Fernando

N

nprc

Guest
João Tomé disse:
Espero que estejas a dizer isso só porque ele se encontra no ultimo ano de contrato... porque não tenhas dúvidas que ele vale mais do que 18M€.
Um jogador, um produto ou um serviço valem aquilo que oferecem por eles. O resto é conversa!
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,246
4,819
Conquistas
1
  • Junho/18
jbog disse:
Seis anos em Portugal permitem pedir.
... ele tem que completar 6 anos em Portugal, depois pede num processo que demora meses, ele nem sequer o pediu ...
 
T

Topo Norte

Guest
E eu a ouvir a Linha avançada, e o Ze Nunes a dar come certo o negócio do Fernando.

Noutros tempos, ainda estava iludido...
 

Nortada

Arquibancada
1 Setembro 2012
328
1
43
Viana do Castelo
Fernando é fundamental!!! Aliás, é fundamental há muitos anos na nossa equipa... Não consigo entender esta vontade súbita de algum pessoal em que ele fosse embora!!! Se contabilizar-mos bem a sua influência ao longo de todos estes anos, acho que querer que ele vá embora é no mínimo insensato...
 

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
8,770
9,309
Nortada disse:
Fernando é fundamental!!! Aliás, é fundamental há muitos anos na nossa equipa... Não consigo entender esta vontade súbita de algum pessoal em que ele fosse embora!!! Se contabilizar-mos bem a sua influência ao longo de todos estes anos, acho que querer que ele vá embora é no mínimo insensato...
Não há jogadores fundamentais no FC Porto! Fundamental é o clube per si.... Insensato é aceitarmos a sua saida no final da época a custo zero.... Jogadores destes obrigatóriamente têm de gerar para além do rendimento desportivo, rendimento financeiro.
 

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,990
26
Queirós_8 disse:
Edit: Mensagem apagada porque não dizia nada de jeito lol
Já agora, sim, eu sou o Arruda do redcafe, e não, JohnnyP não é abreviatura desse nome que citaste. Só não sou Arruda aqui também porque a minha inscrição foi rejeitada com esse nick (numa altura em que o fórum ainda era fechado) e quis usar outro. Johnny porque sou João, "P" é a inicial de um dos meus vários nomes.

Mera coincidência. Aliás, quem vir os meus posts no redcafe pode bem ver que eu de "insider" tenho muito pouco e tudo a informação que partilho daqui para lá (que é muito pouca, visto que raramente interessa aos adeptos do United) digo claramente que é retirada do forum do FCP.
 

Queirós_8

Bancada central
1 Setembro 2012
1,794
5
32
Felgueiras
JohnnyP disse:
Já agora, sim, eu sou o Arruda do redcafe, e não, JohnnyP não é abreviatura desse nome que citaste. Só não sou Arruda aqui também porque a minha inscrição foi rejeitada com esse nick (numa altura em que o fórum ainda era fechado) e quis usar outro. Johnny porque sou João, "P" é a inicial de um dos meus vários nomes.

Mera coincidência. Aliás, quem vir os meus posts no redcafe pode bem ver que eu de "insider" tenho muito pouco e tudo a informação que partilho daqui para lá (que é muito pouca, visto que raramente interessa aos adeptos do United) digo claramente que é retirada do forum do FCP.
Peço desculpa então JohnnyP.
Vou ao RedCafe muitas vezes para ler as ultimas noticias sobre o futebol e outros assuntos. Adoro o humor deles :)
Também gosto dos teus posts lá sobre o futebol português e o NGC :)

Ignora o que disse aínda à pouco :/
 

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
845
46
36
Barcelos
Nortada disse:
Fernando é fundamental!!! Aliás, é fundamental há muitos anos na nossa equipa... Não consigo entender esta vontade súbita de algum pessoal em que ele fosse embora!!! Se contabilizar-mos bem a sua influência ao longo de todos estes anos, acho que querer que ele vá embora é no mínimo insensato...
Ano passado (e anos anteriores) diria o mesmo, mas agora consigo entender e, em parte, concordar com quem ache que ele possa sair.

O motivo é simples, sistema táctico, O Fernando, neste 2+1, não joga sozinho à frente da defesa. E, assim, "perde-se" o melhor Fernando, aquele que, para mim, é insubstituível num FC Porto à imagem dos anos anteriores, tacticamente falando. Fernando perde influência na forma como o Porto defende, pois não tem a mesma amplitude de movimento nem liberdade para correr o campo de um lado ao outro. Vê-se agora "limitado" por Defour (nesta altura, não me parece que se mantenha como titular por muito mais tempo, infelizmente). Calcam agora terrenos semelhantes quando em organização defensiva. Continua a ser, de longe, o melhor trinco qualidade/ preço que conheço, mas não é neste sistema táctico. É no Porto mais "comum", 1+2, não neste meio campo que Paulo Fonseca prefere.

E, ainda mais óbvio que a vertente defensiva, é a sua (in)capacidade de passe e qualidade técnica. Neste modelo de jogo privilegia-se muita circulação de bola, com segurança na primeira fase de construção de jogo. Apenas com um jogador declaradamente mais à frente (Lucho), é mais difícil transportar bola, pois Defour posiciona-se mais a par de Fernando e não mais à frente. Fernando ganha então uma maior preponderância na saída de jogo e, como todos sabemos, é o seu ponto fraco. Não é jogador para conduzir bola e participar activamente na construção de jogo apoiado. É um jogador que destrói como poucos e constrói pouco, não garantindo, na minha opinião, uma segurança/ velocidade/ qualidade de circulação de bola na primeira fase de construção ao que se pretende neste sistema de jogo.
Acho que o meio campo "melhoraria" com um jogador com mais técnica e melhor passe e que garanta mais e melhor capacidade no transporte de bola.

Provavelmente perderíamos capacidade defensiva caso Fernando saísse, mas poderíamos ganhar outra capacidade de circulação de bola. É um jogo de "trade-offs", Paulo Fonseca é o juíz, depende do que ele prefere.

Adoro o Fernando como trinco único, é um jogador absolutamente brutal! Mas não o acho insubstituível neste sistema táctico. Entendo, e concordo em parte como já disse, quem ache que precisemos de outro tipo de jogador para jogar desta forma que Paulo Fonseca quer.

Ah, e acaba contrato no final da época, poderá sair a custo zero em Janeiro.
 

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Neste sistema não é fundamental e era um negócio óptimo. Assim sai de borla...Que desilusão.
 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
15,909
9,442
Vamos deixar Fernando sair a custo zero??

Um jogador que no mínimo vale 10M???????

Não percebo..