domribeiro disse:
Posto isto, em primeiro lugar queria fazer um mea culpa, pois o meu comentário era em certa medida demagogo, no entanto confesso que ao ler a tua resposta dei por mim a perguntar quanto tempo vais demorar a começar a branquear a atuação da direção repetindo até à exaustão "primeiro as vendas e depois as compras..." ou a utilizar argumentos mágicos do género a época esta a ser "bem preparada".
Peço desculpa por esses pensamentos, pois fruto de tudo o que li do que escreves-te sei que são injustos.
Há uma regra que tento ter quando comento a SAD, o treinador, compras ou vendas.
Quando é possível, tento pensar no que faria se estivesse no lugar "de".
A minha análise é em função da acção que determinado sujeito efectua e não no "sujeito", na avaliação passada do "sujeito", ou no preconceito com o "sujeito".
Dou-te um exemplo para perceberes:
Eu nunca gostei do NES. Nunca.
No jogo com o Setúbal o Porto estava a jogar de forma mediana e empatar 0-0 e eu pensava que se fosse eu faria a substituição X.
O NES fez a "minha" substituição. O Porto piorou, perdeu o meio-campo e empatou 0-0.
A minha vontade era bater no sujeito. Não consegui porque não estava a ser honesto comigo próprio.
domribeiro disse:
Posto isto e analisando o teu comentário:
Suprema ironia da vida o mesmo argumento pode ser usado pelo Pedro adão e Silva para tentar desvalorizar os email´s e para justificar a falta de visão estratégica do clube: Estamos a ser intervencionados.
Não há comparação.
O meu comentário é feito porque a acção que é reclamada determinaria um impacto negativo no FPF.
Não é feito porque neste momento há outro assunto mais importante que deve ser prioridade.
A acção que eu critico tem implicação directa no assunto. É tudo o mesmo assunto.
Se eu sei que ganhas 1000 euros, tens despesas de 1200 e precisas de vender umas pratas para pagar as propinas dos teus filhos não te vou recriminar por este ano não passares férias nas Maldivas.
Se te incentivar a fazê-lo porque a vida são 2 dias e amanhã logo se vê, então não me sinto com moral para te chamar irresponsável quando chegar o amanhã.
Se eu me sinto irresponsável por te induzir a fazer algo que dá ou ajuda a dar asneira não te consigo chamar irresponsável.
domribeiro disse:
Analisemos então os traços gerais do acordo com a UEFA
# limitação de numero de inscritos
## Multa de 0,7M que pode ser de 2.2M
### em 2017 não podemos exceder um break-even de 30M
#### em todos os mercados temos de ter um determinado saldo (não publicitado) entre compras e vendas.
ignoremos o primeiro pois não faz parte do assunto que estamos a falar.
Em relação ao segundo não te vou insultar ao considerar que colocas a possibilidade de ser uma multa de 0,7M a condicionar a nossa estratégia e a nossa atuação no mercado.
Em relação ao 3º desde 2007 (?) quando o regulamento FPF foi aprovado que toda a gente sabia que em 2017 não poderíamos exceder os 30M, por isso também aqui nada de novo.
Em relação ao quarto, certamente que essa medida será importante quando aplicada a um City, Real Madrid etc, pois mesmo que nos imponham a necessidade de apenas comprar 1/3 do valor das nossas vendas isso alterará alguma coisa?
Continuando na temática do FPF, em 30/9/2016 esta direção sabia que com um resultado de -45M, cumpria o FPF.
O Resultado foi de -58M. Diferença de 13M.
Podemos dizer um Herrera de diferença, pois foi mais ao menos publico e notório que existiu a possibilidade de vende-lo por valores superiores aos 20M que muito provavelmente bastariam para evitarmos o não respeitar o FPF.
Mesmo depois podíamos ter feito um aumento de capital, mas a opção foi desrespeitar o FPF.
E o que vimos no mercado, antes e depois de se ter optado por desrespeitar o FPF.
- Comprar 2 defesas esquerdos por 6M/cada
- Pagar o dizimo a um dos amigos do costume (depoitre)
- Receber por empréstimo com opção de compra obrigatória (i.e. comprar e apenas diferir o pagamento) um suplente do AM por 20M.
- Tentar até ao ultimo minuto contratar o Rafa por 20M, quando não conseguimos a única alternativa que nos resta é pedir um empréstimo de um jogador com clausula de opção de 22M.
- Tentar contratar um defesa central do Braga, que não aceita as condições que propomos, depois a alternativa passou a ser receber por empréstimo um ex-jogador, quando a alternativa falha, voltamos à primeira opção e assinamos com jogador que dias antes nos havia recusado.
No mercado de inverno contratamos (sobrevalorizado) um jogador que tendo sido útil, receio que dentro de 2 anos andaram por aqui os seus principais defensores a festejar a rescisão do contrato dizendo, ao menos é menos um salario.
Em resumo pergunto vez estratégia nisto?
Eu não, por isso que digo neste momento já deveríamos ter 2/3 contratações acertadas numa base estratégica, sem ser numa logica de vamos comprar depois de vender.
Claro que no dia que a equipa B iniciar o trabalho aparecerão os brasileiros dos clubes esquisitos, os africanos que entrarão no país pelo Algarve, claro que será recebido por empréstimo um jogador da equipa B do Guimarães... etc
Nesse dia mandaremos a intervenção da UEFA ás malvas.
Certamente que ainda este mercado pagaremos os dízimos do costume. Certamente que neste mercado faremos compras de valor superior a 10M. Certamente que neste mercado voltaremos a receber jogadores emprestados com clausulas de opção que deveriam ser proibitivas.
Nesses dias também mandaremos a intervenção da UEFA às malvas.
A falta de compras não se justifica com a falta de vendas, a falta de compras justificasse com a falta de visão e com a falta de capacidade de se mexeram no mercado.
A falta de compras justificasse com os jogos de interesse que dominam por completo a administração do clube e com a imensa incompetência que esta administração nos brinda há muitos anos.
Vou inverter a ordem do que estou a citar porque me parece mais relevante para analisar Junho de 2017.
Comprar 2 DE por 6M. Foi um erro. Por acaso o Telles funcionou mas eu fui contra investir 12M em 2 DE (o Layun era o dono do lugar) quando já tínhamos o Rafa a poder assumir o 2.º DE.
Erro porque era dos lugares menos prioritários, erro porque estávamos já com a corda ao pescoço e erro porque já tínhamos uma boa opção para DE.
Depoitre - Foi um escândalo. Disse-o na altura da contratação e não depois do falhanço.
Boly - Outro erro. Com aquele dinheiro existiam muito melhores investimentos e por menos dinheiro existiam melhores soluções.
Politica de contratações dos últimos anos (não me vou alongar porque acho que já sabes a minha opinião e discutimos o pré e pós JL) - Irresponsável, errada.
Conversa de AS, Herrera, Danilo por X milhões.
Sempre a tomei por conversa da treta que dá um pouco vergonha alheia mas que compreendo à luz da tese que um clube faz uma gestão politica e demagógica para os seus adeptos e tenta inflacionar comunicacionalmente o passe de jogadores para fora.
Se eu não tivesse propostas decentes seria capaz de fazer o que o PdC fez ("tive propostas magnificas mas não quis").
Independentemente dos erros de 2010,11,12,13,14,15.... em 2016 tomaria a mesma decisão se me oferecessem meia dúzia de patacos por jogadores titulares ou com grande potencial. Incumprir o FPF.
Se é um erro meu e a conversa que eu penso ser da treta é verdadeira então as "não vendas" são um acto gravíssimo.
Feita a análise de 2016 o que eu faria em 2017 a nível de vendas é simples.
Ao contrário do vigente aqui no fórum que facilmente falam em 30,40,50 e até 60 como verbas normais eu dir-te-ei que dificilmente recusaria propostas de 25/30 seja porque jogador for.
Acho que fizemos muito bem em vender o AS e se fosse verdade que o Rúben saía por 25 estaria agradado por termos um encaixe à volta de 80M (com todo o que já se fez) ainda sem mexer no 11 base que terminou a época passada.
A nível de compras não fazia nada porque já levamos um cartão amarelo, porque acho que o Porto tem dentro dos seus quadros activos com qualidade suficiente para integrar um plantel dum FCP candidato (como Aboubakar, Reyes, Indi), porque prefiro não comprar se isso for feito à conta de vendas ao desbarato de internacionais por 5 e 6M, porque não temos margem para andar a comprar por antecipação.
E isso vale para Junho, Julho e Agosto.
Não estamos em condições de comprar Danilos e deixá-los a pastar no Santos até Janeiro ou de comprar Alex´s para serem suplentes do Alvaro durante 1 ano.
Se o fizermos lerás a minha critica.
Faz algum sentido contratar um central se ainda cá estão Indi, Felipe, Marcano e Reyes?
Faz algum sentido contratar laterais?
Faz algum sentido contratar redes se o Iker ainda não se resolveu?
Trincos? Se Danilo fica faz sentido?
Aí pode vir a critica seguinte. Já deviam estar esses assuntos resolvidos!
Eu não alinho nisso. As vidas dos jogadores não se resolvem assim. O Porto pode querer ver-se livre do Reyes, do Indi e do Aboubakar mas faz muito bem em aguentar-se à bronca se não pagam o que eles valem.
O Porto pode querer renovar com o Marcano, ele não aceita e aí temos um problema porque podemos querer vender mas não a qualquer preço..
Podemos querer despachar o Maxi e o Iker mas se há contrato e eles não quiserem sair que remédio temos nós.
Para além do FPF todos estes impasses (que eu considero normais) atrasam contratações. Se o Iker sair precisamos de comprar mas não fará sentido antecipar e gastar milhões em algo que não sabemos se se verificará.
Se o Porto vender em Junho/Julho André Silva + Rúben Neves + Indi + Ricardo + resto que já se sabe por 100 e tal milhões e não comprar ninguém eu bateria palmas à SAD porque tinha sabido encarar o momento, adaptando as exigências financeiras às necessidades competitivas.
Vais-me perdoar mas eu vejo demasiada gente que opina de olhos fechados ao presente. Já ninguém quer saber de nada do que se passa sem ter que elencar tudo o que se fez de mal.
A dada altura parece que estamos num incêndio, a mata está a arder e enquanto 2 ou 3 defendem que é preciso despejar água sem respirar, 45 ou 47 (que até serão mais capazes que os 2 ou 3) ficam a discutir de quem é a culpa, que já tinham avisado que aquilo ia acontecer, que se tivessem feito assim ou assado nada disto era preciso.
Eu não quero passar esponja mas se eu tiver um ataque cardíaco hoje peço-te para não passares meia hora a dizer que me avisaste para não fumar, não comer gorduras, não beber refrigerantes e não levar uma vida sedentária.
Chama só o 112 e rápido.
Termino com uma pergunta. Peço-te que tentes responder como se estivesses no Porto hoje com o problema para resolver.
Peço-te também para fugires a resposta que voltem a conectar as propostas para o futuro como rejeições do passado.
Não vale o "não contrataria Depoitres, não me envolveria com o dizimo ao Onofrio, não...."
Tentarias vender quem? Tentarias vender quanto?
Comprarias sem vender com posições tapadas?
Optarias pelo aumento de capital?