Fernando

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,483
27,502
Gaia
O Fernando nem é tão mau nem de longe nem de perto, como aquilo que tem feito nestes ultimos jogos desde maio, nem é tao bom jogador como por vezes pintamos.

nem é facil de substituir porque na sua funçao especifica nao tem nenhum parecido sequer, mas nao é tao bom como julgamos porque se assim fosse já teria tido uma daquelas ofertas à cissokho. Deve até ser dos titulares aquele jogador com menos ofertas no mercado.

E é desta indefinição que podemos estar com um problema.

V

VM11

Guest
Já o referi em discussões anteriores que acho o Fernando \"overrated\" mas não alinho que está a falhar de propósito, está descrente e com algum azar também, obviamente não está em forma, não é titular.
Deve ser protegido.

B

Bonfim 84

Guest
Um bom jogador, a que as coisas estão a sair muito mal.

Desconcentrações nas finais, declarações e posturas escusadas pós jamor e um pré época muito cinzenta.

Mas já vimos o Fernando a jogar muito e a ser importante para a equipa, ano pós ano.

É marca Porto ser exigente com os nossos mas também é ser Porto proteger-los quando é necessário.

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Contava mesmo ver um grande Fernando ontem para começar a época sem problemas e com a cabeça no lugar, só para trabalhar bem.

Ontem voltou a estar menos feliz nos poucos minutos em campo. Tudo corre mal, é verdade. Mas um jogador tem de lutar para melhorar.

Esperemos que ele lute e que volte ao que era!

portoestaemmim

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2007
5,013
10
35
Lisboa
> Bonfim 84 Comentou:

> Um bom jogador, a que as coisas estão a sair muito mal.

Desconcentrações nas finais, declarações e posturas escusadas pós jamor e um pré época muito cinzenta.

Mas já vimos o Fernando a jogar muito e a ser importante para a equipa, ano pós ano.

É marca Porto ser exigente com os nossos mas também é ser Porto proteger-los quando é necessário.
________

Esta é a minha opinião também. Acredito que se ficar dará a volta por cima.

rzamith

Arquibancada
28 Janeiro 2008
465
0
41
Porto
Ou muito me engano ou será um jogador que irá baixar tremendamente o rendimento, a ficar. O Porto tem que o colocar num outro clube. Estamos a falar de um médio que não é nenhum portento, não obstante tudo o que fez por nós, como tal 15 milhões seria a meu ver um excelente negócio (o moutinho custou-nos 10....). O Souza ou outro jogador irão dar conta do recado certamente.

R

r.a.martins

Guest
Meus caros:

Alguém se lembra do início da época de Gelsenkirschen do Deco?
Alguém se lembra de ver o Deco arrastar-se em campo?
Alguém se lembra de dizerem que andava a fazer frete?

Ah, pois não! Porque a época acabou como acabou!...

1 - o Fernando toda a vida cometeu este tipo de fífias;
2 - o Fernando passa mal. É um facto indesmentível, sempre foi a sua pecha;
3 - é o melhor trinco em Portugal e um dos melhores da Europa, apesar disso;
4 - no carrinho, a defender, a varrer, a desarmar, a limpar é um Polvo, uma parede, todos sabemos;
5 - o Fernando, quando está pesado ou a vir de lesões é mau, todos sabemos;
6 - o Fernando, em forma e com jogos em cima, é dos melhores jogadores do campeonato.

R

r.a.martins

Guest
Em todo o caso, e dando a mão à palmatória, acho que está na hora de sair.
E quando essa hora chega, não há nada a fazer.
O Fernando é um grandíssimo atleta, mas outros virão.
Sou a favor da estabilidade, até certo ponto.
O NGP sabe disso mais do que ninguém. Nunca deixou que a estabilidade fizesse esmorecer/arrefecer o ímpeto da vitória. Quando as pessoas se acomodam, o NGP é o primeiro a ver isso e toca a agir.
Os jogadores de futebol, como numa empresa, necessitam de motivação diária. E alguns perdem-na mais cedo do que outros.
E, claro, se do outro lado estiver uma mala de notas a abanar, mais rápido aparece o desejo de mudança.
Temos sabido lidar com isso e vender jogadores na hora certa, como Lisandro/Bosingwa/Quaresma, por exemplo.
Com outros não soubemos: como Meireles, B. Alves, Derlei, C. Alberto, Maniche, Costinha. Vendemos tarde, apesar de termos vendido bem. Mas já não \"estavam\" aqui.
O Fernando, a brincar a brincar, já tem muitos anos de PORTO. Está na hora de mudar.
Gosto dele. Acho até que, se ficasse, iria fazer uma boa época.
Mas, tal como no caso do Fucile, acho que chegou a hora. É aquele feeling. Pode estar certo. Pode estar errado. Só saberemos isso depois.
Mas que há uma grande diferença entre o modo de estar de um Fernando quando comparado com um Hulk, por exemplo, isso é inegável.

D

Deco_10

Guest
Se isso é verdade ou não, eu não sei.

Mas nesta pré-época, vê-se quem estava em forma e quem não estava.

Vê-se quem jogou e como jogou e quem não jogou ou pouco jogou.

Se o Fucile negociou ou não nas costas, no campo não se notou nada.

O que sei é que o Fernando cometeu erros de palmatória contra o Braga em Dublin, contra o Guimarães no Jamor, contra o Rio Ave e contra o Lyon esta pré-época. São erros a mais para um jogador que se diz de topo.

O Fernando não está cá há muito. O Fernando manifestou claramente vontade de sair.

Se o Fucile baixar o rendimento e tiver estas fífias constantes, terei a mesma postura.

Continuem a acreditar no amor à camisola e canções de embalar e depois desiludem-se.

As posturas mudam de um dia para o outro nos jogadores quando se trata de €, de £ ou de $... Pimenta Machado dizia e com razão, o que hoje é verdade, amanhã é mentira.

Por isso, o que me interessa é o rendimento do jogador em prol da equipa, o resto são cantigas, as palavras o vento leva...

Desde que o NGP não saia, fico completamente descansado.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
89,975
96,497
Concordo Deco. Para mim, a adoração de jogadores e treinadores acabou. O libras boas ensinou-me isso.

J

jbog

Guest
> apocalypto Comentou:

> Concordo Deco. Para mim, a adoração de jogadores e treinadores acabou. O libras boas ensinou-me isso.
------------------------------------------------------------------

x2

Adoração,Paixão,Amor,Raiva,Orgulho tenho por: NGP e NGC,o resto só no momento que servem NGC.

A

Azul 77

Guest
Estes últimos posts são incríveis. O Fernando é ( ainda) jogador do plantel e eu, sinceramente, não tenho nada a apontar. Falhas, todos os jogadores têm, agora insinuar que o Fernando as faz voluntariamente é ridículo. Ridículo.

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
28,023
10,735
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Também acho ridiculo...mas enfim !

Fernando daqui a uns tempos recupera o lugar de trinco na equipa, não entendo que tenha falhado contra o Lyon, o Maicon cortou mal uma bola e no Fernando em corrida mal teve tempo para emendar o erro, foi praticamente um ressalto.

D

Diogo Loureiro

Guest
> Azul 77 Comentou:

> Estes últimos posts são incríveis. O Fernando é ( ainda) jogador do plantel e eu, sinceramente, não tenho nada a apontar. Falhas, todos os jogadores têm, agora insinuar que o Fernando as faz voluntariamente é ridículo. Ridículo.

---------------------------------

x2 fico muito triste com as coisas que leio do teclado de alguns adeptos do FC PORTO.

Mas cada um sabe de si.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,901
6,564
Conquistas
1
  • Junho/18
... é preciso ter calma sobre o que se diz sobre jogadores com contrato ...

Spipol

Tribuna
14 Maio 2007
4,495
0
Isto é muito fácil, se o FCP ganhar com Fernando fica tudo de bico calado. Se eventualmente o FCP perder e o Fernando tiver a ousadia de jogar, a culpa vai parar sempre ao mesmo...

Deixem-se de tretas, os jogadores são profissionais, se o rapaz não está motivado então o treinador não o coloca em campo! Se tiver os ditos no sítio é isto que sucede !

fred-fcp19

Bancada central
14 Julho 2009
1,773
1
Ermesinde
eu sempre tive a mesma opiniao sobre o fernando, e continuo com a mesma.

disse em Outubro passado no tópico do Moutinho quando todos elogiavam o novo Fernando, que ter Moutinho ao lado até fazia o Fernando parecer o que não era, vedeta, da mesma maneira que nos orcs quando tinham o atum ramirez fazia o javi garcia parecer um achado.

e concordo com o post (não sei de quem) que nós na posição 6 somos muito pouco exigentes, era altura de termos um upgrade, nós apenas exigimos constantemente que um 6 seja um \"tampão\", que limpe tudo, os grandes clubes europeus para essa posição 6, isso já não chega á muitos anos.

fortuna

Bancada central
18 Julho 2006
1,105
422
Vila Nova de Gaia
> fred-fcp19 Comentou:

e concordo com o post (não sei de quem) que nós na posição 6 somos muito pouco exigentes, era altura de termos um upgrade, nós apenas exigimos constantemente que um 6 seja um \"tampão\", que limpe tudo, os grandes clubes europeus para essa posição 6, isso já não chega á muitos anos.

-------------------------------------------------------

Achas que se a sad descobri-se um jogador para a posição 6 que defende-se bem e ainda por cima tive-se uma boa qualidade de saida com bola não o contractava?

Quando foram contratados diziam que Bollati e Prediguer tinham essas caracteristicas e vê onde andam agora.
Um jogador como Miguel Veloso podia-se enquadrar nesse tipo de jogador mas e a consistênca defensiva seria a mesma? ( Atenção que falei nele a titulo de exemplo )

Esse tipo de jogador para essa posição é o que todo treinador quer mas não existem tantos assim e os que existem são muito caros.

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
É a principal dúvida em torno do F.C. Porto 2011/12: quem será o trinco de Vítor Pereira? Fernando acumulou críticas dos adeptos após alguns erros na pré-época e Souza recebeu a confiança do treinador azul e branco. O segundo deverá mesmo ser titular na Supertaça de Portugal, frente ao V. Guimarães.

Antes de mais, Fernando. O médio brasileiro conviveu com rumores sobre a sua saída neste defeso e regressou para uma pré-temporada sem brilho. Entre problemas físicos e exibições apagadas, o «polvo» desgastou a sua imagem junto dos adeptos. De qualquer forma, tudo não passará de um momento menos feliz.

Laionel, jogador do Gil Vicente e amigo de longa data de Fernando, acredita que as críticas são profundamente injustas. «Os adeptos devem lembrar o que ele já fez pelo Porto. Li sobre essas críticas e parece que, por um ou dois jogos, as pessoas esquecem-se do que um jogador já deu», começa por dizer, ao Maisfutebol.

Para o extremo brasileiro, companheiro do portista desde os tempos do Vila Nova, Fernando tem todas as condições para continuar a ser titular no Dragão: «Para mim, ele é titular absoluto. O Fernando é o melhor jogador na sua posição, em Portugal, em minha opinião. Mas claro que o treinador pode pensar de forma diferente e ele seguramente vai respeitar e continuar a trabalhar com a máxima seriedade.»

«Temos falado com regularidade e ele não anda cabisbaixo, nunca notei isso nele. Tem contrato com o F.C. Porto, sempre foi muito profissional e irá continuar a dar o máximo pelo clube que representa», remata Laionel.

«Sucesso de Souza só depende dele»

Com Fernando em causa, Souza assumiu-se como primeira opção para o lugar, ao longo da pré-época. O médio, contratado ao Vasco da Gama no Verão de 2010, parte como favorito a um lugar no onze para a Supertaça. Guarín regressou ao trabalho nesta terça-feira e seria uma adaptação pouco testada.

«Sempre disse que o sucesso do Souza só depende dele. Era um jogador que só precisava de ganhar maior maturidade, como vejo que está a acontecer agora em Portugal. Agora no Brasil, sempre jogou como segundo volante, mas pode jogar à frente da defesa, porque tem muito domínio de bola, boa estatura e jogo de cabeça», reconhece o vice-presidente do Vasco da Gama, José Hamilton Mandarino.

Em conversa com o Maisfutebol, Mandarino elogio o antigo jogador do seu clube: «Ele era um dos jovens mais promissores da nossa formação, chegou aos sub-20 com o Alex Teixeira e o Alan Kardec. Não me surpreende que vá tendo cada vez mais sucesso no F.C. Porto. Ele está preparado e tem condições para isso.»

Fernando custou 700 mil euros ao F.C. Porto, em 2007. Souza representou um investimento mais avultado: 3, 5 milhões de euros. Segundo o último Relatório e Contas, os portistas detém 70 por cento do passe do jogador. O próprio e o Vasco da Gama conservam a restante percentagem. «Até ao momento, o F.C. Porto não exerceu o direito de compra sobre essa percentagem remanescente», explicou o vice-presidente do emblema canarinho.

Souza saiu combalido do embate particular com o Lyon. No Facebook, o médio publicou uma imagem da sua cara inchada, na sequência de um choque involuntário com Cris. De qualquer forma, a sua utilização não parece estar em causa.

menosfutebol