domribeiro disse:
Obrigado.
Depois de ler não, fico com a sensação o break-even que eles falam será o mesmo que serve de toda a analise do FPF, ou seja sempre a soma dos resultados dos 3 últimos exercícios.
Certo que desde logo isso causa confusão pois neste momento temos
2015 - + 19
2016 - - 58
2017 - ?
por isso para conseguir os 30 em 2017 teríamos de ter positivos em 9M o que não me parece nada provável.
Por isso já não digo nada.
Sim, percebeste bem. São 9M, é possível mas muito apertado: era preciso fazer várias vendas antes do final de Junho. Mas o mais complicado não é o cumprimento neste ano, mas sim no ano que vem. É que aí os 19M de 2015 desaparecem e já só podemos ter um défice somado de 20M.
Portanto para cumprir isto (pelos mínimos) precisamos na hipótese mais favorável:
2017- +9M
2018- +29M (e aqui ainda não há as receitas do novo contrato televisivo)
2019- -48M (negativos)
2020- (aqui já não sei, não me lembro qual é o valor de break even obrigatório, acho que era um prejuízo de 5M... se for assim era preciso ter um lucro de 14M; se for mesmo para atingir o zero seria preciso 19M)
E depois há limitações nas incrições e restrição salarial a fazer e mais umas coisas
É preciso recordar que para cumprir já nesta época, é preciso que tenhamos cumprido nas restantes rubricas o orçamentado (acho que houve deslizes e a multa de 700k à UEFA é um extra não orçamentado) e mesmo assim é preciso vender mais do que os 115M até ao final deste mês (porque o que estava orçamentado, salvo erro, era 2M de lucro).
Em relação a 2018 há uma parte importante: a restrição salarial pode ter um impacto grande: a poupança de 7M líquidos (Maxi e Casillas salvo erro andariam no total por aí) são próximo de 15M brutos gastos pelo clube que competem com 15M de mais valias (o que equivale à venda de um Brahimi, praticamente). Se pouparmos em mais alguns salários pode conseguir-se uma melhoria razoável.
A partir de 2019 fica mais fácil, começam a entrar os novos contratos televisivos e (se tivermos cumprido até aí, o que não me acredito) os valores necessários são bem mais moderados.
É importante cumprir 2017, porque 2018 dificilmente vamos cumprir.