Covid-19

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,850
28,234
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Carlos de Sousa disse:
Conheces o significado de historicamente e tradicionalmente ou estás apenas cansado da quarentena?
Não tem q ver com cansaço.

Historicamente combateste o fascismo do III Reich com três governos de direita americano, francês e inglês e um de esquerda o Russo e destes 4 era exactamente o de esquerda q não tinha grande amor por liberdades e garantias.

É errada a ideia q é historicamente mais de esquerda. É errada. Há muitas esquerdas e todas as esquerdas não moderadas mostraram muito pouco apreço pela liberdade.
E é por ser errado e um engodo falso q acho mal q seja repetido por um jornalista.
É um simplismo.

Carlos não te aborrecas, não te estou a atacar de forma nenhuma. Posso estar errado mas é a minha opinião.

Este não é um tema deste tópico e Eu não devia ter lhe dado gás.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Ripas disse:
Isso já eu sabia há muito tempo, o que eu questionei desde início foi a tua afirmação quanto ao país de maior sucesso do mundo. Os EUA, com outra classe dirigente, já estaria, faz tempo, no top 5 do índice de desenvolvimento humano.
Esse é que é o ponto.
Tu não podes separar a qualidade dos dirigentes da dificuldade de gerir um país em especifico, tu pareces acreditar que bastava transladar os dirigentes noruegueses para os EUA e aquilo era automaticamente tão ou mais desenvolvido que a Noruega e não é assim tão simples.

Em primeiro lugar e numa democracia são os politicos que se precisam de adaptar aos eleitores e não o oposto, e muitas das coisas que são aceites pelos noruegueses nunca seriam aceites pelos americanos e vice versa, não era chegar lá e fazer o que lhes apetecer.

Depois e para tudo há um trade off, se calhar seriam um país de menor disparidades e de maior desenvolvimento social em algumas áreas, mas também se calhar seriam um país com um PIB consideravelmente inferior e não tão forte em outras, e a questão aí seria se uma das coisas compensava a outra.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,226
40,443
Tenho vista para o Dragão.
Branco disse:
Tu não podes separar a qualidade dos dirigentes da dificuldade de gerir um país em especifico, tu pareces acreditar que bastava transladar os dirigentes noruegueses para os EUA e aquilo era automaticamente tão ou mais desenvolvido que a Noruega e não é assim tão simples.

Em primeiro lugar e numa democracia são os politicos que se precisam de adaptar aos eleitores e não o oposto, e muitas das coisas que são aceites pelos noruegueses nunca seriam aceites pelos americanos e vice versa, não era chegar lá e fazer o que lhes apetecer.

Depois e para tudo há um trade off, se calhar seriam um país de menor disparidades e de maior desenvolvimento social em algumas áreas, mas também se calhar seriam um país com um PIB consideravelmente inferior e não tão forte em outras, e a questão aí seria se uma das coisas compensava a outra.
O povo educa-se, pode demorar uma, duas ou três gerações, mas dá para ser feito.

Prioridades da classe dirigente Americana, década após década... Teriam um PIB inferior, certo, mas também teriam um índice de desenvolvimento humano superior.
Para um país que tem recursos esmagadores, quer naturais quer em cabeças pensantes, não se admite que ainda tenham tantas disparidades absurdas no seu tecido social.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,977
6,008
Absolution disse:
As minadas não porque é um contexto completamente diferente. Mas podes ir buscar os vídeos da festa em Santa Maria da Feira ou do Cais do Sodré.

Infelizmente, estupidez é transversal. No entanto, é mais gravoso estas bestas estarem naquela situação quando o próprio país já fechou fronteiras há 1 semana atrás.

Daqui a uns dias veremos quantos casos por milhão tem os EUA.
Eu sei, apenas o vídeo das minadas foi o primeiro que me veio à cabeça.

Acredito que o caso dos States venha a ser tipo o britânico, mas a multiplicar por... isso vamos ver daqui a uns dias.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Miguel Alexandre disse:

Historicamente combateste o fascismo do III Reich com três governos de direita americano, francês e inglês e um de esquerda o Russo e destes 4 era exactamente o de esquerda q não tinha grande amor por liberdades e garantias.

É errada a ideia q é historicamente mais de esquerda. É errada. Há muitas esquerdas e todas as esquerdas não moderadas mostraram muito pouco apreço pela liberdade.
E é por ser errado e um engodo falso q acho mal q seja repetido por um jornalista.
É um simplismo.

Carlos não te aborrecas, não te estou a atacar de forma nenhuma. Posso estar errado mas é a minha opinião.

O eixo entre a esquerda e a direita sempre foi uma péssima base de comparação para avaliar algo como propensão democrática, ou apreço pelas liberdades politicas e individuais, pelo simples facto de que existem esquerdas e direitas de tendência liberal ou libertária, e esquerdas e direitas colectivistas e autoritárias.

O Hitler e o Estaline possuem mais em comum entre eles, que o Hitler possui com o Churchill ou o Estaline com o Roosevelt, mas Portugal é um dos muitos países onde a extrema esquerda é relativizada numa comparação com a extrema direita, pelo simples facto de que as instituições que impõem a cultura possuem alguma representatividade e apreço por uma dessas coisas e pouca ou nenhuma pela outra.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,977
6,008
Miguel Alexandre disse:

É um simplismo.

Eu li um comentário posterior e percebi o quiseste dizer.

Foi para não criar este tipo de discussão que frisei o histórico e tradicional, porque na sua base a direita sempre foi conservadora e a favor da manutènção de uma pequena elite com um poder densamente concentrado e a esquerda, mais libera e a favor del uma maior abertura e igualdade entre classes.

Depois há uma transformação desses valores, e há muito mais do que branco ou preto.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,609
2,832
O Prof. Raoult que recomenda o uso da cloroquina recebeu ameaças e que devia parar de a promover.
https://twitter.com/JeanMessiha/status/1240927670931722241

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
As medidas que o Costa apresentou são insuficientes, para não dizer outra coisa mais dura.

Creio que algo terá que ser feito relativamente a suspensão de rendas, empréstimos habitação, apoios no pagamento de água e luz. Não se faz agora, mas será inevitável. Caso contrário não dou 2 meses para o pessoal furar a quarentena.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,977
6,008
Branco disse:
mas Portugal é um dos muitos países onde a extrema esquerda é relativizada numa comparação com a extrema direita, pelo simples facto de que as instituições que impõem a cultura possuem alguma representatividade e apreço por uma dessas coisas e pouca ou nenhuma pela outra.
Portugal foi vitima de fascismo, daí o desamor pela extrem-direita. Se viveres num país que foi vítima de uma ditadura de esquerda vais sentir o sentimento contrário ao de Portugal, só que eles tinham todos empregos, tinham casas de férias pagas pelas empresas/sindicatos, educação superior gratuita, falam umas 3, 4 ou mesmo 5 línguas...

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Ripas disse:
O povo educa-se, pode demorar uma, duas ou três gerações, mas dá para ser feito.

Prioridades da classe dirigente Americana, década após década... Teriam um PIB inferior, certo, mas também teriam um índice de desenvolvimento humano superior.
Para um país que tem recursos esmagadores, quer naturais quer em cabeças pensantes, não se admite que ainda tenham tantas disparidades absurdas no seu tecido social.
Isso não é assim tão linear, em primeiro lugar quando se discutem disparidades muitas vezes não se discute o essencial, que é discutir o rendimento disponível médio do cidadão comum, assim como o património pessoal acumulado do mesmo, isso é bem mais relevante que a disparidade.

Depois também temos que ter em conta qual a capacidade real que cada país tem de garantir aos seus cidadão o que atrás referi, não é igual em todos os países.

Outra coisa ainda e quando se discute os EUA é o facto de que muitos se esquecem da enorme quantidade de emigrantes (legais e ilegais) que eles absorvem todos os anos desde sempre, e como isso influencia por exemplo questões como a disparidade, quem lá chega com nada provavelmente precisa de mais que uma geração até convergir com a média da população.

E isto sem falar dos afro americanos que são uma questão muito complexa, em que sem dúvida existe racismo a dificultar a sua convergência económica mas também existem algumas dificuldades da própria comunidade que por vezes também cria os seus próprios obstáculos.

A Noruega tal como a maior parte dos paises escandinavos e de paises similares como o Japão e a Coreia do Sul, até recentemente apenas serviam para os povos que desde sempre lá viveram, nunca absorveram grandes correntes de emigração e nunca precisaram de ser solução para os mesmos, será engraçado agora que finalmente isso aconteceu, constatar no caso escandinavo como o modelo se adaptará aos mesmos, seja na vertente económica ou social.

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,452
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Pessoal
Desculpem of topic! Mas como se ultrapassa a cena do

Nónio

Estou farto de ver isso...

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
O PM em vez de esclarecer complica com as respostas...

Diz que a comunidade científica e médica diz que vai durar 3 meses, que de nada vale fechar tudo 15 dias.....

Em Itália a comunidade médica diz: ‘fechem tudo’.... A tradução foi mal feita?

Felizmente a Itália é mais aberta e transparente do que a China... por falta de avisos não nos podemos queixar!