Impacto económico do Covid-19

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
323
523
Porto
Nao e so cabeleireiros, cafes ou negocios triviais de rua. A maioria das empresas em Portugal nao tem mais do que 4/5 colaboradores, dos mais variados ramos de actividade; Tecnologica, engenharias, saude, comunicacoes. E obviamente que se essa empresa nao factura para fazer face as suas despesas correntes - algumas estao a ZERO de receitas - tem toda a legitimidade para chegar acordo de rescisao com parte dos colaboradores para garantir a subsistencia da empresa e demais postos de trabalho!

Alias, a ilusoria ideia de se proibir fazer um despedimento colectivo, e tao ridicula que vejamos; A empresa seria obrigada a continar a pagar, ate perder toda a sua liquidez, chegando a ponto de se ter de endividar para pagar salarios e depois, no retomar da atividade, ja esta totalmente descapitalizada para investir na continiudade da sua atividade.

Mais quando se fala em pequenas e micro empresas fala-se de um dono que esta por detras, que no inicio gastou meses ou anos a criar um conceito de negocio, sem obter retorno, e ficaria endividado, porque foi obrigado a ,manter um posto de trabalho o qual nao traz rentabilidade.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,859
25,927
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Mas claro está que a defesa da dignidade da vida humana apenas é possível numa situação de uma doença pandémica. Já numa vertente de decência humana a defesa da dignidade humana volta a desaparecer.
Faz-me confusão que alguém possa afirmar que toda a economia tenha que ter fechado porque não se pode perder uma vida humana (algo que eu discordo porque é de uma utopia inocente mas é um pensamento válido) para depois afirmarem que não faz mal que duas pessoas sejam despedidas para manter o emprego da maioria..

Então e a vida desgraçada que espera essas duas pessoas, as suas famílias, isso já não importa para anda? Onde está a defesa da dignidade da vida humana nestes casos?

PS: a situação económica atual, ao contrário de outras crises, prevê-se que tenha uma regularização mais rápida dado que se tratou de algo que não foi originado por má governação ou desvio ganancioso de fundos para especulação por parte de uma super potência. Daí o enquadramento deste tipo de proposta, uma espécie de aguenta até ver se isto melhora rapidamente, sendo que o estado terá (terá que o ser forçosamente) um papel importante na ajuda nesta fase de suporte do emprego esperando uma conjuntura económica mais favorável resultante de avanços médicos que irão acontecer. E esta defesa do emprego é importantíssima. Porque sem rendimento não existe saúde.
 

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
323
523
Porto
Aqui ninguém está por em causa políticas de apoio ao emprego e políticas de acção social. Aliás eu sou favorável a um Estado social!

E por exemplo, o lay off é uma medida de garante dos postos de trabalho nesta primeira fase de quebra de facturação das empresas. Mas nem o Estado vai ter capacidade para prolongar a medida do lay off muito mais tempo, nem as empresas vão poder ficar nesta estagnação eterna. E os 3 meses de raio de ação do lay off não vão ser suficientes para a maioria dos sectores de actividade.

Agora nem me venham falar de linhas de crédito que mais não são formas de endividamento da empresa -- E quem a dirige tem todo o direito de não querer endividar-se a ponto do negócio deixar de ter sustentabilidade! E também a empresa não poderá garantir um posto de trabalho porque a entidade teve uma quebra considerável de actividade e respectivos proveitos.
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,337
22,624
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
MiguelDeco disse:
Mas claro está que a defesa da dignidade da vida humana apenas é possível numa situação de uma doença pandémica. Já numa vertente de decência humana a defesa da dignidade humana volta a desaparecer.
Faz-me confusão que alguém possa afirmar que toda a economia tenha que ter fechado porque não se pode perder uma vida humana (algo que eu discordo porque é de uma utopia inocente mas é um pensamento válido) para depois afirmarem que não faz mal que duas pessoas sejam despedidas para manter o emprego da maioria..

Então e a vida desgraçada que espera essas duas pessoas, as suas famílias, isso já não importa para anda? Onde está a defesa da dignidade da vida humana nestes casos?

PS: a situação económica atual, ao contrário de outras crises, prevê-se que tenha uma regularização mais rápida dado que se tratou de algo que não foi originado por má governação ou desvio ganancioso de fundos para especulação por parte de uma super potência. Daí o enquadramento deste tipo de proposta, uma espécie de aguenta até ver se isto melhora rapidamente, sendo que o estado terá (terá que o ser forçosamente) um papel importante na ajuda nesta fase de suporte do emprego esperando uma conjuntura económica mais favorável resultante de avanços médicos que irão acontecer. E esta defesa do emprego é importantíssima. Porque sem rendimento não existe saúde.
Amigo, se me permites, não me citaste mas ao ler percebi que foi para mim.

Que não passes por dificuldades, ou que não tenhas que tomar decisões difíceis nestes tempos é o que te desejo sinceramente.
 

Costinha

Bancada central
29 Agosto 2016
1,357
134
Gelsenkirchen disse:
Amigo, se me permites, não me citaste mas ao ler percebi que foi para mim.

Que não passes por dificuldades, ou que não tenhas que tomar decisões difíceis nestes tempos é o que te desejo sinceramente.
Esquece. Há aqui malta que não a mínima noção e vive nas nuvens...

Para quem não sabe fica a saber, os empréstimos às empresas são sempre feitos com aval pessoal do gerente - ou seja, se a empresa falhar o pagamento vão às posses do indivíduo.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,106
39,743
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Gelsenkirchen disse:
Portanto despedir 2 para manter 7 ou 8 não pode ser. Ou se despede todos ou não se despede nenhum. Isso é que é boa gestão.

Hahahha o dinheiro do euro grupo é esperar bem sentado.

Vê-se que não tens noção. Esses "apoios" são empréstimos, as empresas vão ter que pagar esse dinheiro de volta.
Portanto é encaixar os prejuízos destes meses mais os prejuízos quando tiveres que pagar os empréstimos de volta. Bela ajuda. Malvados gerentes de micro e pequenas empresas
Quando os sindicatos etc vêm dizer que se têm que proibir empresas que ficaram sem receitas de despedir.. como se isso fosse possível. Quer dizer é possivel se fizerem tipo como na tap em que o estado coloca lá mais 400M a fundo perdido... 

Ou um banco qualquer em que tambem se coloca lá dinheiro a fundo perdido.

Restaurantes vão fechar em grandes quantidades, alguns já estavam estrangulados antes disto, e varios outros negocios na area do turismo.
 

Cheue

12 Maio 2016
18,886
28,880
Conquistas
7
108
https://twitter.com/elonmusk/status/1256239554148724737

este flipou de vez...
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,106
39,743
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Cheue disse:
https://twitter.com/elonmusk/status/1256239554148724737

este flipou de vez...
Pá o gajo é um génio, têm que ter uma pancada grande...
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
O Musk está enfadado porque não pode ter as fábricas a trabalhar a 100%.

Basicamente tudo se resume a isto!
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,859
25,927
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Gelsenkirchen disse:
Amigo, se me permites, não me citaste mas ao ler percebi que foi para mim.

Que não passes por dificuldades, ou que não tenhas que tomar decisões difíceis nestes tempos é o que te desejo sinceramente.
Eu vivo em Portugal e como tal vivo as mesmas dificuldades que todos..  estou a fazer uma casa onde tenho que tomar decisões complicadas todos dias.. a minha mulher ontem foi obrigada a trabalhar das 5 da manha as 21.30.. e eu entendo que seja complicado ser patrão.. mas a defesa da vida e dignidade humana não pode ser só às vezes.. tem que existir coerência.. sempre. E se criaram está crise para salvar idosos e doentes crónicos então agora o estado que ajude as empresas a salvar o resto..
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Pedidos de 9,3 mil milhões de euros ultrapassam valores disponíveis nas linhas de crédito

https://24.sapo.pt/economia/artigos/pedidos-de-93-mil-milhoes-de-euros-ultrapassam-valores-disponiveis-nas-linhas-de-credito

É caso para dizer “Arrebent’á bolha”

 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,268
2,392

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
ixnay disse:
Penso que os tribunais nacionais não deveriam ter competência para se pronunciar sobre instituições europeias.

Estou convicto que a Europa não sobrevive tal como está. Aliás penso ser urgente que os países que falharam a coesão, se interroguem, e definam o objetivo futuro de uma união que defenda os seus interesses.
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
ixnay disse:
Os alemães querem ser o Euro e a Europa, o problema está aí.

E sendo, com o Brexit, players cada vez mais importantes, a Europa acaba refém dos seus humores, sem grandes contrapesos para além da França.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Uma em cada três empresas da hotelaria e restauração não pagou salários em abril

https://24.sapo.pt/economia/artigos/covid-19-uma-em-cada-tres-empresas-da-hotelaria-e-restauracao-nao-pagou-salarios-em-abril