Fernando

L

LuisC

Guest
Pois mirif, mas 13 pelo Raul do ano passado e muito bom, pelo Raul de há dois ou três anos e pouco.

O comportamento definiu o preço, nAo só mas que ajudou a definir ajudou.

B

bionic

Guest
Mas aí ficamos numa situação complicada, por causa da vontade do próprio Raúl e tivemos de puxar a corda até muito tarde, tal como acontece com o Quaresma. O Fernando parece ter bastante mercado, e para além disso, temos grande margem de tempo. Portanto, parece-me que vamos conseguir um bom valor. Tudo se parece conjugar para isso acontecer.

L

LuisC

Guest
Sim, no site finance futebol indicam os melhores pagos. E há salários doutro mundo em vários clubes.

A exemplo do ex nossos Lisandro e enorme Lucho.

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,803
1,773
> LuisC Comentou:

> Pois mirif, mas 13 pelo Raul do ano passado e muito bom, pelo Raul de há dois ou três anos e pouco.

O comportamento definiu o preço, nAo só mas que ajudou a definir ajudou.

eu sei bem que o valor foi mais baixo por culpa do jogador, mas espero que a SAD tenha aprendido alguma coisa com o exemplo passado. Com isto não quero fazer uma crítica à SAD, mas apenas uma chamada de atenção para que se mantenham atentos a fenómenos parecidos, evitando-os antes deles aparecerem e não perdendo dinheiro por isso.

B

bionic

Guest
E a luta que foi necessária para aumentar esse salário, chiça. Foi do caraças.

L

LuisC

Guest
Assim, vendemos bem e o jogador melhora claramente a sua posição salarial sem ser de outro mundo.

B

bionic

Guest
Bem, é bom que diminuamos estas expectativas. Eu dou-me por satisfeitissimo se forem 20 milhões de euros.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
> bionic Comentou:

> Bem, é bom que diminuamos estas expectativas. Eu dou-me por satisfeitissimo se forem 20 milhões de euros.

Certamente não será superior a isso, antes pelo contrário.

F

Flems

Guest
No total da transferência certo? É porque dificilmente vais receber isso na sua totalidade.

R

ROALMEIDA

Guest
Velasquez,

Tendo em conta algumas referências que fizestes a respeito das minhas opiniões, depreendo que eu seja um dos visados da passagem deste teu post que abaixo cito:

\"Admito que haja socios que não querem saber disso, lá está, cada qual sabe de si e sustenta como pode, acredita no que quer e guarda o que a emoção lhe permite e escolhe...\"

Tal como te disse no post 2321, leio sempre com toda a atenção e interesse os teus textos e, na maior parte deles estou de acordo contigo. Mostras conhecimento e lucidez nos diversos \"dossiers\". Não foi por acaso que no Porto 5 slb 0, eu não entrei no Dragão sem antes ter a oportunidade de te conhecer e cumprimentar pessoalmente. O nosso encontro não foi fruto do acaso. Telefonei ao Antilamp e esperei pela tua chegada antes de entrar no Estádio que, como decerto te lembrarás, foi pouquíssimos minutos antes de o jogo se iniciar..

Sendo assim, talvez não fosse má ideia da tua parte, se tiveres possibilidade é claro, reler o meu post inicial, o nº2246.

Vou voltar a dizer-te: Respeita as opiniões dos outros por mais diferentes que sejam das tuas, e sobretudo sê cordial na forma como abordas as diferenças. Não podes ter a leviandade de achar que as tuas opiniões são o \"must\" do saber, e que cada uma das outras pessoas que pensa de maneira diferente de ti não o faz com argumentos e conhecimento válido, tal como insinuas. Por favor, não passes atestados de \"menoridade\" intelectual como a passagem que transcrevi do teu post indicia. Nem, no caso concreto do meu post, distorces o que realmente foi escrito e dito por mim. Eu também não tenho o hábito de escrever de \"cor\". E muito menos sou intelectualmente desonesto.

Sobre Fernando, e antes de ser novamente atacado, fica novamente a referência que é um jogador que me agrada, que eu aprecio. Isto para além de até ter sido um tipo de contratação que me dá um certo gozo ver o meu Clube fazer. Um jogador por quem ninguém dava \"nada\" mas que soubemos fazer crescer.

As apreciações que faço aos jogadores, por mais certas ou erradas que sejam, não estão influenciadas pelos eventuais afectos que eu possa ter para com eles. Desde muito cedo que me habituei a não sentir afecto ou idolatrar algum jogador, nem sequer Gomes. Quanto às saídas, fiquei calejado há muito com a perda de Futre e, no ano seguinte, com apenas um ano de Clube, com a de Rui Barros. Estou portanto à vontade nas apreciações que faço. Sou razoavelmente \"frio\".

A minha opinião foi puramente desportiva. Não teve nem tem em conta a maior ou menor rábula de qualquer um dos atletas em sair ou não do Clube. Nem do seu bom ou mau profissionalismo. Nem do seu passado antes de cá chegar, nem do que fez depois. Apenas se cingiu ao realizado e demonstrado com a nossa camisola.

E a minha opinião é tão só esta: Fernando não é o melhor trinco de sempre do Porto. Não é sequer o melhor que eu vi. Nem está nos três primeiros. Se faz favor, respeita a minha opinião, que, pasme-se, não é só minha.

Fernando não tiraria o lugar a André no Porto de Artur Jorge. Nem a Emerson no de Robson. Nem a Costinha no de Mourinho. Nem a Assunção no de Adriaanse e Jesualdo. E obviamente falo apenas daqueles que pude ver e acompanhar. Qualquer um desses que citei poderia perfeitamente ser titular no Porto de AVB, sem perda alguma.

Quanto a Emerson, é uma inverdade da tua parte quando afirmas que só se tornou titular com a tragédia sucedida com Rui Filipe. Emerson e Rui Filipe (mais solto) fizeram toda a pré-época no onze base, com Paulinho \"encostado\" para a lateral esquerda, precisamente devido à qualidade surpreendente que Emerson demonstrava. Jogaram e venceram a Supertaça e iniciaram o Campeonato.

Como podes ver, a tal história do \"falar de cor\" tem muito que se lhe diga...

No nosso \"onze\" existem vários \"indispensáveis\" que têm mercado \"alto\" e susceptíveis a propostas válidas e consequente saída... Rolando, Álvaro, Fernando, Moutinho, Guarín, Falcao, Hulk e Varela... Desses \"indispensáveis\" não dará para manter todos... e, na minha opinião, aceito como menos \"indispensável\" Fernando... Isso quer dizer da minha parte que não o quero no plantel? Que não serve? Que não tem qualidade? Não. Apenas que é, digamos assim, o elemento que, face a todos os condicionalismos, variáveis, nuances... acho menos \"indispensável\"... tão somente isso.

E, pelos vistos, a opinião de AVB e da SAD é a mesma.

Estou tranquilo.

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
9,938
6,026
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Até que enfim alguem diz que Emerson e Nando jogam/jogavam em posições diferentes!

Só dizer que o médio defensivo tipo Fernando,é um perfil relativamente recente.Que me lembre foi a partir do momento que o Capello se lembrou meter o Desailly a médio que começaram a surgir mais jogadores com estas caracrerísticas fisico tácticas.

R

ROALMEIDA

Guest
Velasquez,

A minha apreciação não está sujeita a números de épocas realizadas, nem títulos conquistados, nem idade e experiência, nem comportamentos, mas objectivamente ao valor que vi ou vejo em cada um deles enquanto jogador do nosso Clube. E também não está sujeita a um \"padrão\" fixo de características para um nº6.

Fernando, no padrão \"Fernando\", é realmente muito bom. Alguém falou o contrário?

No entanto, ainda assim, e sendo Assunção um padrão \"Fernando\", e apesar da sua pouca altura, o prefiro em relação a Fernando. Claro que vais dizer-me que era mais velho, mais maduro. Sim, concordo, é verdade. Mas a minha análise é mesmo essa, objectiva no que vi e não no que poderei ver daqui a dois anos em Fernando.

Sobre Emerson, acredito que AVB preferisse jogar com ele na vez de Fernando. E sim, jogava a \"6\". Era o primeiro elemento do meio-campo, mas enchia-o todo. Era monstruoso. Assombroso. É a minha opinião.

Quanto a Costinha, lá está, a sua 1ª época foi péssima, pois jogava à frente do \"6\", que era Paredes. Quando Mourinho o preferiu a Paredes, e este foi vendido, Costinha mostrou toda a qualidade que se viu. Agora sim, na sua posição natural.

André, nem sei o que dizer da capacidade de entrega que tinha. Fazia todas as posições. Até jogou a avançado. Mas era \"carregador de piano\" por excelência. Foi nessa posição que \"assentou\". Sem palavras.

Rui Filipe era craque, um portento também. Jogava a avançado-centro nas camadas jovens aqui em Vale de Cambra e depois também no Porto. Só mais tarde, nos séniores, foi recuando no terreno. Podia jogar a \"6\" ou um pouco mais solto, tal como aconteceu nos poucos jogos que infelizmente fez com Emerson. Marcava golos com facilidade. Excelente rematador. Bom cabeceador. Uma tragédia, uma tristeza o que aconteceu.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
> Velasquez Comentou:

O Trinco \"só\" precisa de certo número de qualidades que muitos destes não tiveram e que o Fernando tem. A principal, cultura e leitura táctica ou de jogo, atleticismo, físico, capacidade de antecipação, leitura zonal sem bola, alem do confronto físico, da capacidade de recuperar e interceptar, ou de ser capaz de sair a jogar para a equipa.
____________________________________________________________________________________________________________________

Muito bem. A definição precisa do que deve ser o trinco que uma equipa do futebol que hoje se joga na Europa.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
> ROALMEIDA Comentou:

Sobre Emerson, acredito que AVB preferisse jogar com ele na vez de Fernando. E sim, jogava a \"6\". Era o primeiro elemento do meio-campo, mas enchia-o todo. Era monstruoso. Assombroso. É a minha opinião.

Não. Não era o primeiro elemento do meio-campo. As qualidades dele podem ser discutiveis. Eu também o achei monstruoso e assombroso na 1ª época.

Nunca foi o 1.º. O kulkov ficava para ele ir. O Paulinho ficava para ele ir. Só quando a dupla foi Emerson + Lipcsei é que se poderá dizer que o Emerson seria o mais recuado. Curiosamente foi nessa altura que o rendimento decresce assustadoramente.

Se for para comparar o Emerson com alguém do actual plantel a escolha certa seria o Guarin.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
Axel Torres. Um jornalista espanhol dos mais atentos do futebol internacional. E conhecedor.

Fez um artigo no seu blog na altura em que o AVB assinou pela Académica porque também a ele lhe cheirava qualquer coisa.

Hoje na \"charla habitual\" fazem- lhe a seguinte pergunta:

\"Buenas Axel, me gustaría que me dijeses cual o cuales de los jugadores que el Málaga ha fichado y de los posibles que podrían llegar son desde tu punto de vista realmente buenas incorporaciones para este equipo: Mathijsen, Monreal, Van Nistelrooy, Buonannote Toulalan, Ricardo Álvarez, Fernando(Porto) Joaquín e Isco. Muchas gracias.\"

Resposta:

Si se dieran los fichajes de Fernando y de Isco, creo que serían los más estimulantes. El otro día me preguntaron por mi once ideal de la temporada en el fútbol europeo y elegí a Fernando como mejor medio centro defensivo. En cuanto a Isco, pienso que estamos ante un jugador que puede marcar una época. Me cuesta mucho recordar a algún otro chico que en categorías inferiores de la selección española me haya impactado tanto en los últimos años.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,591
27,897
Gaia
Caro velasquez peço-te algum pudor nos comparativos de jogadores. Para puxares pelo Fernando nao tentes comparar com o Rodolfo. Isso é demagogia descontextualizada. O Rodolfo é o meu ídolo.

Ele está na equipa que viu morrer o Pavao e tinha cerca de 19 anos e eu 12 anos vi esse jogo:
Tibi:Rodolfo, Ronaldo, Rolando, e Guedes:pavão (Vieira Nunes, minuto 13), Marco Aurélio, e Bené:
Oliveira, Abel, e Nóbrega.

Serviu sempre o Porto dos 12 aos 32 anos. Foi pau de vassora e pau para toda a obra, jogava onde o mandavam. Foi directo dos juniores para titular a defesa direito quando o gualter foi para o vitoria e o Gabriel nao chegava. Só foi Campeao aos 23 pois foi, e como era dificil ser campeao nessa época.

E olha que havia muitos, mas muito bons jogadores. Sabes o que nao havia?
Era o Pedroto que nessa tarde aziaga treinava o V Setubal e o NGP andava se bem me lembro no Hoquei a fazer o seu percurso para chegar lá cima.
Por outro lado havia o regime pletorico de força, no pós Eusébio mas a dominar o nosso futebol desde a federaçao até à travessa daqueimada.
Comparar Rodolfo com Fernando no meio de uma arrezoada de jogadores, de um Lipcei, Emerson, Doriva, etc é quase insultuoso.

O Rodolfo acabou a carreira a mancar mas a tentar manter-se no Porto, porque jurou que nao vestia outra camisola (fez grave lesao em Israel pela Selecçao e veio de aviao sem apoios numa viagem de 30 horas cheio de dores com a equipa toda no dia seguinte) Foi uma vergonha e o NGP partiu a loiça toda. Mesmo assim ele teve convites mas ele nao era uma amélia qualquer para se arrastar até aos 35 num qualquer Braga ou arredores.