Fair play financeiro e Gestão Financeira do Clube

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,941
O Dr. Angelino Ferreira que faz agora?

Não seria ele a pessoa ideal para se candidatar a presidente da sad e suceder a PdC?
Tem o respeito dos portistas como poucos (pelo menos o meu tem), tem experiência e conhece as contas da sad como ninguém, e finalmente gosta de rigor e seriedade que sempre considerei apanágio do clube...

NunoVN

Bancada lateral
8 Março 2012
907
4
35
Porto
Qual o suposto prazo que temos de cumprir para fazer os tais 100 e tal milhões de euros em vendas?

NunoVN

Bancada lateral
8 Março 2012
907
4
35
Porto
loool322 disse:
Fim deste mes se não estou em erro.
Portanto temos um mês, mais coisa menos coisa, para fazer vendas no valor de 100M€ e:

- Não temos treinador;
- Não temos definição de plantel;
- Não temos noticias de nada porque a nossa administração parece que pensa que os sócios não têm a ver com o assunto;
- Temos um buraco financeiro e desportivo que não fundo.

E trabalhar não? Que barco à deriva... Onde já se viu tamanha borrada no FCPorto? Nesta altura já deviamos ter tudo estudado: vendas, compras, contactos com empresários, jogadores alinhados, estágio preparado e não temos coisa nenhuma. Será que ninguém mete a mão na consciência? Anda tudo a dormir?

loool322

Bancada central
19 Agosto 2016
1,756
1,124
NunoVN disse:
Portanto temos um mês, mais coisa menos coisa, para fazer vendas no valor de 100M€ e:

- Não temos treinador;
- Não temos definição de plantel;
- Não temos noticias de nada porque a nossa administração parece que pensa que os sócios não têm a ver com o assunto;
- Temos um buraco financeiro e desportivo que não fundo.

E trabalhar não? Que barco à deriva... Onde já se viu tamanha borrada no FCPorto? Nesta altura já deviamos ter tudo estudado: vendas, compras, contactos com empresários, jogadores alinhados, estágio preparado e não temos coisa nenhuma. Será que ninguém mete a mão na consciência? Anda tudo a dormir?
Amigo infelizmente é a situação que o clube está. Depois para vender vai se vender a preço de saldo com o tempo a esgotar e com a nossa situação a ser mais que sabida pelos outros clubes.. Este ano vai ser bonito vai

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,941
Dá a impressão que a direção foi de férias com os jogadores...

Ninguém diz nada, soubemos pela CMVM que NES já não era treinador...

Se não fosse FJM no Porto Canal, eu ficava convencido que estávamos piores que o 1860 Munique.

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
3,634
1,537
Eu só espero que as pessoas que dirigem o clube neste momento se lembrem durante este mês que falta, por cada ano de prejuízos como o ano passado, são precisos pelo menos 5 anos para recuperar o perdido (isto visto de uma perspetiva muito positiva). Isto não é brincadeira nenhuma, querem brincar com o fogo, brinquem nas vossas empresas. O FC Porto é dos adeptos, não é do Pinto da Costa, nem do camaleão do filho, nem do Fernando Gomes, nem do Caldeira e por aí fora... Os vossos filhos e netos também tem direito a ver um FC Porto campeão, não um clube a viver na sombra de 30 anos de glória, em que a única coisa que se celebra são os 30 anos de Viena. 

É que eu já estou a ver o filme, vamos apresentar prejuízos mais uma vez colossais, e mesmo assim vai ser feito um orçamento em tudo idêntico para a próxima época. Isto a acontecer só pode significar uma coisa, quem nos dirige, não quer o bem do clube.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,941
Se desportivamente tem sido um desastre, financeiramente não se entende muito bem porque o clube atravessa tantas dificuldades.

Na época de Lopetegui, foram batidos os recordes de receitas de venda de jogadores. Temos participado na Champions, atingimos os quartos e oitavos de final nestas últimas 4 épocas...

Para onde está a ir o dinheiro e a que se deve tanto prejuízo?

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,296
42,878
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
@Eclipsisboy
@Jovetic8

Eu posso estar a interpretar mal ,mas os 115 milhões em vendas neste exercício é "apenas" para contabilisticamente atingirmos break even neste exercício, o lucro projectado é de 2 milhões e pouco. Para sairmos da alçada do FPF precisávamos de fazer 30 milhões de lucro.

A multa de 1 milhão é precisamente por não atingirmos o lucro para contrabalançar com os prejuízos dos exercícios anteriores.

O clube não "fecha" mas se continuar a ter prejuízos nos exercícios de certeza que nos tiram da competições europeias tal como aconteceu com o Galatasaray.

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
Gelsenkirchen disse:
@Eclipsisboy
@Jovetic8

Eu posso estar a interpretar mal ,mas os 115 milhões em vendas neste exercício é "apenas" para contabilisticamente atingirmos break even neste exercício, o lucro projectado é de 2 milhões e pouco. Para sairmos da alçada do FPF precisávamos de fazer 30 milhões de lucro.

A multa de 1 milhão é precisamente por não atingirmos o lucro para contrabalançar com os prejuízos dos exercícios anteriores.

O clube não "fecha" mas se continuar a ter prejuízos nos exercícios de certeza que nos tiram da competições europeias tal como aconteceu com o Galatasaray.
Sim a multa é um aviso, eu é que pensei pela maneira como se falava do assunto nos últimos tempos que já estava-mos a jeito de ficar de fora das competições europeias.

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,966
49,792
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Gelsenkirchen disse:
@Eclipsisboy
@Jovetic8

Tu até 30 milhões de prejuízo podes ter.

É o máximo que a Uefa permite entre 2013 e 2016.

Penso que não temos de ter 30
Milhões de lucro.

Agora os 115 milhões seriam para equilibrar as contas! Agora o pior é fazê-los.

Nunca deveríamos ter deixado chegar a este ponto.

Agora toda a gente sabe que a melhor forma de cumprir com estas projeções e fazer o que se faz em qualquer empresa.. despedimentos.

Aqui não são despedimentos mas sim as vendas dos emprestados, que além da mais valia de transferência da para poupar nos salários.

Se saírem por exemplo Casillas e Maxi aqui só em salários já poupas 9 milhões.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,296
42,878
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Jovetic8 disse:
Sim a multa é um aviso, eu é que pensei pela maneira como se falava do assunto nos últimos tempos que já estava-mos a jeito de ficar de fora das competições europeias.
Passamos do aviso para multa, já não deve faltar muito para ficarmos fora das competições europeias...

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,296
42,878
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Eclipsisboy disse:
Tu até 30 milhões de prejuízo podes ter.

É o máximo que a Uefa permite entre 2013 e 2016.

Penso que não temos de ter 30
Milhões de lucro.

Agora os 115 milhões seriam para equilibrar as contas! Agora o pior é fazê-los.

Nunca deveríamos ter deixado chegar a este ponto.

Agora toda a gente sabe que a melhor forma de cumprir com estas projeções e fazer o que se faz em qualquer empresa.. despedimentos.

Aqui não são despedimentos mas sim as vendas dos emprestados, que além da mais valia de transferência da para poupar nos salários.

Se saírem por exemplo Casillas e Maxi aqui só em salários já poupas 9 milhões.
Sim é triste chegar a este ponto mas depois da miséria que foi o último mercado em termos de vendas já se sabia que ia ser assim.

As saídas do Casillas e Maxi são essenciais para o equilíbrio das contas e mostrar que estamos a tomar medidas para equilíbrio entre as despesas e as receitas.

Exige se que o sem numero de jogadores que temos sob contrato que nunca vão ter hipótese de jogar no NGC ,sejam vendidos ou dados.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
mesenga disse:
Se desportivamente tem sido um desastre, financeiramente não se entende muito bem porque o clube atravessa tantas dificuldades.

Na época de Lopetegui, foram batidos os recordes de receitas de venda de jogadores. Temos participado na Champions, atingimos os quartos e oitavos de final nestas últimas 4 épocas...

Para onde está a ir o dinheiro e a que se deve tanto prejuízo?
Confesso que gosto destas perguntas, infindáveis discussões sobre o tema já se travaram neste fórum mas de quando em quando lá aparece esta pergunta.

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,966
49,792
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Gelsenkirchen disse:
Sim é triste chegar a este ponto mas depois da miséria que foi o último mercado em termos de vendas já se sabia que ia ser assim.

As saídas do Casillas e Maxi são essenciais para o equilíbrio das contas e mostrar que estamos a tomar medidas para equilíbrio entre as despesas e as receitas.

Exige se que o sem numero de jogadores que temos sob contrato que nunca vão ter hipótese de jogar no NGC ,sejam vendidos ou dados.
É isto! Primeiro livrarmo-nos dos excedentarios, conseguindo o maximo que pudermos e com isso pouparmos também nos salários.

E então depois sim, passar para os que compõe o plantel principal é vender alguns, por muito que nos custe. :/

Tenho pena de ver partir grandes jogadores e profissionais como Casillas e Maxi, mas os salários são incomportáveis para a nossa realidade.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,742
8,111
Virou moda repetir-se à exaustão que necessitamos realizar 115M.

O dinheiro que precisamos fazer até 30 de Junho é sensivelmente o mesmo de cada uma das últimas três épocas.

E isso para não fechar no vermelho.

Não há qualquer novidade nisto.

É sempre assim, todas as épocas.

Umas vezes essas vendas acontecem durante a época. Em Julho, Agosto, Janeiro, Maio ou Junho.

Outras, seja por não haver propostas aceitáveis, seja por não se ter jogadores valorizados para o efeito, ou porque se assume o prejuízo, elas não se fazem.

O valor necessário realizar-se todos os anos é para colmatar a diferença entre os Proveitos e os Custos em cada uma das épocas.

Face aos nossos Custos, são neste momento necessários cerca de 80M em Mais-valias contabilísticas anuais.

E para fazer esses 80M de Mais-valias contabilísticas tornam-se necessárias vendas num valor superior.

Valor esse que varia conforme os jogadores vendidos.

Tendo em conta a percentagem do passe que dele detemos e o tempo de contrato em falta (Amortização).

A questão do Fair-Play Financeiro existe pelo facto de na época passada não termos feito qualquer venda relevante, tendo como consequência o desastroso prejuízo final de 58M. Sendo que, esta época, obviamente, por todos os motivos e mais algum, não poderemos repetir o prejuízo nem sequer andar lá perto, sob pena de sofrermos consequências.

Como não fizemos nenhuma venda relevante em Julho e Agosto de 2016, nem em Janeiro de 2017, temos até 30 de Junho de 2017 (último dia do exercício da época de 2016/17) para fazer o valor necessário e não fechar a época no vermelho.

Não há aqui qualquer novidade na necessidade de termos que realizar esse valor.

É uma necessidade em todas as épocas. Seja um pouco menos. Seja um pouco mais.

E que, caso não vá sendo coberta, vai-nos destruindo o Capital Próprio e a liquidez.

Para aliviar essa necessidade anual temos que urgentemente baixar os Custos Salariais em cerca de 15/20M época. Ou seja, para os níveis anteriores à época de 2014/15.

É o passo fundamental para termos de novo o equilíbrio e a liquidez necessária.

Esqueçam a contratação de jogadores com o perfil financeiro e desportivo de Casillas, Maxi, Osvaldo, etc... Completamente sem sentido. Estejamos bem ou estejamos mal.

Esqueçam jogadores emprestados de outros clubes, que para além de serem caros e de não ficarem cá, irão retirar o lugar aqueles que, esses sim, devem ser os nossos alvos.

Jogadores jovens, cheios de potencial e revendáveis três ou quatro épocas depois.

Como sempre foi. Como sempre nos demos bem. E como tem que ser.

E claro, produzir o máximo possível na nossa formação.

Uma gestão competente.

E de boa-fé.

Tendo em conta estritamente os interesses únicos do Clube e em caso algum das pessoas que o dirigem.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
http://www.maisfutebol.iol.pt/contas/fc-porto/sporting-935-mil-euros-por-moutinho-e-a-divida-ao-fundo-por-joao-mario

Uma coisa interessante no r&c do Sporting o detalhe dos passivos contingentes.

Já me tinham dito que a cmvm tinha implicado com a sua não divulgação. Espero que tenha sido com todas as SAD's e não apenas com a do Sporting.

Seria interessante saber todas as % de potenciais mais valias que já forem "oferecidas" a terceiros.  De certeza que ainda ficaria mais claro o carácter altruísta da direção da nossa SAD.

jamesrodriguez

Bancada lateral
22 Julho 2016
822
447
O sr. Presidente ainda há um ano recusou vender o Danilo, o Herrera e o André Silva por 95 milhões. Certamente que esta época não terá problema nenhum em realizar os 115M€ projetados.

Estou mais do que confiante! Para o ano é que vai ser!

Samsa

Superior
26 Maio 2017
44
0
Lisboa
Uma questão para a qual eu não sei a resposta. Em que rubrica se enquadra isto:
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2017/03/27/fc-porto-ja-antecipiu-81-milhoes-de-euros

Para além de fazer disparar o nosso passivo, tenho ideia de que os empréstimos bancários não entram nas contas de receitas ou custos, excepto os juros como despesa.
Mas a notícia refere que, desses 81 milhões, 57,6 deles foram parte duma negociação com a própria Altice ao abrigo do contrato celebrado. Ora, não fará este valor parte das receitas na rubrica de TV (ou mesmo publicidade) nas nossas contas? Não reduz este valor a pressão de vender ao desbarato para atingir os tais 9,1 milhões de lucro que nos permite sair da alçada de incumprimento do FPF?