Futsal

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,518
12,330
Conquistas
1
  • Jardel
Por muito que nos custe admitir, o hóquei é um desporto que só tem relevância em Portugal, Galiza e Barcelona.
Em Itália cada vez se vê menos competitividade e isso tem se reflectido na ausência das equipas italianas nas fases avançadas das competições europeias.

Em relação ao Futsal só não vê quem não quer ver.
É a modalidade de pavilhão com maior crescimento em Portugal e, neste momento, a mais praticada no nosso país (em tempos coloquei aqui os dados estatísticos de praticantes do futsal comparativamente ao andebol).

A nível europeu não tenho qualquer dado mas acredito que o andebol ocupe o lugar cimeiro sem grandes problemas.
Contudo, se os países da Europa Central (Alemanha, França, Bélgica, Holanda) bem como a Inglaterra decidirem apostar no futsal, não tenho qualquer tipo de dúvidas que esta passará a ser das modalidades mais importantes a nível europeu e potencial olímpica.
O Basket tem mais praticantes que o Andebol.
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
O Basket tem mais praticantes que o Andebol.
Hmm! Achas?
Por acaso nunca me debrucei sobre o assunto mas a ser como dizes fico surpreendido.

Mas de uma coisa tenho a certeza, até porque perdi umas boas horas a fazer a contabilidade estimada: futsal tem mais praticantes que andebol. E por uma margem interessante.
 

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,518
12,330
Conquistas
1
  • Jardel
Hmm! Achas?
Por acaso nunca me debrucei sobre o assunto mas a ser como dizes fico surpreendido.

Mas de uma coisa tenho a certeza, até porque perdi umas boas horas a fazer a contabilidade estimada: futsal tem mais praticantes que andebol. E por uma margem interessante.
Refiro-me ao contexto Europeu.
 
9 Março 2012
2,951
3,104
Conquistas
1
44
chaves
  • Alfredo Quintana
É o que dá ter um Fernando Gomes na FPF e a mandar na UEFA.

Enviado do meu SM-T865 através do Tapatalk
O que o pessoal do forum continua ansiosamente à espera é da resposta a um simples questionário que ontem foi lançado. Com certeza por falta de tempo ou por não o ter visto continua sem resposta. Para que nada falte, aqui fica outra vez:

Já que estamos perante uma entidade que só compreende linguagem binária, fica aqui um pequeno questionário, apropriado ao nível apresentado, e cuja resposta serviria para o esclarecimento da população em geral:

1. O Barcelona roubou a Supertaca Europeia de 2011 ao FCP?

a) sim
b) não


2. O Kassai é ladrão?

a) sim
b) não


3. Como qualifica a prestação de B. Kuipers no FCP - Barcelona de 2011?

a) irrepreensível
b) roubo


4. Como descreveria Bernardo Silva na sua passagem pela orclandia?

a) uma besta
b) uma besta quadrada


5. Como descreve Bernardo Silva como atleta do Man. City?

a) uma besta ao cubo
b) uma jóia...um fofo


6. Na troca de argumentos entre o Sérgio e o Pep no jogo desta temporada em Inglaterra acredito na palavra de:

a) Sérgio
b) Pep


7. O Man. City roubou 2.7 milhões de euros da vitória no jogo da Champions frente ao FCP?

a) sim
b) não


8. Ovrebo e Aytekin são:

a) dos melhores árbitros da história...top, top
b) responsáveis por 2 das maiores vergonhas arbitrais na história da Champions


9. Como classifica a presença de António Costa na tribuna da Luz ao lado do traficante?

a) um escândalo...tráfico de influências
b) fofa


10. Na troca de argumentos entre João Paulo Rebelo e FJM de que lado se posiciona?

a) Rebelo
b) FJM


11. Por quem torceu nos recentes FCP - Man. City da Liga dos campeões?

a) FCP
b) Man. City


12. Por quem torcerá numa final que oponha uma equipa do Guardiola e o FCP?

a) Guardiola forever
b) Porto sempre

Como a actualidade nos está sempre a surpreender hoje acrescento a treze...

13. Perante a posição do juiz Carlos Alexandre face ao processo que envolve o benfica e Rui Pinto (link: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/carlos-alexandre-ignora-decisao-da-relacao-sobre-rui-pinto ) a minha posição em relação ao mesmo é:

a) continua a ser um parasita parcial, a mando da direita e da aliança FCP/SCP, para tramar o Socrates e o benfica
b) concordo com a decisão...passou a ser dos meus...afinal já é um queriducho


Nota: não é permitido ligar ao Messi para obter ajuda dos 50/50...

Para quem passa a vida a medir a pilinha do portismo de quem ousa não seguir o seu cereb....cof, cof,...disco rígido, seria fofinho ver isto respondido e bem esclarecido
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,450
8,402
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O Futsal provavelmente é a que tem menos praticantes em Portugal. Pelo menos era assim à poucos anos.

Enviado do meu SM-T865 através do Tapatalk
Recorde de praticantes

Portugal atingiu os 36 mil praticantes federados, sinal de que a modalidade está a crescer de forma sustentada, considera Pedro Dias.

"72% destes praticantes pertencem à formação, dos 5 aos 18 anos. Isso demostra o trabalho desenvolvido pelos clubes e pelas associações de futebol. A modalidade cresce e afirma-se socialmente no nosso país, é um crescimento de 9% da última época para esta, quando o habitual, dos últimos anos, tinha sido 2,5% ou 3%", conclui.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,450
8,402
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Obviamente que o futsal tem tido um crescimento exponencial e devíamos ter isso em conta.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Like
Reações: Moreira

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,575
22,355
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Seria impossível o Porto entrar no Futsal (ou no Voleibol masculino) sem um reajuste na distribuição do dinheiro das quotas, isto partindo do princípio que entravamos para disputar títulos, obviamente. Um reajuste desse calibre implica tirar dinheiro do futebol para servir as modalidades, e podem tirar o cavalinho da chuva que isso não vai acontecer com esta direção. Aliás, o que se fez foi o contrário há alguns anos atrás.
 
  • Like
Reações: mifisarte

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Seria impossível o Porto entrar no Futsal (ou no Voleibol masculino) sem um reajuste na distribuição do dinheiro das quotas, isto partindo do princípio que entravamos para disputar títulos, obviamente. Um reajuste desse calibre implica tirar dinheiro do futebol para servir as modalidades, e podem tirar o cavalinho da chuva que isso não vai acontecer com esta direção. Aliás, o que se fez foi o contrário há alguns anos atrás.
Menos um Nanu por ano pagava futsal?

Estou a perguntar porque não sei
 

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
Futsal, futebol de areia, Sub-23, futebol feminino. Temos FUTEBOL no nosso nome!!!
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,575
22,355
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Menos um Nanu por ano pagava futsal?

Estou a perguntar porque não sei
Não sei exatamente qual o orçamento que o regime e os lagartos têm para as modalidades pós-Covid. Tinha que ir ver aos relatórios.

Sei que os lagartos são os que gastam mais, em 2019 tinham um orçamento de 20 milhões a distribuir por todas as modalidades. O regime cerca de 13M, salvo erro. Nós não chegamos sequer perto do nível do regime e temos menos modalidades do que eles. Só por aí já tens uma ideia.

O problema é que as modalidades não são auto-suficientes. O dinheiro que lá pões é sempre a fundo perdido. O Bruno de Carvalho quando entrou no Sporting foi o responsável pela subida louca nos orçamentos deles. O regime também subiu nos últimos anos, mas sem acompanhar a loucura do Sporting.

Só o facto de nós continuarmos a competir com eles em Andebol, Basquete e Hóquei ilustra bem o trabalho fenomenal que se tem feito cá mesmo tendo pouco dinheiro. E por isso mesmo é que não podemos repartir o orçamento que temos por mais uma modalidade, era a morte do artista.

Fazendo contas por alto, se quiséssemos entrar no Futsal para competir com eles teríamos que torrar no mínimo 3M/ano.
 
  • Like
Reações: Ruben1893

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
@Neiva,

Segundo me contaram, o orçamento dos mouros para o Futsal ronda os 5 milhões época (contas por baixo)...por exemplo este ano o Sporting com os prémios desta vitória na Liga dos Campeões vai ultrapassar esse orçamento garantidamente.

Há malta a ganhar muito bem nestas equipas.
 
  • Like
Reações: Neiva

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,575
22,355
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
@Neiva,

Segundo me contaram, o orçamento dos mouros para o Futsal ronda os 5 milhões época (contas por baixo)...por exemplo este ano o Sporting com os prémios desta vitória na Liga dos Campeões vai ultrapassar esse orçamento garantidamente.

Há malta a ganhar muito bem nestas equipas.
Não sei as verbas ao certo, mas se dizes 5M/ano eu acredito.

Nós competimos contra eles nas restantes modalidades sempre com orçamentos mais baixos. Portanto os tais 3M/ano que apontei como o valor base para disputarmos o título parece-me ajustado.
 
  • Like
Reações: nuno queiros

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,674
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
O dinheiro das quotas dos sócios vai integralmente para as modalidades, julgo.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
O dinheiro das quotas dos sócios vai integralmente para as modalidades, julgo.
A ideia que eu tenho é que é 8€ para a futebol SAD e 2€ para o clube, e não quer dizer que depois esses 2€ revertam 100% para as modalidades, há outras contas a pagar.

Até estou na ideia que a alteração de 1€ para 2€ partiu duma proposta em AG feita por malta aqui do fórum.
 
  • Like
Reações: simao977

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,674
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
A ideia que eu tenho é que é 8€ para a futebol SAD e 2€ para o clube, e não quer dizer que depois esses 2€ revertam 100% para as modalidades, há outras contas a pagar.

Até estou na ideia que a alteração de 1€ para 2€ partiu duma proposta em AG feita por malta aqui do fórum.
Tinha uma ideia contrária, mas admito estar errado.
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,575
22,355
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
O dinheiro das quotas dos sócios vai integralmente para as modalidades, julgo.
A distribuição atual é 80/20, sendo que os 80% são para o futebol.

Se fosse 100% para as modalidades então tínhamos dinheiro de sobra para entrar no Voleibol, no Futsal e ainda sobrava para reforçar os orçamentos das outras modalidades todas.
 
  • Like
Reações: simao977

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,674
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
A distribuição atual é 80/20, sendo que os 80% são para o futebol.

Se fosse 100% para as modalidades então tínhamos dinheiro de sobra para entrar no Voleibol, no Futsal e ainda sobrava para reforçar os orçamentos das outras modalidades todas.
Tinha a ideia que era a totalidade. Desculpa.