Velasquez,
Tendo em conta algumas referências que fizestes a respeito das minhas opiniões, depreendo que eu seja um dos visados da passagem deste teu post que abaixo cito:
\"Admito que haja socios que não querem saber disso, lá está, cada qual sabe de si e sustenta como pode, acredita no que quer e guarda o que a emoção lhe permite e escolhe...\"
Tal como te disse no post 2321, leio sempre com toda a atenção e interesse os teus textos e, na maior parte deles estou de acordo contigo. Mostras conhecimento e lucidez nos diversos \"dossiers\". Não foi por acaso que no Porto 5 slb 0, eu não entrei no Dragão sem antes ter a oportunidade de te conhecer e cumprimentar pessoalmente. O nosso encontro não foi fruto do acaso. Telefonei ao Antilamp e esperei pela tua chegada antes de entrar no Estádio que, como decerto te lembrarás, foi pouquíssimos minutos antes de o jogo se iniciar..
Sendo assim, talvez não fosse má ideia da tua parte, se tiveres possibilidade é claro, reler o meu post inicial, o nº2246.
Vou voltar a dizer-te: Respeita as opiniões dos outros por mais diferentes que sejam das tuas, e sobretudo sê cordial na forma como abordas as diferenças. Não podes ter a leviandade de achar que as tuas opiniões são o \"must\" do saber, e que cada uma das outras pessoas que pensa de maneira diferente de ti não o faz com argumentos e conhecimento válido, tal como insinuas. Por favor, não passes atestados de \"menoridade\" intelectual como a passagem que transcrevi do teu post indicia. Nem, no caso concreto do meu post, distorces o que realmente foi escrito e dito por mim. Eu também não tenho o hábito de escrever de \"cor\". E muito menos sou intelectualmente desonesto.
Sobre Fernando, e antes de ser novamente atacado, fica novamente a referência que é um jogador que me agrada, que eu aprecio. Isto para além de até ter sido um tipo de contratação que me dá um certo gozo ver o meu Clube fazer. Um jogador por quem ninguém dava \"nada\" mas que soubemos fazer crescer.
As apreciações que faço aos jogadores, por mais certas ou erradas que sejam, não estão influenciadas pelos eventuais afectos que eu possa ter para com eles. Desde muito cedo que me habituei a não sentir afecto ou idolatrar algum jogador, nem sequer Gomes. Quanto às saídas, fiquei calejado há muito com a perda de Futre e, no ano seguinte, com apenas um ano de Clube, com a de Rui Barros. Estou portanto à vontade nas apreciações que faço. Sou razoavelmente \"frio\".
A minha opinião foi puramente desportiva. Não teve nem tem em conta a maior ou menor rábula de qualquer um dos atletas em sair ou não do Clube. Nem do seu bom ou mau profissionalismo. Nem do seu passado antes de cá chegar, nem do que fez depois. Apenas se cingiu ao realizado e demonstrado com a nossa camisola.
E a minha opinião é tão só esta: Fernando não é o melhor trinco de sempre do Porto. Não é sequer o melhor que eu vi. Nem está nos três primeiros. Se faz favor, respeita a minha opinião, que, pasme-se, não é só minha.
Fernando não tiraria o lugar a André no Porto de Artur Jorge. Nem a Emerson no de Robson. Nem a Costinha no de Mourinho. Nem a Assunção no de Adriaanse e Jesualdo. E obviamente falo apenas daqueles que pude ver e acompanhar. Qualquer um desses que citei poderia perfeitamente ser titular no Porto de AVB, sem perda alguma.
Quanto a Emerson, é uma inverdade da tua parte quando afirmas que só se tornou titular com a tragédia sucedida com Rui Filipe. Emerson e Rui Filipe (mais solto) fizeram toda a pré-época no onze base, com Paulinho \"encostado\" para a lateral esquerda, precisamente devido à qualidade surpreendente que Emerson demonstrava. Jogaram e venceram a Supertaça e iniciaram o Campeonato.
Como podes ver, a tal história do \"falar de cor\" tem muito que se lhe diga...
No nosso \"onze\" existem vários \"indispensáveis\" que têm mercado \"alto\" e susceptíveis a propostas válidas e consequente saída... Rolando, Álvaro, Fernando, Moutinho, Guarín, Falcao, Hulk e Varela... Desses \"indispensáveis\" não dará para manter todos... e, na minha opinião, aceito como menos \"indispensável\" Fernando... Isso quer dizer da minha parte que não o quero no plantel? Que não serve? Que não tem qualidade? Não. Apenas que é, digamos assim, o elemento que, face a todos os condicionalismos, variáveis, nuances... acho menos \"indispensável\"... tão somente isso.
E, pelos vistos, a opinião de AVB e da SAD é a mesma.
Estou tranquilo.