Despedidas do mundo dos vivos

T

TripeiroDeLisboa

Guest
Será que vocês sabem o passado deste senhor ? Se morreram muitos homens no ultramar, se foram muitos presos na altura da PIDE agradeçam a este sujeito. Foi um grande historiador e um grande professor mas não deixa de ter sido um grande fascista!

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,928
18,373
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
TripeiroDeLisboa disse:
Será que vocês sabem o passado deste senhor ? Se morreram muitos homens no ultramar, se foram muitos presos na altura da PIDE agradeçam a este sujeito. Foi um grande historiador e um grande professor mas não deixa de ter sido um grande fascista!
Foi ministro da Educação e não ministro do Interior ou Ultramar. Nunca teve nada diretamente a ver com a PIDE e um irmão seu comunista figura de grande relevo da cultura saiu do País e exilou-se para Paris.
Não consta nos arquivos da PIDE que alguma vez denunciasse alguém ou fosse persona referenciada lá - sei disso porque os consultei num estudo que fiz em 1978.
Eu estive preso na PIDE na altura da crise académica de 1969, fugi ao serviço militar e só regressei a Portugal anos depois do 25 de Abril.
Onde estavas tu com 25 anos nesses tempos?! Nem nos projetos dos teus pais ainda. Fala do que sabes e não especules e não te armes em antifascista porque a mim não me enganas tu.
PS
Mais...demitiu-se a seguir à crise Académica de 69 por não concordar com os métodos de Marcello Caetano.

Pietrus

Bancada central
9 Março 2012
1,823
221
Foi uma grande perda, e aos poucos os grandes Senhores do nosso país vão desaparecendo.
Comecei a ver o Horizontes da Memória quando era miúdo, tenho várias cassetes de programas dele, e se estou no curso de História é em grande parte graças a esse Senhor!

Que descanse em paz!

N

Nathan Muir

Guest
As minhas condolências á família e amigos do Senhor Professor José Hermano Saraiva.

T

TripeiroDeLisboa

Guest
Devenish disse:
Foi ministro da Educação e não ministro do Interior ou Ultramar. Nunca teve nada diretamente a ver com a PIDE e um irmão seu comunista figura de grande relevo da cultura saiu do País e exilou-se para Paris.
Não consta nos arquivos da PIDE que alguma vez denunciasse alguém ou fosse persona referenciada lá - sei disso porque os consultei num estudo que fiz em 1978.
Eu estive preso na PIDE na altura da crise académica de 1969, fugi ao serviço militar e só regressei a Portugal anos depois do 25 de Abril.
Onde estavas tu com 25 anos nesses tempos?! Nem nos projetos dos teus pais ainda. Fala do que sabes e não especules e não te armes em antifascista porque a mim não me enganas tu.
PS
Mais...demitiu-se a seguir à crise Académica de 69 por não concordar com os métodos de Marcello Caetano.
Toda a gente sabe o que esse senhor fez, até o Artur Agostinho era um facista ! Mas sim sou novo de mais, mas ouço o que os antigos dizem, e é neles que eu me baseio :) nos que viveram as situações de perto.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,928
18,373
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
E eu não vivi? Estás a chamar-me mentiroso?
e já agora; não sabias que o Presidente Américo Sá era da Ação Nacional Popular?
Porque não falas dele?
E de outros antes do 25 de Abril do FCP?
Queres ir por aí vamos! É só dizeres "mancebo" e eu digo-te com documentação e tudo. eu não falo por falar tenho documentos fazia parte do meu métier.
Se formos a desenterrar o antes 25 de Abril é complicado.

T

TripeiroDeLisboa

Guest
Devenish disse:
E eu não vivi? Estás a chamar-me mentiroso?
e já agora; não sabias que o Presidente Américo Sá era da Ação Nacional Popular?
Porque não falas dele?
E de outros antes do 25 de Abril do FCP?
Queres ir por aí vamos! É só dizeres "mancebo" e eu digo-te com documentação e tudo. eu não falo por falar tenho documentos fazia parte do meu métier.
Se formos a desenterrar o antes 25 de Abril é complicado.
Claro que sabes mais do que eu, mas quando a generalidade das pessoas dizem isso, é porque, não há fogo sem fumo ou lá o que é como se costuma dizer.

E já agora o 25 de abril só serviu para se por o Pais a saque, pois o exercito devia era ter ficado no Poder durante um tempinho..

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,015
84,208
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Devenish disse:
PS
off topic:

Fugiste ao serviço militar?
Não tivesses fugido. O meu tio e o meu avó morreram lá a cumprir o seu dever! Eram Comandos! Não fugiram.

É uma honra cada vez que sou chamado para missões lá fora. E não me importava de morrer da maneira que os meus familiares morreram. Foram Hérois!

MAMA SUMAE

Quanto ao Prof. Hermano Saraiva. Concordo com o que dizes. Cresci a ouvir e ver os seus documentários sobre o nosso país... Mas ninguém pode dizer que ele não tinha uma admiração especial pelo Salazar...

Que descanse em paz!

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,928
18,373
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Vieira_Amares disse:
off topic:

Fugiste ao serviço militar?
Não tivesses fugido. O meu tio e o meu avó morreram lá a cumprir o seu dever! Eram Comandos! Não fugiram.

É uma honra cada vez que sou chamado para missões lá fora. E não me importava de morrer da maneira que os meus familiares morreram. Foram Hérois!
--------------

Não questiones as opções dos outros em questões deste particular como eu não questionei os que optaram por participar na guerra colonial. Aquela Guerra não era a minha e não me sentiria de forma nenhuma herói se tivesse participado nela, não estava a pegar em armas para defender a minha Pátria mas sim em locais que os nativos não tinham participação na decisão sobre o seu futuro. Todas as guerras coloniais acabaram com os colonizadores a perderem as guerras.
Os alemães que desertaram do III Reich foram traidores, os que ficaram foram heróis?
Os Italianos que desertaram e lutaram contra Mussolini eram traidores, os que lutaram ao lado deles eram heróis?
A guerra colonial portuguesa apenas existiu porque Portugal tinha um ditadura em que essa opção tal como qualquer outra era decidida de forma arbitrária por Salazar que não se submetia a nenhum sufrágio eleitoral para ter legitimidade.
Aliás na génese do 25 de Abril esteve a questão colonial, tivemos milhares de mortos e estropiados para quê?

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,928
18,373
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Vieira_Amares disse:
off topic:

É uma honra cada vez que sou chamado para missões lá fora.
Não confundas as missões lá fora de agora com as do antes 25 de Abril, agora são VOLUNTÁRIAS só vai quem quer e dantes era OBRIGATÓRIA. E mesmo as de agora muitos vão não por espírito de missão de paz mas porque são muito bem pagas - não estás a falar com nenhum camelo.

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,853
4,848
Por ai
bla bla bla bla

morreu tá morrido, condolências, o resto deixem-se de merdices até para dar condolências a um morto falam de coisas que não têm nada a ver.... lol

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Nas guerras não há heróis, e muito menos numa como o ultramar, em que os portuguesitos se achavam donos e senhores daquilo tudo. E depois sairam de lá escorraçados, e muito bem. Claro que não critico quem era obrigado a ir, o meu tio e padrinho passou 33 meses em moçambique, fraco era o regime que tinhamos.  Quem fugiu ao serviço militar fez muito bem, eu faria o mesmo.
As "guerras" de agora são uma brincadeira comparadas com o ultramar, é mais perigoso o trabalho de construção civil ou andar de carro na rua do que essas guerras. E muito mais apelativas quando se recebe 5000 euros por mês.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Tropa, não, nem sequer a regular. Por acaso fiquei livre, e senão seria objector de consciencia. Como disse, guerras, armas, não fazem heróis.
Doutor também não, tenho o sexto ano, e trabalho desde os 14, faço descontos para o estado, este estado que nos rouba todos os dias, desde os 16 anos.
Quanto aos 5 mil euros, ouvi da boca de alguns militares na televisão a dizerem isso, a missão que era não me lembro.
Nas missões em que estão portugueses sim, já morreram alguns militares. Lembro-me de uma em que estavam a brincar com um engenho explosivo... Na cosntrução civil em portugal morrem cerca de 150 homens trabalhadores. Nas estradas morrem cerca de 700 pessoas.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,015
84,208
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Nuno Martins disse:
Tropa, não, nem sequer a regular. Por acaso fiquei livre, e senão seria objector de consciencia. Como disse, guerras, armas, não fazem heróis.
Doutor também não, tenho o sexto ano, e trabalho desde os 14, faço descontos para o estado, este estado que nos rouba todos os dias, desde os 16 anos.
Quanto aos 5 mil euros, ouvi da boca de alguns militares na televisão a dizerem isso, a missão que era não me lembro.
Ès um exemplo então.

Só é pena pensares o que pensas sobre sos militares.

Cumps

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Vieira_Amares disse:
Ès um exemplo então.

Só é pena pensares o que pensas sobre sos militares.

Cumps
Não penso mal deles, ao contrário do que possa parecer. Penso que é uma profissão exactamente como outra qualquer, com as suas dificuldades mas também beneficios. Aliás, quem escolhe ser militar não deve ser só pelas dificuldades.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,015
84,208
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Nuno Martins disse:
Nas missões em que estão portugueses sim, já morreram alguns militares. Lembro-me de uma em que estavam a brincar com um engenho explosivo... Na cosntrução civil em portugal morrem cerca de 150 homens trabalhadores. Nas estradas morrem cerca de 700 pessoas.
Que comparação ridicula caro. Faça uma comparação com pés e cabeça. Não entre na demagogia.
As forças armadas são sociedade como as outras. Tem boas e más pessoas. Nem sempre se consegue separar o trigo do joio.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Vieira_Amares disse:
As forças armadas são sociedade como as outras. Tem boas e más pessoas. Nem sempre se consegue separar o trigo do joio.
Aí está, aqui concordamos em absoluto. Por isso disse atrás que acho ser militar uma profissão como outra qualquer. Agora que é livre, claro. Porque quando se era obrigado a ir para a tropa, mesmo depois do 25 de abril, achava isso um atentado à democracia.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,015
84,208
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Nuno Martins disse:
Não penso mal deles, ao contrário do que possa parecer. Penso que é uma profissão exactamente como outra qualquer, com as suas dificuldades mas também beneficios. Aliás, quem escolhe ser militar não deve ser só pelas dificuldades.
Claro. É atrativo a nivél monetário. Não escondo isso. Mas para atingir esse patamar é preciso arranhar muito.
Eu por exemplo tenho as costas todas desfeitas. Já não possuo a cana do nariz. E rachei a cabeça 3 vezes. E cheguei a andar 5 dias a comer três bananas por dia e um cantil de água.

Se quissese uma vida fácil tinha ido para um tropa regular.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Vieira_Amares disse:
Claro. É atrativo a nivél monetário. Não escondo isso. Mas para atingir esse patamar é preciso arranhar muito.
Eu por exemplo tenho as costas todas desfeitas. Já não possuo a cana do nariz. E rachei a cabeça 3 vezes. E cheguei a andar 5 dias a comer três bananas por dia e um cantil de água.

Se quissese uma vida fácil tinha ido para um tropa regular.
E esse tipo de sacrificios tem lógica?! è quase como as pessoas que se espezinham a fazerem certas promessas a santos... É ao ler exemplos como o seu que cada vez menos admiro a vida militar.

H

hast

Guest
Já chega de off-topic.

Cada um já expôs as suas ideias e, como tal, é mais do que suficiente.

Obrigado.