Fernando

portoestaemmim

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2007
5,013
10
34
Lisboa
Pode parecer parvo mas este modelo assemelha-se ao do barça... Pelo menos no que vai ser pedido à defesa e meio-campo, pelo que se vai percebendo... No ataque, claro que o barça é outra história.

Mas dá-me a ideia que podemos ter um interior a aparecer à frente dos centrais a vir buscar jogo, como faz o xavi no barça, ver o trinco a subir com a bola controlada e rematar e aparecer em zonas de finalização, como faz/fazia o touré... penso que pode passar por isto. Os laterais vão subir muito (alternadamente) como já faziam com jesualdo.

Parece-me também que com esta alteração na função do trinco, passaremos a jogar com a defesa mais subida, que era uma coisa que não gostava no modelo do jesualdo, em que a defesa estava sempre muito recuada e demorava a subir (porventura a presença do B. Alves, que é mais lento que os outros centrais que temos, fazia com que a defesa fosse mais recuada, aliás atente-se no jogo com o paços em casa onde subimos a defesa para desempatar o 0-0 e levámos um golo em que o bruno é batido por estarmos a jogar com a defesa alta e não consegue apanhar em velocidade o gajo do Paços).

P.S: Já agpra como é que ojogo sabe estas informações todas? Falou com o AVB? Tem alguma fonte que fala com ele sobre estes assuntos? ou é alguém da académica? é que aí as coisas podem ser aplicadas de forma diferente no FC Porto, visto ser um clube com outra maneira de encarar o jogo
 

portoestaemmim

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2007
5,013
10
34
Lisboa
Penso que o Fernando tem as capacidades necessárias para desempenhar este novo papel pretendido. É muito disponível fisicamente, protege bem a bola e sabe sair com ela a jogar. Mas claro que tem que melhorar a técnica de domínio da bola, passe e remate, para ser mais efectivo neste papel.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,650
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O avb foi cronista do ojogo, e algumas das coisas que eles tem escrito tem como base o que ele escrevia penso eu.
 

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Sinceramente não estou a ver o Fernando a sair da equipa titular a menos que seja vendido claro.

Ainda hoje no rascord vem a falar da possível investida Fiorentina por ele.. caso o Vargas seja vendido (tem tudo a ver um com o outro, tem).

Mas caso fique, que esperamos todos, acho que continuará a ser o nosso trinco, talvez com outras responsabilidades ofensivas. Ele tem de melhorar o passe e o remate.
 

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,805
8,278
Italia
O Polvo é imprescindivel. Vejam a falta que fez este ano quando este lesionado. E ainda é um puto.... tem muito para aprender e espaço para melhorar.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,650
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Muito bom o video, até passes ele aparece a fazer ;)

Muitos portistas ainda não perceberam mas este jogador é um dos melhores do mundo a fazer o que ele faz, não haverá muitos com a velocidade capacidade de desarme e leitura de jogo que ele tem. Apesar de não se falar muito nele não tenho duvidas que há muita gente de olho nele e não foi por acaso que a SAD comprou 30% do passe dele este ano, ainda assim espero que fique muitos e bons anos cá até porque é muito jovem.
 

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,033
948
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
> VVolverine Comentou:

> http://www.youtube.com/watch?v=ZpCB-6twFgo

_________________________________

Excelente video!

Demonstra bem quem é o Fernando e a qualidade que tem...
 
I

illusion

Guest
> penduluM Comentou:

> Fastástico o video.

___________

E mais fantástico ainda é o jogador.

Infelizmente ainda há alguns por aqui que não consegues ver a importância que este jogador já tem na nossa equipa. Com a maior liberdade ofensiva e com a confiança injectada pelo treinador não tenho grandes dúvidas que vai ser dos melhores da posição a nível mundial. Alías mesmo agora não havia muitos pelo qual eu trocaria o Fernando. É a minha opinião...
 
K

Kostadi9

Guest
> VVolverine Comentou:

> http://www.youtube.com/watch?v=ZpCB-6twFgo
.....................................................................

Olha olha...aos 50\'\' o rapaz engana-se e faz uma assistência para golo. Esqueceu-se da sua \"incapacidade de fazer qualquer tipo de passe\"...
 

Harmonica

Arquibancada
6 Agosto 2009
253
0
Porto
a par do falcão, é o melhor jogador que temos no plantel, desarme 5*, sentido de posicionamento 5*, leitura de jogadas do adversario a arrebentar a escala, não tem receio de cortar a bola a grandes jogadores, muito forte psicologicamente, nos jogos grandes raramente vacila, so tenho pena que as vezes durante alguns jogos do campeonato, comprometa algumas jogadas de contra-ataque, ao nao passar nas melhores condições a bola, mas com o nosso novo treinador acredito que será um aspecto a melhorar

e espero não ter de o ver sempre a jogar tão recuado, como jesualdo assim exigia
 
I

illusion

Guest
> Kostadi9 Comentou:

Olha olha...aos 50\'\' o rapaz engana-se e faz uma assistência para golo. Esqueceu-se da sua \"incapacidade de fazer qualquer tipo de passe\"...

_______________

Eu apesar de não concordar, compreendo minimamente quem fala na suposta incapacidade do Fernando a nível do passe. Na minha opinião a peça mais importante do onze de JF era o trinco, ele aproveitou o trabalho do anterior treinador nesse aspecto, pos em prática as suas ideias no modelo de jogo à volta do trinco que antes era um 3º central (PA). Os donos desse lugar no 433 do professor tiveram sempre indicações claras para compensar os laterais, ajudar os centrais, e limpar tudo a meio campo sem se estenderem a nível ofensivo, foi assim com o PA, que nunca marcou qualquer golo pelo Porto (tendo marcado por todos os outros clubes que já passou, em muito menos épocas em qualquer deles, até no Atl. de Madrid que está num campeonato muito mais dificil. No nacional até me recordo dum golo monumental em que finta 5 ou 6 desde o meio campo e marca). Com o Fernando passou-se o mesmo, e acredito que esta época vai ser muito diferente nesse aspecto e vamos ver um jogador com a mesma influência a defender mas igualmente com responsabilidades ofensivas, o que o vai tornar num jogador mais completo ainda e com mais visibilidade em outros aspectos, como nessa criticada incapacidade no passe.
 

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
13,922
6,235
Toronto
prefiro um jogador que faca o que faz ao nivel dos melhores do mundo que um jogador que faz um pouco de tudo benzinho.

para mim o fernando e as vezes chateia-me verlo fazer algumas asneiras perto da nossa area, e como jardel dos trincos ;)
 
I

illusion

Guest
> canadian dragao Comentou:

> prefiro um jogador que faca o que faz ao nivel dos melhores do mundo que um jogador que faz um pouco de tudo benzinho.

para mim o fernando e as vezes chateia-me verlo fazer algumas asneiras perto da nossa area, e como jardel dos trincos ;)

_______________

Asneiras todos fazem, é que verdade que ele já cometeu alguns deslizes, mas a frequencia tem sido cada vez menor com o passar do tempo, e a tendência é para que seja ainda menos. Não se esqueçam que tem apenas 22 aninhos e já leva 3 épocas a titular na I liga, sendo 2 delas no Porto.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,650
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
> illusion Comentou:


Eu apesar de não concordar, compreendo minimamente quem fala na suposta incapacidade do Fernando a nível do passe. Na minha opinião a peça mais importante do onze de JF era o trinco, ele aproveitou o trabalho do anterior treinador nesse aspecto, pos em prática as suas ideias no modelo de jogo à volta do trinco que antes era um 3º central (PA). Os donos desse lugar no 433 do professor tiveram sempre indicações claras para compensar os laterais, ajudar os centrais, e limpar tudo a meio campo sem se estenderem a nível ofensivo, foi assim com o PA, que nunca marcou qualquer golo pelo Porto (tendo marcado por todos os outros clubes que já passou, em muito menos épocas em qualquer deles, até no Atl. de Madrid que está num campeonato muito mais dificil. No nacional até me recordo dum golo monumental em que finta 5 ou 6 desde o meio campo e marca). Com o Fernando passou-se o mesmo, e acredito que esta época vai ser muito diferente nesse aspecto e vamos ver um jogador com a mesma influência a defender mas igualmente com responsabilidades ofensivas, o que o vai tornar num jogador mais completo ainda e com mais visibilidade em outros aspectos, como nessa criticada incapacidade no passe.
------------------------------------

esse raciocínio de levar o trabalho do co adriaanse que foi aproveitado pelo jesualdo até ao fernando é muito bom.