Fernando

J

jovifcp

Guest
> Frederico Comentou:

Negocio é assim, um clube paga, tem o jogador e tidos ficam a ganhar.

---------------

Podemos receber guito, mas e arranjar substituo pó Nando?

Estou céptico quanto à perda deste jogador.

fabuloso

Tribuna Presidencial
24 Maio 2007
7,893
0
> jovifcp Comentou:

> > Frederico Comentou:

---------------

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Vamos jogar com 10 ???

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,248
3,541
Lisboa, 1979
Estou na mesma página do DrGero quanto ao Fernando e quanto ao Émerson (já sei que o homem vale ZERO, mas aquela época de estreia foi alucinante para mim). E no uso que o AVB deu ao Fernando.

Que o AVB ache mais fácil a equipa sobreviver em termos qualitativos à saída do Fernando que do Hulk e/ou do Falcao...entendo.

Que o AVB ache que o Fernando não foi peça essencial no sucesso da época que vivemos...acho muito discutível.

Volto a sublinhar, pensar abordar uma época altamente competitiva e desgastante, \"fabulando\" na posição 6...é roleta russa.
Já não temos um sector central da defesa muito coeso e estável (como se viu durante a época), metendo mais um factor de desequilíbrio na posição 6 é dose.

Acho que o AVB tem uma concepção de jogo que assume o controlo do mesmo pela manutenção da posse de bola. No consumo interno e numa liga Europa acho que é uma concepção de jogo que pode ser levada ao extremo. Para o ano o nível é outro. Vamos enfrentar equipas (e espero que sejam muitas, é sinal que vamos passando as eliminatórias) com outro potencial técnico e táctico. Saber sofrer e saber jogar sem bola à espera do momento certo para fazer uma transição defensiva será essencial. Não há transição sem compensação. Isso necessita de um 6 disponível para correr para onde não está a bola. E não de um 6 que ande sempre atrás de mesma.

R

ROALMEIDA

Guest
> jovifcp Comentou:

> Pensava que do Núcleo era Helton, Rolando, Palito, Nando, Moutinho, Guarin, James, Hulk e Falcao.

Mas o Nando afinal não faz parte do núcleo.
_________________________________________________________________________________

Jovi, sim, o núcleo é esse. Junta-lhe o Varela e o Otamendi.

Mas para fechar o ano a \"verde\" e iniciar o próximo também a \"verde\", garantido-o, as saídas de Fucile, Rodríguez e eventualmente Belluschi sabem a \"pouco\"...

Repara, gastamos cerca de 20ME em Hulk, James, Iturbe e Kelvin... e ainda faltam provavelmente os 4ME do Otamendi...

E se fizemos e estamos a fazer de tudo para Hulk e Falcao ficarem... temos que ir aos \"indispensáveis\" realizar uma boa mais-valia...

A SAD e AVB consideram Fernando o mais \"dispensável\" dos indispensáveis... e provavelmente ao Rolando também ou Varela...

Jovi, as coisas são mesmo assim... não há ilusões...

Sendo que também é preferível saírem 2 \"indispensáveis\" agora do que no final da próxima época saírem 4 ou 5...

É melhor dividir o mal pelas aldeias... leia-se... dividir as saídas por várias épocas... para o impacto ser menor...

Na próxima época podemos contar eventualmente com as saídas de Álvaro, Varela, Hulk, Falcao...

J

jovifcp

Guest
> fabuloso Comentou:

> > jovifcp Comentou:

> > Frederico Comentou:

---------------

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Vamos jogar com 10 ???´

------------------------

olha que já houve jogadores que era quase como jogar com 9.

J

jovifcp

Guest
Sim, a conclusão a que chegas é a minha também. Mas eu não consigo digeri-la tão bem.

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,863
10,525
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
O NGP perguntou ao NGT que tipo de 6 ele pensa para a próxima época e ele respondeu:

\"O ideal será que jogue vertical e horizontal,que não só divida o jogo de um lado par ao outro,mas que tenha a dinâmica para penetrar ou a visão para encontrar o passe de penetração.Depois,em organização defensiva,tem que ser capaz de cobrir os outros dois médios,compensar um lateral subido e ditar momentos de pressão em transição defensiva.O que se pretende é atribuir-lhe mais liberdade de penetração e torná-lo mentalmente mais agressivo.\"

O NGP disse que ia pensar no tal 6 e parece que deve estar a chegar o desejado... ;)

nunofcp

Tribuna
10 Novembro 2010
2,508
450
Penafiel, 1991
> ROALMEIDA Comentou:

Sendo que também é preferível saírem 2 \"indispensáveis\" agora do que no final da próxima época saírem 4 ou 5...

É melhor dividir o mal pelas aldeias... leia-se... dividir as saídas por várias épocas... para o impacto ser menor...
------------------------------

Isto pensando com a cabeça, até pode ser verdade. Mas pensando com o coração e olhando para esta época que findou, senão participarmos na CL com este plantel, ficará sempre aquele gostinho amargo na boca. \"O que seria daquele plantel na CL? Será que tínhamos ido longe? Ou quiçá, entrando já no sonho, será que teríamos hipóteses de fazer o tri?\".

Épocas como esta. não acontecem todos os anos. Aconteceu em 2003, muito idêntico. Se calhar é um sinal, se calhar não. Certo é que este ano nos sentimos enormes e capazes de lutar contra qualquer colosso. E gostava de participar assim na CL. Se calhar até nem fazíamos uma campanha assim muito boa, mas ao menos íamos a jogo. Não ficaríamos com pensamentos \"e se...\".

Isto é a minha opinião e pensar um pouco mais com o coração que com a cabeça. Mas percebo perfeitamente o teu ponto de vista.

R

ROALMEIDA

Guest
> jovifcp Comentou:

> Sim, a conclusão a que chegas é a minha também. Mas eu não consigo digeri-la tão bem.

Feliz de um Clube que tem estes \"problemas\".

É sinal de conquistas, de jogadores potenciados.

Mal de nós se chegarmos ao fim de uma época sem termos os nossos jogadores requisitados.

Significaria que teríamos ganho nada e que o nosso trabalho estaria a ser mal feito.

É assim que crescemos.

Dar um passo atrás (venda) para darmos dois à frente (novos jogadores contratados).

E assim mantermo-nos neste patamar e consolidá-lo cada vez mais.

É claro que não somos infalíveis, e nem sempre conseguiremos suprir as saídas da melhor forma no imediato, há sempre o risco de falha no alvo, na sua adaptação, ou de qualquer outra variável...

Mas sem stress... no geral os nossos planteis são cada vez melhores ano após ano... em qualidade e quantidade...

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,863
10,525
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Atenção que estás são as palavras do AVB que vem no Ojogo de hoje,sobre o trinco que ele pensa:

\"O ideal será que jogue vertical e horizontal,que não só divida o jogo de um lado par ao outro,mas que tenha a dinâmica para penetrar ou a visão para encontrar o passe de penetração.Depois,em organização defensiva,tem que ser capaz de cobrir os outros dois médios,compensar um lateral subido e ditar momentos de pressão em transição defensiva.O que se pretende é atribuir-lhe mais liberdade de penetração e torná-lo mentalmente mais agressivo.\"

J

jovifcp

Guest
> Velasquez Comentou:

Ninguém quer sair, NINGUÉM (tirando o 9).

----------

o 9 quer ficar, tu vais ver.

B

bionic

Guest
Sim, sobre o Falcao parece evidente que temos de ter alguma contenção nos comentários. Há muita coisa que pode parecer e depois acaba por não ser. Cuidado...

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
> Drago Comentou:

Que o AVB ache mais fácil a equipa sobreviver em termos qualitativos à saída do Fernando que do Hulk e/ou do Falcao...entendo.

Que o AVB ache que o Fernando não foi peça essencial no sucesso da época que vivemos...acho muito discutível.

Volto a sublinhar, pensar abordar uma época altamente competitiva e desgastante, \"fabulando\" na posição 6...é roleta russa.

Já não temos um sector central da defesa muito coeso e estável (como se viu durante a época), metendo mais um factor de desequilíbrio na posição 6 é dose.
________________________________________________________________________________________________________________________________________

Olé. Está cá tudo.

Quem manda pode. Quem manda pode dizer que é preciso fazer 40 M em vendas por exemplo. Nada contra.

Sem palhaço não há circo e é o dinheiro que faz andar o sistema. Eu não estou lá dentro e não acho que não devo ousar discutir que não devíamos vender ninguém.

Dentro do que lhe é apresentado o AVB pode dizer que o mais dispensável dos indispensáveis (são só 6 porque o Helton é mobilia) é o Fernando.

Agora virem com conversa mansa que o Fernando não é o trinco de AVB não aceito.
A forma como definem esse 6 (passe, visão, ataque) é compativel com os médios que temos no plantel e incompativel com os trincos que foram titulares no Porto. Se o Fernando não é o homem de AVB, Paulo Assunção não seria e Costinha também não.

Quem é esse 6? Os que acham que o Fernando não serve podiam dizer que tipo de 6 serviria. Um estilo Meireles da selecção?
Esse passa bem, aparece bem no ataque se o treinador quiser e tem visão de jogo. Prefeririam o Meireles do Bento ao Fernando do JF? Esse é um caminho.

Eu prefiro o Fernando. Tem mais peso na capacidade competitiva da equipa.

O nosso calcanhar de aquiles não foi a capacidade de fazer golos. O Porto foi uma máquina ofensiva. Não chega? É preciso mais? É preciso um NOVO PORTO depois de 2010/11? Porquê?
Não correu tudo tão bem? Se for preciso vender Fernando contrate-se um parecido como quando saiu o Paulo Assunção.

O benfica precisava de um médio mais ofensivo que o Ramires? Ficaram melhores com o Salvio a jogar pela direita?

Vamos ao dinheiro. Se precisamos de dinheiro e queremos compaginar isso com uma época competitiva discordo que o caminho seja fazer all in no Hulk, Falcao e James com Varela, Iturbe e Djalma e abrir mão do Rolando + Fernando por 30 ou 30 e pouco.
Acho mesmo que se esse o caminho que está tudo doido. Experimentalismo cá atrás e triliões de soluções à frente.

A importância do Rolando neste PORTO é muitissimo maior do que a do Bruno Alves no ano passado. E só falo de futebol.

O Porto podia vender o Bruno porque tinha um central estabilizado. Tinha Rolando.
O Porto não deve vender o Rolando porque o 2.º central foi o calcanhar de aquiles da época passada. Se há posição em que se o Porto fosse um clube comprador eu acharia de reforçar para o 11 era a de central.

Quanto ao Fernando fico-me pelas palavras do FEUP. Da panoplia de médios que o Porto tinha todos eram piores que o Fernando a trinco. Apesar das deficiencias do Fernando e das qualidades dos outros eram piores. o AVB quer mudar mas não há melhor e teve que se contentar com esse.

É preciso fazer opções. OK. Faço-as.

A vender dos 6.

3 mais transferiveis para mim: Hulk, Falcao, A.Pereira
3 menos: Moutinho, Rolando e Fernando

Se pudesse escolher e precisando de $$$$$$ Vendo Hulk e outros extra 6 se conseguir renovar com Falcao. O Resto fica tudo e não entra mais ninguém.

Entrava dinheiro porque só pelo Hulk conseguimos tanto como por Fernando + Rolando e tinhamos equipa montada sem precisar de ir ao mercado.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
Ui, tanta argumentação! Tanto bate boca!

A verdade? Emerson metia o Fernando no bolso. Comparar o que vi do Emerson no Porto, com o que vi do Fernando? Brincadeira! Emerson era um monstro! Todo o meio campo era dele. O Pulmão! O melhor jogador em campo em todos os jogos!

O Assunção dava uma lição de classe de médio defensivo ao Fernando. Que classe a limpar! Que classe na ocupação do espaço. Que classe a saber como e quando libertar a bola para os companheiros, sem jamais complicar ou meter a equipa em risco.

O Costinha metia o Fernando no bolso. Na garra, na liderança, no HEART, na audácia. Decidia jogos. Tinha uns colhões do tamanho de bolas de futebol. Nervo! Era um HOMEM.

A verdade é esta, por mais que nos (vos) tentem vender um filme de bollywood.

Fernando não sabe passar uma bola! Fernando compromete a equipa com passes disparatados de palmatória e falhas defensivas de bradar aos céus! Ser um bom jogador a cortar de carrinho não me chega, pois eu quero REGULARIDADE na posição. E Fernando é tudo menos regular.

Por isso estou com o clube: VENDER. Trazer melhor. Regularidade. Saber distribuir. Ter inteligência a defender.

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Eu desde o fim da época que digo: da dupla Hulk Falcao que saísse apenas um. Da dupla Rolando Fernando que saísse apenas um.

Sairem dois de cada uma das fases defensiva ou ofensiva podem trazer graves consequências.

Parece que podem muito bem sair os dois principais da fase defensiva. Má notícia.

J

jovifcp

Guest
Intolerável.

\"Fernando não sabe passar uma bola!\".

\"Fernando compromete a equipa com passes disparatados(...)\"

\"Fernando é tudo menos regular\".

Acabou, não comento mais neste tópico. Isto já nem é ter opiniões divergentes, o que é SAUDÁVEL. Isto ultrapassa tudo.

ACABOU.

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
> Velasquez Comentou:

> Diogo pode mudar, mas é isso que se alinha.

---

Pois... melhor do que nós o mister saberá que isso é perigoso. É perder a espinho dorsal da fase defensiva. É perder a voz de comando que mesmo não se notando, tá sempre lá e é perder aquele que tem sempre que tapar os buracos dos laterais e dos centrais quando estes sobem.... e faz isso de forma magnifica. Perde algumas bolas? Ninguém é perfeito.

Mas para a tarefa dele era quase 100% eficaz. E adorava.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
> mmmkk Comentou:

A verdade? Emerson metia o Fernando no bolso. Comparar o que vi do Emerson no Porto, com o que vi do Fernando? Brincadeira! Emerson era um monstro! Todo o meio campo era dele. O Pulmão! O melhor jogador em campo em todos os jogos!

Ser um bom jogador a cortar de carrinho não me chega, pois eu quero REGULARIDADE na posição. E Fernando é tudo menos regular.

Por isso estou com o clube: VENDER. Trazer melhor. Regularidade. Saber distribuir. Ter inteligência a defender.
______________________________________________________________________________________________________________

Era para fazer rewind e responder à disputa Emerson vs Fernando.
Até que li a tua frase \"Quero Regularidade\" e achei que num só post fazes a pergunta e dás a resposta.