kal-el disse:
..eu gosto de aprender aquilo que não sei...
e, desculpa lá, aprendi que a definição de comparação não é do domínio da Biologia...
(se bem que qualquer dia um gajo precisa de frequentar a NASA para dizer que o Sol é amarelo!)
As comparação entre Herrera e Mangala ou Anderson são possíveis na medida em que estão a ser aqui discutidas, simples...
Óbvio que não podemos comparar a capacidade de por ovos entre um gato e uma galinha...
Mas podemos dizer entre os dois qual tem maior tempo de vida, por exemplo, e isso é uma comparação que cumpre quaisquer regras da validade lógica...
Da mesma forma, é possível estabelecer uma análise hierárquica* entre os desempenhos do Herrera e do Mangala.
*se não souberes o que é, explico-te...
Folgo em saber, que, tal como eu, sejas um eterno aluno que gosta de estar em constante evolução cognitiva.
A comparação de facto é um recurso estilístico da nossa riquíssima língua, mas não se esgota na linguística e pode ser empregue em vários campos do saber. Apenas utilizei animais em consequência de um comentário anterior teu, em que os usas.
Tal como referi temos conceitos diferentes no que toca a comparação, eu gosto de ser mais directo, comparando aspectos similares em dois objectos diferentes, tu fazes comparações com termos mais abstractos. Eu não consigo comparar de igual forma jogadores de posições similares ou diferentes, tu consegues. Eu não comparo uma galinha a um gato, tu sim. Eu objectivamente não comparo um humano com um burro, pela tua lógica isso já é comparável.
Não me precisas de explicar essa análise hierárquica, se assim fosse nunca votaria num MVP, mas repara também que hierarquia tem uma conotação diferente de comparação. Mas podemos voltar ao campo das diferenças conceptuais que temos.
Não sei se esse último * foi com alguma mágoa, não pretendi atacar ninguém, por isso se for o caso, e voltando ao tema animal, escusas de ter o reflexo serpente, atacar por se sentir ameaçado.
Um bem haja. E que o Herrera em Maio seja campeão nacional.
P.S: o Sol nas imagens de astronautas, sem filtros aparece a branco, por isso não é mesmo tão linear dizer que é amarelo