Olavo disse:
Aquando da vinda do Defour, acho que toda a gente ficou satisfeita com a contratação. Três anos depois, apesar de não ter ainda cumprido todas as expectativas, acho que tem um rendimento bastante bom.
Temos a legitimidade de estar desapontados, pois estávamos à espera de um substituto directo do Moutinho, algo que não aconteceu. No entanto, é factual, que é um bom jogador, cumpre sempre em várias posições, é frequentemente titular na «hyped up» selecção Belga e, acima de tudo, pelo menos na minha opinião, tem argumentos futebolísticos superiores ao Castro.
Relativamente ao Herrera, não tenho opinião formada, pois não o conhecia antes de ter assinado por nós, apesar de ter visto a final do JO, passou-me completamente despercebido, confesso.
Tal como Defour, foi contratado na expectativa de substituir Moutinho.
Até agora, não tem demonstrado grande coisa, mas da minha cadeira no Dragão, dá-me ideia que ainda não se soltou, que ainda joga com medo de errar e com pouca confiança. Temos que dar tempo ao tempo e deixar o rapaz sentir-se mais à vontade. Acho que é nossa tarefa dar-lhe apoio e confiança.
Não tenho ainda factos que sustentem que é melhor que o Castro, pois ainda não o demonstrou, mas acredito que o fará em breve. Se, por um, ou vários motivos não o fizer, darei o braço a torcer.
O Defour vinha de uma lesão gravissima e quando o contratámos não avia certeza que estivesse ao nível que já havia demonstrado antes dessa lesão. Passados 3 anos continua a não ter regressado a esse nível.
Naquilo que é capaz de fazer actualmente, é um jogador que cumpre os serviços mínimos. No entanto não faz aquilo que um número 8 tem que fazer: não é capaz de pegar no jogo atrás e entregar nos companheiros da frente, que resolvem. Não é capaz de empurrar a equipa para cima da área adversária.
Depois de Maniche, Meireles e Moutinho, o Defour sempre esteve curtissimo.
O Castro é menos "certinho" que o Defour, aí estou totalmente de acordo. No entanto, tem a potência que o belga por cá nunca demonstrou e nas pouquissimas oportunidades que teve de jogar na equipa, conseguiu quase sempre demonstrá-lo.
Se o Defour é melhor que o Castro ou o Castro é melhor que o Defour é algo que nesta discussão será de avaliação subjectiva, e até aceito que se possa considerar a primeira hipótese.
O que não aceito, no entanto, é que o Defour seja 6M melhor qe o Castro, nem que traga essa mais valia à equipa.
Se nós tivessemos dinheiro disponível para gastar (leia-se, se fossemos um tubarão), poderia compreender o investimento calculado para tentar aumentar ligeiramente a qualidade da nossa (então) segunda linha. Como nunca o tivemos, e como a posição 8 já estava teoricamente preenchida (Moutinho + Castro), a contratação do Defour sempre me custou a aceitar.
Quanto ao Herrera, conhecia-o de passagem do México, apesar de o ter visto lá poucas vezes. No entanto, como a opinião que tinha do Jackson lá foi totalmente contrariada pela época passada que ele fez (apesar de esta época andar mais perto do nível que lhe reconhecia), coíbi-me de comentar aquilo que achava dele: um rapaz com força, mas incrivelmente ingénuo(?) no seu futebol.
Vi aqui testemunhos de que vinha aí um fenómeno do futebol. Deixei-me estar quietinho a observar.
Contínuo à espera.
E novamente: quantas hipóteses semelhantes às que o Herrera está a ter teve o Castro? Nas pouquissimas vezes que jogou, esteve mal em alguma delas? Em alguma delas mostrou menos do que mostrou o Herrera até ao momento? Porque não teve direito a ser aposta mais continuada?