Guerra Rússia - Ucrânia

Rui TSM

Superior
25 Agosto 2016
98
40
A NATO devia deixar de fornecer armas. Pois. Era bonito nao era? Os Ucranianos todos de bandeira branca não era? Ou defenderem-se com paus e pedras. Ou deixar a Rússia tomar conta daquilo e depois via-se. Isso é que era justiça divina.

Ainda há quem não perceba que foram os Ucranianos que se quiseram defender.

Ainda não vi uma ideia, uma única ideia daqueles que dizem que "é preciso calar as armas".

Como se chega a isso? Parlez dizem eles. Putin cala as armas para parlez? Não!! Nem para corredores humanitários, quanto mais para falar.
Há cessar fogo da Rússia ( que é a única que está a atacar, logo é a UNICA QUE PODE PARAR) para parlez? Também não me parece. Como querem parlez com misseis a cair ao lado de casa caralho? Como querem dialogar com Putin que atua como senhor do Mundo e ameaça tudo e todos com armas nucleares? Que dialogo é este? Entramos no mundo sadomaso? É preciso uma palavra de segurança para parar?

Apresentem uma puta de uma ideia como parar isto. Só uma. Mas uma que seja plausível na Terra e não em Narnia
Leio muito aqui no portal mas pouco comento. É opçao minha e espero que respeitem. Mas cá vai: a resposta a essa perguntas para mim é simples. Nós, aliados ocidentais, somos muito mais fortes que a Russia contudo só putin ameaça. Gostava que um lider dissesse a esse gajo que no dia em que a Russia tentar usar uma arma nuclear será o dia em que a Russia deixara de exisitir. Queria ver navios militares nossos no mar negro. Queria tropas junto à fronteira da Russia prontos a atacar. Queria uma demonstraçao de força militar que efectivamente o ocidente tem. A ameaça do terror nuclear ja serviu para travar o inicio de uma guerra mundial. Nao pode servir para prolongar no tempo outra. Infelizmente os USA sobretudo querem e querem muito prolongar esta.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O colega desculpe, sem ofensa, mas a sua questão além de provocatória, ignora o meu último parágrafo do meu post acerca do artigo de MST. Creio desfazer dúvidas!
Remeto-o para lá.

Deixe-me - agora num registo mais intimista - que o parabenize pela sua eloquência de escrita. Assim como a invejável "bagagem" cultural.
Os meus parabéns.
Encontramo-nos noutros tópicos, caro amigo.

Caríssimo, li ambos os artigos! Fantástico. O de Viriato Soromenho-Marques e do Miguel Sousa Tavares. Neles, nada me parece intoleravelmente polémico (imagino que o mais controverso seja a tese de MST acerca dos interesses da NATO... mas... bom, está no seu direito); tudo perfeitamente legítimo, aceitável e até desejável, quer como exercícios de liberdade de expressão, quer na boa-vontade do conteúdo, no que toca ao desejo de um ponto final célere para o conflito. Desconfio que divergiríamos sem remédio noutros temas. Se a posição que tem quanto à guerra traduz-se de alguma forma naqueles textos... enfim, não... não vejo onde está a questão.
 
Última edição:

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Meter crónicas do MST devia dar direito a chibatada :LOL:
Concordo, mas também concordo com a generalidade do que nos diz o artigo do MST.
Choca me a perseguição a quem pensa de forma diferente, todos temos o direito à nossa opiniao, mesmo aue seja estúpida.
É esse o grande valor da liberdade, todos podemoa escolher ser estupidos.
 
  • Like
Reações: Rui TSM

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,484
2,557
Desde o pacto de estabilidade já és alvo de sanções económicas em % do PIB nacional se não obedeceres as directivas. Para modificar os tratados tens que ter uma dupla unanimidade de 20 e tal estados. A propria moeda é um dos pilares da soberania(independencia) de um pais. E quando tens um jovem adulto que vive com o dinheiro dos pais para pagar apartamento, comida e facturas, consideras esse jovem realmente independente ?
Exacto. Quem determina os rumos na UE é um órgão não-eleito chamado comissão europeia. Mas todos preferimos fazer de conta que a UE é uma federação democrática de estados. Quanto á moeda como pilar da soberania, isso já foi mandado para o caixote do lixo da história, juntamente com a tal "soberania". Não é por acaso que os únicos estados que continuam donos do seu banco central são a Rússia e a China (talvez o Irão também?). Todos os outros bancos centrais são entidades privadas. Mas a maior parte das pessoas não sabe isto, tal como não se sabe quem são os donos, por exemplo, do Banco de Portugal. Porque é que esta informação não é pública? Não seria interessante saber? Pelos vistos não.
 
Última edição:
  • Love
Reações: BSilva

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O argumento da expansão da NATO como principal motivo da invasão da Ucrânia segue o mesmo tipo de lógica usada pelos trogloditas quando dizem "Andam com saias curtas, decotes pronunciados, batom vermelho e não queriam ser violadas? Elas é que se põem a jeito."
Além disso isso nem sequer é verdade. Porque a Ucrânia nunca fez pedido oficial para aderir à NATO, aliás a Ucrânia já sabia que a entrada na NATO era algo impossível de atingir a curto e médio prazo, porque existem critérios de adesão à NATO ao qual a Ucrânia nunca conseguiria cumprir. Foram os acontecimentos à volta do Euromaidan, quando a Ucrânia demonstrou intenção de aderir à UE que levou à deposição de Yanukovych, é que iniciaram uma série de conflitos entre a Ucrânia e a Rússia logo com a tomada da Criméia.
Só prova que o argumento em relação à NATO não passa de uma aldrabice dos fanboys de Putin e dos frustrados anti-americanos, é preciso desmascarar esta seita.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Dragaostki
B

BSilva

Guest
Para mim não há resposta @BSilva ?
Sem grandes textos, sem grande argumentação - não estamos a discutir estratégia militar como nos quer fazer crer aquele Major General na CNN - Portugal quando a agenda dele é outra. A questão é política.
Colega, vai desculpar-me, mas creio ter sido claro na minha intenção de não voltar a intervir sobre a temática deste tópico.
Não que o colega não seja merecedor, e nem gostaria que o visse como uma falta de respeito ou consideração. Não é!

Mas tudo o que tinha a dizer, juntamente com os 3 artigos (Pedro Tadeu, Viriato Soromenho Marques, e MST) que publiquei são sintetizadores da minha linha de pensamento...

Artigos esses, que desconhecia previamente, acredite, e numa rápida pesquisa do momento em que escrevia, entendi publicar nestes meus últimos posts.
Afinal, há gente mais importante, inteligente, mais bem informada do que eu, e que comunga do meu ponto de vista.
Sugiro ao meu amigo, para que reveja e releia, com calma, esses artigos... Em especial o de MST. Assino por baixo!
Abraço.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,277
13,308
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Concordo, mas também concordo com a generalidade do que nos diz o artigo do MST.
Choca me a perseguição a quem pensa de forma diferente, todos temos o direito à nossa opiniao, mesmo aue seja estúpida.
É esse o grande valor da liberdade, todos podemoa escolher ser estupidos.
depende.
"escolher ser estúpido" no caso de Chamberlain foi trágico e fez Hitler avançar.
e mesmo nos EUA, que entraram tarde na guerra, havia muita gente "estúpida" utilizando a tua expressão.
Já Churchill e De Gaulle nunca tiveram dúvidas.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco
B

BSilva

Guest
Caríssimo, li ambos os artigos! Fantástico. O de Viriato Soromenho-Marques e do Miguel Sousa Tavares. Neles, nada me parece intoleravelmente polémico (imagino que o mais controverso seja a tese de MST acerca dos interesses da NATO... mas... bom, está no seu direito); tudo perfeitamente legítimo, aceitável e até desejável, quer como exercícios de liberdade de expressão, quer na boa-vontade do conteúdo, no que toca ao desejo de um ponto final célere para o conflito. Desconfio que divergiríamos sem remédio noutros temas. Se a posição que tem quanto à guerra traduz-se de alguma forma naqueles textos... enfim, não... não vejo onde está a questão.
Muito obrigado.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,277
13,308
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Colega, vai desculpar-me, mas creio ter sido claro na minha intenção de não voltar a intervir sobre a temática deste tópico.
Não que o colega não seja merecedor, e nem gostaria que o visse como uma falta de respeito ou consideração. Não é!

Mas tudo o que tinha a dizer, juntamente com os 3 artigos (Pedro Tadeu, Viriato Soromenho Marques, e MST) que publiquei são sintetizadores da minha linha de pensamento...

Artigos esses, que desconhecia previamente, acredite, e numa rápida pesquisa do momento em que escrevia, entendi publicar nestes meus últimos posts.
Afinal, há gente mais importante, inteligente, mais bem informada do que eu, e que comunga do meu ponto de vista.
Sugiro ao meu amigo, para que reveja e releia, com calma, esses artigos... Em especial o de MST. Assino por baixo!
Abraço.
Não és obrigado a responder mas a minha pergunta não era sobre os textos dos que citaste. E eu conheço esses textos e doutros - aliás outros fizeram iguais no pré II Grande Guerra e sabemos o que aconteceu.

A minha pergunta era muito concreta e volto a fazer aqui;
"Na 2ª Guerra Mundial seria uma insanidade?
esta é a minha pergunta ao que tu escreveste e cito aqui;
"Numa lógica alucinante: - "Ou és por nós, ou és contra nós!"
Desculpem, mas procurarei não me deixar arrastar para este dualismo que considero uma insanidade."

A lógica que faz parte da Filosofia mas também da Matemática não tem "dualismos" nestas questões.
Insanidade ou outra coisa mais grave é ser neutro, não há neutros aqui por muito que queiram vender essa "vendetta".
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
depende.
"escolher ser estúpido" no caso de Chamberlain foi trágico e fez Hitler avançar.
e mesmo nos EUA, que entraram tarde na guerra, havia muita gente "estúpida" utilizando a tua expressão.
Já Churchill e De Gaulle nunca tiveram dúvidas.
E ainda há...
São escolhas!
 
B

BSilva

Guest
Não és obrigado a responder mas a minha pergunta não era sobre os textos dos que citaste. E eu conheço esses textos e doutros - aliás outros fizeram iguais no pré II Grande Guerra e sabemos o que aconteceu.

A minha pergunta era muito concreta e volto a fazer aqui;
"Na 2ª Guerra Mundial seria uma insanidade?
esta é a minha pergunta ao que tu escreveste e cito aqui;
"Numa lógica alucinante: - "Ou és por nós, ou és contra nós!"
Desculpem, mas procurarei não me deixar arrastar para este dualismo que considero uma insanidade."

A lógica que faz parte da Filosofia mas também da Matemática não tem "dualismos" nestas questões.
Insanidade ou outra coisa mais grave é ser neutro, não há neutros aqui por muito que queiram vender essa "vendetta".
Peço desculpa, mas não tenho mais nada a acrescentar!

A História contemporânea - últimos 120 anos - já nos "presenteou" com muitos e variados traumas, perfeita e totalmente documentados, para continuarmos a repetir os mesmos erros!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,277
13,308
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
E ainda há...
São escolhas!
por vezes não são digamos escolhas mas era uma longa conversa. Para escrever o que escreveu não precisava de estar constantememte a "condenar a Rússia" para no parágrafo seguinte ou anterior a desculpar ou justificar. Podia ter feito um texto menos longo e menos confuso mas já estou a habituado a ler e ouvir o MST mandar bitaites sobre tudo e mais alguma coisa e o que diz hoje diz o contrário amanhã. Já o Soromenho Marques é um homem diferente, tem convicções e conhecimentos de política mundial. Ainda outro dia ouvi um longo podcast de uma hora entre ele e o Daniel Oliveira (está neste tópico páginas atrás) e a abordagem do tema feito por ele é muito diferente do MST.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,997
39,473
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Privar-nos-á então do seu contributo. Não posso deixar de lamentar, embora não me surpreenda. Não sou especial apreciador de sonsices. Se foram esses os valores e a educação que lhe passaram, compadeço-me pelo colega. Em todo o caso, tem a minha solidariedade. Tome o reparo como uma oportunidade pedagógica.

Não seja mesquinho, não lhe fica bem, nem mesmo num fórum de internet, entre anónimos. Estamos aqui de boa-fé a discutir temas que nos interessam, sinta-se à-vontade para participar como uma pessoa crescida, um igual. A trollice é engraçada, mas talvez mais adequada para outro tipo de fórum que não este, uma comunidade que procura manter algum respeito pelos participantes e pelo próprio espaço. Vá lá, seja razoável, aproveite o facto de ter em mim um user paciente e compreensivo. Quem sabe não aprende alguma coisa e corrige a sua postura.

À atenção da moderação @apocalypto Um comportamento infantil não será crime ou especial agravo, mas as crianças devem ser supervisionadas.
O caro colega enerva-se muito facilmente, está a animar a malta em particular o @incrivel recebe likes e ainda reclama.

Não se queira tornar num bully como o outro menino que andava aqui com um capanga que ameaçava quem não lhe respondia como ele queria.

No final o mais importante é o revelar do seu Portismo ao copiar praticamente a linha do Pedroto sem boné, está aqui para ensinar, e todos temos que aproveitar ter um génio como você por aqui, ainda por cima tão humilde e nada sonso, alias nem gosta disso.

Até merece ouro.
 
  • Like
Reações: incrivel

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O caro colega enerva-se muito facilmente, está a animar a malta em particular o @incrivel recebe likes e ainda reclama.

Não se queira tornar num bully como o outro menino que andava aqui com um capanga que ameaçava quem não lhe respondia como ele queria.

No final o mais importante é o revelar do seu Portismo ao copiar praticamente a linha do Pedroto sem boné, está aqui para ensinar, e todos temos que aproveitar ter um génio como você por aqui, ainda por cima tão humilde e nada sonso, alias nem gosta disso.

Até merece ouro.
Ora, agradeço o interesse. Mas repare que o propósito de um fórum passa por escrever, como agora fez. Seguramente haverá quem tenha participações de maior qualidade, sempre há. Participações, em todo o caso. Para todo o efeito, ainda vou escrevendo sobre o que penso, e a comunidade vai respondendo, trocando impressões, concordando, discordando... enfim, fazendo o expectável. Creio não ser injustificado opinar que, na internet, se lêem coisas bem mais estapafúrdias do que aquelas que por aqui vou escrevendo. Veja o exemplo do colega Amares, com quem troquei umas palavras e de quem discordei. Normal. Já o comportamento do nosso estimado @incrivel , caso único, concretiza-se nos seus smiles jocosos, e nada mais. Naturalmente, interpelei-o, dando-lhe oportunidade de ... talvez escrever alguma coisa da sua posição. Quem sabe podendo haver uma salutar troca de ideias, não seria incomum num espaço de discussão. Lamento que continue a comportar-se de forma anormal, considerando ser o único user que se recusa a escrever. Um bocado chato estando nós num fórum. Mas alegro-me por saber que o colega tem os seus paladinos, e lamento se a reprimenda saiu demasiado severa. Não pretendia amedrontá-lo a ele, nem impressioná-lo a si.
 
Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,277
13,308
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Infelizmente os USA sobretudo querem e querem muito prolongar esta.
É preciso ter calma e tentar perceber que os EUA têm uma estratégia precisa quanto a esta guerra. Eles têm plano A,B,C, etc.
A pressa é inimiga de uma boa decisão.
Aliás nota-se em Lavrov e outras figuras do aparelho do Kremlin um nervosismo enorme com as ameaças que fazem constantemente.
Como daquela arma tipo "Wunderwaffe " com que estão a ameaçar constantemente.
Em termos simplórios diria; aquele fulano que te ameaça constantemente com violência física raramente ou nunca é um perigo.
Perigosos são aqueles que nada dizem e agem quando menos contamos.
 

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
830
528
O caro colega enerva-se muito facilmente, está a animar a malta em particular o @incrivel recebe likes e ainda reclama.

Não se queira tornar num bully como o outro menino que andava aqui com um capanga que ameaçava quem não lhe respondia como ele queria.

No final o mais importante é o revelar do seu Portismo ao copiar praticamente a linha do Pedroto sem boné, está aqui para ensinar, e todos temos que aproveitar ter um génio como você por aqui, ainda por cima tão humilde e nada sonso, alias nem gosta disso.

Até merece ouro.
Eu gostei de ler, o otávio também gosta muito de pessoas como ele, normalmente tem uma frase que eu também adoro: "Chora bebê!!"