Fundação em 1893 ou 1906?

JyEMBass

Tribuna
20 Julho 2006
4,592
700
Porto
Olá,

Como todos devem saber \"A Vencer desde 1893\" é uma frase comum aos dias de hoje do FC Porto.

Não foi sempre tido em consideração o ano 1893 como ano da fundação. A primeira data apontada teria sido 1906. Mais tarde e perante novos documentos (já na era de Pinto da Costa) a data foi alterada para 1893.

É algo complicado investigar uma data tão longínqua.

A data de 1893 surge porque nesse ano se disputou um encontro entre o Porto e o Club Lisbonense com o aval do R. Carlos.

Ora a minha dúvida aqui é esta, consta que alguns jornais existentes à época retratavam o encontro como um Porto Vs Lisboa.

Sei que a mais recente História oficial do FC Porto faz menção ao ano de fundação como 1893...

No entanto pergunto-vos: Que documentos estão disponíveis à data de 1893? Gostava de os consultar. Talvez dê um saltinho à Faculdade de Letras do Porto e procure jornais da época.

Que jornais existiam e terão feito a cobertura desse encontro com mais destaque?

Um abraço a todos!
 

JyEMBass

Tribuna
20 Julho 2006
4,592
700
Porto
Jorge Araujo, com o devido respeito, a Wikipédia não é uma fonte que neste caso sirvam os propósitos desta duvida.

Eu sei que hoje em dia tem-se a data de 1893 como a data de fundação. No entanto não foi sempre assim... e era esta duvida que eu gostava de tirar, ou seja, tentar encontrar alguns documentos da época (1893) dado que a partir de 1906 o nome \"Foot-Ball Club do Porto\" surge sempre nos jornais... mas antes nunca encontrei tal referencia.
 

JyEMBass

Tribuna
20 Julho 2006
4,592
700
Porto
> Velasquez Comentou:

> Foi um benfiqueiro chamado Rui Guedes, o do topo giggio, que investigou e descobriu um Jornal de Notícias de 1893 com os factos.


****************************************

Obrigado velasquez... vou ver se encontro alguma coisa do JN desse ano.
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
> JyEMBass Comentou:

> Jorge Araujo, com o devido respeito, a Wikipédia não é uma fonte que neste caso sirvam os propósitos desta duvida.

Eu sei que hoje em dia tem-se a data de 1893 como a data de fundação. No entanto não foi sempre assim... e era esta duvida que eu gostava de tirar, ou seja, tentar encontrar alguns documentos da época (1893) dado que a partir de 1906 o nome \"Foot-Ball Club do Porto\" surge sempre nos jornais... mas antes nunca encontrei tal referencia.

---------------------------------------------------------------

Compreendo companheiro,mas a partir do momento que o próprio clube festejou o centenário com grande pompa em 1993 eu aceito essa data como a da fundação,mas é pertinente essa tua dúvida.
 

JyEMBass

Tribuna
20 Julho 2006
4,592
700
Porto
:) Eu entendo... isto do ano da Fundação é no fundo uma data.

Mas como sou curioso sobre estas coisas vou tentar averiguar...
 
H

hast

Guest
Tens várias fontes sobre a data da fundação. Não sei como é que ainda pode haver dúvidas!



Nicolau de Almeida e o Foot Ball

Não há margem para dúvidas: o Foot Ball Club do Porto foi fundado em 28 de Setembro de 1893. Por um negociante de vinhos, fascinado por modernidades

Nas páginas, já puídas pela usura dos anos, de uma das primeiras edições da revista «CAÇA & SPORT» pode ler-se, em entrevista de Amadeu Muaze a Eduardo Almeida Coquet: «Já em 1891 e 1892 um grupo de rapazes, entre os quais António Nicolau d´Almeida, Fernando Nicolau d´Almeida, Vieira da Cruz, Lacy Rumsey, Artur Rumsey e George Dagge, vinha trabalhando afincadamente a favor da velocipedia. No primeiro ano, sob o nome de Clube Excursionista, e, seguidamente, em 1892, sob nova designação de Clube de Velocipedistas do Porto, tentam levar a efeito passeios e excursões em bicicleta, algumas corridas, fazendo uma boa propaganda à custa do seu enorme entusiasmo. Àqueles vêm juntar-se outros. Eduardo Rumsey, António Leite de Faria, António Tasso de Sousa, Benedito Ferreirinha, Carlos Rothes, Guilherme Anderssen, Pedro Amorim Júnior, Caetano Marques Rodrigues, Carlos Chambers e Jorge Nunes de Matos, completam o grupo dos apaixonados do pedal. O entusiasmo cresce, e, finalmente, o Velo Clube, pela junção de 44 sócios, ao Clube de Velocipedistas do Porto, passa a usar a designação de Real Velo Clube do Porto, que tinha as suas instalações no Palácio de Cristal. Durante o segundo semestre de 1893 entram muitos sócios, entre os quais figura Sua Alteza o Senhor Infante D. Afonso e, em fins do mesmo ano, Sua Majestade El-Rei concede a quinta do seu palácio da Rua do Triunfo para construção do velódromo, mostrando bem assim o grande interesse que as coisas de sport lhe mereciam.»
António Nicolau de Almeida! Com seu pai era sócio de uma empresa exportadora de vinho do Porto. E assumido sports-man. Praticante do portuguesíssimo jogo do pau, do remo e da natação. Em 1893 tinha 20 anos. Pouco depois de se lançar na aventura da fundação do Real Velo Club partiu em viagem de negócios para Inglaterra. Por lá entreviu o fascínio do jogo da moda. O futebol. Consigo trouxe algumas bolas e o desejo de lançar no Porto (fora dos circuitos sempre fechados dos ingleses aí radicados) o jogo. Era aventura. Era chique. E assim, esfriando um pouco o ardor que pusera no Velo Clube, decidiu, com alguns dos seus amigos das corridas de bicicletas, fundar outro clube. O Foot Ball Club do Porto. Data escolhida: 28 de Setembro de 1893. Nesse dia (não por dispiciendo acaso) o Rei D. Carlos festejava o 30.º aniversário e a Rainha D. Amélia o 28.º
A notícia do evento foi publicada, em cima da hora, pelo «DIÁRIO ILLUSTRADO», periódico de Lisboa, nos seguintes termos: «Fundou-se, no Porto, um clube denominado Foot Ball Clube do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do país de uma associação para os jogadores daquela especialidade. No segundo domingo de Outubro inaugura-se o clube oficialmente, com um grande match entre os seus sócios, no hipódromo de Matosinhos. Ouvimos dizer que serão convidados alguns clubmen de Lisboa. Que o Foot Ball Club do Porto apure um grupo rijo de jogadores e que venha medir-se ao campo com os jogadores do Club Lisbonense, do Real Ginásio Club, do grupo de Carcavellos ou de Braço de Prata, para animar os desafios de football como já o são as corridas de cicles. Eis o que desejamos.»
E, de facto, no segundo domingo de Outubro realizou-se o «match». O «JORNAL DE NOTÍCIAS» do Porto, de 8 de Outubro, anunciava em notícia de primeira página: «Realiza-se hoje, às duas horas da tarde, no antigo hipódromo um \'match\' de football, promovido pelo Foot Ball Club do Porto, tomando parte nesta diversão vinte e dois sócios do referido clube. Os dois partidos são \'capitaneados\' pelos srs. Nugent e Mackenie, distintos jogadores e sócios do referido clube. Tomam parte os senhores Fernando e António Nicolau de Almeida, Arthur, Lacy e Roberto Rumsey, Alfredo e Eduardo Kendall, Guilherme Anderson, Wlater Mac Connan, Barbosa, António Maria Machado, José Vale, Artur Ramos de Magalhães, Eduardo Sprakey, A. Johnston, Hans Peters, Jorge Hardy, Joaquim Duarte, Henrique Cunha e A. Vieira da Cruz, etc. Vêm assistir a este torneio as senhoras da colónia balnear da Foz. Este interessantíssimo jogo é uma novidade no Porto e há grande entusiasmo, tendo-se feito já algumas apostas.»
Oito dias depois, o «JN» inseriu, na sua segunda página, notícia dos treinos do F. C. Porto, acrescentando que, entre a assistência, para além das senhoras da colónia balnear da Foz, estavam, também, as de Leça e Matosinhos. Outras notícias se lançaram de dois jogos, um a 8 e outro a 15 de Outubro, contra o Clube de Aveiro, capitaneado por Mário Duarte.

O entusiasmo cresceu. E a 25 de Outubro de 1893, António Nicolau de Almeida, na assumida qualidade de presidente do Foot Ball Club do Porto, enviou ao presidente do Football Club Lisbonense uma carta que era um repto, mas pouco: «Desejando solenizar a definitiva instalação do Foot Ball Club do Porto resolvemos organizar um match quarta-feira próxima, 2 de Novembro, no qual tomasse parte um eleven do team do clube a que V. Exa. tão dignamente preside. Não temos, é certo, em virtude da pouca prática e nenhum training dos nossos jogadores um eleven de primeira ordem, capaz de fazer frente ao do Club Lisbonense. Como, no entanto, o n/convite não representa um repto lançado pelos n/jogadores aos jogadores de Lisboa, mas tão-somente o vivo desejo de estreitar relações de franca camaradagem, esperamos que V. Exas. nos revelarão a n/justificada imperícia. Cumpro, pois, na qualidade de presidente do Foot Ball Club do Porto, o honroso dever de convidar por intermédio de V. Exas. os valentes e adestrados jogadores do Club Lisbonense a tomarem parte no referido match. Na esperança de sermos honrados com a anuência ao n/pedido, aguardamos o favor de uma resposta rápida p.ª n/governo. Deus guarde V. Exas. Illmo. Exmo. Sr. Presidente do Football Clube Lisbonense.»
Anúncio dessa mesma carta seria estampado na página 3 do «Diário Illustrado», no dia 29 de Outubro de 1893. Foram linhas escritas por um primo de Guilherme Pinto Basto, presidente do Lisbonense, que, de tão bem informado, acrescentaria que, para a data proposta, não seria possível «reunir, escolher o grupo e dispor a partida em tão curto espaço de tempo», mas garantido ficava que o convite fora aceite.
 

JyEMBass

Tribuna
20 Julho 2006
4,592
700
Porto
> Timofte 2-3 Comentou:

> Nisto já nem os benfiqueiros pegam...


****************************************

Se eles pegam não sei.

Mas eu tenho curiosidade sobre o tema
 
F

fcporto87

Guest
> JORGE ARAUJO Comentou:

> http://pt.wikipedia.org/wiki/Fcporto

------------------------------------------

Destaco esta parte:

Segundo o FIFA Historical Clubs Ranking, o FC Porto é maior clube português, o 9º da Europa e o 15º do mundo. Segundo o \"Worldwide Historical Clubs Ranking\" do brasileiro Marcelo Leme de Arruda, o Futebol Clube do Porto é o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 21º maior do Mundo. [8] Segundo a Classificação Histórica Mundial de Clubes da IFFHS de 2009, o FC Porto é considerado o maior clube português, o 11º maior da Europa e o 12º maior do Mundo!
 
F

fcporto87

Guest
Há uma coisa que eu tenho pena, que não se tenha mantido o nome original do nosso clube - \"Foot-Ball Club do Porto\", acho que portugal não merecia uma tradução nem de ter um clube como o FOOT-BALL CLUB DO PORTO!
 
D

Dragão do Sul

Guest
Há uma carta datada de 1893 do FCP a convidar o Lisbonense para um jogo de bola. Daí a data de fundação ter passado para esse ano
 
T

Timofte 2-3

Guest
> fcporto87 Comentou:

Segundo a Classificação Histórica Mundial de Clubes da IFFHS de 2009, o FC Porto é considerado o maior clube português, o 11º maior da Europa e o 12º maior do Mundo!



esta a versão que eu perfilho
 

JyEMBass

Tribuna
20 Julho 2006
4,592
700
Porto
olha este: http://www.record.pt/noticia.aspx?id=806506&idCanal=3437

Perdeu tempo em vida com a nossa história
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,744
2,431
Porto
Se não estou em erro tudo isso foi devidamente documentado,discutido e esclarecido numa celebre Assembleia Geral, em que participou o Rui Guedes.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Apenas umas questões:
Acham que o PRESIDENTE PINTO DA COSTA e a sua direcção iriam alterar a data da fundação sem ter provas concretas?
Pessoa culta como ele é porque motivo iria alterar uma data histórica tão importante?

Na revista DRAGÕES ao longo dos vários anos foram sempre colocados documentos sobre o ano da fundação. Teria que dar uma vista de olhos por todos os números (felizmente já são centenas) para
saber emm números estão esses documentos.
Em 1906 o que foi feito foi o relançar do clube que estava adormecido.
Comparo esta data com a de 1982 quando o nosso grande presidente tomou conta dos destinos clube.
1893 - ano da funação
1906 - ano de acordar
1982 - ano da libertação do verdadeiro Dragão.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
> COTADRAGÃO Comentou:

> Se não estou em erro tudo isso foi devidamente documentado,discutido e esclarecido numa celebre Assembleia Geral, em que participou o Rui Guedes.
--------------------------------------------------------------------------
Exactamente assim
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
Eu tenho na caderneta do centenário do Porto a página do JN com a noticia do encontro com o Foot-Ball Club Lisbonense, é do dia 15-10-1893. Tenho também o fac-simile da carta que António Nicolau de Almeida escreveu ao presidente desse clube.

1893, sem dúvida.