Covid-19

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Like
Reações: Dragon_92

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
830
528
Como assim?

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
A historia da DGS recomendar a quarentena. Supostamente o pico do contagio são as 48h antes dos sintomas, e obviamente após. Mas se tiverem um contacto com alguém que só passado 5/6/7 dias é que teve sintomas em principio não haverá problema.
 
  • Like
Reações: otilious

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,370
13,463
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19

Parece que a Covid-19 não chega... 😑
Há mais. Supostamente o martasars2. Não anda só no norte da europa já foram encontrados casos no norte de Portugal segundo lí numa capa de um jornal hoje. Como díria o Altino, meu ex.colega já falecido, "tá tudo fodido"...E já há eventos previstos para a passagem de ano, não têm noção mesmo...
 
  • Like
Reações: Dragon_92

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,522
50,970
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
A historia da DGS recomendar a quarentena. Supostamente o pico do contagio são as 48h antes dos sintomas, e obviamente após. Mas se tiverem um contacto com alguém que só passado 5/6/7 dias é que teve sintomas em principio não haverá problema.
Tive em contacto com um infectado dia 6.

Hoje já estou no 11. dia e por enquanto tenho estado ok.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,522
50,970
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Não vais fazer o PCR?
Liguei para Saúde 24 e disseram que como não estive com a pessoa em questão nos dois dias anteriores a ter testado positivo (dia 13), não sou de alto risco.

Só estar atento a possíveis sintomas, como febre, tosse, falta de ar etc...

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 
Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,370
13,463
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Nunca contei este episódio meu aqui ou em qualquer lugar, só a uma pessoa chegada e muito recentemente, mas no final de Janeiro tive 3 dias estranhos para quem não tem gripe desde 1982 - tive 3 dias com muita tosse seca, certas dores no corpo e muito cansaço o que me levou a deitar muito cedo duas dessas noites e tomei benuron a conselho da minha namorada (medicamento que nunca usei antes). Depois passou. Lembro-me disto como se fosse hoje por causa da covid19 senão teria esquecido. Seria covid19? Talvez um dia num exame venha a saber se foi ou não. Se realmente era foi antes da extrema maioria ter tido. Ainda recentemente lí que 3 italianos tiveram em Novembro de 2019 num exame realizado recentemente. Portanto o vírus já andava pela Europa em 2919.
 
  • Like
Reações: João Branco

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
Nunca contei este episódio meu aqui ou em qualquer lugar, só a uma pessoa chegada e muito recentemente, mas no final de Janeiro tive 3 dias estranhos para quem não tem gripe desde 1982 - tive 3 dias com muita tosse seca, certas dores no corpo e muito cansaço o que me levou a deitar muito cedo duas dessas noites e tomei benuron a conselho da minha namorada (medicamento que nunca usei antes). Depois passou. Lembro-me disto como se fosse hoje por causa da covid19 senão teria esquecido. Seria covid19? Talvez um dia num exame venha a saber se foi ou não. Se realmente era foi antes da extrema maioria ter tido. Ainda recentemente lí que 3 italianos tiveram em Novembro de 2019 num exame realizado recentemente. Portanto o vírus já andava pela Europa em 2919.
Talvez um teste serológico consiga dissipar essa dúvida.
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Nunca contei este episódio meu aqui ou em qualquer lugar, só a uma pessoa chegada e muito recentemente, mas no final de Janeiro tive 3 dias estranhos para quem não tem gripe desde 1982 - tive 3 dias com muita tosse seca, certas dores no corpo e muito cansaço o que me levou a deitar muito cedo duas dessas noites e tomei benuron a conselho da minha namorada (medicamento que nunca usei antes). Depois passou. Lembro-me disto como se fosse hoje por causa da covid19 senão teria esquecido. Seria covid19? Talvez um dia num exame venha a saber se foi ou não. Se realmente era foi antes da extrema maioria ter tido. Ainda recentemente lí que 3 italianos tiveram em Novembro de 2019 num exame realizado recentemente. Portanto o vírus já andava pela Europa em 2919.
Poderá ter sido também gripe A, uma vez que nos primeiros meses do ano houve um surto considerável aqui no Norte. Ou uma simples gripe (influenza).

Um teste serológico neste momento provavelmente não iria ser muito informativo. Os testes serológicos detetam a presença de anticorpos, mas vários estudos têm mostrado que ao fim de 5/6 meses, os níveis de anticorpos contra o SARS-Cov-2 diminuem bastante, ou desaparecem mesmo (e isto em doentes graves também).

Um método mais robusto e quiçá muito mais informativo que os testes serológicos seria a avaliação de células do sistema imune, nomeadamente as células T (que poderão desempenhar um papel mais relevante até no combate ao vírus que os anticorpos). E já existem de facto alguns testes a serem desenvolvidos, no entanto ainda não chegaram à prática clínica.
 
  • Like
Reações: semilhas e bertobrb

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
Poderá ter sido também gripe A, uma vez que nos primeiros meses do ano houve um surto considerável aqui no Norte. Ou uma simples gripe (influenza).

Um teste serológico neste momento provavelmente não iria ser muito informativo. Os testes serológicos detetam a presença de anticorpos, mas vários estudos têm mostrado que ao fim de 5/6 meses, os níveis de anticorpos contra o SARS-Cov-2 diminuem bastante, ou desaparecem mesmo (e isto em doentes graves também).

Um método mais robusto e quiçá muito mais informativo que os testes serológicos seria a avaliação de células do sistema imune, nomeadamente as células T (que poderão desempenhar um papel mais relevante até no combate ao vírus que os anticorpos). E já existem de facto alguns testes a serem desenvolvidos, no entanto ainda não chegaram à prática clínica.
Tenho um familiar que teve COVID no início da pandemia e à data ainda tem níveis elevados de anticorpos.