Despedidas do mundo dos vivos

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Aladdin Sane disse:
Isso é de facto um dado interessante mas há um pequeno problema, o PIB per capita não considera o nível de desigualdade nas sociedades, ou seja, o PIB pode aumentar e o seu povo pode ficar mais pobre.

Portugal era o país da Europa ocidental com o pior nível de vida, assemelhava-se mais à África contemporânea do que aos países da Europa continental da época. As desigualdades sociais eram enormes, os ricos eram muito ricos, a mortalidade infantil era a mais alta de toda a Europa, e mais de 30% da população era analfabeta.
Salazar era um fanático mercantilista, tínhamos reservas de ouro anormais nos cofres do estado, não gastava nada, não investia, não importava, era obcecado por controlar o défice e equilibrar os orçamentos. O problema é que como consequência o povo era pobre, muito pobre, e Portugal era um país rural.

Portanto, os dados são interessantes, mas requerem uma análise dentro do contexto da época, e o contexto da época era este sobre o qual acabei de escrever. Um país com os cofres cheios, mas atrasado, com incríveis desigualdades sociais e um povo extremamente pobre.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,750
31,737
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
sirmister disse:
Obviamente.

Mas pensar que um politico tem que ser consensual é algo genial e mereces uma vénia por isso.
quando o tema é a escolha entre a democracia e a ditadura eu pensava que existia consenso. Afinal não existe e cada vez mais temos os tolinhos adeptos de salazar e afins. Tempos modernos, dizem..

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,750
31,737
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
WarriorFCP disse:
O problema é que como consequência o povo era pobre, muito pobre, e Portugal era um país rural.

Portanto, os dados são interessantes, mas requerem uma análise dentro do contexto da época, e o contexto da época era este sobre o qual acabei de escrever. Um país com os cofres cheios, mas atrasado, com incríveis desigualdades sociais e um povo extremamente pobre.
As estatísticas não mentem, se o pib diz é porque era. Esta gente agarra-se a qualquer coisa para negar o óbvio. Éramos e somos um país pobre, que ninguém se iluda, teremos que voltar à ruralidade que também ninguém tenha dúvidas, o dinheiro não nasce, agora eu julgava que o direito à liberdade era a nossa maior conquista. Afinal, e vendo algumas opiniões, como hoje no fórum tsf onde 46 por cento das pessoas avaliava negativamente Mário Soares faz-me realmente refletir que a sociedade está cada vez mais doente. E não é só aqui, começa a notar-se isto um pouco por todo o lado. Só existia uma maneira de esta gente aprender a dar valor a algo que hoje dão como garantido, esperemos que não se chegue lá.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,784
52,634
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
MiguelDeco disse:
quando o tema é a escolha entre a democracia e a ditadura eu pensava que existia consenso. Afinal não existe e cada vez mais temos os tolinhos adeptos de salazar e afins. Tempos modernos, dizem..
Lá está é demasiado extremista para conseguires compreender e respeitar outras opiniões...  esse tipo de comentário faz lembrar os que dizem que só existe o benfica e o anti benfica...

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,750
31,737
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
sirmister disse:
Lá está é demasiado extremista para conseguires compreender e respeitar outras opiniões...  esse tipo de comentário faz lembrar os que dizem que só existe o benfica e o anti benfica...
respeitar a opinião de quem defende a ditadura???  Com todo o respeito mas não podes estar a falar a sério, para o teu bem claro.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,784
52,634
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
MiguelDeco disse:
respeitar a opinião de quem defende a ditadura???  Com todo o respeito mas não podes estar a falar a sério, para o teu bem claro.
Falácia do espantalho.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
MiguelDeco disse:
As estatísticas não mentem, se o pib diz é porque era. Esta gente agarra-se a qualquer coisa para negar o óbvio. Éramos e somos um país pobre, que ninguém se iluda, teremos que voltar à ruralidade que também ninguém tenha dúvidas, o dinheiro não nasce, agora eu julgava que o direito à liberdade era a nossa maior conquista. Afinal, e vendo algumas opiniões, como hoje no fórum tsf onde 46 por cento das pessoas avaliava negativamente Mário Soares faz-me realmente refletir que a sociedade está cada vez mais doente. E não é só aqui, começa a notar-se isto um pouco por todo o lado. Só existia uma maneira de esta gente aprender a dar valor a algo que hoje dão como garantido, esperemos que não se chegue lá.
Parece que a identidade e a memória colectiva se vai diluindo. Muita gente não tem noção dos tempos passados e das lutas travadas para adquirir certos direitos que hoje como dizes e bem são dados como garantidos e não são valorizados.

Aladdin Sane

Bancada central
11 Junho 2016
1,476
172
Zaandam
Se quando falam em "defender a ditadura" estão a falar do meu comentário, desenganem-se. Os meus pais têm 70 e tal anos e sabem como era. Só mostrei um gráfico que mostra que nos últimos anos do Estado Novo o PIB estava em franco crescimento. Não inventem, por favor.

(Já agora, Fidel Castro foi um ditador ou um revolucionário?)

Sobre os "46% do forum da TSF", bom, serei um deles. Sim, o Mário Soares liderou politicamente - com o apoio a CIA e a mobilização da Igreja Católica - o movimentou que impediu a implementação do regime comunista no nosso país.

Mas também era Primeiro-Ministro quando tivemos as duas primeiras intervenções do FMI. Se tiverem um pouco de tempo, podem também pesquisar na net sobre o livro do Rui Mateus, "Contos Proibidos", que após ter esgotado foi retirado de circulação.

Respeitemos a liberdade de expressão; afinal foi uma das conquistas de Abril (sem ironia).

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
MiguelDeco disse:
O único consenso é que Salazar é o maior Português de sempre. Foi quem escolheram naquela votação da RTP em 2007...
Os tugas têm o que merecem.

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
32
Porto
Indo de encontro ao tópico, deixo um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Daniel Serrão. Um grande nome da ciência em Portugal, mais especificamente da área médica.

Um humanista por excelência, com uma opinião muito sensata e respeitadora. Foi também um dos maiores impulsionadores da bioética deste país.

Paz à sua alma

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Aladdin Sane disse:
Mas também era Primeiro-Ministro quando tivemos as duas primeiras intervenções do FMI. Se tiverem um pouco de tempo, podem também pesquisar na net sobre o livro do Rui Mateus, "Contos Proibidos", que após ter esgotado foi retirado de circulação.
O Rui Mateus escreveu o livro e nunca mais ninguém o viu. Nunca mais prestou contas em relação ao que escreveu. Nunca se justificou. Foi para a Suécia com a conta recheada à custa do Mário Soares.

Costinha

Bancada central
29 Agosto 2016
1,426
176
Nunca gostei da personagem Mário Soares, aliás dá-me asco saber que vai ser enterrado como herói nacional.

Um dos maiores responsáveis pelo estado a que chegamos.

S

sinal

Guest
jardel disse:
O único consenso é que Salazar é o maior Português de sempre. Foi quem escolheram naquela votação da RTP em 2007...
As redes sociais, cheios de guerrilheiros do teclado, também mostram bem a ignorância do nosso povo. E a morte do Mário Soares, só veio confirmar que a quantidade de mentecaptos há neste país é gigantesca.

Uma parte do pessoal que habita este cantinho do mundo é hipócrita, estúpida e extremamente idiota. Logo para começar, sem democracia, essa mesma gente não andava pelos fóruns e pelos facebooks a espalhar a 'palavra de Salazar'. São os verdadeiros Himmlers do teclado, que quando escrevem deixam o cérebro no paleolítico.

Quem quiser que enfie a carapuça. Mesmo não sendo um fã do Soares, nunca votei nele e na única oportunidade que o tive de fazer, votei noutro, mas os últimos dias foram de nojo e de asco.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,750
31,737
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
sirmister disse:
Falácia do espantalho.
Com todo o respeito, se existe um extremista entre nós os 2 não te enganes, essa pessoa és tu. E não é preciso andar sempre a explicar o mesmo. E não vais poder sempre esconder-te debaixo da "capa" da ironia ou das parcas palavras. Algum dia terás que escrever realmente o que pensas e até esse dia guardo para mim aquilo que penso de ti. E sim, não é possível discutir/tolerar com/um fascista, assim como não é possível entender como foi possível uma pessoa matar milhões de judeus, ou admirar uma pessoa que condenou o País a um atraso de décadas, que matou e prendeu muito boa gente sem nenhum motivo. Não é possível respeitar este tipo de opiniões por muito motivos, mas acima de tudo o respeito dessas mesmas pessoas que foram vítimas desses animais. Se isto é extremo, é apenas na tua cabeça, na maioria das pessoas tem um nome, bom senso, que em abono da verdade cada vez mais existe menos.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,750
31,737
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Aladdin Sane disse:
Se quando falam em "defender a ditadura" estão a falar do meu comentário, desenganem-se. Os meus pais têm 70 e tal anos e sabem como era. Só mostrei um gráfico que mostra que nos últimos anos do Estado Novo o PIB estava em franco crescimento. Não inventem, por favor.

(Já agora, Fidel Castro foi um ditador ou um revolucionário?)

Sobre os "46% do forum da TSF", bom, serei um deles. Sim, o Mário Soares liderou politicamente - com o apoio a CIA e a mobilização da Igreja Católica - o movimentou que impediu a implementação do regime comunista no nosso país.

Respeitemos a liberdade de expressão; afinal foi uma das conquistas de Abril (sem ironia).
A conversa não era para ti, se o fosse não tinha problema nenhum em ter-te citado. Mas basta ler o que escreves para ver a forma condicionada como escreves. Dizes que o Soares liderou politicamente um país que impediu a implementação de um regime comunista esquecendo, presumo eu, que anteriormente a isso viviamos numa ditadura. Ditadura essa que foi combatida essencialmente por 2as pessoas com duas visões diferentes do pós ditadura. E que uma dessas pessoas era o Mário Soares. E esse esquecimento eu não consigo entender,lou talvez consiga. Vens falar do Pib, podias ter escolhido outros dados estatíticos tipo o analfabetismo, a mortalidade infantil and so on so on. Mas eu faço-te uma pergunta, preferiras viver no tempo dos teus pais ou neste? Seria engraçado saber a tua resposta.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,750
31,737
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
jardel disse:
Isso vale o que vale e nunca se sabe bem a quantidade de pessoas que votou, a forma como votaram, enfim, uma imensidão de coisas. Mas que somos um País saudosista do fascismo e da ditadura que ninguém duvide, não fossemos nós um País de deprimidos crónicos e eternos angustiados como bem retrata o fado. Apenas nunca pensei que fossem tantos, mas estes últimos dias demonstram bem a doença grave que atravessa esta sociedade, quer portuguesa, quer europeia, quer mundial e que não vejo maneira de ter cura.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,750
31,737
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Costinha disse:
Nunca gostei da personagem Mário Soares, aliás dá-me asco saber que vai ser enterrado como herói nacional.

Um dos maiores responsáveis pelo estado a que chegamos.
podias explicar isto no tópico da política nacional? Com factos concretos? com uma análise integrada de todo o contexto político da época? Eu adorava ler.

Costinha

Bancada central
29 Agosto 2016
1,426
176
MiguelDeco disse:
podias explicar isto no tópico da política nacional? Com factos concretos? com uma análise integrada de todo o contexto político da época? Eu adorava ler.
Deves pensar que não tenho mais nada que fazer - mas se estás a tentar insinuar que tenho tendências de Salazarista desengana-te.
O Mário Soares e compinchas da altura nada mais fizeram do que ficar com os espólios do que a ditadura acumulou durante décadas - tudo em nome da democracia.

Mas isso é uma história demasiado longa para estar aqui a escrever

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,750
31,737
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Costinha disse:
Deves pensar que não tenho mais nada que fazer - mas se estás a tentar insinuar que tenho tendências de Salazarista desengana-te.
O Mário Soares e compinchas da altura nada mais fizeram do que ficar com os espólios do que a ditadura acumulou durante décadas - tudo em nome da democracia.

Mas isso é uma história demasiado longa para estar aqui a escrever
Não insinuei nada, não precisas começar já com a vitimização. Apenas queria confirmar aquilo que é prática comum nesta espaço quando o assunto é política. Manda-se umas bojardas e quando se pede uma explicação nunca ninguém tem tempo para responder, para explicar, para submeter-se ao contraditório. Já para classificar o que outros escrevem como algo que não tem relevância é efectuado com muita facilidade(não digo que seja o teu caso). Porque de facto o pensamento sobre estas questões é isso mesmo, umas meras frases que se ouviram da propaganda salazarista, alguns, outros aquilo que sempre ouviram os pais dizer (não queria aqui mencionar os retornados mas toda a gente sabe que a maioria disto se deve a esta parte da história). E basicamente é isto.