Covid-19

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,031
4,979
slowboy disse:
Então hoje morreram 15 idosos num lar em Aveiro. Sem serem testadas?

Estás pessoas contam como que? Morreram de fraqueza?
E arranjares fontes disso? Se foi no Whatsapp podes pôr o printscreen.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,275
2,407
dortmund disse:
Toda a gente, incluído a nossa sempre isenta comunicação social, batem sempre nos mesmos. É Trump, é bolsonaro, é Boris.
Engraçado que ninguém bate no governo da Suécia. Sem restrições, quase 500 mortos.
Porque será?
Em certos casos por uma razão muito simples. A CS dos Drahis e o sistema em regra geral prefere ter um beijoqueiro qualquer ou um Macron(Rotschilds,Attali,etc). Estes são sempre muito bonitos.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,783
3,358
Eu nao sou o maior fã do Boris, mas isto para o UK se ele morrer será uma enorme derrota moral. Sinceramente espero que o homem se salve, ninguém merece uma morte destas.

Pk foi ele dar bacalhaus para o hospital, e ainda veio se gabar, nem um guionista...

Força Boris!!!
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,031
4,979
dortmund disse:
Toda a gente, incluído a nossa sempre isenta comunicação social, batem sempre nos mesmos. É Trump, é bolsonaro, é Boris.
Engraçado que ninguém bate no governo da Suécia. Sem restrições, quase 500 mortos.
Porque será?
Provalmente porque a Suécia, no seu geral, é pouco ou nada relevante para Portugal...
 

Cheue

12 Maio 2016
18,985
29,178
Conquistas
7
108
dortmund disse:
Toda a gente, incluído a nossa sempre isenta comunicação social, batem sempre nos mesmos. É Trump, é bolsonaro, é Boris.
Engraçado que ninguém bate no governo da Suécia. Sem restrições, quase 500 mortos.
Porque será?
em PT quantas pessoas sabem sequer o nome do PM da Suécia…?
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,783
3,358
dortmund disse:
Toda a gente, incluído a nossa sempre isenta comunicação social, batem sempre nos mesmos. É Trump, é bolsonaro, é Boris.
Engraçado que ninguém bate no governo da Suécia. Sem restrições, quase 500 mortos.
Porque será?
Porque o PM da Suécia nao veio dizer "isto nao pega aos suecos, pk os suecos entram em esgoto e não acontece nada" nem "Temos 20 casos mas isto vai desaparecer como milagre".

A Suécia tem sido fortemente criticada por muita gente, é so leres as noticias!!
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,515
21,360
Gaia
Devilelas disse:
Sinceramente, não fiquei muito impressionado com as capacidades do Bolsonaro em fazer flexões lolll....muito mal feitas!!
No lugar dele não estava tão confiante na sua "resiliência e boa forma física". Mas como ele apenas tem dois neurónios funcionais, está induzido em erro....
------------------------

Que flexões mais aldrabadas, o torax e a bacia raramente saiem do lugar e nunca descem ao rés do chão.
O Bolsonaro é bom para timoneiro de remo de embarcaçoes shell de 8 ou para animador.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
https://twitter.com/ragnarweilandt/status/1234849896282361858?s=21

:/

Enorme inconsciência, mas seguramente muito mal aconselhado por esta altura. Espero que o Boris Johnson recupere disto, seria um rude golpe nesta terrível luta.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,841
5,978
45
Lisboa
Cheue disse:
em PT quantas pessoas sabem sequer o nome do PM da Suécia…?
Sendo a Suécia a maior potência mundial e um país ao qual estamos historicamente ligados, só não sabem porque a CS não deixa.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,515
21,360
Gaia
D10s disse:
Eu nao sou o maior fã do Boris, mas isto para o UK se ele morrer será uma enorme derrota moral. Sinceramente espero que o homem se salve, ninguém merece uma morte destas.

Pk foi ele dar bacalhaus para o hospital, e ainda veio se gabar, nem um guionista...

Força Boris!!!
----------------------------------

Claro, eu critiquei a fase inicial dele, e também sou anti Brexit, mas reconhece nele grandes qualidades de estratega e é um homem decidido e muito culto. Há cerca de 3 anos vi o homem na Grécia a passar férias visitando um Museu muito secundaria numa terra chamada Artemis e as pessoas de lá dizem que é uma pessoa interessada e que se mistura com o povo grego. Não é um parvo de iates e sunsets, é um homem interessado na cultura, gosta da comida grega e do queijo feta do vinho e da tradição.

É daqueles politicos que estuda e que tem convições, por isso discordando das suas ideias respeita-se o homem. De certeza que vai recuperar e se houve quebra no impasse Brexit foi graças à sua iniciativa. Pena ele, nao ter ficado dentro da União e obrigar a UE a deixar de cometer erros. Tem carisma e força.
Como todos nós, Força Boris.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,783
3,358
grandeporto disse:
----------------------------------

Claro, eu critiquei a fase inicial dele, e também sou anti Brexit, mas reconhece nele grandes qualidades de estratega e é um homem decidido e muito culto. Há cerca de 3 anos vi o homem na Grécia a passar férias visitando um Museu muito secundaria numa terra chamada Artemis e as pessoas de lá dizem que é uma pessoa interessada e que se mistura com o povo grego. Não é um parvo de iates e sunsets, é um homem interessado na cultura, gosta da comida grega e do queijo feta do vinho e da tradição.

É daqueles politicos que estuda e que tem convições, por isso discordando das suas ideias respeita-se o homem. De certeza que vai recuperar e se houve quebra no impasse Brexit foi graças à sua iniciativa. Pena ele, nao ter ficado dentro da União e obrigar a UE a deixar de cometer erros. Tem carisma e força.
Como todos nós, Força Boris.
Ele é o político mais difícil de caracterizar que existe. Fala grego antigo em casa (segundo a irmã) e depois é capaz de declamar um poema que vangloria o império colonial em plena ex-colónia. Mas concordo contigo no aspecto que ele é culto e alguém que entendeu como old etonian uma maneira de chegar ao povo.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,275
2,407
grandeporto disse:
----------------------------------


É daqueles politicos que estuda e que tem convições, por isso discordando das suas ideias respeita-se o homem. De certeza que vai recuperar e se houve quebra no impasse Brexit foi graças à sua iniciativa. Pena ele, nao ter ficado dentro da União e obrigar a UE a deixar de cometer erros. Tem carisma e força.
Como todos nós, Força Boris.
O problema é que para mudar os tratados é preciso um acordo unanime de 28, agora 27, estados membros. Mas sim o Reino Unido foi "aceite " pelo Pompidou tambêm porque este ultimo não queria de um federalismo europeu.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,405
13,562
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Cheue disse:
em PT quantas pessoas sabem sequer o nome do PM da Suécia…?

Eu não sei mas a minha namorada se lhe perguntar quem é o Rei e a Rainha da Suécia sabe, lê daquelas revistas que eu não leio. Por acaso hoje lí uma, era dela claro, e tinha informações bem importantes sobre esta pandemia. A pandemia está a servir para muita gente abrir os olhos porque o mundo muda num ápice e o que era há um mês atrás é hoje totalmente diferente.
Para não estar a escrever demasiados posts acrescento que estou a torcer pelo Boris como de qualquer ser humano que esteja a sofrer - nunca gostei de bater em quem está no chão (e o Boris apesar de divergir dele até tinha/tenho uma certa simpatia por ele) e muito menos neste momento de pandemia.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Devenish disse:
Que estará a pensar o bolsonaro a esta hora sobre o internamento nos cuidados intensivos do Boris?
Boris tem menos 10 anos que ele e "aquilo" era uma "coisa" que só atingia idosos. Mas creio que o bolsonaro continua confiante porque foi atleta e "aquilo" não atinge atletas ou ex.atletas.
Bolsonaro ainda há pouco tempo foi operado ao coração.
 

devoke

Superior
7 Julho 2017
45
21
Carlos de Sousa disse:
E arranjares fontes disso? Se foi no Whatsapp podes pôr o printscreen.
Bem, o meu bisavô morreu neste mesmo lar anteontem, apesar de já ter 101 anos, não foi testado. O problema é que isto aplica-se ao distrito todo e não apenas aos lares.
 

PV3

Bancada central
30 Maio 2017
2,278
345
Conquistas
1
  • Janeiro/18
Aqui está o tal estudo e um artigo com algum detalhe sobre ele:

https://github.com/sebastianhohmann/covid19_total_death


https://www.forbes.com/sites/lbsbusinessstrategyreview/2020/04/06/how-many-people-have-really-died-from-covid-19/#6b04a82f67f7



"Portugal. The Ministry of Health releases publicly real-time data on mortality from all causes. The first registered Covid-19 death in Portugal was reported on the 16th of March 2020. Analysis therefore covers the period starting on the 16th of March until the 3rd of April. Figure 2 reports a graphical illustration of the result, and a summary of the result is in Table 1. Portugal experienced 984 excess deaths relative to what implied by the growth rates of the previous years. Of those 984 deaths, only 266 (the difference between the black and the green curve) have been officially recorded as Covid-19 deaths. This is roughly a quarter of the 984 excess deaths. (The analysis for Portugal has been carried out together with Luis Fonseca)."







 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,841
5,978
45
Lisboa
PV3 disse:
Aqui está o tal estudo e um artigo com algum detalhe sobre ele:

https://github.com/sebastianhohmann/covid19_total_death


https://www.forbes.com/sites/lbsbusinessstrategyreview/2020/04/06/how-many-people-have-really-died-from-covid-19/#6b04a82f67f7



"Portugal. The Ministry of Health releases publicly real-time data on mortality from all causes. The first registered Covid-19 death in Portugal was reported on the 16th of March 2020. Analysis therefore covers the period starting on the 16th of March until the 3rd of April. Figure 2 reports a graphical illustration of the result, and a summary of the result is in Table 1. Portugal experienced 984 excess deaths relative to what implied by the growth rates of the previous years. Of those 984 deaths, only 266 (the difference between the black and the green curve) have been officially recorded as Covid-19 deaths. This is roughly a quarter of the 984 excess deaths. (The analysis for Portugal has been carried out together with Luis Fonseca)."







É um facto que me parece relevante e sinceramente já previa que acontecesse, porque as outras doenças vão ser negligenciadas. Não percebo é a atribuição da causa directa ao covid, e principalmente utilizarem o termo "unexplained death". Isso não existe nos registos de mortalidade da DGS, todas as mortes têm uma causa e as do covid devem estar na sua grande maioria associadas às doenças respiratórias. Não sei se essa discriminação dos dados já está disponível, mas se não está então a conclusão parece-me precipitada.
Outra informação que falta é a de identificar a flutuação habitual, de um ano para o outro, na taxa de mortalidade. Se normalmente morrerem N pessoas +/- 10 é uma coisa, se morrerem N pessoas +/- 1000 é outra.
(edit: já vi que nos dados estão os outros anos como termo de comparação, o artigo é que não os refere)

E sinceramente os resultados deste estudo preocupam-me mais pelo que se está a adiar em todas as outras áreas da saúde. Os números do covid acho que também já se percebeu pelos registos internacionais que quer infectados, quer mortos vão ser subestimados nesta fase da pandemia. Portanto acredito que se essa tendência se mantiver será por estas duas razões.


PS: Entretanto estive a analisar os dados dos últimos anos e este é sem dúvida o pior ano em termos de mortalidade, mas comparando com o mesmo período de outro ano mau (2018) a diferença são 211 óbitos (compatível com o adicional contabilizado com origem no covid), ou seja, acho muito cedo para se começarem a tirar conclusões deste género. É olhar para a História e para as flutuações nos registos e nas estimativas (a gripe A teve 18mil mortes confirmadas, e 500mil estimadas)
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
http://www.xinhuanet.com/english/2020-04/06/c_138951383.htm

Não consigo garantir a fiabilidade da fonte, e sendo de algo longínquo pode não ser fidedigno de todo.