Covid-19

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,663
1,735
Treinador de Bancada disse:
Será os países ou as condições climatéricas dos mesmos?
Nao foi Israel que tomou medidas rapidissimas? Fecho de fronteiras muitos antes nós (europa) por exemplo.

Quando o virus està alem fronteiras, fecha-las parece-me ser uma medida racional.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Pixel disse:
Há muito tempo que o exercito deveria estar no terreno a controlar e organizar as coisas.
O problema é que não querem mostrar ‘ o que sobra do exército’, colocavam a nu o que andaram a fazer nos últimos 30 anos!

Mas por pouco que sejam, parcos meios que tenham, sempre impunham um maior respeito, quanto mais não seja pelas imagens (que valem mil palavras)... existem muitas pessoas, mesmos mais idosos que não entra na cabeça o isolamento social e tão pouco entendem isso!

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,663
1,735
tripeiro_de_gema disse:
A gripe mata mais de 17 mil pessoas por ano, o Covid-19 em 5 meses já matou mais de 20 mil pessoas.
Isto para quem dizia que era uma "simples gripe".
de onde vêm esses 17mil?

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
O único culpado por termos tanta gente a correr e a passear o cão é só um António Costa.

O PM incentivou as correrias e as saídas higiénicas, para quem ficasse em isolamento! Isso não é isolamento, nunca será.

Vergonhoso e lamentável!

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,897
49,533
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Jules Winnfield disse:
O único culpado por termos tanta gente a correr e a passear o cão é só um António Costa.

O PM incentivou as correrias e as saídas higiénicas, para quem ficasse em isolamento! Isso não é isolamento, nunca será.

Vergonhoso e lamentável!
É da treta! E um estado de emergência da treta. Para papalvos.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,876
18,124
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Boa análise, na minha opinião, de Paulo Portas agora na TVI sobre como defender as empresas nesta altura.
E estou numa área política distante da dele e não é o PS. Mas em alturas de grave crise como esta devemos todos ouvir opiniões para tentarmos minimizar os estragos que serão graves e se atingirem milhares de empresas atingirão milhões de trabalhadores.

Dragão de Ferro

Arquibancada
21 Fevereiro 2020
197
0
Jules Winnfield disse:

Vergonhoso e lamentável!
Nunca será um regime de quarentena  quando há tantas "excepções"... o que vai piorar o nr de infecções, oficialmente o número vai estabilizar porque já se estão a racionar testes, mas isto pode ser muito pior porque as pessoas não conseguem cumprir a lei ao contrário do que diz o antónio costa. E quando chegarem as temperaturas quentes vai haver uma enchente nas praias e esplanadas nos cafés que continuam abertos.

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,598
901
Almadedragao disse:
Mas tu leste sequer aquilo? Eles lá já falavam no perigo de mutação e das suas consequências. Até falavam especificamente no perigo da carne de morcego devido á estirpe do vírus lá presente.

O que está a acontecer foi previsto naquele relatório, quer tenham nomes diferentes ou não. Dizer que isto é tudo novo e desconhecido é passar uma borracha no assunto. Aliás, esse vai ser o argumento de muitos governantes quando for a hora de escamotear responsabilidades. Eu pensava duas vezes antes de o fazer aqui também.
Já li sim, ainda o vírus não tinha chegado à Europa. Continuas a teimar, então vamos lá:

"Eles lá já falavam no perigo de mutação e das suas consequências": Claro que fala, é algo comum aos vírus, teriam de abordar esse assunto. O genoma dos vírus sofre mutações, é algo frequente. De todos os vírus, sejam eles Coronavírus (como o SARS-CoV-2, SARS-Cov, MERS, etc), Flavivírus, Togavírus, ou outra classe de vírus qualquer. E essas mutações têm consequências na biologia do próprio vírus, podendo torna-lo mais agressivo ou menos. Como é um artigo sobre a classe dos Coronavírus, é normal que aborde todos os aspetos da biologia da classe, e óbvio que abordariam a questão das mutações. Percebido?

"Até falavam especificamente no perigo da carne de morcego devido á estirpe do vírus lá presente": Mais uma vez, eles não se estão a referir especificamente ao SARS-CoV-2 (nem podiam, porque nessa altura ainda não se sabia da sua existência), estão a falar da classe dos Coronavírus. E adivinha lá em que animais/animais são frequentes os Coronavírus? Sim, acertaste, nos morcegos! Os morcegos estão carregadinhos de Coronavírus (não só de SARS-CoV-2, mas de muitos outros! Sabes quantas espécies de Coronavírus diferentes existem? Aproximadamente 360!). Mas sabes que outros animais estão carregadinhos de Coronavírus? Cães e gatos, por exemplo. Óbvio que eles fala dos morcegos, se é um animal frequentemente infetado com este tipo de vírus, é normal referirem-no.

"O que está a acontecer foi previsto naquele relatório, quer tenham nomes diferentes ou não": Pois foi previsto foi. É como o Bambu. O artigo foi publicado em 2007. Sabias que em 2003 também houve uma epidemia de Coronavírus? Provocada pelo SARS, os sintomas eram semelhantes. Sabes porquê? Porque os Coronavírus afetam principalmente as vias respiratórias, por isso é normal que os sintomas descritos sejam semelhantes. Mais, em 2012 (após o tal artigo de 2007) também houve outra epidemia de Coronavírus, desta vez provocada pelo MERS (e aqui o vetor nem foi o morcego, era mesmo o camelo), e mais letal que esta, curiosamente. Os sintomas? Eram os mesmos. Também a previram foi?

"Dizer que isto é tudo novo e desconhecido é passar uma borracha no assunto": Não era desconhecido. Epidemias provocadas por Coronavírus já existiram, não é um assunto desconhecido. O que era desconhecido era quando, onde e qual vírus provocaria a próxima epidemia. A ciência baseia-se na evidência, e por acontecimentos anteriores, era fácil hipotetizar que poderia haver outra epidemia. O que é impossível de prever é quando, onde e por que vírus. A ciência e os cientistas ainda não têm os poderes do Prof. Bambu, pena.

"Aliás, esse vai ser o argumento de muitos governantes quando for a hora de escamotear responsabilidades. Eu pensava duas vezes antes de o fazer aqui também.": Se vai ser o argumento dos governantes ou não, não sei. Não percebo muito de política, por isso não comento aqui qual acho que vai ser o argumento dos governantes. Apesar de que tenho opinião sobre o que deveria ter sido/foi feito. Mas de ciência, e do SARS-Cov-2, ainda percebo um bocadinho, por isso não tenho problemas em em fazê-lo aqui. Então se for para evitar uma propagação perigosa de desinformação, então é que não tenho problemas nenhuns.

Se não queres perceber, o problema é teu. Agora, espero que tenha sido claro, e que ao menos tenha esclarecido outros users.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,947
5,972
arkeru disse:
Já li sim, ainda o vírus não tinha chegado à Europa. Continuas a teimar, então vamos lá:

"Eles lá já falavam no perigo de mutação e das suas consequências": Claro que fala, é algo comum aos vírus, teriam de abordar esse assunto. O genoma dos vírus sofre mutações, é algo frequente. De todos os vírus, sejam eles Coronavírus (como o SARS-CoV-2, SARS-Cov, MERS, etc), Flavivírus, Togavírus, ou outra classe de vírus qualquer. E essas mutações têm consequências na biologia do próprio vírus, podendo torna-lo mais agressivo ou menos. Como é um artigo sobre a classe dos Coronavírus, é normal que aborde todos os aspetos da biologia da classe, e óbvio que abordariam a questão das mutações. Percebido?

"Até falavam especificamente no perigo da carne de morcego devido á estirpe do vírus lá presente": Mais uma vez, eles não se estão a referir especificamente ao SARS-CoV-2 (nem podiam, porque nessa altura ainda não se sabia da sua existência), estão a falar da classe dos Coronavírus. E adivinha lá em que animais/animais são frequentes os Coronavírus? Sim, acertaste, nos morcegos! Os morcegos estão carregadinhos de Coronavírus (não só de SARS-CoV-2, mas de muitos outros! Sabes quantas espécies de Coronavírus diferentes existem? Aproximadamente 360!). Mas sabes que outros animais estão carregadinhos de Coronavírus? Cães e gatos, por exemplo. Óbvio que eles fala dos morcegos, se é um animal frequentemente infetado com este tipo de vírus, é normal referirem-no.

"O que está a acontecer foi previsto naquele relatório, quer tenham nomes diferentes ou não": Pois foi previsto foi. É como o Bambu. O artigo foi publicado em 2007. Sabias que em 2003 também houve uma epidemia de Coronavírus? Provocada pelo SARS, os sintomas eram semelhantes. Sabes porquê? Porque os Coronavírus afetam principalmente as vias respiratórias, por isso é normal que os sintomas descritos sejam semelhantes. Mais, em 2012 (após o tal artigo de 2007) também houve outra epidemia de Coronavírus, desta vez provocada pelo MERS, e mais letal que esta, curiosamente. Os sintomas? Eram os mesmos. Também a previram foi?

"Dizer que isto é tudo novo e desconhecido é passar uma borracha no assunto": Não era desconhecido. Epidemias provocadas por Coronavírus já existiram, não é um assunto desconhecido. O que era desconhecido era quando, onde e qual vírus provocaria a próxima epidemia. A ciência baseia-se na evidência, e por acontecimentos anteriores, era fácil hipotetizar que poderia haver outra epidemia. O que é impossível de prever é quando, onde e por que vírus. A ciência e os cientistas ainda não têm os poderes do Prof. Bambu, pena.

"Aliás, esse vai ser o argumento de muitos governantes quando for a hora de escamotear responsabilidades. Eu pensava duas vezes antes de o fazer aqui também.": Se vai ser o argumento dos governantes ou não, não sei. Não percebo muito de política, por isso não comento aqui qual acho que vai ser o argumento dos governantes. Apesar de que tenho opinião sobre o que deveria ter sido/foi feito. Mas de ciência, e do SARS-Cov-2, ainda percebo um bocadinho, por isso não tenho problemas em em fazê-lo aqui. Então se for para evitar uma propagação perigosa de desinformação, então é que não tenho problemas nenhuns.

Se não queres perceber, o problema é teu. Agora, espero que tenha sido claro, e que ao menos tenha esclarecido outros users.
Folgo a tua paciência! Boa resposta... (apesar de ser complicado argumentar com quem só lê gordas dignas de clickbait)

Tiago Nunes

Bancada central
15 Março 2016
1,250
972
Conquistas
2
30
  • Bobby Robson
  • Campeão Nacional 19/20
Pessoal podem tirar-me uma dúvida?
O meu patrão em princípio vai parar a fábrica e meter-nos a gozar as férias, sendo "férias" também tem que pagar já o subsídio?

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,947
5,972
jaco250 disse:
Quem fode isto tudo são as pessoas.

Eu vivo em Arouca, e ontem apareceu um estranho caso positivo de um encamado numa das aldeias mais remotas de Arouca.

Conclusão, o neto teve doente na semana passada com febre mas continuou a trabalhar na fabrica sem stress, agora que não tem sintomas é que vai fazer o teste.
Devenish disse:
A PSP tem 400 agentes em casa em quarentena e já esquecí quantos infetados, a GNR desconheço dados mas deve ser igual.
Essas duas forças policiais não podem estar em todo o lado. Ainda agora ví na tv uma cerca com proibição de passar e um homem passou - numa aldeia pequena do interior onde há infetados.
Está na hora de;
O Exército sair dos quartéis e fazer o papel de quem já não o pode fazer.
E amanhã será já tarde, aliás tudo que se tem feito, aqui e muitos outros Países, é depois da casa arder mais.
Se não o fizerem serão responsabilizados por quem sobreviver.
Na China há muitos dirigentes de Hubei e Whuan que estão na cadeia e penso para onde "irão" daqui a tempos - pode não se saber mas cada regime é o que é.
Numa guerra, e isto é uma guerra, exigem-se medidas diferentes de quando não existe guerra.
Mas acham que isto merecia tipo prisão, multa, pagamento de indemnização (a alguém), trabalho comunitário,...

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,416
9,046
Tiago Nunes disse:
O meu patrão em princípio vai parar a fábrica e meter-nos a gozar as férias, sendo "férias" também tem que pagar já o subsídio?
Vais gastar as férias todas de uma por causa do covid?

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,153
9,322
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Carlos de Sousa disse:
Mas acham que isto merecia tipo prisão, multa, pagamento de indemnização (a alguém), trabalho comunitário,...
Era umas cacetadas mesmo.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,775
28,054
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Tiago Nunes disse:
Fonix, isso é legal? Obrigar as pessoas a gozar férias metidas em casa?

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,153
9,322
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
mack disse:
Vais gastar as férias todas de uma por causa do covid?
Havendo acordo porque não? Não pensem que os sacrifícios vão ficar apenas pelas empresas, todos vamos sofrer algo, ele aceitando está a dar uma bolha de oxigénio á empresa, está a ajudar a manter o seu posto de trabalho. Toca a todos.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
45,259
70,121
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Miguel Alexandre disse:
Já li que não é legal os patrões fazerem isso

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,153
9,322
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Miguel Alexandre disse:
Segundo sei tem que haver acordo com os funcionários, e como disse os sacrifícios são para todos.

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,416
9,046
jaco250 disse:
Havendo acordo porque não? Não pensem que os sacrifícios vão ficar apenas pelas empresas, todos vamos sofrer algo, ele aceitando está a dar uma bolha de oxigénio á empresa, está a ajudar a manter o seu posto de trabalho. Toca a todos.
Creio que não é legal, apenas por isso. Os patrões têm de encontrar uma solução, isto não vai durar só um mês.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,341
9,853
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
arkeru disse:
O que é impossível de prever é quando, onde e por que vírus.
Isso é óbvio, mas a taxa de propagação foi prevista, quer seja pelos relatórios anteriores quer seja pelos surtos que aconteceram anteriormente, que é o que eu estou a dizer desde o início quando decidiste acusar-me de fake news sem razão nenhuma.

Aliás, nesse texto consegues dizer uma coisa e o seu contrário ao mesmo tempo. Quando dizes que já se sabia que os morcegos eram portadores de Covid's mas depois ninguém sabia de nada sobre o Covid19 quando já circulavam notícias de que a transmissão inicial foi de carne de morcego.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,341
9,853
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Carlos de Sousa disse:
Folgo a tua paciência! Boa resposta... (apesar de ser complicado argumentar com quem só lê gordas dignas de clickbait)
Lol, os teus posts divertem-me pela ignorância que emanam.