Héctor Herrera

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Pedro R. disse:
Ora vamos lá ver. Falando em jogadores de futebol, falamos de jogadores de características semelhantes e terrenos pisados muito parecidos. Não estou a falar de clones esses sim são incomparáveis por ser idênticos.

Como é óbvio estares a comparar um 8 com um defesa central é o mesmo que comparar um gato com uma galinha. Eu comparei directamente 2 jogadores com posição idêntica no campo e características semelhantes, o que torna a comparação muito mais fidedigna.
E achas impossível comparar um gato a uma galinha?

São dois animais irracionais, nascem, vivem e apesar de viverem períodos diferentes ambos morrem... ambos procriam, etc, etc...

Mangala e Herrera foram ambos jogadores do nosso clube e tiverem determinado nível de desempenho. Só a partir desses domínios comuns são possíveis ene comparações como as que foram feitas e continuam a motivar a troca de argumentos que podes ler...

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
kal-el disse:
E achas impossível comparar um gato a uma galinha?

São dois animais irracionais, nascem, vivem e apesar de viverem períodos diferentes ambos morrem... ambos procriam, etc, etc...

Mangala e Herrera foram ambos jogadores do nosso clube e tiverem determinado nível de desempenho. Só a partir desses domínios comuns são possíveis ene comparações como as que foram feitas e continuam a motivar a troca de argumentos que podes ler...
Temos definições muito diferentes de comparação. Eu sou biólogo podemos entrar por esse campo de comparação animal mas teríamos de entrar por conceitos de variabilidade intra e inter-específica e não quero estar a dar aulas aqui.

Em jogadores o que me interessa comparar é o rendimento no posto específico. Pelo teu prisma eu podia comparar o desempenho do José Sá e do Herrera na mesma escala e isso não tem cabimento. Em comparo desempenhos entre jogadores da mesma posição. Não vou dizer que o Marcano fez um grande jogo, pelos mesmos motivos que digo que o Soares fez um grande jogo. São posições diferentes, requerem competências diferentes.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Pedro R. disse:
Temos definições muito diferentes de comparação. Eu sou biólogo podemos entrar por esse campo de comparação animal mas teríamos de entrar por conceitos de variabilidade intra e inter-específica e não quero estar a dar aulas aqui.

Em jogadores o que me interessa comparar é o rendimento no posto específico. Pelo teu prisma eu podia comparar o desempenho do José Sá e do Herrera na mesma escala e isso não tem cabimento. Em comparo desempenhos entre jogadores da mesma posição. Não vou dizer que o Marcano fez um grande jogo, pelos mesmos motivos que digo que o Soares fez um grande jogo. São posições diferentes, requerem competências diferentes.
..eu gosto de aprender aquilo que não sei...

e, desculpa lá, aprendi que a definição de comparação não é do domínio da Biologia...

(se bem que qualquer dia um gajo precisa de frequentar a NASA para dizer que o Sol é amarelo!)

As comparação entre Herrera e Mangala ou Anderson são possíveis na medida em que estão a ser aqui discutidas, simples...

Óbvio que não podemos comparar a capacidade de por ovos entre um gato e uma galinha...

Mas podemos dizer entre os dois qual tem maior tempo de vida, por exemplo, e isso é uma comparação que cumpre quaisquer regras da validade lógica...

Da mesma forma, é possível estabelecer uma análise hierárquica* entre os desempenhos do Herrera e do Mangala.

*se não souberes o que é, explico-te...

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
18,975
27,098
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
É por isso que este fórum é  especial.

A vossa conversa sobre o Herrera com gatos, galinhas e biologia misturada está deliciosa.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,942
5,956
Para mim o melhor em campo. Recuperou bolas como ninguém, tal como pressionou e dominou o miolo e ainda está em 2 golos. Dos melhores jogadores desta época.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Hoje na pressão inicial parece que estava em todo o lado, seja no meio campo a pressionar seja na frente a rematar...

lorbe27

Arquibancada
24 Abril 2017
327
1
É preciso ter em conta que tem 4 amarelos, se leva frente ao Portimonenense falha o Sporting.
E não precisamos de mais baixas...

tsilva12

Tribuna Presidencial
10 Julho 2017
5,700
8,096
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
lorbe27 disse:
É preciso ter em conta que tem 4 amarelos, se leva frente ao Portimonenense falha o Sporting.
Ele e o Marcano. E ninguém duvide, se houver oportunidade de levarem amarelo vão levar.

Jpfreitas91

Tribuna
9 Abril 2012
4,891
1,544
lorbe27 disse:
Ainda assim, o jogo mais importante é sempre o próximo, e ganhar em Portimão é fundamental. Não prevejo alterações ao onze à excepção de pessoal a sair/regressar de lesão

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
kal-el disse:
..eu gosto de aprender aquilo que não sei...

e, desculpa lá, aprendi que a definição de comparação não é do domínio da Biologia...

(se bem que qualquer dia um gajo precisa de frequentar a NASA para dizer que o Sol é amarelo!)

As comparação entre Herrera e Mangala ou Anderson são possíveis na medida em que estão a ser aqui discutidas, simples...

Óbvio que não podemos comparar a capacidade de por ovos entre um gato e uma galinha...

Mas podemos dizer entre os dois qual tem maior tempo de vida, por exemplo, e isso é uma comparação que cumpre quaisquer regras da validade lógica...

Da mesma forma, é possível estabelecer uma análise hierárquica* entre os desempenhos do Herrera e do Mangala.

*se não souberes o que é, explico-te...
Folgo em saber, que, tal como eu, sejas um eterno aluno que gosta de estar em constante evolução cognitiva.

A comparação de facto é um recurso estilístico da nossa riquíssima língua, mas não se esgota na linguística e pode ser empregue em vários campos do saber. Apenas utilizei animais em consequência de um comentário anterior teu, em que os usas.
Tal como referi temos conceitos diferentes no que toca a comparação, eu gosto de ser mais directo, comparando aspectos similares em dois objectos diferentes, tu fazes comparações com termos mais abstractos. Eu não consigo comparar de igual forma jogadores de posições similares ou diferentes, tu consegues. Eu não comparo uma galinha a um gato, tu sim. Eu objectivamente não comparo um humano com um burro, pela tua lógica isso já é comparável.

Não me precisas de explicar essa análise hierárquica, se assim fosse nunca votaria num MVP, mas repara também que hierarquia tem uma conotação diferente de comparação. Mas podemos voltar ao campo das diferenças conceptuais que temos.

Não sei se esse último * foi com alguma mágoa, não pretendi atacar ninguém, por isso se for o caso, e voltando ao tema animal, escusas de ter o reflexo serpente, atacar por se sentir ameaçado.

Um bem haja. E que o Herrera em Maio seja campeão nacional.

P.S: o Sol nas imagens de astronautas, sem filtros aparece a branco, por isso não é mesmo tão linear dizer que é amarelo

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,423
24,318
«Herrera
A forte pressão do FC Porto deve-se, em boa parte, à forma como o mexicano conseguiu pressionar bem à frente, aparecendo muitas vezes no interior da área do Estoril em posição de finalizar. Esteve perto de marcar no lance do segundo golo, com o remate a sair-lhe enrolado, antes da emenda de Tiquinho. Ainda antes deste lance já tinha tido uma oportunidade soberana para marcar, surgindo na área destacado, acorrendo a um cruzamento de Tiquinho. As bancadas ainda gritaram golo, mas desta vez vez Renan ainda defendeu.»
(In +Futebol)