Exercício físico e alimentação

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,349
40,152
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
sinal disse:
LOL Não foi.
Era uma dieta com um pouco de tudo. As quantidades baixaram, tanto de HC como gordura, mas não eram baixas. O que mudou é que a alimentação é que se tornou mais variada.
Introdução de mais peixe e carne brancas.
Eliminação do pão branco (usar pão escuro ou mistura).
Refrigerantes banidos.
Comer mais fruta (2 a 3 peças por dia) e saladas.
Reduzir o açucar (por exemplo, arranjar um substituto, stevia).
Pois o baixo e o alto é sempre relativo..

 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,151
5,025
A alimentação é claramente o factor chave (e contra mim falo). Só o facto de trocar o habitual refrigerante por água já faz diferença.

Durante o ano sou capaz de treinar praticamente todos os dias, mas como não tenho uma boa alimentação estou sempre com peso a mais. Tenho 80 Kg neste momento. Queria ter no máximo, 75.

Em relação à musculação, já fiz ginásio mas deixei porque andava sempre cansado, depois ia poucas vezes e andava a deitar dinheiro fora. Acho que é um bom complemento porque ajuda a tonificar e a ganhar força. Mas para perder peso uma boa alimentação e uma actividade física regular penso que são suficientes.
 
S

sinal

Guest
Já agora, quem quer queimar calorias e não pode praticar nenhum desporto. Façam sexo, numa hora podem queimar 900 KCal
hehehe
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Apenas para acrescentar a minha alimentação actual:

Pequeno almoço: Peça de fruta

Almoço: Salada; Arroz ou Massa; Carne ou peixe (Evito as carnes mais pesadas e não estou a comer batata nem pão); Sobremesa como uma peça de fruta

Lanche: Iogurte

Jantar: Salada; arroz ou Massa; Carne ou peixe (Evito as carnes mais pesadas e não estou a comer batata nem pão) Sobremesa como uma peça de fruta

PS: Não bebo refrigerantes nem bebidas alcoólicas e não como nenhum tipo de pão.
 
S

sinal

Guest
Oh Philipp esse pequeno-almoço é fraquinho! Tens de começar o dia com combustível, uma peça de fruta é muito pouco.
 

DigitalWitness

Bancada lateral
1 Abril 2015
976
0
Neste momento só faço duas refeições por dia. Almoço e jantar, sem sobremesas nem entradas nem lanches nem pequenos-almoços. Não sei até que ponto será benéfico para mim, mas consegui-me adaptar bem por nunca tenho fome para o pequeno-almoço nem para o lanche.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
sinal disse:
Oh Philipp esse pequeno-almoço é fraquinho! Tens de começar o dia com combustível, uma peça de fruta é muito pouco.
Estou a tentar comer o menos possível. E neste momento estou com outro problema. Tenho um micro traumatismo no pé esquerdo que me obriga a para entre 3 e 5 dias. Agora apenas na segunda feira vou retomar o meu treino diário.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,349
40,152
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
DigitalWitness disse:
Neste momento só faço duas refeições por dia. Almoço e jantar, sem sobremesas nem entradas nem lanches nem pequenos-almoços. Não sei até que ponto será benéfico para mim, mas consegui-me adaptar bem por nunca tenho fome para o pequeno-almoço nem para o lanche.
Evoluímos com períodos de Jujum não a comer a toda hora,  se te sentes bem continua..
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,995
12,387
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
DigitalWitness disse:
Neste momento só faço duas refeições por dia. Almoço e jantar, sem sobremesas nem entradas nem lanches nem pequenos-almoços. Não sei até que ponto será benéfico para mim, mas consegui-me adaptar bem por nunca tenho fome para o pequeno-almoço nem para o lanche.
só por curiosidade: há quanto tempo fazes isso?
 

TLG

Arquibancada
3 Junho 2014
310
4
Ok Pessoal, vou tentar ser o mais abrangente possível, de uma forma simples.
Alimentação: o + importante na equação de perda/ganho de peso/alterações da composição corporal. Porque coloquei alterações na composição corporal? Um erro que acontece muitas vezes é a restrição calórica sem ter atenção à componente macro (razão entre Hidratos/Proteínas/Gorduras), o q quero dizer com isto, o individuo reduz o seu aporte calórico, mas mantém um consumo alto de HC e Gorduras e baixo de Proteínas, o que vai acontecer é que vai reduzir o peso, mas com grande probabilidade vai manter a sua composição igual, ou seja, vai perder gordura juntamente com massa muscular, o que não queremos de todo, penso que já ouviram falar no termo skinny-fat? São indivíduos que apesar de magros mantém uma quantidade elevada de massa gorda. Como podemos alterar isto? Aumentar o nosso consumo de proteínas, não só pela saciedade que nos dá, mas de forma a evitarmos que aconteça catabolismo muscular (aqui entra tb o treino, mas falamos mais à frente sobre isso).Então quando pensamos na nossa alimentação, o 1º conselho q vos dou é em todas as vossas refeições terem uma fonte proteica. 2º Ponto ter em atenção o vosso consumo de HC, sendo esta a fonte de energia que o corpo utiliza preferencialmente (exceto em keto, mas posteriormente falo sobre isso para não criar confusão), vamos imaginar o António que quer aumentar o seu peso e massa muscular, o seu consumo pode ser mais elevado, mas o Dragon_Forever que quer perder peso, o seu consumo terá de ser inferior, de forma a permitir que o corpo utilize as reservas de gordura, pois se estiverem constantemente a ingerir hidratos, o nosso corpo não sente necessidade de ir as nossas reservas de gordura. Ou seja num mundo ideal o nosso obj quer na perda/ganho de peso é diminuir gordura e manter/ganhar massa muscular, para quem está a iniciar ou tem uma percentagem de gordura elevada é possível perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, mas dando me a mim como exemplo que já estou num nível avançado e que tenho um nível alto de massa muscular e reduzido de gordura, tenho de alternar fazes de aumento de peso, com fazes de perda de peso, o chamado bulking e cutting (depois volto a este tema para não criar confusão).
Vou dar um exemplo prático de um dia MEU de alimentação (o meu vai em maiúsculas pq é em função das minhas necessidades diárias)
Ref1: Ovos (5 claras e 1 gema) + aveia + frutos vermelhos
Ref2: Whey + Banana (geralmente é o meu pré treino)
Ref3: Sopa+ Peito de Frango+ arroz + vegetais
Ref4:Frango+batata doce+ vegetais
Ref5: Sop +Frango ou peixe+ batata doce+ vegetais
Ref6: Iogurte grego + amêndoas
As quantidade variam em função da fase me q me encontro e aqui entra algo que vou falar a seguir, vcs tem 2 opções, ou adotar o método das porções (para quem não quer ter muito trabalho é o ideal), ou calcularem as vossas necessidades calóricas (quem tiver interessado eu depois faço-vos isso), comprar uma balança na worten de cozinha q custa 20 euros, sacar a aplicação My Fitness Pal e começarem a pesar comida, isto para quem nunca ouviu falar, pode parecer estranho, mas é a forma mais precisa q vão encontrar para ir de encontro as vossas necessidades calóricas, ou seja, quantas calorias/HC/Prot/Gord precisam, quer para ganhar quer para perder peso.
Mas uma coisa de cada vez para não tornar isto muito complicado, amanha continuo, que ainda preciso de falar de mais algumas coisa sobre alimentação, de forma a ficar o mais completo possível.
 

DigitalWitness

Bancada lateral
1 Abril 2015
976
0
Barrigana disse:
só por curiosidade: há quanto tempo fazes isso?
Comecei outra vez à pouco tempo, mas fiz isto basicamente desde o 7º ao 12º anos e nunca precisei de fazer grande exercício para manter um peso estável (~75 kg). Mal entrei para a faculdade engordei porque passei a comer mais mantendo o mesmo nível de exercício. Agora estou no 3º da faculdade e tenho corrido e comido dentro dos limites, só que está difícil porque fumo semi-regularmente e fico fodido da respiração antes de ficar cansado das pernas.

Mas acho que só vou manter esta fase de cutting até atingir o peso ideal de 75 ou 76 kg. Depois logo se vê.
 

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
51
Lisboa
Já me aconteceu algumas vezes ir correr e ficar com fraqueza, o que quer dizer que não comi o suficiente, e o corpo está a usar as energias que não devia que são os músculos right?
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
DigitalWitness disse:
Comecei outra vez à pouco tempo, mas fiz isto basicamente desde o 7º ao 12º anos e nunca precisei de fazer grande exercício para manter um peso estável (~75 kg). Mal entrei para a faculdade engordei porque passei a comer mais mantendo o mesmo nível de exercício. Agora estou no 3º da faculdade e tenho corrido e comido dentro dos limites, só que está difícil porque fumo semi-regularmente e fico fodido da respiração antes de ficar cansado das pernas.

Mas acho que só vou manter esta fase de cutting até atingir o peso ideal de 75 ou 76 kg. Depois logo se vê.
Começaste foi a ires às queimas e beberdes as tcerveijas e os binhos ahaha
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Eu fazia isso de pesar os alimentos.

Depois como mantenho sempre uma dose semelhante, deixei de pesar porque calculo igual (dado que o tamanho é sempre semelhante).

E.g. 100g de aveia é  uma taça que tenho cheia. Uma tijela de chocapitos do lidelo são por norma, mais leite, 750kcal. Um iogurte é 150kcal. Um grego salvo erro idem.

Etc etc etc. Mais na carne é que é necessário, mas dá sempre para arredondar.

Eu por norma tento meter para cima das 2500 para o caso de me ter enganado.

Quanto às porções hidratos/proteina/gorduras, concordo. Não calculo, porque não tenho alimentação variada, mas sei mais ou menos por alto.

Já agora, convém referir  que o TLG pratica modalidade de fisioculturismo possivelmente, então, por exemplo, para mim, posso seguir uma dieta distinta dado que não pratico (nem praticarei) a modalidade. Alguém que seja ciclista idem, etc.

Mas a ideia é a mesma, ser minimamente rigoroso e saber o que se come e o que se exercita.

E nem é a questão das gajas, da praia, e afins.

É por exemplo teres que levantar um móvel em casa e conseguires, teres que pegar nos teus filhos e correr e conseguires, etc. Situações de dia a dia (algumas comuns, outras que podem ser de perigo e que até podem nunca surgir na vida) para as quais devemos estar fisicamente e mentalmente preparados.

Outra coisa: Performance.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,988
26,092
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
se eu coloco aqui as sapatilhas que uso para correr serei gozado para todo o sempre:(

Edit: se pedirem eu coloco na mesma:)

Engraçado como o movimento do exercício físico estava silenciado neste fórum... Podíamos era organizar uma corrida solidária com membros do fórum (revertendo os fundos para um tal de MiguelDeco) Lol, mas sempre com a vertente competitiva claro...