Fair play financeiro e Gestão Financeira do Clube

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Jovetic8 disse:
O Depoitre acabou por ser o único falhanço em termos de contratações. (...)
Não sei se o classificaria como falhanço, eu pessoalmente não entendo essa contratação....

Mas não podemos esquecer o também termos contratados 2 defesas esquerdos....

Jovetic8 disse:
(...)  O descalabro financeiro tornou-se inevitável a quando dos negocios Danilo/Alex Sandro.
Não digas isso que o pessoal por aqui apelida-te de louco

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
domribeiro disse:
Não sei se o classificaria como falhanço, eu pessoalmente não entendo essa contratação....

Mas não podemos esquecer o também termos contratados 2 defesas esquerdos....

Não digas isso que o pessoal por aqui apelida-te de louco
Alex Telles e Layun foram boas contratações, o Maxi é que não devia existir no nosso plantel. Layun fazia o lugar dele melhor e recebendo menos de metade secalhar.

Por acaso acho que a maior parte do pessoal já reconhece que Danilo/Alex Sandro foram o pronuncio de algo muito errado.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
hawkeyes disse:
O que é para ti o défice 'operacional' que a UEFA refere no acordo e que tem de ser sistematicamente reduzido nos próximos anos (30, 20, 10)?...
Sem ler sequer o comunicado da UEFA convém referir que o break Even referido no FPF é sempre relacionado com os resultados dos últimos 3 exercícios (com algumas condicionantes - p.e. gastos com infraestruturas não contam).

PS: já agora alguém me arranja o link do comunicado original da UEFA, mas mesmo o original nada de reproduções de jornais.

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
domribeiro disse:
Sem ler sequer o comunicado da UEFA convém referir que o break Even referido no FPF é sempre relacionado com os resultados dos últimos 3 exercícios (com algumas condicionantes - p.e. gastos com infraestruturas não contam).

PS: já agora alguém me arranja o link do comunicado original da UEFA, mas mesmo o original nada de reproduções de jornais.
http://www.uefa.org/mediaservices/newsid=2476788.html

jozé

Arquibancada
15 Julho 2015
448
0
Casa onde não há pão...Mas esta SAD continua credível junto dos adeptos, prova disso mesmo foi o resultado das eleições passadas: a maioria dos sócios ratificou a sua actuação.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,285
45,132
Conquistas
7
109
hawkeyes disse:
O que é para ti o défice 'operacional' que a UEFA refere no acordo e que tem de ser sistematicamente reduzido nos próximos anos (30, 20, 10)?...
pois, era isso que eu queria saber ao certo também...

quer dizer que o clube só pode ter um défice de 10M daqui a uns anos? nas contas de uma época?

ou so pode ter esse defice de 10M nas contas de 3 épocas?

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,285
45,132
Conquistas
7
109
domribeiro disse:

então 'podemos' ter um défice de 30M na próxima época tendo em conta as ultimas 3...depois de 20M tendo em conta as ultimas 3, etc...

é isso?

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Jovetic8 disse:
Obrigado.

Depois de ler não, fico com a sensação o break-even que eles falam será o mesmo que serve de toda a analise do FPF, ou seja sempre a soma dos resultados dos 3 últimos exercícios.

Certo que desde logo isso causa confusão pois neste momento temos

2015 - + 19
2016 -  - 58
2017 - ?

por isso para conseguir os 30 em 2017 teríamos de ter positivos em 9M€ o que não me parece nada provável.

Por isso já não digo nada.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,667
28,158
Gaia
O trabalho enorme do FJM só terá correspondencia efetiva e traduzida em campo caso as velharias caquéticas e ornamentais do clube se vao embora.

Chega de gente velha sem ideias e sem rumo e sem futuro.
Renovem a sad, Projetos novos, gente nova e NOVA DINAMICA.

Se outros da sad já muito deram ao clube, este FG deu 3 anos de decisoes e afirmaçoes grotescas, nada fez nada acrescentou a não ser prejuizo e disparates. Rua ...... se possivel acompanhado.

rolling

Bancada lateral
9 Maio 2016
500
34
domribeiro disse:
Obrigado.

Depois de ler não, fico com a sensação o break-even que eles falam será o mesmo que serve de toda a analise do FPF, ou seja sempre a soma dos resultados dos 3 últimos exercícios.

2015 - + 19
2016 -  - 58
2017 - ?

por isso para conseguir os 30 em 2017 teríamos de ter positivos em 9M€ o que não me parece nada provável.

Sim, percebeste bem. São 9M, é possível mas muito apertado: era preciso fazer várias vendas antes do final de Junho. Mas o mais complicado não é o cumprimento neste ano, mas sim no ano que vem. É que aí os 19M de 2015 desaparecem e já só podemos ter um défice somado de 20M.

Portanto para cumprir isto (pelos mínimos) precisamos na hipótese mais favorável:
2017- +9M
2018- +29M (e aqui ainda não há as receitas do novo contrato televisivo)
2019- -48M (negativos)
2020- (aqui já não sei, não me lembro qual é o valor de break even obrigatório, acho que era um prejuízo de 5M... se for assim era preciso ter um lucro de 14M; se for mesmo para atingir o zero seria preciso 19M)

E depois há limitações nas incrições e restrição salarial a fazer e mais umas coisas

É preciso recordar que para cumprir já nesta época, é preciso que tenhamos cumprido nas restantes rubricas o orçamentado (acho que houve deslizes e a multa de 700k à UEFA é um extra não orçamentado) e mesmo assim é preciso vender mais do que os 115M até ao final deste mês (porque o que estava orçamentado, salvo erro, era 2M de lucro).

Em relação a 2018 há uma parte importante: a restrição salarial pode ter um impacto grande: a poupança de 7M líquidos (Maxi e Casillas salvo erro andariam no total por aí) são próximo de 15M brutos gastos pelo clube que competem com 15M de mais valias (o que equivale à venda de um Brahimi, praticamente). Se pouparmos em mais alguns salários pode conseguir-se uma melhoria razoável.

A partir de 2019 fica mais fácil, começam a entrar os novos contratos televisivos e (se tivermos cumprido até aí, o que não me acredito) os valores necessários são bem mais moderados.

É importante cumprir 2017, porque 2018 dificilmente vamos cumprir.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,844
31,072
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Psycho_Co disse:
Confio no NGP e na capacidade de Fernando Gomes para resolver esta situação da melhor maneira e tirar o clube desta supervisão passista.
Cuspi-me todo...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,844
31,072
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Bom, por um lado a multa não é grave, e pode ser que sirva de lição...

Grave é a publicidade negativa e o facto de todos os clubes do mundo saberem que estamos em gestão financeira externa durante os próximos anos. O nosso poder negocial fica extremamente abalado...

forcadragoes

Bancada central
21 Abril 2016
2,375
1,229
Conquistas
2
Paris
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
A culpa é a sad a 100% como é possível de tentas vendas milionários ficamos assim como é possível uma gestão desta. Que pague a sad com o dinheiro deles.

devil may cry

Tribuna
18 Julho 2006
4,679
823
Genebra
domribeiro disse:
Obrigado.

2015 - + 19
2016 -  - 58
2017 - ?

lendo  melhor os regulamentos fico com a ideia que essa "margem" de 30M nem se aplicava de todo no nosso caso (antes de fazermos um acordo com a UEFA) pois o regulamento  define as condiçoes de tal "waiver":

The regulations do  allow  the club to have an aggregate deficit greater  than €5m, but only if such excess is entirely covered by unconditional contributions from equity participants  and  /or  related parties"

https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/uk/Documents/sports-business-group/deloitte-uk-the-break-even-requirement.pdf

Eu compreendo que os 30 M sao autorizados em caso de aumento de capital, senao o limite é normalmente de 5M, no nosso caso estamos a milhas de atingir os minimos dos minimos 

no entanto, nao encontrei indicaçoes que o break even é no resultado operacional unicamente, por isso entendo que a venda de jogadores é considerado como um "income" aceitavel para contra balançar os custos operacionais

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,331
11,406
forcadragoes disse:
A culpa é a sad a 100% como é possível de tentas vendas milionários ficamos assim como é possível uma gestão desta. Que pague a sad com o dinheiro deles.
Possível é porque temos orçamentos com défices primários enormes e as vendas só já estão destinadas a tampar esse buraco. Por exemplo este ano foi orçamentado 100 milhões em vendas só para tapar o buraco.
Andamos anos convencidos que ser campeão de vendas no defeso dava direito a taça para o Museu. Obviamente que acho que muita gente meteu dinheiro aos bolsos (muitas até documentadas nos relatórios é contas), mas não enganaram ninguém pois a necessidade de vendas para ficar break even sempre esteve espelhado nos orçamentos.

rolling

Bancada lateral
9 Maio 2016
500
34
devil may cry disse:
lendo  melhor os regulamentos fico com a ideia que essa "margem" de 30M nem se aplicava de todo no nosso caso (antes de fazermos um acordo com a UEFA) pois o regulamento  define as condiçoes de tal "waiver":

The regulations do  allow  the club to have an aggregate deficit greater  than €5m, but only if such excess is entirely covered by unconditional contributions from equity participants  and  /or  related parties"

https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/uk/Documents/sports-business-group/deloitte-uk-the-break-even-requirement.pdf

Eu compreendo que os 30 M sao autorizados em caso de aumento de capital, senao o limite é normalmente de 5M, no nosso caso estamos a milhas de atingir os minimos dos minimos 

no entanto, nao encontrei indicaçoes que o break even é no resultado operacional unicamente, por isso entendo que a venda de jogadores é considerado como um "income" aceitavel para contra balançar os custos operacionais
Na última frase eles separam claramente as metas operacionais das financeiras. As financeiras são clara: éo défice financeiro. As operacionais parece-me que éo ponto em que falam da limitação da percentagem de salários em relação às receitas

Edit: parece que também limita os custos financeiros e as contratações em relação às vendas

• Porto agrees that, for the financial year ending in 2018 and for the financial year ending in 2019, the employee benefit expenses to revenue ratio as well as finance costs are restricted and that the net result from transfer activities is defined.

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
6,565
5,354
Pelo que percebi, foi feito um acordo entre o FCP e a UEFA, pelo que outras "regras" deixam de se aplicar.

O que vale agora é os défices máximos em 17 (30M), 18 (20M) e 19 (10M). Na época seguinte tem que haver lucro.

O FCP, cumprindo, tem que pagar um multa de 700m.

Assim sendo, só temos que agradecer à UEFA por ter vindo cá ajudar a por as contas em ordem. Alguns abutres vão ter que ir buscar alimento noutras paragens.

No entanto, quanto a mim toda a gente tem subestimado um "pormaior" deste castigo: -3 jogadores na UEFA 17/18, -2 em 18/19. Para quem não entende a importância disto, este jogo ajuda a avivar a memória:
https://www.zerozero.pt/jogo.php?id=4421547

Pois é, não havia laterais!

Vamos outra vez para a Champions com 3 centrais e 3 laterais. Muito mau.

Isto é a má gestão e influenciar directamente as hipóteses de vitória da equipa.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,464
19,290
Então afinal os 30M de prejuízo que podemos apresentar referem-se a 16/17 ou ao balanço dos ultimos 3 anos (14/15, 15/16, 16/17) ?  É que são coisas completamente diferentes...e se for o segundo caso é algo bicudo...

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
devil may cry disse:

O limite de 5M€ apenas entra em vigor em 2018, e aliás já se fala em adiar. Neste momento o bream-even é de 30M€.

E sim é no resultado líquido total. Sendo inclusive desconsiderados eventuais gastos com infraestruturas.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
rolling disse:
Sim, percebeste bem. São 9M, é possível mas muito apertado: era preciso fazer várias vendas antes do final de Junho. Mas o mais complicado não é o cumprimento neste ano, mas sim no ano que vem. É que aí os 19M de 2015 desaparecem e já só podemos ter um défice somado de 20M.

Portanto para cumprir isto (pelos mínimos) precisamos na hipótese mais favorável:
2017- +9M
2018- +29M (e aqui ainda não há as receitas do novo contrato televisivo)
2019- -48M (negativos)
2020- (aqui já não sei, não me lembro qual é o valor de break even obrigatório, acho que era um prejuízo de 5M... se for assim era preciso ter um lucro de 14M; se for mesmo para atingir o zero seria preciso 19M)

E depois há limitações nas incrições e restrição salarial a fazer e mais umas coisas

É preciso recordar que para cumprir já nesta época, é preciso que tenhamos cumprido nas restantes rubricas o orçamentado (acho que houve deslizes e a multa de 700k à UEFA é um extra não orçamentado) e mesmo assim é preciso vender mais do que os 115M até ao final deste mês (porque o que estava orçamentado, salvo erro, era 2M de lucro).

Em relação a 2018 há uma parte importante: a restrição salarial pode ter um impacto grande: a poupança de 7M líquidos (Maxi e Casillas salvo erro andariam no total por aí) são próximo de 15M brutos gastos pelo clube que competem com 15M de mais valias (o que equivale à venda de um Brahimi, praticamente). Se pouparmos em mais alguns salários pode conseguir-se uma melhoria razoável.

A partir de 2019 fica mais fácil, começam a entrar os novos contratos televisivos e (se tivermos cumprido até aí, o que não me acredito) os valores necessários são bem mais moderados.

É importante cumprir 2017, porque 2018 dificilmente vamos cumprir.
Em 2018 vais cumprir da mesma forma que cumprimos em 2013 (salvo o erro). Aumento de capital e lá vai o resto do estádio.