DrGero disse:
O meu comentário é feito porque a acção que é reclamada determinaria um impacto negativo no FPF.
Primeira divergência, com ou sem FPF, precisaremos sempre de comprar jogadores.
E as compras deveriam sempre (como aconteceu durante anos) ter duas vertentes:
# - a substituição direta e +/- imediata de jogadores e estas sim o ideal é faze-las imediatamente antes das vendas (se possível) ou depois das vendas.
## - Aquisições estratégicas de verdadeiras boas oportunidades de negocio.
Em relação às segundas e mesmo tendo segundo alguns um diretor desportivo com conhecimentos até no além nada fazemos.
Erro na minha opinião.
Alias, e em off-topic dá um pouco vontade de rir no dia de hoje, em que vamos ter mais um prejuízo histórico, pois somos
incapazes de vender o pessoal, pedir a demissão do diretor financeiro (com razão) mas dizer que o diretor desportivo merece um dragão de ouro.
DrGero disse:
Não há comparação.
O meu comentário é feito porque a acção que é reclamada determinaria um impacto negativo no FPF. (
) Não é feito porque neste momento há outro assunto mais importante que deve ser prioridade.
As compras terão exatamente o mesmo impacto financeiro no FPF feitas em junho ou em julho. Embora obvio que a prioridade deviam ser as vendas continuo a perguntar e a visão estratégica do clube não existe? Não deveria existir?
Não deveríamos constantemente procurar jogadores que realmente constituirão mais valias no futuro e quando possível contrata-los independentemente de estarmos em Fevereiro junho ou agosto?
DrGero disse:
Feita a análise de 2016 o que eu faria em 2017 a nível de vendas é simples.
Ao contrário do vigente aqui no fórum que facilmente falam em 30,40,50 e até 60 como verbas normais eu dir-te-ei que dificilmente recusaria propostas de 25/30 seja porque jogador for.
Acho que fizemos muito bem em vender o AS e se fosse verdade que o Rúben saía por 25 estaria agradado por termos um encaixe à volta de 80M (com todo o que já se fez) ainda sem mexer no 11 base que terminou a época passada.
Segundo dizem somos o clube campeão das vendas, no entanto num mercado superinflacionado, não conseguimos vender ninguém. Algo verdadeiramente inexplicável (ou facilmente explicável consoante olhas para a equação).
Já o ano passado concordamos, contra a maioria dos adeptos que p.e. para o ruben continuar a suplente deveria (caso existissem propostas) ser vendidos por mais de 20M, pois já o ano passado, e este ano muito mais, não nos podemos dar ao luxo de optar por ter um suplente em contraponto a 20M.
Mas como defender a racionalidade disso quando depois compras 2 defesas esquerdos por 6M/cada.
E a verdade é que nos tornamos num clube que
ou vende por 40 ou não vende.
DrGero disse:
A dada altura parece que estamos num incêndio, a mata está a arder e enquanto 2 ou 3 defendem que é preciso despejar água sem respirar, 45 ou 47 (que até serão mais capazes que os 2 ou 3) ficam a discutir de quem é a culpa, que já tinham avisado que aquilo ia acontecer, que se tivessem feito assim ou assado nada disto era preciso.
Mesmo dando-te razão não podemos deixar de frisar o que tem sido a atuação da direção.
Em relação ao incendio, era claro para quem olhasse com olhos de ver que era preciso cortar o mato, os responsáveis iam lhe dando adubo.
Era claro que se estava a exponenciar o risco a um nível cada vez mais perigoso (inclusive gente dentro da SAD o dizia) era necessário correr menos riscos, a SAD acumulava na mata bidões de gasolina.
O Incendio começou e a opção foi despedir o bombeiro (Angelino Ferreira) e contratar um gasolineiro (FG).
Chegaram os bombeiros, e em vez de os enviarem para controlar o incendio puseram os a regar os jardins das suas casas.
Agora que as chamas são incontroláveis vamos acreditar nessa gente? Vamos acreditar que são capazes de apagar o incendio?
Eu não acredito. Lamento.
Mas indo à tua questão final para também responder a esta
DrGero disse:
Termino com uma pergunta. Peço-te que tentes responder como se estivesses no Porto hoje com o problema para resolver(
)
Peço-te também para fugires a resposta que voltem a conectar as propostas para o futuro como rejeições do passado.(
)
Tentarias vender quem? Tentarias vender quanto?
Comprarias sem vender com posições tapadas?
Optarias pelo aumento de capital?
O que o presidente devia fazer, e não hoje mas há muito tempo era ter pedido a demissão.
Sem isso o clube não tem futuro.
Sobre o que eu fazia, digo o seguinte o ano passado teria cumprido o FPF,
vendendo quem fosse preciso para cumprir o FPF. E repito que não era tão complicado quanto isso.
Este ano aumento de capital sem duvida. Desde o dia 1/9/2016 que não restava outra alternativa. Deixar 115M de vendas para o final da época vai-nos levar sempre a esta situação.
Ou vender quem não queremos por preços que não gostamos ou acumular prejuízos gigantescos.
Sobre o futuro, é preciso uma estratégia, um rumo, isso não existe. O papel de uma liderança também é esse mostrar aos soldados que existe um rumo.
Já discutimos o antes JL e o pós JL, em que tu defendes que esse ponto marcou a mudança do modelo, e como já disse para mim isso já marcou foi o inicio da fase do desespero.
O pessoal comenta jocosamente p.e. ver o orelhas ir á china, o bruno á Guatemala enquanto o pdc vai para a galiza. Isso também é sintomático do estado que o clube chegou, a nossa direção esta sentada no seu altar à espera que as coisas venham lhe cair no colo, as outras trabalham.
Resultado disto nelson semedo por 15 ruben neves por 16. (demagogia eu sei
)
E apenas para concluir, eu não acho um drama não termos comprado ninguém, pois tal como tu acho que neste momento temos muitas e boas alternativas sem gastar dinheiro (como referes aboubakar, indi e mesmo reyes).
Eu até aplaudiria se a não contratação de ninguém até 30/6 fosse uma opção estratégica e uma mudança face ao passado.
Agora lamento mas acho demagogo dizer: como assinamos um acordo há um mês, acordo esse que nos obriga a cumprir aquilo que sempre deveríamos ter cumprido, não podemos andar aqui a exigir compras.
Não podemos exigir compras (como muitos exigem de milhões e milhões) pelo futuro do clube (sustentabilidade) e não pelo acessório.
Imagina que vais na autoestrada num dia de tempestade com chuva imensa, visibilidade nula, não consegues ver 10 metros á tua frente. Levas os teus filhos no banco de trás. pelo caminho já viste uns 10 acidentes. Estás com os pneus carecas, com a direção desalinhada e cada vez que carregas nos travões parecem 100 gatos a chiar.
e decides eh pá não vou a mais de 120 porque isso dá multa.