma loja que as tenha para experimentar. Talvez passe no outlet em Vila do Conde, este fim de semana, para ver se as têm.

Outra coisa que também tenho pensado é na capacidade da mochila que preciso de levar. Talvez seja preciso uma confortável na casa dos 40 litros.
A dias lembrei desta publicação e já não me lembrava que tinha colocado

Obrigado #sakamoto vou precisar da tua experiência
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
O que precisares é só dizer @WaywardPines

Eu estava a contar, na semana dos feriados de Junho, fazer o Caminho Inglês (mudei os planos do Caminho Interior para o Inglês) mas o grande fdp do Covid alterou os planos todos.
 
  • Like
Reações: WaywardPines

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Para os interessados, e como tive que adiar os planos de fazer o Caminho Inglês, tenho feito etapas do Caminho Português da Costa. Já fiz 3:
  • Vila do Conde - Cepães (Esposende) 26,6 kms
  • Esposende - Viana do Castelo 26,3 kms
  • Viana do Castelo - Caminha 29,7 kms
A próxima é fazer Caminha -Valença, que ligará ao Caminho Central Português que fiz o ano passado.

Após isto tudo acalmar, e aproveitando estas etapas já feitas, vou avançar para fazer o resto do Caminho Português da Costa, por Vigo, com a variante espiritual. A variante espiritual engloba uma viagem de barco entre Vilanova de Arousa e Pontecesures (Pádron). O nome deriva do transporte de Santiago até Padron, depois de ter sido decapitado.

A ideia é fazer as seguintes etapas:
  • Caminha - Porto Mougás (atravessando o ferry em Caminha até A Guarda)
  • Porto Mougás - A Ramallosa
  • A Ramallosa - Vigo
  • Vigo - Redondela
  • Redondela - Pontevedra (etapa coincidente com o Caminho Central Português)
  • Pontevedra - Armenteira
  • Armenteira - Vilanova de Arousa
  • Vilanova de Arousa - Pontecesures (Padron)
  • Padron - Santiago de Compostela
Agora quando, tudo depende de muita coisa. Ainda queria que acontecesse este ano, nem que fosse separado em duas vezes.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Hoje fiz duas etapas da Ecovia do Vez, entre os Arcos de Valdevez e a aldeia do Sistelo. O percurso completo são 32 KMS, em 3 etapas, entre Jolda (São Paio) e o Sistelo. Como ia com duas pessoas com pouca preparação decidimos apenas fazer 2 que tiveram um total de 21 KMS.

São uns passadiços de muita beleza, grande parte do percurso é feito junto às margens do rio Vez, cheio de locais frescos, sombras e de paisagens idílicas com cascatas e zonas rurais.

São de dificuldade moderada, grande parte do percurso é feito em passadiço de madeira, intercalando com caminhos de terra. A dificuldade sobe nos últimos 5 KMS na subida para a aldeia do Sistelo, com caminho mais irregular e com alguns ganhos de elevação que, para os menos preparados, podem ser mais exigentes.

A aldeia do Sistelo é muito bonita, com os seus socalcos e casas em pedra notando-se que desde que começou a ganhar visibilidade, o número de pessoas nas ruas e o comércio já é mais abundante.

A título informativo, um táxi de 9 lugares até aos Arcos custou 30. Nós deixamos os carros junto à praia fluvial, seguimos de lá e voltamos de táxi.
Saka, a minha mulher queria fazer um passeio com os irmãos e lembraram-se destes passadiços. Mas 32 klms eles não aguentam e é para morrere. Existe uma versao mais curta. Se sim, de que zona aconselhas começar? E o que não devemos perder de conhecer? Obrigado
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Saka, a minha mulher queria fazer um passeio com os irmãos e lembraram-se destes passadiços. Mas 32 klms eles não aguentam e é para morrere. Existe uma versao mais curta. Se sim, de que zona aconselhas começar? E o que não devemos perder de conhecer? Obrigado
Façam a partir dos Arcos de Valdevez. Comecem na praia fluvial e, até ao Sistelo, são 21 kms. Mas é tranquilo, os últimos 5 é que são mais difíceis porque é a subida até ao Sistelo.

Os Arcos são uma vila muito bonita e o Sistelo também. Tens Ponte de Barca perto e Ponte de Lima pelo caminho. Se quiserem até dá para almoçar no fim da caminhada, tem la um restaurante mas desconheço se é bom. Quando fiz, levamos piquenique e almoçamos a meio.

Ou então fazem um desvio de 20 kms e vão ao Soajo comer, no Saber ao Borralho. Aí tinham que estudar as horas da caminhada.
 
Última edição:
  • Love
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Façam a partir dos Arcos de Valdevez. Comecem na praia fluvial e, até ao Sistelo, são 21 kms. Mas é tranquilo, os últimos 5 é que são mais difíceis porque é a subida até ao Sistelo.

Os Arcos são uma vila muito bonita e o Sistelo também. Tens Ponte de Barca perto e Ponte de Lima pelo caminho. Se quiserem até dá para almoçar no fim da caminhada, tem la um restaurante mas desconheço se é bom. Quando fiz, levamos piquenique e almoçamos a meio.

Ou então fazem um desvio de 20 kms e vão ao Soajo comer, no Saber ao Borralho. Aí tinham que estudar as horas da caminhada.
Eu faço corrida quase todos os dias. Mas não estou a ver os meus sogros fazer 21klms. E mesmo alguns dos irmãos dela também não :)
Sabes se os incêndios que aconteceram foram perto desta zona?
O almoço terá que ser piquenique uma vez que só da família dela são 10 ._." E já é dia 11 e existe o irs para se pagar no fim do mês :)
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Eu faço corrida quase todos os dias. Mas não estou a ver os meus sogros fazer 21klms. E mesmo alguns dos irmãos dela também não :)
Sabes se os incêndios que aconteceram foram perto desta zona?
O almoço terá que ser piquenique uma vez que só da família dela são 10 ._." E já é dia 11 e existe o irs para se pagar no fim do mês :)
Então façam só uma das etapas, dos Arcos a Vilela ou de Vilela ao Sistelo, tanto uma como a outra andam na casa dos 10 kms. E sempre com muita sombra.

Se vais com os teus sogros o ideal era a dos Arcos a Vilela, é praticamente plano.


Ah ya, os incêndios foram para os lados do Lindoso, se seguires a recomendação de ir ao Soajo ver os espigueiros, tens que ter em atenção se essa zona foi afectada. Nos Arcos acho que não houve nada por isso o passadiço deve estar transitável.
 
Última edição:
  • Like
Reações: MiguelDeco

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,385
10,400
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O caminho interior de Santiago é lindo de morrer, na sua maior parte do percurso esta bem marcado no entanto existem zonas que ainda nao estão mt bem marcadas. So fiz a parte Portuguesa e recomendo! Dificilmente vão cruzar com alguem o que torna o caminho ainda mais bonito :p. Recomendo 100%
 

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,385
10,400
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
O caminho interior de Santiago é lindo de morrer, na sua maior parte do percurso esta bem marcado no entanto existem zonas que ainda nao estão mt bem marcadas. So fiz a parte Portuguesa e recomendo! Dificilmente vão cruzar com alguem o que torna o caminho ainda mais bonito :p. Recomendo 100%
É um dos que quero fazer ainda, está programado. Já esteve para ser em 2020, depois passou a ser o Inglês e entretanto o Covid f*deu tudo. Fiz a parte portuguesa do da Costa que também é muito fixe.

Este da Geira e dos Arrieiros vou começar a fazer a parte portuguesa assim que for dada autorização de sair dos concelhos ao fim de semana. Tem sido alvo de uma reabilitação muito forte por parte dos espanhois e cá também já se começa a ver algo nesse sentido. Os espanhóis chamam-lhe Caminho Miñoto Ribeiro e têm um site super fixe sobre ele, com todas as indicações.


Por acaso consegui chegar à fala com Carlos Barreira, um dos maiores dinamizadores deste caminho, um galego que até fez um guia que comprei na Amazon sobre este caminho.


Gajo simpático. Disse-lhe que se a malta do Jacobeus de Braga combinasse em fazer marcações ou assim para me contactar.
 
  • Like
  • Love
Reações: nuno40 e MiguelDeco

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,385
10,400
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
É um dos que quero fazer ainda, está programado. Já esteve para ser em 2020, depois passou a ser o Inglês e entretanto o Covid f*deu tudo. Fiz a parte portuguesa do da Costa que também é muito fixe.



Este da Geira e dos Arrieiros vou começar a fazer a parte portuguesa assim que for dada autorização de sair dos concelhos ao fim de semana. Tem sido alvo de uma reabilitação muito forte por parte dos espanhois e cá também já se começa a ver algo nesse sentido. Os espanhóis chamam-lhe Caminho Miñoto Ribeiro e têm um site super fixe sobre ele, com todas as indicações.


Por acaso consegui chegar à fala com Carlos Barreira, um dos maiores dinamizadores deste caminho, um galego que até fez um guia que comprei na Amazon sobre este caminho.


Gajo simpático. Disse-lhe que se a malta do Jacobeus de Braga combinasse em fazer marcações ou assim para me contactar.
O inglês e o da costa tb são magnificos :) O caminho é simplesmente liberdade, sentimento, beleza e emoção. O da Geira ja o teria feito se tivesse bem marcado, como não esta ainda nao arrisquei mas é um objectivo. O caminho Minoto Ribeiro é outro tb q quero muito fazer. Grande rota do Gerês deve ser algo magnifico. Rota vicentina não tenho palavras para descrever. Portugal é um país imensamente belo pena as mentalidades, senão seriamos dos melhores países para viver(para os portugueses todos e não so alguns e para estrangeiros endinheirados.)
 
  • Like
Reações: Sakamoto