Impacto económico do Covid-19

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Era em relação a essa historia toda sobre os frugais e o porque desta hesitação toda. As subvenções sao transferencias entre paises ricos e pobres. É perfeitamente normal que esses paises tenham alguma hesitaçao em relaçao ao projeto. O dinheiro nao vai cair do céu. As taxas de financiamentodos tais 750mil milhoes faladas na CS( GAFA,carbono) sao muitos dificeis de aplicar pelos motivos que citei na minha mensagem. Estamos todos em recessao mas o problema, por exemplo, é que nao temos todos o mesmo tecido industrial. A recuperaçao para alguns vai ser muito mais facil. Sobre as importaçoes, a Europa é uma das zonas economicas que menos se protege. Achas mesmo que sabendo da propria situaçao economica, os paises do sul vao impedir de comprar matérias primas sabendo ainda por cima que podem ir buscar a paises terceiros ?
É verdade qie dinheiro não cai do céu nem dá em árvores o problema nesses ditos frugais é que eles pensam que são os únicos contribuintes e que essa modalidade nos países do Sul na existe apenas de gastadores desvairados.Infelizmente os países do Sul devido a fatores até mais sociais que económicos por vezes há uma certa tendência para o clientelismo e uns paternalismos que saem caro,mas isso é outra estória.
A questão aqui é que os países estão com quedas entre 6 a 12% de seu PIB e precisam de alguma apoio para restabelecerem o mais rapidamente possível pois se ontem foram os cortes da indústria de aviação hoje acordo com a Nissan a encerrar em Barcelona com 3000 nivos desempregados e a Renault despede 15000 e não vamos ficar por aqui,então a situação é muito preocupante e é bom que esses recursos sejam devidamente aplicados para quem realmente necessita,Sim se repararmos e pegando o que ocorreu naquela crise de liquidez as economias menos desenvolvidas como a nossa até se restabelecem mais rapidamente o problema é que depois não saem da cepa torta,pelo menos foi isso que vimos na última crise,tomara seja diferente.
Agora esse plano de financiamento ainda tem de ser aprovado e dada a forma como ele surgiu tudo indica que o seja mas não garante que assim seja.Outra coisa e penso que existem diferenças enormes entre quem pertence á Zona Euro e quem somente está na UE mas isso mais para a frente veremos.
Uma coisa pelo menos me alegra e pelos vistos aprenderam bem a lição da última crise,estão muito mais rápidos e ágeis a identificar e apresentar propostas para mudar algo assim como a proposta em si é bastante ousada e jamais vista,pode ser que as coisas comecem a mudar pelo menos num cenário Dantesco destes.
 
  • Like
Reações: Hulk27

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,270
2,396
É verdade qie dinheiro não cai do céu nem dá em árvores o problema nesses ditos frugais é que eles pensam que são os únicos contribuintes e que essa modalidade nos países do Sul na existe apenas de gastadores desvairados.Infelizmente os países do Sul devido a fatores até mais sociais que económicos por vezes há uma certa tendência para o clientelismo e uns paternalismos que saem caro,mas isso é outra estória.
A questão aqui é que os países estão com quedas entre 6 a 12% de seu PIB e precisam de alguma apoio para restabelecerem o mais rapidamente possível pois se ontem foram os cortes da indústria de aviação hoje acordo com a Nissan a encerrar em Barcelona com 3000 nivos desempregados e a Renault despede 15000 e não vamos ficar por aqui,então a situação é muito preocupante e é bom que esses recursos sejam devidamente aplicados para quem realmente necessita,Sim se repararmos e pegando o que ocorreu naquela crise de liquidez as economias menos desenvolvidas como a nossa até se restabelecem mais rapidamente o problema é que depois não saem da cepa torta,pelo menos foi isso que vimos na última crise,tomara seja diferente.
Agora esse plano de financiamento ainda tem de ser aprovado e dada a forma como ele surgiu tudo indica que o seja mas não garante que assim seja.Outra coisa e penso que existem diferenças enormes entre quem pertence á Zona Euro e quem somente está na UE mas isso mais para a frente veremos.
Uma coisa pelo menos me alegra e pelos vistos aprenderam bem a lição da última crise,estão muito mais rápidos e ágeis a identificar e apresentar propostas para mudar algo assim como a proposta em si é bastante ousada e jamais vista,pode ser que as coisas comecem a mudar pelo menos num cenário Dantesco destes.

" On a un certain nombre d'impôts qui bénéficient au fond à l'ensemble de nos concitoyens européens qui peuvent précisément désormais être levés par la Commission, en tout cas, c'est quelque chose que l'on présentera pour rembourser"
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas

" On a un certain nombre d'impôts qui bénéficient au fond à l'ensemble de nos concitoyens européens qui peuvent précisément désormais être levés par la Commission, en tout cas, c'est quelque chose que l'on présentera pour rembourser"
É uma possibilidade entre muitas outras.Pelo que diz aí seria criar algo como a que reajusta e taxa de carbono assim como a do um imposto digital.Também menciona que essa dívida tem de ser paga mas com longa maturação cerca de 30 anos nisso concordo.Mas tudo não passa de hipótese até porque nada foi aprovado embora a probabilidade seja muito elevada.Veremos.
 
  • Like
Reações: Hulk27

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,270
2,396
É uma possibilidade entre muitas outras.Pelo que diz aí seria criar algo como a que reajusta e taxa de carbono assim como a do um imposto digital.Também menciona que essa dívida tem de ser paga mas com longa maturação cerca de 30 anos nisso concordo.Mas tudo não passa de hipótese até porque nada foi aprovado embora a probabilidade seja muito elevada.Veremos.
Veremos mas não te iludes essas taxas tambêm são avançadas por pura estratégia de comunicação. É muito complicado existir uma unanimidade sobre a taxa GAFA(digital) tendo em conta a importância do mercado americano para a Alemanha e mesmo para a França a nivel de vinhos por exemplo. Sem esquecer tambêm razoes historicas. Mas sim, é preciso ser aprovado o que tambêm não é certo que não haja nenhuma modificação.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Veremos mas não te iludes essas taxas tambêm são avançadas por pura estratégia de comunicação. É muito complicado existir uma unanimidade sobre a taxa GAFA(digital) tendo em conta a importância do mercado americano para a Alemanha e mesmo para a França a nivel de vinhos por exemplo. Sem esquecer tambêm razoes historicas. Mas sim, é preciso ser aprovado o que tambêm não é certo que não haja nenhuma modificação.
Vamos descomplicar a situação pois ela já é dramática demais o momento não é para teorias elaboradas geralmente por académicos notáveis mas sim de acções concretas e que as pessoas entendam e reflitam isso na sua retomada de vida.
No popular eu não estou nem aí para quem pintou a zebra de listado eu só vim avisar que a tinta acabou ou não estou nem aí para o Santo milagreiro eu quero é ver o milagre.
Claro que neste vácuo entre uma proposta apresentada até sua homologação vai render muita tinta e a indústria comunicacional como qualquer actividade tem de fazer render o peixe para faturar geralmente começam com opiniões e teorias de quem nada decide mas tumultua e polemiza o tema central mas isso vende,não tem nada de novo.
Este ano infelizmente já era os resultados que irão ser apresentados por todos estejam na UE ou não vão estar uma lástima mas isso não pode ocorrer nos anos subsequentes e para isso ocorrer já que reanimar o morto.
Citaste o caso dos vinhos e pelo que sei em virtude do caso da Boeing a França a Espanha e até nós mas em muito menor dimensão de cotas já são altamente taxadas nos EUA que sem dúvida para esse sector é para lá de relevante assim como o do Reino Unido também só com a diferença de agora já não serem da UE e os que sabemos sobre as negociações do Brexit por parte dos ingleses tem sido de total negligência e não sabemos o que ocorrerá contudo o vinho francês hoje em dia vive sobretudo do mercado chinês e asiático mas não é o caso do vinho espanhol e português.
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Eu pelo que leio e pelo ambiente que circunda tal sector empresarial e olhando para o nosso caso em concreto muito me espantaria se a Tap não for nacionalizada,há vários sinais qie apontam a tal caminho ou desaparece do mapa o que de repente não seria mau de todo,só sinto pelo desemprego que gerará mas do ponto de vista pragmático e empresarial a Tap é um buraco sem fim.E isso ocorrendo o Porto ,Algarve e Ilhas terão de voltar a ter relevância pois os contribuintes são nacionais e não somente de Lisboa.
O ideal para mim seria manter a TAP privada, e compensar a empresa pelas rotas que não sejam imediatamente lucrativas (Porto, Algarve e Ilhas, se for o caso), obviamente com contrapartidas mínimas. Isto porque o serviço público tem de ser assegurado, e o desenvolvimento económico e social destas regiões e do país não pode ser descurado.

Agora nacionalizá-la é assumirmos um buraco que estava a crescer cada vez mais.
Também não me importaria com a falência (embora haja obviamente a questão dos empregos), mas o serviço público continuaria a ter de ser assegurado.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
O ideal para mim seria manter a TAP privada, e compensar a empresa pelas rotas que não sejam imediatamente lucrativas (Porto, Algarve e Ilhas, se for o caso), obviamente com contrapartidas mínimas. Isto porque o serviço público tem de ser assegurado, e o desenvolvimento económico e social destas regiões e do país não pode ser descurado.

Agora nacionalizá-la é assumirmos um buraco que estava a crescer cada vez mais.
Também não me importaria com a falência (embora haja obviamente a questão dos empregos), mas o serviço público continuaria a ter de ser assegurado.
O problema nisso tudo é o conceito de empresa privada e quanto a mim não é pois se o Estado português tem 50% das ações e é o majoritário embora não tenha participação na gestão (outra situação algo mais explicada),no fundo ela atualmente nem é estatal ,pública ou privada.
Resumindo se o Estado tem 50% é relevante sim e o Estado compreende a totalidade de seu território e pessoas que o habitam e o que vemos é que tirando Lisboa essa companhia na atualidade não serve para quase nada mas tem contribuintes de trás-os-montes,da Amareleja ,da Loriga ,da Ilha do Pico e Porto Santo.
Enfim alguma coisa terá de ser alterada ou que acabe se não atende os propósitos para a qual foi criada não tem que existir.Se o Governo injetar dinheiro nessa empresa ela tem de ser estatizada ou ter muitas reformulações de rotas e para isso o Governo tem de fazer prevalecer sua maioria de Capital na dita Sociedade.
 
  • Like
Reações: Kandinsky

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
A UE aprovou uma intervenção do governa na TAP de 1,2 MEuros para aumentar a liquidez para fazer face ás despesas correntes.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Agora que se assegurem que a TAP cumpre serviço público...
Segundo o que eu li o governo que tem 50% que no caso é o sócio majoritário contudo não interfere na gestão da empresa admitiu até colocar injetar dinheiro lá mas ter decisão na gestão e não colocando de lado até uma nacionalização mas hoje até admite que a TAP seja reduzida.Enfim muita tinta irá rolar com fraco defunto é bom lembrar.
 
  • Like
Reações: Kandinsky

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Olha uma medida que por certo nosso clube almeja é que a UEFA prevê fazer algum tipo de alteração no quesito FPF é bom que faça pois não tem como não ser assim.Parece ser no sentido de um alargamento de prazo.