Ex jogadores da Formação

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,451
140
Vlk disse:
Infelizmente, muito infelizmente mesmo, o André também ainda não mudou o Chip. A próxima época vai ser decisiva para ele.
Esse também teve 3 meses sem competir...

Vamos fazer um exercício comparativo, o ponta-de-lança alemão do Euro sub19, o Selke, leva 25 jogos na equipa principal do Werder Bremen, 16 como titular (6 golos).

O André leva 25 jogos na equipa B do Porto, que joga numa 2ª liga, 16 como titular (3 golos).

Tendo em conta as circunstancias: O Werder Bremen é muito melhor equipa que o Porto B, joga em relvados muito melhores, não joga contra auto-carros, mais motivação para o jogador, provavelmente não joga tantas vezes fora de posição, etc etc  uma diferença de 3 golos não me parece significativo. Será que o André com os mesmo minutos no Werder jogando a ponta de lança não teria mais que 3 golos?

De referir que o dito alemão só fez uma época de sénior na equipa B (no último ano de júnior) antes de ser integrado na equipa principal, sendo que a equipa B do Werder joga no 4º escalão, equivalente às nossas Distritais (onde ficaram em 2ª lugar atrás do Wolfsburgo B e 13 pontos à frente da melhor equipa "não B" -- ou seja, amadores, adversários muito mais acessíveis do que enfrenta o nosso Porto B).

O André tem talento, precisa de ter confiança (se houver alguém que lhe dê alguma, é capaz de ajudar) no seu valor e oportunidades para continuar a aprender.

Se não conseguir outros virão depois dele, mas seria um desperdício.
 
M

Marco B

Guest
Francisco o que aconteceu ao Raul Nancassa  ex junior do ano passado?Sabes alguma coisa?
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Marco B disse:
Francisco o que aconteceu ao Raul Nancassa  ex junior do ano passado?Sabes alguma coisa?
Ao que parece deixou o futebol. Ninguém sabe muito sobre o que se passa com ele.
 
M

Marco B

Guest
Francisco Oliveira disse:
Ao que parece deixou o futebol. Ninguém sabe muito sobre o que se passa com ele.
Só de pensar que se decidiu largar o Nuno Santos para o Rio Ave para ficarmos com ele e depois de uma passagem dos juniores quase incognita isso acontece.
Mind blowing...
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Marco B disse:
Só de pensar que se decidiu largar o Nuno Santos para o Rio Ave para ficarmos com ele e depois de uma passagem dos juniores quase incognita isso acontece.
Mind blowing...
Não, para o lugar do Nuno Santos veio um tal de Li Shuai.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,580
21,904
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Marco B disse:
Só de pensar que se decidiu largar o Nuno Santos para o Rio Ave para ficarmos com ele e depois de uma passagem dos juniores quase incognita isso acontece.
Mind blowing...
A aposta principal nesse escalão foi e é o Ivo Rodrigues.

Não acredito que encontres 5 portistas que trocassem o Ivo pelo Nuno Santos
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Raba disse:
A aposta principal nesse escalão foi e é o Ivo Rodrigues.

Não acredito que encontres 5 portistas que trocassem o Ivo pelo Nuno Santos
Qual escalão?

Ninguém troca o Ivo pelo Nuno Santos mas quase todos trocavam os Li Shuais ou Jonatahans pelo mesmo Nuno Santos.
 
M

Marco B

Guest
A grande aposta como extremo desse ano(95) era o Raul que se revelou um fiasco tremendo_O Ivo foi um bocado a historia da cinderela
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Nada disso Marco B, nos sub.17 Raúl já não era titular absoluto. Fez muitos jogos a titular mas muitos outros ia para o banco sobretudo quando a equipa jogava em 442.
 
M

Marco B

Guest
Quem era titular na frente com André Silva?
Eu lembro me do Nuno Santos ser suplente de jogar o Raul na direita o Ivo na esquerda e André na frente!Havia tambem um extremo que mal calçava e tb saiu o Caminata(fraquinho fraquinho)
Depois no meio jogava o Tomás o Belinha Francisco Ramos ( o Vitor só começou a jogar mais nos juniores e o Graça raramente foi titular)
Isto nos juvenis!
Mudamos para o 4-4-2 quando esta geração subiu para juniores e encontrou se com os 94 que tinha o Leandro o Gonçalo e o Fred, para poderem jogar o André e o Gonçalo juntos!
O Nuno foi para o Rio Ave a seguir aos juvenis e o Raul continuou mas ai sim mal jogou nos 2 anos de junior(preterido pelo Fred no primeiro ano e no segundo preterido pelo Ruben Alves, Jonathan e até pelo Macedo que era de primeiro ano)
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Caro Marco B para finalizar porque não volto a este assunto. Nos juvenis muitas vezes a equipa jogou em 442 e nesta situação com o Raúl no banco.
Desculpa que te diga mas estás a dizer um grande disparate em relação ao Graça. Sempre foi o 10 dessa geração a titular.
O Vitor alternava a titularidade com o Tomás que jogou imensas vezes a central.
Tenho as fichas dos jogos da época inteira.
 
M

Marco B

Guest
Francisco Oliveira disse:
Caro Marco B para finalizar porque não volto a este assunto. Nos juvenis muitas vezes a equipa jogou em 442 e nesta situação com o Raúl no banco.
Desculpa que te diga mas estás a dizer um grande disparate em relação ao Graça. Sempre foi o 10 dessa geração a titular.
O Vitor alternava a titularidade com o Tomás que jogou imensas vezes a central.
Tenho as fichas dos jogos da época inteira.
Tinha a impressão que 4-4-2 foi mais utilizado nos juniores e que o Graça tinha jogado mais nos juniores.O Vitor sei que jogou mais nos juniores por causa do Tomás ter ido para a B a tempo inteiro no 2º ano mas tou a falar de cabeça!Se tens as fichas eu acredito
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,138
5,009
Vlk disse:
Infelizmente, muito infelizmente mesmo, o André também ainda não mudou o Chip. A próxima época vai ser decisiva para ele.
Não, o caso do André é diferente. Neste momento parece claramente um jogador em crise de confiança. Tem jogado quase sempre numa ala, apesar de ter feito uma sequência de jogos recentemente como PL. As coisas nem sempre lhe saíram bem, mas também nem sempre foi bem servido. Um pouco à semelhança do que acontecia com o Gonçalo o ano passado. Mostrava alguns pormenores, mas passou muitos jogos completamente alheado do jogo. E nem sequer marcou tantos golos quanto isso. Este ano, com os constantes treinos e a estreia pela equipa principal, deu um salto qualitativo é verdade, mas também está um jogador bem mais confiante.

Falaram do Selke do Werder Bremen e falaram bem. Não mostrou mais que o André Silva no Europeu, apesar de ter sido o melhor marcador. Mas a verdade é que um joga com regularidade numa equipa de bom nível do campeonato alemão e o outro joga por vezes (e muitas vezes fora da sua posição) na equipa B do Porto. Acho que aqui o que estragou o processo de evolução foi a presença do Gonçalo. Nem saiu por empréstimo nem subiu definitivamente para a equipa A e acabou por retardar um pouco a evolução do André na minha opinião. Acredito que para o ano, com os índices de confiança renovados, o André comece a explodir.

O Tomás já acho que seja um caso diferente. Falta-lhe mais intensidade, mais agressividade e talvez um pouco mais de concentração. Eu gosto bastante do jogador e acho que tem bastante qualidade. Mas penso que para singrar na equipa A vai ter de evoluir mais, principalmente nesses aspectos.
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
o André e o Tomás (e eventualmente outros) terão mais oportunidades na equipa principal na próxima época. é isso que poderá vir a fazê-los evoluir ainda mais, mostrando (ou não) capacidades para se manterem por lá.

esta época iria ser sempre complicado.
com Jackson, Aboubakar e Gonçalo o espaço do André era diminuto, ainda para mais considerando que nem todos podem ser como o Rúben e "saltar" a equipa B. no caso do Tomás, com Casemiro, o próprio Rúben e ainda o Campaña, a situação era em tudo semelhante.
com o Julen a ter um ano de casa, com a equipa já mais rodada e com menos necessidade de nos focarmos na consolidação da mesma, em princípio haverá mais condições para as oportunidades que não surgiram esta época.

principalmente para o André. o que tem sido o espaço do Gonçalo esta temporada pode ser o dele na próxima.
 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Parabéns ao Paulinho, que um ano após sair do F.C.Porto consegue o passaporte desde a Sanjoanense para Liverpool.
 

Sergio7

Bancada central
2 Julho 2012
2,494
2,406
Conquistas
4
34
  • Alfredo Quintana
  • Ricardo Quaresma
  • Bobby Robson
  • Deco
Andamos com falta de bons centrais na equipa B e anda o Lima Pereira no Guimarães B e o Hugo basto no Arouca.
Isto doí na minha cabeça de portista
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Sergio7 disse:
Andamos com falta de bons centrais na equipa B e anda o Lima Pereira no Guimarães B e o Hugo basto no Arouca.
Isto doí na minha cabeça de portista
Rui Gomes quis o Hugo Basto na equipa B mas por 11 mil euros que se tinha de pagar ao Boavista não veio.
No lugar dele veio um tal de Anderson que ainda houve aqui quem dissesse que esse jovem brasileiro tinha sido uma grande revelação na Taça dos Libertadores. Acho que neste momento nem clube tem no Brasil.

Lima Pereira nunca soube porque é que saiu da equipa de juniores. Parece um assunto tabú.
 

Sergio7

Bancada central
2 Julho 2012
2,494
2,406
Conquistas
4
34
  • Alfredo Quintana
  • Ricardo Quaresma
  • Bobby Robson
  • Deco
Isto anda a acontecer vezes a mais ultimamente, jogadores que saem - só Deus sabe porquê- e depois ficamos com pseudo estrelas sul americanas.
Eu costumava ver futebol de formação para descomprimir mas ultimamente só doí, com estas decisões burocráticas!