Como viveram a final de Viena?

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
3,997
152
42
Cascais
Recordo-me muito pouco desta final

Tinha 6 anos na altura e foi talvez a minha primeira "luz" de Portismo.

Tenho a vaga ideia de estar em casa onde o meu pai assistia ao jogo, mas muito vagamente.

Só mais tarde é que tomeis mais consciência do que se passou, já vi o jogo umas 4 vezes e é algo verdadeiramente fantástico.

Aquela segunda Parte é aquilo que nos faz gostar de ser Porto, entrar em campo e dar tudo, muita garra, muita entrega, muito crer e muita magia.

E vencer uma Taça dos Campeões Europeus com um golo daqueles...

Nessa mesma final, fico deslumbrado com a entrega dos jogadores, o próprio Madjer que era uma das "estrelas da companhia" já em grandes dificuldades físicas marcou o golo e teve cerca de 2 m a ser assistido, quando voltou, foi logo para cima do defesa e partiu-o todo e assistiu o Juary, a isto chama-se raça.

Já não há muitos campeões assim.



 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,850
25,910
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu também tinha 6 anos, e a minha recordação será sempre a de um senhor que no final do jogo saiu do café onde estava toda a gente a ver o jogo e foi para junto de uma pequena capela onde ficou a chorar e a rezar uns 15 a 20 minutos.. arrepia-me essa imagem ainda nos dias de hoje
 
M

Mike_Walsh

Guest
Tinha na altura 16 anos. Foi de certeza a maior alegria desportiva da minha vida!
 

ht80

Arquibancada
7 Julho 2012
168
107
7 anos e infelizmente nao tenho memorias desse dia...

Vimos o jogo la em casa no sofa e a quando do golo do madjer o meu pai mandou com a salada russa de atum pelos ares que foi uma alegria! Eu devo ter saltado muito e gritado Porto!

Como talisma, na final de Sevilha o jantar voltou a ser salada russa :D Felizmente vimos as duas outras finais ao vivo e espero nao perder as proximas!!!
 

eddie kostadinov

Bancada lateral
26 Janeiro 2015
992
244
Eu tinha 6 anos, não me lembro de nada, mas segundo o meu pai, brincava na sala e foi graças a este jogo que me tornei adepto do FCP
 

DRAKON

Tribuna
26 Maio 2014
3,602
0
Ao lado do Dragão
15 aninhos colado á TV de 19" ...
Vou mais atrás. Lembro-me da primeira mão cá contra o Dinamo Kiev, colado ao rádio . Naquele tempo só transmitiam o jogo fora. A magia que era ter que imaginar o jogo pelo relato ...
A final de Viena, lembro-me de sentir que iria ser especial como que adivinhando a nossa vitória !
Na escola, não se falou de outra coisa todo o dia, todos ansiávamos por chegar a casa para ver o jogo !
Depois do jogo, fui para os Aliados como toda a gente .
Uma das coisas que eu queria era que o meu filho vivesse também uma conquista europeia do nosso clube como eu vivi...
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,254
4,653
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
https://twitter.com/OldFootball11/status/968875971318251521
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,494
2,610
A maior alegria da minha carreira de portista. Nem Gelsenkirchen se comparou àquilo. Eu tinha dezassete anos, e a verdade é que na altura o NGC ainda não era a potência dominadora a nível nacional que depois se tornou, o que ainda tornou a alegria maior, pois estávamos longe de ser favoritos. Aliás, toda a gente nos dava como mortos não só na final, mas já nas meias, quando defrontámos o que era basicamente a selecção soviética (aka D. Kiev) da altura. Mas depois de termos limpado o sebo aos soviéticos, eu acreditava que a magia de Futre, Madjer & Ca. podia encravar a máquina alemã.

O golo do Madjer é simplesmente um dos melhores alguma vez marcados numa final, e talvez o golo mais importante na história do FC Porto. Como toda a gente, eu nem queria acreditar quando vi o argelino resolver aquele lance com tanta eficácia e beleza. Foi o delírio lá em casa (comigo a fazer a festa sozinho, porque era o único que ligava ao futebol)
E, como todos os portistas nesse dia, também tive oportunidade de correr á maluca pela casa, num berreiro de deitar o prédio abaixo, e mais ainda quando o Juary, practicamente na jogada seguinte, nos coloca na frente!
Enfim, grande festa, dia inesquecível.
E é um dia que deve ter convertido milhares de crianças ao FCP. Não duvido nada disso. Aposto que há neste fórum alguns colegas que se tornaram portistas graças a essa estrondosa vitória em Viena.
 

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
15,990
13,600
Dagerman disse:
A maior alegria da minha carreira de portista. Nem Gelsenkirchen se comparou àquilo. Eu tinha dezassete anos, e a verdade é que na altura o NGC ainda não era a potência dominadora a nível nacional que depois se tornou, o que ainda tornou a alegria maior, pois estávamos longe de ser favoritos. Aliás, toda a gente nos dava como mortos não só na final, mas já nas meias, quando defrontámos o que era basicamente a selecção soviética (aka D. Kiev) da altura. Mas depois de termos limpado o sebo aos soviéticos, eu acreditava que a magia de Futre, Madjer & Ca. podia encravar a máquina alemã.

O golo do Madjer é simplesmente um dos melhores alguma vez marcados numa final, e talvez o golo mais importante na história do FC Porto. Como toda a gente, eu nem queria acreditar quando vi o argelino resolver aquele lance com tanta eficácia e beleza. Foi o delírio lá em casa (onde eu era o único que ligava ao futebol)
E, como todos os portistas nesse dia, também tive oportunidade de correr á maluca pela casa, num berreiro de deitar o prédio abaixo, e mais ainda quando o Juary, practicamente na jogada seguinte, nos coloca na frente!
Enfim, grande festa, dia inesquecível.
E é um dia que deve ter convertido milhares de crianças ao FCP. Não duvido nada disso. Aposto que há neste fórum alguns colegas que se tornaram portistas graças a essa estrondosa vitória em Viena.
Foi engraçado ver bandeiras de todos os clubes portugueses a festejar essa vitória, a de 2003 e 2004, ja quase nem se viram, e hoje então...
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,494
2,610
BestDragon disse:
Foi engraçado ver bandeiras de todos os clubes portugueses a festejar essa vitória, a de 2003 e 2004, ja quase nem se viram, e hoje então...
O FCP na altura ainda não metia muito medo aos de Lisboa, porque só ganhava de muito longe em longe e portanto era uma equipa "simpática". Depois começámos a ganhar consecutivamente e foi o que se viu. Deixámos de ser simpáticos e passámos a ser o alvo a abater...
 

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
15,990
13,600
Dagerman disse:
O FCP na altura ainda não metia muito medo aos de Lisboa, porque só ganhava de muito longe em longe e portanto era uma equipa "simpática". Depois começámos a ganhar consecutivamente e foi o que se viu. Deixámos de ser simpáticos e passámos a ser o alvo a abater...
Pois foi, por isso hoje de certeza que não haveria misturas! lol
 

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,032
483
Dagerman disse:
O FCP na altura ainda não metia muito medo aos de Lisboa, porque só ganhava de muito longe em longe e portanto era uma equipa "simpática". Depois começámos a ganhar consecutivamente e foi o que se viu. Deixámos de ser simpáticos e passámos a ser o alvo a abater...
Lembro-me de um vizinho meu, fanático benfiquista, daquels que gostava muito de utilizar a famosa frase do "bom chefe de família", a dizer para mim que o aquilo tinha sido um acidente e que o Porto nunca mais ganhava nada, nem a nível internacional, nem a nível nacional.

E eu a dizer, "vamos ver"...

E viu-se.  Oh se se viu...
 

RuiGaita

Bancada lateral
18 Janeiro 2018
891
0
44
Moscavide
Tinha 8 anos mas lembro-me do jogo como se fosse hoje embora ainda não tivesse a noção do tamanho da conquista.

Quem não se lemba de João Pinto a correr com a taça sem dar a ninguém?
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,873
6,179
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
A nossa mais bela!
Chorava ao intervalo. Delírio durante a 2ªparte. Nem queria acreditar. Pelo "impossível", o esplendor final mais saboroso.
Para nunca mais esquecer. Memorável.

 
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,588
3,326
Vila do Conde, 1974
12 anos e o futebol tinha outra magia. Recordo a 1ª vez que entrei nas Antas e vi aquele relvado. Uma sensação que espero que o meu filho também venha a sentir. Foi uma noite de loucura, magia e muitas lágrimas. Se já era um doente do Porto fiquei muito pior depois desse jogo. Incrível como adorava Madjer!
 

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,184
1,887
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
Depois do golo do Madjer quis imitá-lo e passei o resto do dia a dar calcanhares dentro da barriga da minha mãe!
 

fire

Tribuna
14 Maio 2007
4,339
75
48
Espinho,1975
Tinha 12 anos, lembro-me desse dia como se fosse hoje, passei a tarde a jogar à bola, na rua, pois claro, estava um lindo dia de sol. Vi o jogo com o meu Pai no quarto dele e o resto é história, mta alegria, muitos carros a acenar as bandeiras azuis e brancas e as pessoas nas ruas e nas janelas a bater com os tachos e as panelas e o que fizesse barulho,dia que nunca esquecerei, já era "doente" pelo NGC, na primária já levava o rádio para ouvir jogos da Taça e das competições Europeias, a Prof Rita devia desconfiar por eu nessas quartas feiras estar sempre a pedir para ir à casa de banho, para poder ir ouvindo o relato, e os relatos eram ouro, fiquei com esta "doença" de Portismo desde mto novo, portanto a vitória em Viena foi o culminar de tanto amor ao Clube, especialmente devido à recordação da final perdida para a Juve, era sócio.