Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
1,834
703
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Reinaldo Teles
Hoje no funeral estava a fazer-me aflição o Eustáquio na Guarda de Honra à urna do Bicho, o homem estava a morder-se todo para manter a compostura.

Estes jogadores vão precisar de muita ajuda e essa ajuda vai ter de começar por nós no estádio, Segunda!
O Eustáquio deve ser dos jogadores que mais tem passado na vida, nos últimos tempos, com a morte.. infelizmente, perdeu os pais, não de uma só vez, mas num curto espaço de tempo.. agora, outra figura com quem costumava lidar diariamente. É preciso ser-se mt forte mentalmente.

Dragão Papão

Tribuna
25 Maio 2014
3,258
2,867

Esta foto vai marcar o resto da vida do FC Porto. Acho que ainda nem temos a noção do quanto vamos ter esta imagem na memória nos piores e melhores momentos do nosso clube. O capitão só morre quando o último de nós morrer.
Por acaso essa imagem afectou me muito.

Hoje de manhã acordei e passado algum tempo enquanto bebia o café fui ao telemóvel e vejo a dita, veio-me logo as lágrimas aos olhos.

Foto poderosa, desapareceu um dos melhores, um símbolo do clube, cedo demais.

Enviado do meu 23090RA98G através do Tapatalk

• Like
Reações: Nonnenmacher

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,915
18,353
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Mais uma "coisa" brilhante do Luis Osório.

SÓ ENTRE NÓS
Jorge Costa
David, Guilherme e Salvador, um dia escrevi uma crónica em que criticava o vosso pai. Uma coisa sem importância, fora expulso num jogo em que era treinador, algo desse género. Nesse mesmo dia ligou um amigo comum… sabem o que me disse? Que seria difícil eu encontrar uma pessoa tão generosa como o Jorge. Era um campeão, um dos maiores do país, um símbolo do FC. Porto. Ganhou tudo o que havia para ganhar, mas acreditem que nenhuma liga dos campeões foi mais importante do que cada um dos vossos abraços. Conquistou campeonatos atrás de campeonatos, deu tudo o que tinha, foi um capitão mítico e campeão do mundo, mas aposto que, na sua cabeça, era mais relevante provar-vos que valia a pena ser boa pessoa, que valia a pena a partilha da vida com gente de quem se gosta, independentemente de serem de um clube, de um partido ou de uma religião. O vosso pai foi um enormíssimo jogador, mas o melhor dos seus golos foi o instante em que arriscou estar ao lado de André Villas Boas. Fê-lo por absoluta convicção e quando não existia garantia de coisa alguma. Deu o corpo às balas e só ele sabe (e talvez vocês) as pressões a que foi sujeito. Na sua pele está o vosso nome tatuado. Três filhos a quem dedicou cada vitória, cada momento decisivo, cada prova de vida, cada uma das tantas lágrimas que nunca se importou de chorar. O vosso pai partiu e não vos deixou um número para onde ligar, um papel com uma morada, nada. No entanto, cada um dos três tem uma vantagem a que mais ninguém poderá ambicionar: é que ele estará sempre aí.
LO
Crónica publicada ontem no Jornal de Notícias
Sempre de 2ª a 6ª Feira 528296535_24719715544298799_8763610708348012562_n.jpg

MaffiOoZz

Bancada central
25 Agosto 2023
1,500
1,565
Desculpem a minha ausência malta… :cry:

Quem me conhece sabe que tenho um apreço gigante pelo Jorge e isto surpreendeu-me de uma forma inesperada.
Nestes últimos dias estive em silencio profundo e dei por mim a refletir o quanto aquele ser humano era especial para nós . Quem me conhece sabe o quanto vivo o FC Porto intensamente, mas sinceramente… ainda estou a tentar digerir a notícia da partida do Jorge. Não consigo fingir normalidade quando um símbolo tão grande do nosso clube nos deixa assim, de repente. Telles, Gomes, Pinto da Costa e agora o Jorge costa. Sinto que a vida é curta de mais não sei. Ficou tanto por dizer por fazer e por provar, apesar de que o Jorge nunca precisou de provar nada a ninguém! Mas ele tinha um sonho e ele próprio confessou isso ao André!
O Jorge não era só mais um jogador em campo ou um diretor técnico. Era e será sempre o BICHO (para mim um senão o maior lider que alguma vez vi no porto). Aquela figura que impunha respeito só de olhar. Um líder nato. Um daqueles que entrava no estádio com a braçadeira e levava o peso do clube inteiro com a maior naturalidade do mundo. E fazia questão de mostrar a todos o que era ser Porto — raça, entrega, sacrifício, voz firme e presença marcante.
Está a ser duro para mim ver partir alguém que representa tanto da nossa identidade. Por isso, peço desculpa por não ter aparecido por aqui, mas a verdade é que não me sentia em condições de escrever, comentar ou simplesmente continuar como se nada tivesse acontecido.
O Jorge Costa não era apenas um jogador que admirava. Era parte da minha adolescência, foi através dele que me tornei um apaixonado por futebol e pelo adn do porto, foi sempre um orgulho vê-lo jogar e ver representar a nossa seleção. E vai continuar a ser, sempre até existir futebol.
A história nunca se apaga, e o teu nome ficará para sempre gravado no coração do FC Porto.

Obrigado, Capitão.
Obrigado, Bicho.
Por tudo.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,774
29,953
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O Pedro Emanuel prestou homenagem ao Eterno Capitão ?

claro, é um capitao o Pedro!

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
7,322
12,402
Num FCP do antigamente, os jogadores rebentariam-se todos para dedicar um triunfo ao Jorge.

Na conjuntura actual em que o amor ao dinheiro é maior que o amor aos clubes, duvido.