Defour

V

vitoresr

Guest
é mesmo isso, desde que chegou não se nota grande evolução. continua a correr mais com bola que sem ela e no miolo não pode ser assim...
sempre depositei grandes esperanças nele pela garra que tem e que oferece ao jogo mas parece precisar de um novo desafio na carreira.
nem todos podem singrar...
 

portoestaemmim

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2007
5,013
10
34
Lisboa
DeZ disse:
O Defour não se vai destacar a jogar a 8 porque não tem qualidade para isso. Já aqui disse que lhe falta intensidade, verticalidade e vontade em assumir o jogo para poder jogar nessa posição. Nunca vai passar da mediocridade a não ser que jogue como médio mais defensivo, preocupando-se sobretudo em estar bem posicionado para recuperar a bola rapidamente e entregá-la a quem tenha capacidade para a transportar e carregar a equipa para a frente.

O problema é que para 6 temos o Fernando que é só um dos melhores do mundo na sua posição. E o Defour já percebeu isso, já entendeu que não se vai conseguir impor no 11.  Se arranjarem uma solução não me opunha à sua saída já em Janeiro, até porque para suplente do Fernando o P. Moreira chega perfeitamente, e de certeza que não o veremos dia sim dia não a vir reclamar para os jornais por jogar pouco.
É também isto que penso
 
D

Doriva

Guest
Mustaine disse:
O Castro é dos jogadores mais subvalorizados da história recente do FC Porto - quando, pelo seu amor e entrega à camisola, até deveria ser o oposto. Se fosse um rapaz vaidoso, com tiques de vedeta, e com outra proveniência, talvez lhe vissem mais o outro lado, o futebolístico, porque só existiria esse. Assim, muitos adeptos só veem o amor que ele sente, e que nós sentimos como ele, pelo clube. O Castro é tão mais que isso...

É uma tristeza.
Não, o Castro não é nada mais do que isto: um profissional exemplar, um grande portista e um rapaz cinco estrelas. Já não é pouco, mas continua a não chegar. Pode perfeitamente fazer parte do plantel, aliás ele saiu pois queria jogar com regularidade, o que é legítimo. No entanto falta-lhe tudo o resto para poder fazer parte do onze com regularidade e, neste momento, o FC Porto tem pura e simplesmente 3 ou 4 médios melhores do que ele.
 

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
Doriva disse:
Não, o Castro não é nada mais do que isto: um profissional exemplar, um grande portista e um rapaz cinco estrelas. Já não é pouco, mas continua a não chegar. Pode perfeitamente fazer parte do plantel, aliás ele saiu pois queria jogar com regularidade, o que é legítimo. No entanto falta-lhe tudo o resto para poder fazer parte do onze com regularidade e, neste momento, o FC Porto tem pura e simplesmente 3 ou 4 médios melhores do que ele.
Em termos absolutos( leia se em todos os clubes onde jogaram) Defour ainda não mostrou mais que o Castro.
Aliás Castro mostrou em Gijon e agora em Kasimpasa mais qualidade que o Defour no Standard e no FCP.
Não me venham com essa historia do Defour ser titular da sua selecção e o Castro não ser sequer considerado seleccionavel.Isso apenas mostra que apesar do todo hype da formação belga actual e a nossa portuguesa andar nas ruas da amargura( ou querem manda la para lá), os nossos meio campistas são melhores que os meiocampistas da Belgica.
 
D

Doriva

Guest
Mustaine disse:
Claro que há. Eu até acho que é mais difícil sobressair na equipa B do que na A. Eu não consigo mesmo imaginar o Defour a fazer na B o que faz o Pedro Moreira. E essa questão do "nível competitivo" é um bocado treta - queres que te recorde a equipa de 2002/2003 do Mourinho? Quando ao Maniche, penso que voltaste a adulterar o que disse. O que disse foi que me lembra dele, mas numa outra posição do terreno; porque é dinâmico, porque joga com alma, e, essencialmente, porque tem um "motor" dentro de si. Não era uma comparação direta; com o Defour é.

Errado. Eu não acho que viste pouco NO Castro, eu acho que viste pouco DO Castro. Ele é muito, mas muito mais que "um jogador raçudo". Chega a ter piada, porque temos um jogador que "paga" por sentir demasiado a camisola e por ter mais atitude que quase todos os outros. O Castro não se cinge a isso!! Desde logo, tem grande qualidade a defender, mas também a atacar; tem um excelente remate, uma excelente capacidade de passe, é rápido, e aparece muito bem na área contrária. É incomparavelmente melhor que o Defour do ponto de vista ofensivo, desde logo porque faz (muitas) coisas que o belga não se atreve. Acho que é bem exemplificativo do que é o Defour, quando o caracterizas como um jogador que "ocupa bem espaços". E pronto, o Defour é isso; e é muito pouco para o FC Porto. Um médio naquele lugar, no Porto, tem que dar mais. Passamos de Maniche a Meireles/Lucho e de Meireles a Moutinho - acho que temos de continuar exigentes. Até posso estar errado, mas desde a pré-época que vejo no Herrera um diamante em bruto - fico sempre com a sensação que pode explodir para muito mais; já em relação ao Defour, em mais de dois anos nunca senti isso.


E quanto ao "não ser vedeta", se não o é, está a ser. E há muito tempo. É como digo, ataca mais fora do campo do que dentro dele. Sinceramente, até me parece um tipo porreiro, e com ética de trabalho, mas não pode achar que DEVE jogar. Não está acima de ninguém, até porque as suas exibições nem demonstram algo perto disso.
O nível competitivo não é treta rigorosamente nenhuma. Estamos a falar da diferença de uma segunda divisão para uma primeira, mas estamos também a falar - volto a bater na mesma tecla - do nível e dos créditos firmados de um jogador de 24 anos comparado com outro apenas uma ano mais velho e que tem um trajecto incomparavelmente superior. De resto, e de um modo algo caricaturado, o Pedro Moreira tem tanto de Maniche como o Postiga de Van Nisterooy quando estava nos júniores. Além de que não o vi a fazer nada de especial quer no Gil Vicente, quer no Portimonense. Com 24 anos e já com  passagens pela primeira divisão, não me admira que esteja a bom nível na B, mas também me desfaz todas as dúvidas quanto a possíveis comparações com jogadores como o Defour.

Do Castro vi mais do que o suficiente. Um jogador esforçado, grande portista e ponto. No Verão, o Castro teve uma conversa com o PF, em que lhe expôs o seu desejo de ser titular e jogar regularmente. Naturalmente, como temos 3 ou 4 médios melhores do que ele, o treinador correspondeu à honestidade do jogador e o clube abriu-lhe as portas da saída para uma equipa onde pudesse jogar com regularidade. Não tem, nem nunca terá lugar como titular do Porto, a menos que baixemos uns furos a nossa qualidade no meio-campo.

Eu não tenho nada contra a saída do Defour, desde que me arranjem um médio de transição que garanta o equilíbrio e a qualidade defensiva que este garante. Moutinho e Meireles faziam-no, tens razão. Só que neste plantel não há mais quem o faça e eu também gosto bastante do Herrera mas, como referi, é um jogador virado para o ataque. Defensivamente duvido que alguma vez faça as compensações necessárias. Ou seja, o Defour não é um fenómeno, mas tem qualidades que mais ninguém tem na equipa e, já que o temos do nosso lado, não vejo razões desportivas para o vender.

Outra coisa são as declarações lamentáveis dele. Isso é um trabalho para o treinador e para a SAD, que terão de perceber se é possível e desejável mantê-lo. Do ponto de vista futebolístico, não tenho dúvidas que é útil. 
 
D

Doriva

Guest
8Chilavert8 disse:
Em termos absolutos( leia se em todos os clubes onde jogaram) Defour ainda não mostrou mais que o Castro.
Aliás Castro mostrou em Gijon e agora em Kasimpasa mais qualidade que o Defour no Standard e no FCP.
Não me venham com essa historia do Defour ser titular da sua selecção e o Castro não ser sequer considerado seleccionavel.Isso apenas mostra que apesar do todo hype da formação belga actual e a nossa portuguesa andar nas ruas da amargura( ou querem manda la para lá), os nossos meio campistas são melhores que os meiocampistas da Belgica.
Em termos absolutos, é muito mais difícil jogar-se no Porto do que no Gijon ou no Kasimpasa e não creio nada que o Defour no Standard se tenha exibido a níveis abaixo dos do Castro. Por outro lado, a questão das internacionalizações é incontornável. Se eu posso considerar que temos um bom meio-campo titular, já não acho o mesmo em relação aos suplentes. Ora, o Castro, ainda que não fosse titular, podia perfeitamente ser convocado e não é (e eu percebo porquê).

Quando ao estado da nossa selecção, é praticamente o mesmo de sempre: muita parra e pouca uva. Temos bons jogadores aqui e ali, mas títulos são zero.
 

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
Doriva disse:
Em termos absolutos, é muito mais difícil jogar-se no Porto do que no Gijon ou no Kasimpasa e não creio nada que o Defour no Standard se tenha exibido a níveis abaixo dos do Castro. Por outro lado, a questão das internacionalizações é incontornável. Se eu posso considerar que temos um bom meio-campo titular, já não acho o mesmo em relação aos suplentes. Ora, o Castro, ainda que não fosse titular, podia perfeitamente ser convocado e não é (e eu percebo porquê).

Quando ao estado da nossa selecção, é praticamente o mesmo de sempre: muita parra e pouca uva. Temos bons jogadores aqui e ali, mas títulos são zero.
O mesmo se aplica á selecção Belga que voltou ao mapa internacional 20 anos depois...
Nem tudo o que reluz é ouro....seja ele portugues ou outra nacionalidade qualquer
 
D

Doriva

Guest
8Chilavert8 disse:
O mesmo se aplica á selecção Belga que voltou ao mapa internacional 20 anos depois...
Nem tudo o que reluz é ouro....seja ele portugues ou outra nacionalidade qualquer
Concordo, mas não é isso que discuto.
 
D

Dracarys

Guest
Doriva disse:
Em termos absolutos, é muito mais difícil jogar-se no Porto do que no Gijon ou no Kasimpasa e não creio nada que o Defour no Standard se tenha exibido a níveis abaixo dos do Castro. Por outro lado, a questão das internacionalizações é incontornável. Se eu posso considerar que temos um bom meio-campo titular, já não acho o mesmo em relação aos suplentes. Ora, o Castro, ainda que não fosse titular, podia perfeitamente ser convocado e não é (e eu percebo porquê).

Quando ao estado da nossa selecção, é praticamente o mesmo de sempre: muita parra e pouca uva. Temos bons jogadores aqui e ali, mas títulos são zero.
Mas compara os minutos que deram ao Defour no Porto e os que deram ao Castro.
 
D

Doriva

Guest
Dracarys disse:
Mas compara os minutos que deram ao Defour no Porto e os que deram ao Castro.
Para mim, é lógico que o Defour tenha tido mais minutos do que o Castro, atendendo ao facto de ter mais qualidade. Por outro lado, também é um facto que muitos desses minutos, o Defour ocupou-os jogando como trinco ou até extremo.
 

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
Doriva disse:
Para mim, é lógico que o Defour tenha tido mais minutos do que o Castro, atendendo ao facto de ter mais qualidade. Por outro lado, também é um facto que muitos desses minutos, o Defour ocupou-os jogando como trinco ou até extremo.
Qual qualidade?Aquela que (não) se tem visto?
Que saudades do Doriva... :(
 
D

Doriva

Guest
8Chilavert8 disse:
Qual qualidade?Aquela que (não) se tem visto?
Que saudades do Doriva... :(
Não a verás tu que tens um partis pris contra o rapaz. Eu já disse o porquê de achar o Defour um jogador importante no plantel, é só leres comentários meus nas últimas duas ou três páginas e está lá tudo o que penso.
 

coelhofcp

Bancada central
1 Setembro 2012
1,131
165
Um médio de transição tem que garantir um equilíbrio ofensivo e defensivo. E o Defour neste capítulo está bem longe de ser um médio de transição, é o típico jogador que entra para segurar resultados mas quando joga de início pouca influência terá sobre o resultado. Até o Fernando tem mais de médio de transição do que o Defour.

Na comparação de qualidades, em que se usa o termo competitividade. Não me digam que o Standard de Liége jogava contra equipas mais competitivas do que o Gijon na 1ª liga espanhola. E mesmo se compararmos a liga turca com a belga ou portuguesa. Eu sei bem qual foi a qualidade que o Castro tinha à fr€nt€ d€l€ quando perguntou se tinha chances de ser titular. Como também o melhor meio-campo que se viu esta pré-época tinha o Castro lá incluído.
 
D

Doriva

Guest
coelhofcp disse:
Um médio de transição tem que garantir um equilíbrio ofensivo e defensivo. E o Defour neste capítulo está bem longe de ser um médio de transição, é o típico jogador que entra para segurar resultados mas quando joga de início pouca influência terá sobre o resultado. Até o Fernando tem mais de médio de transição do que o Defour.

Na comparação de qualidades, em que se usa o termo competitividade. Não me digam que o Standard de Liége jogava contra equipas mais competitivas do que o Gijon na 1ª liga espanhola. E mesmo se compararmos a liga turca com a belga ou portuguesa. Eu sei bem qual foi a qualidade que o Castro tinha à fr€nt€ d€l€ quando perguntou se tinha chances de ser titular. Como também o melhor meio-campo que se viu esta pré-época tinha o Castro lá incluído.
Quando joga de início, pouca influência tem no capítulo ofensivo. Por isso é que nunca será um Moutinho, por isso é que é apenas bom e útil e dificilmente poderá subir para patamares mais elevados. Jogando com equipas portuguesas do meio da tabela para baixo, a sua utilidade é reduzida, mas em jogos de maior aperto é o melhor médio que temos para acompanhar o Fernando e o Carlos Eduardo. Isto parece-me claro e mesmo sendo certo que já não estamos na Champions (aí então, Defour seria importantíssimo), teremos uma segunda volta com jogos terríveis fora de casa para o campeonato e na Liga Europa, passando o Frankfurt, podemos ter de nos haver com o Nápoles. A sua permanência no plantel, se formos a olhar apenas ao prisma desportivo, não me merece a menor dúvida.

Por outro lado, eu não disse que o Standard era melhor do que o Gijon. Disse que o Defour me provou pela sua prestação no campeonato belga ser melhor do que o Castro. Não terá sido à toa que o Real Madrid e o Liverpool o observaram e pensaram na sua contratação (salvo erro, uma lesão que sofreu veio refrear o interesse). Nem foi por acaso que o mesmo Defour secou por completo o Modric recentemente, o que prova a sua utilidade extrema com equipas mais poderosas do ponto de vista ofensivo.

Quanto ao resto, perdoar-me-ás, mas é o discurso demagógico e leviano do costume. O Castro não coube na equipa pura e simplesmente porque à frente dele estão Defour, Herrera, Carlos Eduardo e até mesmo um Lucho a meio gás. Não vi nada de extraordinário dele na pré-época. Nunca seria titular, nem nunca poderia jogar aquilo que (legitimamente, diga-se) pretende. Isto é claro como água, o resto são as paixões pela formação a falar mais alto.
 

MrKovac

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2013
5,103
0
Lê-se com cada coisa aqui.

A diferença entre o Castro e o Defour vale 6 ou 7 milhões ou 8 ou 10 para o Herrera?!?!? Isso é que é o problema, não acredito que seja, até porque gosto do Castro e acho que tinha potencial e notava evolução nele ao contrário do Defour por exemplo.

Mas volto a bater na tecla do valor monetário, que me parece o mais importante nos dias de hoje e no futuro do clube, porque a quantidade de dinheiro gasto em jogadores maus e banais e naqueles que não se adaptaram no pós Gelsenkirchen é um crime lesa clube quando se pode apostar nos valores que emergem do clube, porque se não se apostar nesses valores eles não vão crescer de acordo com o potencial que têm pois um tipo jogar emprestado nos olhanenses e Gijón's não o fará evoluir como se tiver integrado no plantel do nosso clube, a treinar e jogar com os melhores.



 

coelhofcp

Bancada central
1 Setembro 2012
1,131
165
São opiniões, eu até compreendo o que defendes no Defour. Se me perguntares quem colocaria no lugar do Fernando ou quem colocaria para segurar um resultado, entre Defour e Castro, eu responderia sem muita reflexão, Defour! Para qualquer outra situação que gravite à volta do meio-campo, Castro!

Agora não concordo que o Defour tenha que jogar só porque um jogo é difícil. Isso era abdicar do ataque e consequentemente seria a morte do artista. Já tivemos o exemplo em Málaga e nos tempos do Jesualdo, em que este se amedrontava todo e lá vinha o saco cheio de inglaterra.

A minha opinião do Defour na equipa resume-se a isto:

- O Defour não é mais do que um trinco razoavelmente bom.
- Fernando fica, Defour out.
- Fernando saí, Defour in (mesmo que chegue outro jogador para trinco).
- O Mourinho tinha o Tiago para substituir o Costinha e não foi o fim do mundo.
- Farto de o ver com ultimatos para a CS.

Em relação ao Lucho a meio gás, tenho uma opinião sobre esse tema que já vem da época passada. Mas não me atrevo a colocar aqui por ser um tema bastante sensível para os nossos adeptos e também pelo respeito que o Lucho nos merece.
 

Mister

Arquibancada
10 Março 2012
326
68
Não sei quantos anos mais tem de contrato, ma aprece-me claramente que esta hsoria não vai ter um final feliz.

È mau jogador? Não não é.

no entanto já teve as suas oportunidades para singrar e reclamar para si o estatuto de indispensavel na equipa, o que ainda nao aconteceu.

a decisão inteligente será no meu entender empresta-lo sem opção de compra ate ao final de epoca, a contar com uma valorização no mundial.

Voltando o Lucho ao seu lugar, com o Herrera a dar sinais nao correriamos grande risco com a sua perda.

ja estou farto de o ver queixar-se mais aos jornalistas e a fazer-nos ultimatos pela imprensa do que a jogar mostrar dentro das 4 linhas.
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,846
10,815
8Chilavert8 disse:
Em termos absolutos( leia se em todos os clubes onde jogaram) Defour ainda não mostrou mais que o Castro.
Aliás Castro mostrou em Gijon e agora em Kasimpasa mais qualidade que o Defour no Standard e no FCP.
Não me venham com essa historia do Defour ser titular da sua selecção e o Castro não ser sequer considerado seleccionavel.Isso apenas mostra que apesar do todo hype da formação belga actual e a nossa portuguesa andar nas ruas da amargura( ou querem manda la para lá), os nossos meio campistas são melhores que os meiocampistas da Belgica.
O Defour desiludiu-me...Era fã dele no Liege, mas no Dragão tem sido complicado pegar de estaca. Sobre o Castro, podemos tirar algo de positivo no seu emprestimo, pois ser titular no campeonato Turco pode dar-lhe muita experiência para regressar.
 

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,086
1,767
miguel disse:
O Defour desiludiu-me...Era fã dele no Liege, mas no Dragão tem sido complicado pegar de estaca. Sobre o Castro, podemos tirar algo de positivo no seu emprestimo, pois ser titular no campeonato Turco pode dar-lhe muita experiência para regressar.
O Castro já passou essa fase. Ele tem experiencia adquirida, qualidade e vontade. Falta-lhe um passaporte estrangeiro....

Custa dizer isto mas é verdade. Tinha lugar neste plantel jogando muitos minutos á frente de Herrera, Josué (se bem que Josué também joga a 10) e talvez Defour. Um desperdício ao nível do Paulo Machado.
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,365
38,849
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
DECO-10 disse:
O Castro já passou essa fase. Ele tem experiencia adquirida, qualidade e vontade. Falta-lhe um passaporte estrangeiro....

Custa dizer isto mas é verdade. Tinha lugar neste plantel jogando muitos minutos á frente de Herrera, Josué (se bem que Josué também joga a 10) e talvez Defour. Um desperdício ao nível do Paulo Machado.
Não acho justo colocar o Castro no mesmo «saco» que o Paulo Machado. O Castro sempre teve uma conduta exemplar, foi dedicado ao clube, fez por merecer a oportunidade que nunca teve. O Paulo Machado fartou-se de fazer asneiras enquanto cá esteve, nunca teve uma conduta digna e pagou por isso. O próprio presidente chegou a perder horas de sono por causa do Paulo.

Pode até ter-se tornado num bom homem e profissional, não sei porque deixei de acompanhar o seu percurso, mas enquanto cá esteve ao pé dele o Josué seria menino de coro... Não considero o PM um caso desperdiçado por nós, mas sim por ele próprio.