Impacto económico do Covid-19

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,364
5,484
ixnay disse:
Sendo óbvio que o Trump só faz isto para tentar desviar as atenções, na verdade a OMS só fez merda na gestão nesta crise. Primeiro não deu a importância necessária ao problema, enquanto estava na China. Agora recentemente depois veio dizer que o uso de máscaras para a população geral não era importante, entro outras patacoadas mais ou menos relevantes.
Ele pode tentar desviar as atenções mas tá lixado.Fora a OMS ele poderia e deveria ter feito muito mais.
O tom jocoso que utilizou em Janeiro e Fevereiro sobre o virus vai ser utilizado até a exaustão para o aniquilar.
Deveria ter feito muito mais até porque se desconfiava da OMS, seria razão para ir a extra mile na prevenção.
Tá a tentar safar se embora esta medida de cortar os fundos a OMS parece me justa.

Até um relogio estragado está certo 2x por dia
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,562
1,522
ixnay disse:
Para mim é garantido que este período de contenção foi decisivo para que os sistemas de saúde se pudessem preparar melhor. Daqui para a frente estaremos mais preparados para as ondas de infeção que ainda aí vêm, mas creio que sempre foi óbvio para todos os governos que isto seria uma medida temporária.

Agora, também não podemos fazer como ainda ontem o José Miguel Júdice estava a tenta dizer (lançando uns números meios manhosos pelo meio), que era abrir já tudo de uma vez, protegendo apenas os grupos de risco. Isso é simplesmente uma utopia, porque muita gente vive em casas multi-geracionais, tem um contacto e dependência dos avós (para tomar conta dos netos), entre outros.

É preciso uma gestão muito delicada do problema de saúde, tentando não matar a economia pelo meio. De uma forma ou de outra, a confiança das pessoas está arrasada e concordo contigo: muito mais gente vai sofrer por causa dos problemas económicos do que do problema de saúde. Mas a vida humana tem que estar acima de tudo! Ainda hoje dizia uma Italiana numa reportagem na TV: "estamos pobres, mas ao menos estamos vivos".
Nao pensas que parte da solucao vai passar por testar em grande escala quem possui anticorpos? Acabam-se os riscos para todos se a imunidade se confirmar, casas multi-geracionais ou nao.

Esta reportagem  italiana onde  40 em 60 pessoas estavam imunisadas sem saber trouxe-me alguma esperança quanto à gestao futura desta crise.

https://www.lastampa.it/topnews/primo-piano/2020/04/02/news/coronavirus-castiglione-d-adda-e-un-caso-di-studio-il-70-dei-donatori-di-sangue-e-positivo-1.38666481
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
317
8down disse:
Nao pensas que parte da solucao vai passar por testar em grande escala quem possui anticorpos? Acabam-se os riscos para todos se a imunidade se confirmar, casas multi-geracionais ou nao.
Isso seria o ideal, mas temos que ser realistas: se neste momento há uma enorme falta de acesso a testes de diagnóstico - ainda ontem ouvi o Bill de Blasio a queixar-se disso, e isto nos EUA, agora imagina como será com os testes de imunidade. Isso não chegará em massa rapidamente, pelo que temos que encontrar outras estratégias até lá.

PS: já agora, o mesmo vai acontecer com a vacina, quando estiver pronta.

Esta reportagem  italiana onde  40 em 60 pessoas estavam imunisadas sem saber trouxe-me alguma esperança quanto à gestao futura desta crise.
Com os poucos testes que teremos acesso, teremos que optar por fazer testes aleatórios a segmentos da população para podermos fazer uma projeção para a imunidade global da população.

 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
ixnay disse:
Infelizmente isto é o mais preocupante. Mas aconteceria ou acontecerá quer tenhas medidas de contenção ou não: a confiança nestas coisas é o mais importante e neste momento as pessoas (em todo o mundo) estão muito receosas e vão-se retrair no consumo e no investimento. Teremos certamente uma crise enorme a nível de desemprego e de deflação.
Ontem ouvi um economista, que não me recordo o nome mas falou na TBI, que o que pode realmente ser positivo nisto tudo é uma recuperação mais rápida do que em 2008. Porque toda a Europa irá estar a passar pelo mesmo e haverá um esforço conjunto nesse sentido.

Agora a minha pergunta é se ele não estava a ser demasiado romântico em relação a isso.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
ixnay disse:
É preciso uma gestão muito delicada do problema de saúde, tentando não matar a economia pelo meio. De uma forma ou de outra, a confiança das pessoas está arrasada e concordo contigo: muito mais gente vai sofrer por causa dos problemas económicos do que do problema de saúde. Mas a vida humana tem que estar acima de tudo! Ainda hoje dizia uma Italiana numa reportagem na TV: "estamos pobres, mas ao menos estamos vivos".
Eu entendo o que dizes. Mas a pobreza anda de mãos dadas com a morte. E será o que vai acontecer infelizmente no nosso país. Novamente. Mais desemprego, mais impostos, mais desinvestimento no SNS e por aí fora.. É que por exemplo, essa fulana que disse isso, possivelmente terá um emprego, ou mesmo que fique desempregada, poderá ter algumas poupanças.. Agora imagina essa mesma frase dita por uma criança a passar fome em África ou na boca de milhões de indianos que estão em fuga neste momento.. Não faz o mesmo sentido pois não?
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,364
5,484
O mundo tá em polvorosa.

Um gajo da MI6 quer a China responsabilizada pela pandemia, Bill Gates insurge se contra Trump.

O preço do petroleo afunda, o FMI já perdoa divida.

Eu gostava de ver uma evolução na Humanidade mas parece me que ainda não é desta
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
Ontem ouvi um economista, que não me recordo o nome mas falou na TBI, que o que pode realmente ser positivo nisto tudo é uma recuperação mais rápida do que em 2008. Porque toda a Europa irá estar a passar pelo mesmo e haverá um esforço conjunto nesse sentido.

Agora a minha pergunta é se ele não estava a ser demasiado romântico em relação a isso.
Mas já se viu que não existe nada conjunto na U.E. E a dimensão do desastre de uma economia parada há tanto tempo é algo que eu não me recordo de ter sucedido. Não pelo menos nestes tempos de modernidade. E esses economistas acreditam que com o recuperar recorde das economias chinesas e americana o resto sofrerá positivamente por arrasto. Mas isto são especulações com muitas variáveis. Uma delas é que por exemplo ninguém sabe quando se irá regressar à normalidade. Mas pior que isso, esses cenários não colocam como hipóteses uma segunda fase desta pandemia. E se voltam a parar a economia uma 2.a vez eu nem sei o que irá acontecer. E caso isso aconteça, julgo que os problemas económicos serão apenas um dos problemas que resultarão disso.. Mas talvez não serão os maiores.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,364
5,484
A malta tá muito pessimista.

O mundo emergiu de uma pandemia mais forte do que esta em 1918.

Ainda hoje li que 80% do tecido empresarial em Portugal continua activo embora com quebras acentuadas.
Não existe uma paragem total mas sim um forte desaceleramento.

É natural que o proximo ano seja mais dificil mas o 2 ano pós pandemia já terá estabilidade(onde se preve vacinas e tratamentos eficazes já em qualquer farmacia).

Não sou apologista do "Vai correr tudo bem" mas também parece me manifestamente exagerado o "estamos condenados e vamos sofrer"
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,670
38,989
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
SUPERMLY disse:
A malta tá muito pessimista.

O mundo emergiu de uma pandemia mais forte do que esta em 1918.

Ainda hoje li que 80% do tecido empresarial em Portugal continua activo embora com quebras acentuadas.
Não existe uma paragem total mas sim um forte desaceleramento.

É natural que o proximo ano seja mais dificil mas o 2 ano pós pandemia já terá estabilidade(onde se preve vacinas e tratamentos eficazes já em qualquer farmacia).

Não sou apologista do "Vai correr tudo bem" mas também parece me manifestamente exagerado o "estamos condenados e vamos sofrer"
Tambem acho como tu que em termos de industria se isto abrir nos próximos meses devem conseguir aguentar, o problema é que portugal nos ultimos 10 anos conseguiu muito emprego em turismo/restauração e especulação imobiliária, e esses é que vão ser complicados, restaurantes que vivem mês a mês já não vão abrir, e a malta toda que andava a trabalhar nas remaxs também vai estar em maus lençóis, tal como os que se endividaram para fazer o seu airbnb.

 

Xabiote

Bancada central
25 Maio 2014
1,158
309
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Após a pandemia algumas empresas, possivelmente, irão considerar retirar a sua produção da China e, isso, poderá funcionar a favor dos outros mercados, nomeadamente o europeu.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,364
5,484
Xabiote disse:
Após a pandemia algumas empresas, possivelmente, irão considerar retirar a sua produção da China e, isso, poderá funcionar a favor dos outros mercados, nomeadamente o europeu.
A Alemanha já tem o plano em marcha
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
317
Xabiote disse:
Após a pandemia algumas empresas, possivelmente, irão considerar retirar a sua produção da China e, isso, poderá funcionar a favor dos outros mercados, nomeadamente o europeu.
Nomeadamente os países com mão de obra barata, tipo Portugal. Sei que é uma opinião impopular, mas os empresários que ponham o olho nisto e explorem as oportunidades que vão haver nos próximos tempos!
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,364
5,484
Xabiote disse:
Devíamos fazer o mesmo!
Não temos assim nada de expressivo a produzir na China.

Consumimos é muita importação (transformada) de lá.

A maior exposição da Europa na China é manufactura e industria pesada.

A manufactura é relativamente facil tirar de lá a industria pesada é que nem tanto.

 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,364
5,484
ixnay disse:
Nomeadamente os países com mão de obra barata, tipo Portugal. Sei que é uma opinião impopular, mas os empresários que ponham o olho nisto e explorem as oportunidades que vão haver nos próximos tempos!
Ainda assim nós não conseguimos atrair investimento relevante para produção no sector secundário...
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
sirmister disse:
Tambem acho como tu que em termos de industria se isto abrir nos próximos meses devem conseguir aguentar, o problema é que portugal nos ultimos 10 anos conseguiu muito emprego em turismo/restauração e especulação imobiliária, e esses é que vão ser complicados, restaurantes que vivem mês a mês já não vão abrir, e a malta toda que andava a trabalhar nas remaxs também vai estar em maus lençóis, tal como os que se endividaram para fazer o seu airbnb.
O turismo é que realmente vai levar a maior porrada. O inconveniente é que o turismo é uma grande fatia do nosso tecido económico.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,670
38,989
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sakamoto disse:
O turismo é que realmente vai levar a maior porrada. O inconveniente é que o turismo é uma grande fatia do nosso tecido económico.
acho que representa 12% do pib.  E vai ser um ano inteiro de epoca alta que vai ao ar no minimo.