Covid-19

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Então agora um gajo nem pode acreditar em números nenhuns. Os que há são martelados, os que vêm são só 75% dos casos.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,160
17,310
Acho que essa questão dos 70 a 75% dos casos não tem a ver com o número de casos totais, mas com os casos no Porto apenas.

PS - Vi agora no Jogo que houve um senhor com mais de 70 anos que foi multado por andar na rua a apanhar Pokémons!
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,280
15,170
Vila Nova de Gaia, 1975
PO disse:
Acho que essa questão dos 70 a 75% dos casos não tem a ver com o número de casos totais, mas com os casos no Porto apenas.

PS - Vi agora no Jogo que houve um senhor com mais de 70 anos que foi multado por andar na rua a apanhar Pokémons!
Também foi a ideia que fiquei. O problema da duplicação de casos e agora só serem reportados os registados numa plataforma refere-se aos casos por concelho e apenas a esses.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,562
1,522
Morais disse:
Um artigo num site francês está a ser amplamente difundido nas redes sociais. "Os portugueses são tão disciplinados que a repressão é inútil", pode ler-se

"Há um mistério português que vamos tentar resolver juntos", assim começa o artigo publicado no site da rádio France Inter, acompanhado áudio da reportagem do jornalista Anthony Bellanger. As dúvidas francesas estão expressas na diferença abismal dos números de infetados e mortes por covid-19 quando a comparação é, especialmente, entre Portugal e Espanha.


"O mistério é este: enquanto a Espanha está severamente confinada e o governo espanhol acaba de decretar a suspensão de toda a atividade económica não-essencial... os portugueses estão em isolamento social, os locais públicos estão fechados, mas sem sanções, sem certificados para poder viagem. Quando questionado, o primeiro-ministro português António Costa respondeu: "Os portugueses são tão disciplinados que a repressão é inútil", pode ler-se.

Tendo por ponto de partida os números, entretanto atualizados para cima, de 119 mortes por covid-19 em solo português, o artigo compara com as quase sete mil vítimas em Espanha. "Portugal tem apenas 119, ou seja, 11 vezes menos do que o número de vítimas em proporção às respetivas populações", conclui.

O que o jornalista pretende é encontrar explicações para esta diferença. E avança com as que considera decisivas.

"A primeira explicação é geográfica: Portugal é o único país do continente europeu a ter apenas um vizinho, neste caso a Espanha. É, portanto, o único país europeu para o qual o encerramento precoce das suas fronteiras tem sido eficaz", refere.

"A segunda explicação é que o país vive muito do turismo. No entanto, a covid-19 opera fora da época turística. Assim, Portugal não teve de lidar com uma enorme vaga de turistas, apenas gerir aquele pequeno grupo de visitantes que se sentem um pouco sós em pleno inverno", acrescenta.


"A terceira explicação é que a sua localização geográfica, no extremo oeste da Europa, permitiu a Lisboa ver o futuro. Ou seja, a epidemia - e a sua face crescente - começou mais tarde do que em Espanha, França ou Itália", conclui o jornalista.

Em jeito de balanço, o jornalista acha que Portugal percebeu atempadamente o que estava a suceder. "Os portugueses aprenderam com as lições de outros países, Portugal isolou-se ao mesmo tempo que nós [França], a 13 de março, quando muitos casos no seu território ainda podiam ser contados com os dedos das duas mãos. Mas acima de tudo, António Costa tem razão: os portugueses têm sido autodisciplinados. Ao ver as notícias da Itália, França e especialmente da Espanha, a partir do final de fevereiro, muitos portugueses mudaram-se para as suas casas de campo, isolando-se, deixaram de ir a bares e restaurantes e tiraram os seus filhos da escola", pode ler-se numa referência ao encerramento das escolas em meados deste mês. "O mesmo aconteceu com algumas empresas, especialmente nos centros das grandes cidades".

O artigo refere ainda a estabilidade política e social em Portugal, por oposição com o que sucede em Espanha. "Isto também permite que Lisboa seja generosa: a 28 de março, Lisboa decidiu regularizar todos os migrantes que tivessem apresentado um pedido de residência e renovaram automaticamente as autorizações de residência que expiravam. Generosidade, mas também uma medida de saúde pública: ao regularizar todos, o governo dá acesso ao sistema de saúde gratuito e universal a toda a população residente em Portugal: todos protegem todos da covid-19", refere a encerrar o artigo.
Agradeço que me corrijam se me engano, Portugal vai no 15° dia após a 1a morte.
Alguém jà sobrepõs as curvas do numero de mortes nesses 15 dias em Portugal e Itàlia e feito o ratio por M de habitantes?
Ou fazer igual com Espanha, Suiça etc ?

Ao 15° dia Portugal 140 mortes, Italia 197 Suiça 43. Habitantes: P 10M3 / I 60M5 / S 8M5

Jà sei que é apenas matematica e que nao prevê o futuro, que os numeros de Italia estavam concentrados no Norte e nao em 60M de pessoas etc, mas se nao me engano e os numeros actuais sao mesmo estes, porquê tanto optimismo?


PS estive a ver o aumento % e é verdade que o numero de mortes aumenta menos que nos nos dois outros paises que citei, e  talvez queira dizer que nao vamos entrar em numero de mortes exponenciais sendo isso uma excelente noticia. Será esta a razao do optimismo?
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,410
6,170
Frocha disse:
7443 infetados 
160 mortos
627 internados
188 nos Cuidados Intensivos

Enviado do meu EML-L09 através do Tapatalk
+1035 infectados . 16% de aumento
+20mortos
+56 internados
+24 internados UCI
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
317
Relatório de 31/03/2020

Infetados: 7443 (+1035, aumento de 16%)
Mortos: 160 (+20, aumento de 14%)
Internados: 627 (+56, aumento de 10%)
Cuidados Intensivos: 188 (+24, aumento de 15%)
Recuperados: 43 (igual a ontem)

Aguardam resultados de teste: 4610 (-235, diminuição de 5%)
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,654
40,706
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Subimos de 7,5% para 16% de aumento! :/ os dois dias anteriores estavam a correr tao bem! :/

Mas lá está.. é um planalto até fins de Maio e este mês eles avisaram que ia ser muito complicado.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
317
Eclipsisboy disse:
Subimos de 7,5% para 16% de aumento! :/ os dois dias anteriores estavam a correr tao bem! :/

Mas lá está.. é um planalto até fins de Maio e este mês eles avisaram que ia ser muito complicado.
Ainda faltam muitos dias para chegarmos ao topo desse planalto. A estimativa de final de Maio é bastante realista.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
8down disse:
Agradeço que me corrijam se me engano, Portugal vai no 15° dia após a 1a morte.
Alguém jà sobrepõs as curvas do numero de mortes nesses 15 dias em Portugal e Itàlia e feito o ratio por M de habitantes?
Ou fazer igual com Espanha, Suiça etc ?

Ao 15° dia Portugal 140 mortes, Italia 197 Suiça 43. Habitantes: P 10M3 / I 60M5 / S 8M5

Jà sei que é apenas matematica e que nao prevê o futuro, que os numeros de Italia estavam concentrados no Norte e nao em 60M de pessoas etc, mas se nao me engano e os numeros actuais sao mesmo estes, porquê tanto optimismo?
Bem só postei porque achei que deveria até por dar um outro enfoque e estava no jornal O Jogo e nem fiz grandes análises sobre isso.
Quanto a isso dos ciclos não sei quando exatamente começou entre nós nem em quantos dias vai esta quarentena.
Bem quanto a essa matématica que tu mencionas e parece que queres dizer que os nossos números são ainda mais aterradores que os italianos é o seguinte.Nós somos 10 M eles são 60 já dizes que no caso deles já não representa pois 6o% está localizado na Lombardia e aí vens com infetados por 1000/hab ,ora no caso não se aplica a 10 M nesse caso pois pelo que vemos isto está concentrado mais na Grande Lisboa e no Grande Porto,se bem que aí esteja a grande maioria de nossa população mas não são 10 M.Isso é muito relativo mas basta olhar para os nossos números e por certo qualquer italiano queria para eles.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,654
40,706
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
ixnay disse:
Ainda faltam muitos dias para chegarmos ao topo desse planalto. A estimativa de final de Maio é bastante realista.
Pois é. Infelizmente. Mas este aumento também era expectável, uma vez que esta a começar a entrar os numeros dos idosos dos lares bem como dos seus profissionais.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
https://visao.sapo.pt/visaosaude/2020-03-30-covid-19-os-principais-sintomas-nos-casos-portugueses/
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,562
1,522
Morais disse:
Bem só postei porque achei que deveria até por dar um outro enfoque e estava no jornal O Jogo e nem fiz grandes análises sobre isso.
Quanto a isso dos ciclos não sei quando exatamente começou entre nós nem em quantos dias vai esta quarentena.
Bem quanto a essa matématica que tu mencionas e parece que queres dizer que os nossos números são ainda mais aterradores que os italianos é o seguinte.Nós somos 10 M eles são 60 já dizes que no caso deles já não representa pois 6o% está localizado na Lombardia e aí vens com infetados por 1000/hab ,ora no caso não se aplica a 10 M nesse caso pois pelo que vemos isto está concentrado mais na Grande Lisboa e no Grande Porto,se bem que aí esteja a grande maioria de nossa população mas não são 10 M.Isso é muito relativo mas basta olhar para os nossos números e por certo qualquer italiano queria para eles.
Nao diria aterradores, mas penso que neste momento estamos na mesma curva. A diferença foi que a Itàlia disparou  depois e claro que se espera que as medidas tomadas em Portugal nao façam isso acontecer.  Mas baseando-me apenas nos numeros conhecidos nao vejo assim grande diferença.

(Jà editei o meu post no sentido que o aumento % em Portugal é menor, mesmo ao 15° dia)
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,160
17,310
Morais disse:
Enfim os números de hoje são francamente maus.
Nem por isso. É normal que quanto mais casos houverem maior seja o número de novos casos. De qualquer maneira a taxa de crescimento continua abaixo dos 20% o que é menos mau.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
PO disse:
Nem por isso. É normal que quanto mais casos houverem maior seja o número de novos casos. De qualquer maneira a taxa de crescimento continua abaixo dos 20% o que é menos mau.
Eu entendo essa tua maneira de calcular e ver mas faço uma análise mais simples e linear.
Vinhamos assim:
880/792/446 e hoje pulamos para 1035 é muito mau,

Além de não termos regredido pelo terceiro dia seguinte o que seria muito bom ainda mais que duplicamos de um dia para o outro os infetados.Volta tudo ao zero e esperemos que um novo ciclo seja mais benéfico para nós.



 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,482
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Devenish disse:
Os dados de hoje;

Relatório de 30/03/2020

Infetados: 6408 (+446, aumento de 7.5%)
Mortos: 140 (+21, aumento de 18%)
Internados: 571 (+85, aumento de 18%)
Cuidados Intensivos: 164 (+26, aumento de 19%)
Recuperados: 43 (igual a ontem)

Aguardam resultados de teste: 4835 (diminuição de 12%)


Lí agora no site da tvi

O Porto é agora o concelho com mais casos. São 941, mais 524 do que no boletim de domingo.

https://tvi24.iol.pt/coronavirus/dados-portugal/covid-19-porto-com-aumento-de-mais-de-500-casos-em-24-horas

Então 90% ou perto disso dos novos casos é no Porto?

E aqui lí isto

https://maisfutebol.iol.pt/coronavirus/dgs/covid-19-decide-se-esta-segunda-feira-cerca-sanitaria-para-o-porto

Algum comentário a isto?
Eu lendo certas notícias que não batiam certo, caso do Porto, escrevi o que agora citei a mim próprio. Ninguém ligou patavina e lá continuaram se a "pilinha da china" é mais maléfica que outras (até pode ou deve ser mas é para outro tópico).
Afinal.....eu tinha razão, a DGS anda à deriva, quem pode acreditar em números deles?

https://www.publico.pt/2020/03/31/sociedade/noticia/dgs-admite-dupla-contagem-casos-concelho-1910271/amp