Defour

JDias

Bancada lateral
8 Julho 2013
541
5
Não é um Moutinho, mas é um jogador importantíssimo, neste momento não têm concorrência para titular.
Acredito que vai crescer muito durante a época, e quando o Herrera entrar na equipa, não sei se será ele a sair.
 
C

ColossalPorto

Guest
Jogador péssimo, é como jogar com menos um. Ele e o Fernando juntos conseguem implodir um meio-campo. Mas a culpa é de quem aposta neles.
 

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,363
546
Como já disse, numa altura em que parece haver uma campanha pro Defour, cada vez parece convencer mais que está no onze a prazo.
Pior é o Herrera não ter minutos, muitas vezes porque vai para a equipa B rapar os miúdos Tomas, Leandro porque o objetivo é ganhar a segunda liga.
 

Queirós_8

Bancada central
1 Setembro 2012
1,794
5
32
Felgueiras
Para quem não tem acompanhado este tópico faço desde já um resumo:

(Depois do jogo com o Nápoles na pre-época)
- "Este vai ser o ano do Defour. Grande jogador!"
(Depois dos primeiros jogos para o campeonato)
- "Não tem lugar no 11 só sabe jogar para trás e para os lados"
(Marca golo pela Bélgica e faz boa exibição frente ao Gil Vicente)
- "Titular indiscutivel"
(Porto sofre para ganhar ao Austria de Viena)
- "Fez muita falta à equipa"
(Porto empata contra o Estoril)
- "Péssimo jogador"

As minhas expectativas para o futuro:

(Paulo Fonseca decide abdicar do duplo pivot e coloca Defour a "6")
- "Agora sim. Está a jogar onde devia jogar sempre!! Parece outro!! Que jogador!!"
 
D

DragãoChen

Guest
Jogador banal principalmente no plano ofensivo! É este que vai suprir moutinho? ridiculo!!!
 
P

PGomes

Guest
Desculpa discordar, mas acho que vai ser mais do género:

PF mantém o duplo pivô, mete o Fernando no banco, entregando as suas funções a Defour e ao seu lado mete Herrera. Que grande meio campo, afinal o 4231 funciona.

Queirós_8 disse:
Para quem não tem acompanhado este tópico faço desde já um resumo:

(Depois do jogo com o Nápoles na pre-época)
- "Este vai ser o ano do Defour. Grande jogador!"
(Depois dos primeiros jogos para o campeonato)
- "Não tem lugar no 11 só sabe jogar para trás e para os lados"
(Marca golo pela Bélgica e faz boa exibição frente ao Gil Vicente)
- "Titular indiscutivel"
(Porto sofre para ganhar ao Austria de Viena)
- "Fez muita falta à equipa"
(Porto empata contra o Estoril)
- "Péssimo jogador"

As wminhas expectativas para o futuro:

(Paulo Fonseca decide abdicar do duplo pivot e coloca Defour a "6")
- "Agora sim. Está a jogar onde devia jogar sempre!! Parece outro!! Que jogador!!"
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,553
1,195
Porto
O Defour só se tornou relativamente importante na equipa, por culpa de um sistema completamente desajustado aos jogadores que temos no plantel. Começo a ficar pelos cabelos com a história forçada do "duplo-pivô". O Fernando sozinho daria conta do recado defensivamente, deu durante anos!

Hoje parece um jogador permeável. Não porque é outro jogador, mas porque o sistema o limita defensivamente e o obriga a andar em zonas que não são a dele. Tal como disse a seguir ao jogo na Áustria, o Paulo Fonseca não tem culpa das perdas de James e Moutinho, mas tem culpa de termos perdido o Lucho e o Fernando. O Lucho, apesar de tudo, não rende tanto naquela posição. Erra muito mais e dá-me dó ver o Lucho tão forçado a errar assim.  É o Lucho!!

O Defour, supostamente, cobre a permeabilidade do Fernando. É por isso que se torna importante. Mas um Fernando sozinho era melhor que um Fernando em sub-rendimento + um Defour  completamente estéril no campo ofensivo e defensivo. O Defour é aguerrido, tem qualidade técnica, e está longe de ser um cepo, mas não dá mais do que já demonstrou. E o que ele dá,  para mim, não chega. Não chega!

Mas mais culpado que ele, é quem está enfiar a colher pela boca dos jogadores, à força.
 

RuiDias

Bancada central
29 Abril 2013
2,136
548
Mustaine disse:
O Defour só se tornou relativamente importante na equipa, por culpa de um sistema completamente desajustado aos jogadores que temos no plantel. Começo a ficar pelos cabelos com a história forçada do "duplo-pivô". O Fernando sozinho daria conta do recado defensivamente, deu durante anos!

Hoje parece um jogador permeável. Não porque é outro jogador, mas porque o sistema o limita defensivamente e o obriga a andar em zonas que não são a dele. Tal como disse a seguir ao jogo na Áustria, o Paulo Fonseca não tem culpa das perdas de James e Moutinho, mas tem culpa de termos perdido o Lucho e o Fernando. O Lucho, apesar de tudo, não rende tanto naquela posição. Erra muito mais e dá-me dó ver o Lucho tão forçado a errar assim.  É o Lucho!!

O Defour, supostamente, cobre a permeabilidade do Fernando. É por isso que se torna importante. Mas um Fernando sozinho era melhor que um Fernando em sub-rendimento + um Defour  completamente estéril no campo ofensivo e defensivo. O Defour é aguerrido, tem qualidade técnica, e está longe de ser um cepo, mas não dá mais do que já demonstrou. E o que ele dá,  para mim, não chega. Não chega!

Mas mais culpado que ele, é quem está enfiar a colher pela boca dos jogadores, à força.
X2
 
A

Atsitrop

Guest
Será que o Castro era/é assim tão inferior para não ter tido nem um terço das oportunidades do Defour? Evito fazer comparações porque acho que para criticar um jogador não é preciso ir buscar outro, mas desta vez não consegui conter-me. No início podia pensar-se que o Defour não mostrava o seu futebol por não ter lugar nem posição fixa na equipa, mas esta época está a jogar onde gosta e com regularidade e até agora nada. Não é mau jogador, mas cada vez mais se prova que não é titular para o Porto. Um belo jogador para se ter no banco, dada a sua garra e capacidade para fazer vários lugares com alguma competência, e é só.
 
A

Atsitrop

Guest
O melhor porquê? O que tem feito? Tanto se falou da sua ausência em Viena que ontem viu-se que não acrescenta nada. Não equilibra nem desequilibra.
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,513
68
39
Oliveira de Azeméis
Atsitrop disse:
O melhor porquê? O que tem feito? Tanto se falou da sua ausência em Viena que ontem viu-se que não acrescenta nada. Não equilibra nem desequilibra.

Ah bom... então o termo de comparação para avaliação de um conjunto de 7 jogos de um jogador (8 se juntar a selecção) é... precisamente o seu pior jogo... é uma boa premissa...


E mesmo não estando grande coisa ontem, preferi 10X a intensidade dele ontem (e consequentemente do meio campo do Porto) do que do Josué e resto da equipa em Viena, respectivamente.
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,527
10,176
Enquanto insistirmos em colocar Fernando com Defour, então Defour nada acrescentará...Eu continuo a dizer que prefiro o Defour a titular que o Fernando.
 
A

Atsitrop

Guest
Ric_Sousa disse:
Ah bom... então o termo de comparação para avaliação de um conjunto de 7 jogos de um jogador (8 se juntar a selecção) é... precisamente o seu pior jogo... é uma boa premissa...


E mesmo não estando grande coisa ontem, preferi 10X a intensidade dele ontem (e consequentemente do meio campo do Porto) do que do Josué e resto da equipa em Viena, respectivamente.
Não tem só a ver com um jogo, apenas dei um exemplo. Tal como alguns para argumentar que o Defour é importante utilizaram o jogo de Viena. Não tenho gostado de nenhum jogo dele. Como disse, não equilibra nem desequilibra. Não arrisca. A comparação com o Josué não é muito justa porque este é mais ofensivo, mas sim se quiseres que diga que prefiro o Defour ao Josué no duplo pivot eu digo, mas isto não é necessariamente algo bom.
 

jusTiNO AZUL

Bancada lateral
22 Agosto 2012
864
98
Uma vez certo amigo disse-me a seguinte verdade: "tu és bom em muitos desportos, mas não és muito bom em qualquer um deles". Parece-me que esta definição que trouxe comigo desde então se encaixa que nem uma luva no que é Defour enquanto jogador. E o NGC precisa, para titular, de jogadores muito bons para o meio-campo.
 

portoestaemmim

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2007
5,013
10
34
Lisboa
Noto neste jogador uma falta de capacidades físicas algo preocupantes para quem joga naquela posição. Não é capaz de dar uma arrancada sem vir a bufar para trás. Fisicamente não é imponente e por isso poucas bolas consegue ganhar na dividida. Compara-se com o Fernando e isso é notório.

Porém isto não é o pior (pode ter alguns factores relacionados com a forma física): Tacticamente não tem capacidade para perceber que muitas vezes são as arrancadas pelo centro, mesmo que seja em combinações, que abrem espaços na manobra ofensiva. Quantas vezes não vimos o João Moutinho a fazer isto?

Tecnicamente vejo-lhe deficiências na manutenção da bola (saber proteger a bola) e na criatividade para virar o jogo com um passe longo ou meter em desmarcação num dos avançados.

Meus amigos abram os olhos, nunca jogámos com um 8 tão limitado nestas características que são fundamentais para esta posição. Vejam Meireles, Moutinho, Maniche, qualquer um sabia progredir com bola ou virar o jogo.

Este se for para jogar joga a 6, saíndo o fernando. Mesmo que seja em duplo pivot, ou seja, será o médio dos dois que tem maiores responsabilidades defensivas e menos de construção.
 

Duraes

Bancada lateral
10 Março 2012
860
31
portoestaemmim disse:
Noto neste jogador uma falta de capacidades físicas algo preocupantes para quem joga naquela posição. Não é capaz de dar uma arrancada sem vir a bufar para trás.

Porém isto não é o pior (pode ter alguns factores relacionados com a forma física): Tacticamente não tem capacidade para perceber que muitas vezes são as arrancadas pelo centro, mesmo que seja em combinações, que abrem espaços na manobra ofensiva. Quantas vezes não vimos o João Moutinho a fazer isto?

Tecnicamente vejo-lhe deficiências na manutenção da bola (saber proteger a bola) e na criatividade para virar o jogo com um passe longo ou meter em desmarcação num dos avançados.

Meus amigos abram os olhos, nunca jogámos com um 8 tão limitado nestas características que são fundamentais para esta posição. Vejam Meireles, Moutinho, Maniche, qualquer um sabia progredir com bola ou virar o jogo.

Este se for para jogar joga a 6, saíndo o fernando. Mesmo que seja em duplo pivot, ou seja, será o médio dos dois que tem maiores responsabilidades defensivas e menos de construção
Análise perfeita!
É outro, que tal como o Varela, não vejo como pode ser titular
 
C

ColossalPorto

Guest
Este Defour é dos piores ''oitos'' dos últimos tempos. Um jogador banalíssimo. Por aquilo que custou, e por muito que doa, é flop. Não vale a pena escamotear isto.