Defour

D

Dracarys

Guest
DragoAg disse:
Defour tem preocupação de transmitir verbalmente e para os jornais o facto de ter mais espaço para ser titular ou que o treinador lhe dá muita confiança.... esta já é a 2ª vez que faz este tipo de afirmações...

Penso que era desnecessário este tipo de declarações, deveria era demonstrar quer no clube quer na selecção mais qualidade e focar-se no seu futebol... é que dá ideia de querer condicionar alguém nas escolhas ou trasnmitir que se não jogar de ínicio vai amuar...

este tipo de comportamentos são de evitar, na minha opinião...
Na minha opinião, o que disseste não tem lógica nenhuma.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Johann disse:
??? Mas há alguma comparação? Primeiro, nem acho que seja verdade, quem é que só agora percebeu a importância do Fernando no nosso 4-3-3 desde Jesualdo?
Mas acho incrível fazeres essa comparação. Eu até não sou dos que quer enxotar o Defour, mas dar uma importância desmedida  a um jogador que nunca foi um titular indiscutível (nem perto) e quando vamos na 3a jornada...
Para mim, infelizmente, parece que lhe faltam uns danoninhos para ser um dos craques do nosso clube. Tem escola, tem bons atributos no geral sem falhas gritantes, mas continua muito sem sal para o meu gosto.
Se o Herrera cumprir o potencial que se lhe adivinha (parece que desiludiu na B), o Defour a médio prazo sairá do 11. Ou até antes, recuando o Lucho para encaixar o Quintero a 10. Mas para veres como não sou um hater do Defour, eu primeiro queria vê-lo com o Quintero. Ou seja, era capaz de tirar primeiro o Lucho do 11.
Se percebi bem, as nossas opiniões até estão muito mais próximas do que um exagerado "incrível". Ou eu não me expliquei bem ou não interpretaste correctamente o que escrevi.

AVB e VP tentaram inclusivamente outras soluções para o lugar do Fernando e não foi uma nem duas vezes que Fernando foi o jogador sacrificado, apresentando como resultado directo a perda do controle do jogo (e nalgumas vezes a perda de pontos).

A comparação, por mais incrível que possa parecer, surge exactamente nestes termos. Eu entendo que o Defour no 2-1 tem a mesma importância do Fernando no 1-2. Mas atenção: isto é apenas uma opinião minha!

Sempre que Defour sai, perdemos o meio-campo e temo-nos andado a sujeitar a dissabores (num dos casos contra uma equipa em infrioridade numérica). Felizmente não ocorreram mas o jogo em Felgueiras representou para mim o mesmo tipo de erros que foram cometidos com Fernando nos tempos de AVB e VP mas desta feita aplicados ao Defour.

O declinar da importância que Defour tem para a equipa *neste concreto modelo* tem, para mim, comparação com o que se passou com Fernando.

Por coerência, ao ter pedido alguma frieza na avaliação que então se fazia ao Fernando, tenho de a pedir agora e novamente no que respeita ao Defour.

*Na minha opinião*, Defour tem mais importância na dinâmica (quer ofensiva, quer defensiva) do que aquela que se quer fazer crer. Nunca a invisibilidade de um trabalho fez tanto sentido.

Não estranho assim que Defour fosse o jogador preferido de VP e um dos preferidos de PF...

Para além disso, que nome se dá ao que não é verdade?

Abraço.
 

PhilParis

Arquibancada
10 Agosto 2013
440
1
32
Paris
A Lenda continua disse:
Se percebi bem, as nossas opiniões até estão muito mais próximas do que um exagerado "incrível". Ou eu não me expliquei bem ou não interpretaste correctamente o que escrevi.

AVB e VP tentaram inclusivamente outras soluções para o lugar do Fernando e não foi uma nem duas vezes que Fernando foi o jogador sacrificado, apresentando como resultado directo a perda do controle do jogo (e nalgumas vezes a perda de pontos).

A comparação, por mais incrível que possa parecer, surge exactamente nestes termos. Eu entendo que o Defour no 2-1 tem a mesma importância do Fernando no 1-2. Mas atenção: isto é apenas uma opinião minha!

Sempre que Defour sai, perdemos o meio-campo e temo-nos andado a sujeitar a dissabores (num dos casos contra uma equipa em infrioridade numérica). Felizmente não ocorreram mas o jogo em Felgueiras representou para mim o mesmo tipo de erros que foram cometidos com Fernando nos tempos de AVB e VP mas desta feita aplicados ao Defour.

O declinar da importância que Defour tem para a equipa *neste concreto modelo* tem, para mim, comparação com o que se passou com Fernando.

Por coerência, ao ter pedido alguma frieza na avaliação que então se fazia ao Fernando, tenho de a pedir agora e novamente no que respeita ao Defour.

*Na minha opinião*, Defour tem mais importância na dinâmica (quer ofensiva, quer defensiva) do que aquela que se quer fazer crer. Nunca a invisibilidade de um trabalho fez tanto sentido.

Não estranho assim que Defour fosse o jogador preferido de VP e um dos preferidos de PF...

Para além disso, que nome se dá ao que não é verdade?

Abraço.
Com AVB e VP o Fernando era mesmo o jogador sacrificado com a pressao total e muita das vezes fez grandes trapalhices e nos fez perder alguns pontos !

A saber que Fernando em todos inicios de época é de um ridiculo doido ( na minha opiniao )  ele precisa de uns 5 jogos para mostrar uma boa postura !

O Defour tem mostrado algumas qualidades porem é um pouco irregular, nao penso que ele seja o jogador sacrificado mas muita das vezes ele sacrifica-se sozinho mesmo !

O problema do belga é que realmente todos os portistas esperavamos ter contratado um grande craque mas afinal é um jogador banal que pode mostrar grandes coisas num jogo e no outro ser um fantasma ou pior cometer erros que nos desequilibram !

Quando o Defour sai, nosso meio campo destroi-se porque ? Simplesmente porque o Quintero ainda nao sabe nada de tarefas defensivas ou de pressao e o Lucho ta num nivel pouco reconhecivel e defensivamente custa lhe a voltar, o Fernando como em todos inicios de épocas ausente e com certeza estava a pensar em outras coisas mas penso que logo melhorara !!!

Um bom meio campo e interessante de ver seria Quintero - Herrera - Fernando

Espero muito do Herrera, mas nao quero que se torne um Defour, esperando de alguem superior e encontrar um jogador banal !!
Para jogadores banais para nossa liga um Castro ou Sergio Oliveira servem, nao se precisa ir buscar por 5M temos na nossa academia !!!

Força Porto
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
... presumo que o problema de Defour se coloque de forma bastante simples: é suficientemente bom para ser titular com regularidade?

Importa afirmar que se trata de um jogador útil e com qualidade. Reúne características como a polivalência, disciplina táctica, disponibilidade, entrega, ..., características essas que habitualmente se imputam a um determinado "tipo" de jogador: o jogador útil em qualquer plantel, que pode cumprir 90 minutos sem qualquer problema, mas que sente bastante dificuldade em atingir um estatuto de titular indiscutível. Poderíamos talvez colocar nessa categoria, com todos os riscos e injustiças que uma categorização acarreta, jogadores como Ricardo Costa, Sereno, Castro, etc., etc. O belga talvez não seja tão bom como Maniche, Meireles, Guarín, Moutinho (todos estes com alguma característica diferenciadora que lhes permitiam ser "algo mais"). Podemos afirmar que Defour é Defour, simplesmente. No entanto devemos considerar o risco de isso ser insuficiente para um lugar no onze.

Podemos perguntar porquê Defour e não Castro. Se esta pergunta não for de todo descabida para os adeptos, então tal acontece porque consideramos que ambos se encontram, relativamente, a um nível semelhante. Se assim for, tendo em conta que um foi emprestado e o outro permaneceu no plantel, talvez não seja de todo estapafúrdio concluir que nenhum dos dois é, neste momento, um jogador sobre o qual se possa afirmar "eis o titular do nosso meio-campo".

Defour terá que continuar a trabalhar, a mostrar que é útil, a tentar mostrar um pouco mais que isso. Caso contrário, poderá correr o risco de cair novamente na sombra de alguém. 
 
T

Topo Norte

Guest
Na minha opiniao (acho que tambem ja li aqui o mesmo) o Defour eh aquele tipo de jogador que faz razoavelmente um pouco de tudo - deixo um fora desta analise a questão táctica.
No entanto, não sobressai em nada.

Será isto suficiente para ser titular na equipa...? Sera um jogador, "tacticamente falando, fundamental...?
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,699
2,394
Acho que este início a meio gás do Defour se deve, principalmente, a uma certa má forma física e à adaptação de jogar com o Fernando.
Tenho confiança que irá ser importantíssimo este ano e que vai fazer a vida negra ao Herrera.
 

DanielCruz

Tribuna
15 Janeiro 2007
3,571
346
Faro
Steven Defour, plus qu'un capitaine

Desconhecia o facto do Defour ser um excelente marcador de livres, como mostra este vídeo, realmente o PF deu-lhe a oportunidade na pré-época de ser ele o marcador de cantos, mas estavam a sair muito curtos, e perdeu essa oportunidade. Tem de ser mais decisivo no último passe, e deixar de ser carteiro, como dizia o Co Adriaanse ao Léo Lima, pois ainda neste jogo contra o Paços, reparei que gosta de ir entregar a bola junto do destinatário, estando a desgastar-se sem necessidade, de resto tem características para ser um excelente médio, penso que com a continuidade dos jogos, lhe virá a confiança que perdeu no tempo em que esteve tapado pelo super Moutinho.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
DanielCruz disse:
Steven Defour, plus qu'un capitaine

Desconhecia o facto do Defour ser um excelente marcador de livres, como mostra este vídeo, realmente o PF deu-lhe a oportunidade na pré-época de ser ele o marcador de cantos, mas estavam a sair muito curtos, e perdeu essa oportunidade. Tem de ser mais decisivo no último passe, e deixar de ser carteiro, como dizia o Co Adriaanse ao Léo Lima, pois ainda neste jogo contra o Paços, reparei que gosta de ir entregar a bola junto do destinatário, estando a desgastar-se sem necessidade, de resto tem características para ser um excelente médio, penso que com a continuidade dos jogos, lhe virá a confiança que perdeu no tempo em que esteve tapado pelo super Moutinho.
Bem, tinha começado a escrever outro um post após os contributos que entretanto foram feitos e acabei por apagar pois tudo se irá resumir a um facto: o belga vai ter de começar a carburar mais do que tem feito. Só assim poderá "convencer" os mais céticos e/ou os que não o conheciam no período pré-FC Porto.

Todavia, após o teu post, gostaria de recuperar algumas das ideias que tinha inicialmente traçado e uma delas passava exactamente pelo desempenho que Defour tinha num Standard que foi campeão. Apesar de rodeado de inegável talento, Defour, mais do que capitão e marcador de bolas paradas, era o motor e a alma da equipa, tendo chegado ao FC Porto para desempenhar muito a função de tapa-buracos, apesar *mas também* porque era o ou um dos jogadores preferidos de VP.

Para este ano já não está tanto numa posição de tapa-buracos mas caiu numa situação de "Fernando e Defour" quando, na minha opinião e tendo em conta o que se prospectiva para o meio-campo preconizado por PF, o ideal seria "Fernando ou Defour".

Num 2-1, o belga carrega mais valor acrescentado do que o Fernando, da mesma forma que Fernando é inquestionável no 1-2. O meio-campo acabará por ser, mais uma vez na minha opinião, formado por Defour, Herrera e Quintero. Até que o mexicano e o colombiano integrem as suas posições naturais no meio-campo, vai ser difícil recuar Lucho, acompanhado por Fernando e Quintero. Aliás, tem-se visto o resultado: temos perdido o controle do jogo sempre que esse meio-campo pega na batuta.

Por outro lado, e se no próximo jogo PF tirar Fernando ao invés do belga? Provavelmente poderemos ter uma (agradável) surpresa...
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,989
39,448
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
As melhores exibições do defour que vi foi quando jogou no lugar do Fernando á frente da defesa... já fernando é mais que obvio que as melhores exibições foram quando jogou também sozinho á frente da defesa.

Para já, e sublinho o para já é evidente que nem um nem outro estão a render o máximo que podem, e penso que também se pode dizer que aquele sector do meio campo não está a dar á equipa o que se espera.
 

LuccaLisboa

Tribuna
5 Agosto 2013
4,332
2,767
sirmister disse:
As melhores exibições do defour que vi foi quando jogou no lugar do Fernando á frente da defesa... já fernando é mais que obvio que as melhores exibições foram quando jogou também sozinho á frente da defesa.

Para já, e sublinho o para já é evidente que nem um nem outro estão a render o máximo que podem, e penso que também se pode dizer que aquele sector do meio campo não está a dar á equipa o que se espera.
x2

Não vejo a hora de Herrera começar a mostrar que o ex lugar de Moutão (2º médio) é dele. Espero é que PF lhe dê verdadeiras oportunidades e ponha para trás a velha história das hierarquias...
 

superdino

Bancada lateral
31 Março 2012
747
0
41
A Lenda continua disse:
Num 2-1, o belga carrega mais valor acrescentado do que o Fernando, da mesma forma que Fernando é inquestionável no 1-2. O meio-campo acabará por ser, mais uma vez na minha opinião, formado por Defour, Herrera e Quintero. Até que o mexicano e o colombiano integrem as suas posições naturais no meio-campo, vai ser difícil recuar Lucho, acompanhado por Fernando e Quintero. Aliás, tem-se visto o resultado: temos perdido o controle do jogo sempre que esse meio-campo pega na batuta.

Por outro lado, e se no próximo jogo PF tirar Fernando ao invés do belga? Provavelmente poderemos ter uma (agradável) surpresa...
Concordo a 100% com o teu post.

Gonçaloo disse:
Nunca vi o Defour a jogar antes da lesão que teve, é possível que ele não tenha recuperado?
Sei que estou-me a esticar mas, é semelhante ao que muita gente diz do maradona.
Quem viu o Steven antes da lesão viu, quem não viu.....

Confesso também que no ano depois da lesão não acompanhei o Liege como antes mas os poucos que vi não era igual.
Parecia até ir "a medo" a algumas bolas
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,250
4,846
Conquistas
1
  • Junho/18
... quando ao Boloni, treinador dele no Standard, perguntaram a que jogador se assemelhava em termos de funções tácticas, o romeno respondeu dizendo que encaixava no lugar do Petit antigo jogador do regime, uma referência que dada a altura que ele passou pelo futebol português achou que os jornalistas iam perceber, basicamente é isso, ele é um trinco não tão posicional como Fernando, nunca teve na a ver com Moutinho, desconheço se joga bem no duplo pivot, mas ao menos joga mais perto da sua posição normal ...
 

DanielCruz

Tribuna
15 Janeiro 2007
3,571
346
Faro
Parece que teve mesmo uma lesão no joelho:

"...Defour, que recupera de uma lesão num joelho, que apenas lhe permitirá regressar à competição no próximo ano, afirmou, ainda, que será "impossível" alguma vez jogar no rival Anderlecht, hipótese que a cláusula de rescisão de 50 milhões de euros torna, desde logo, remota: "O director desportivo disse apoiar-me, acreditar em mim, daí esse valor. Ficar aqui cinco anos não me desagradaria".