Fundação em 1893 ou 1906?

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
E Monteiro da Costa, presidente do Grupo do Destino e grande impulsionador do nosso clube era seu amigo pessoal... de Nicolau de Almeida, claro está.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Eu vou um dia destes esclarecer muita coisa juntando aqui documentos para que não hajam dúvidas. Outro dia falei neste tema no tópico do 5LB (apareceu lá um off-topic qualquer e vários entre os quais eu e o Velasquez desenvolvemos o tema) mas vou trabalhar nisto a sério para que não restem dúvidas.
Ao ver este tópico hoje e ao ler os poucos posts ainda existentes veio-me à cabeça uma situação desconhecida do Rui Guedes e que com sorte agora mesmo associei ao FCP.
Foi nesta parte do post do Hast na página 1;
\"O entusiasmo cresce, e, finalmente, o Velo Clube, pela junção de 44 sócios, ao Clube de Velocipedistas do Porto, passa a usar a designação de Real Velo Clube do Porto\"
Eu devo ser uma das poucas pessoas que possui o emblema do Real Velo Clube do Porto e ao ler isto nem foi preciso ir ver para me recordar das cores desse Clube, exactamente azuis e brancas como o FCP!
Um dos fundadores?! Nicolau de Almeida.
Clube fundado no ano seguinte?! FCP
Presidente? Nicolau de Almeida.
As minhas dúvidas sobre as cores iniciais do Clube desvaneceram-se aqui, porque em 1906 jogaram algumas vezes de vermelho, Nicolau de Almeida passou o legado ao amigo Monteiro da Costa muitos anos mais tarde e embora afastado do Clube por razões familiares ainda aparece a ver jogos no Campo da Rainha na Rua Antero de Quental (cujo nome antigo era Rua da Rainha onde o meu pai nasceu não longe do campo e onde o meu avô viveu muitos anos ele que era do círculo de amigos de Nicolau e não só).
Eu vou fazer scanner de várias coisas e coloco depois aqui links para toda a gente ver, só palavreado não serve pelo menos para mim não.
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
A primeira equipa do Porto usava camisolas brancas com colarinhos vermelhos.
Acho que se pode dizer que jogava mais de branco e não de vermelho, certo?

Depois nessa mesma equipa há dois jogadores com camisolas azuis e brancas às riscas já.

As meias e calções parecem-me azuis também.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O vermelho mete medo a muita gente...até parece que é exclusivo do 5LB ele existe no emblema do FCP como o azul celeste está no deles (e até já foi mais escuro mas alteraram).
Quando quis dizer vermelho queria significar que existia essa cor num dos equipamentos do Clube que existem fotos e não é a 1ª equipa do FCP (ou era sim para o Rodrigues Telles mas isso fica para mais tarde) ou então teríamos de concluir que o Clube foi fundado em 1906 e não em 1893. Segundo o Rui Guedes nessa foto estão equipamentos usados em 1893 e já o definitivo (2 jogadores).
Posteriormente há fotos de todo branco mas a predominância passou a ser o azul e branco.
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
A mim não mete medo nenhum, pelo contrário, se há cor que não temo é o vermelho :)

Estava só a falar na predominância do branco e que o vermelho era dos colarinhos.
Sendo que o resto me parece azul (meias e calções).

Como seria em 1893 é que não faço ideia, mas também depois deu-se o hiato.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
presumo agora, meu post 27, que o emblema de 1906, a bola 1º branca e depois azul, deveria ser igual a 1893.Quanto ao equipamento não sei mas muitas vezes o equipamento é diferente das cores do clube. Se for como o Rui Guedes diz na investigação que fez naqueles 11 há 9 que usavam ainda o equipamento de 1893, vou ver se encontro sustentação para isso em vários livros que tenho por aqui. Mas que era interessante descobrir o máximo possível do passado acho que interessa.
 
D

Dragão do Sul

Guest
Vocês são espectaculares! Se não fossem as vossas pesquisas, arquivos e conhecimentos pessoais eu pouco saberia da história do nosso clube. Obrigado
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
> hast Comentou:

Nicolau de Almeida e o Foot Ball


Nas páginas, já puídas pela usura dos anos, de uma das primeiras edições da revista «CAÇA & SPORT» pode ler-se, em entrevista de Amadeu Muaze a Eduardo Almeida Coquet: «Já em 1891 e 1892 um grupo de rapazes, entre os quais António Nicolau d´Almeida, Fernando Nicolau d´Almeida, Vieira da Cruz, Lacy Rumsey, Artur Rumsey e George Dagge, vinha trabalhando afincadamente a favor da velocipedia. No primeiro ano, sob o nome de Clube Excursionista, e, seguidamente, em 1892, sob nova designação de Clube de Velocipedistas do Porto, tentam levar a efeito passeios e excursões em bicicleta, algumas corridas, fazendo uma boa propaganda à custa do seu enorme entusiasmo. Àqueles vêm juntar-se outros. Eduardo Rumsey, António Leite de Faria, António Tasso de Sousa, Benedito Ferreirinha, Carlos Rothes, Guilherme Anderssen, Pedro Amorim Júnior, Caetano Marques Rodrigues, Carlos Chambers e Jorge Nunes de Matos, completam o grupo dos apaixonados do pedal. O entusiasmo cresce, e, finalmente, o Velo Clube, pela junção de 44 sócios, ao Clube de Velocipedistas do Porto, passa a usar a designação de Real Velo Clube do Porto, que tinha as suas instalações no Palácio de Cristal. Durante o segundo semestre de 1893 entram muitos sócios, entre os quais figura Sua Alteza o Senhor Infante D. Afonso e, em fins do mesmo ano, Sua Majestade El-Rei concede a quinta do seu palácio da Rua do Triunfo para construção do velódromo, mostrando bem assim o grande interesse que as coisas de sport lhe mereciam.»
António Nicolau de Almeida! Com seu pai era sócio de uma empresa exportadora de vinho do Porto. E assumido sports-man. Praticante do portuguesíssimo jogo do pau, do remo e da natação. Em 1893 tinha 20 anos. Pouco depois de se lançar na aventura da fundação do Real Velo Club partiu em viagem de negócios para Inglaterra. Por lá entreviu o fascínio do jogo da moda. O futebol.


-------------------------------------------------

o prometido está aqui;
O logotipo do Real Velo Clube do Porto fundado por Nicolau de Almeida.
Este emblema deve ser raríssimo e eu devo ser um dos poucos que o tem, estavam nas coisas do meu avô que ficaram para o meu pai e eu guardei.
É um emblema/pin (como se diz agora) feito no século XIX de uma qualidade invejável.
Reparem que as cores do RVCP são azuis e brancas exactamente como a bola de 1906 (infelizmente não há imagens do logotipo de 1893 mas tudo leva a crer que Monteiro da Costa o deve ter mantido talvez excluindo a coroa monárquica de cima mas isso é especulação minha)
Creio que é a 1ª vez que é visto na Internet este emblema

http://img703.imageshack.us/i/digitalizar0001i.jpg/
 
H

hast

Guest
Muito bem Devenish.

E se é a 1ª vez que é visto na Internet, é um exclusivo do Portal dos Dragões. ;-)
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
António Nicolau de Almeida no Campo da Rainha em 1907 acompanhado de Romualdo Teles e J.Barbosa.
Nicolau de Almeida é o 1º à esquerda já muito diferente de 1892/93.

http://img51.imageshack.us/i/digitalizar0004b.jpg/
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
primeiros campeões em Portugal - 1921-1922

http://img266.imageshack.us/f/digitalizar0003k.jpg/
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
uma imagem mais ampliada, dá para ver bem os nomes dos jogadores

http://img521.imageshack.us/img521/3739/digitalizar0003j.jpg
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
se quiserem que continue, um dia destes, posso colocar aqui fotos de todos os campeões.
Alguém tem alguma ideia como colocar uma moldura bonita à volta para se poder imprimir e guardar em papel?
 
T

Timofte 2-3

Guest
> Devenish Comentou:

> primeiros campeões em Portugal - 1921-1922

http://img266.imageshack.us/f/digitalizar0003k.jpg/



campeões nacionais!

:)
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
> Frederico Comentou:

> Eu no meu escritório todas as fotos que tenho estão numa moldura em metal escovado muito fininho.

Depois coloca-se uma margem maior ou mais pequena conforme o tamanho e a importância do documento.

Encontras com facílidade na loja das molduras, no arrabida ou norte shopping.


---------------------------------------

não é isso Frederico, é sim alguém que saiba trabalhar aqui o desenho e colocar um rebordo à volta para dar aspecto de postal e então ficava bem melhor imprimir em papel.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
> Timofte 2-3 Comentou:

> > Devenish Comentou:

> primeiros campeões em Portugal - 1921-1922

http://img266.imageshack.us/f/digitalizar0003k.jpg/



campeões nacionais!

:)

-------------------

ignora esta, guarda sim a 2ª que eu ampliei e onde se lê bem os nomes dos campeões.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,507
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Um emblema de 1925 já com o logotipo actual. Desconheço as razões porque tem as armas da monarquia em cima, seria para homenagear o Clube de 1893 ou 1906 ainda na monarquia?!

http://img208.imageshack.us/i/digitalizar0005x.jpg/
 
M

Mokiev

Guest
> Devenish Comentou:

> > Frederico Comentou:

---------------------------------------

não é isso Frederico, é sim alguém que saiba trabalhar aqui o desenho e colocar um rebordo à volta para dar aspecto de postal e então ficava bem melhor imprimir em papel.

------------

Assim programas simples para fazer isso tens dois, assim simplicíssimos e creio que são free procura no Google: Photo Art Studio ou PhotoScape depois tens o photoshop ou o Corel mas já são mais elaborados

Chamam-se a bilheteira os nossos criativos Bruno e Manel :)