Não nos desviemos do importante.
Ainda somos um clube de futebol. E como clube de futebol que somos, o importante, o factor fundamental, é fazer uma pré-época de qualidade, garantir que a equipa técnica e os jogadores tenham o máximo de condições para fazer o seu trabalho.
O marketing deve ser feito, mas não deve ultrapassar limites. O FC Porto foi ao México para jogar dois encontros amigáveis e fazer parte da sua pré-época, não foi para desfilar nas ruas nem andar nos shoppings a dar autógrafos com os jogadores.
Para mim, não há melhor marketing do que ganhar. Esse tem que ser o nosso foco. Marketing no México? Há melhor marketing do que os nossos jogadores mexicanos ganharem títulos no final da época? Não há. Como não houve melhor marketing do que os colombianos assistirem ao Falcao a marcar o golo decisivo da final da Liga Europa de 2011.
O melhor marketing para um clube de futebol é ganhar títulos, é ganhar na Europa. É isso que atrai gente, é isso que atrai marcas, é isso que atrai adeptos.
O restante marketing deve ser feito sem exageros, já temos o Aeroporto recheado de referências ao nosso Museu e à nossa história. Temos parcerias com várias empresas turísticas, todos os dias temos turistas a entrar e a sair do nosso Museu, o mais visitado em Portugal.
Há coisas que têm que ser melhoradas, é óbvio, como por exemplo, a questão do merchandising, temos que disponibilizar a compra online a entrega de camisolas na maior parte do globo, temos que ter um maior stock de camisolas, esgotam com facilidade e demoram imenso tempo a repor. É inadmissível que as camisolas do Casillas não sejam produzidas em massa. É aqui que se pode explorar um filão comercial, é aqui que há muito por onde crescer.
Quanto ao resto, isto ainda é um clube de futebol, não é nenhuma marca de alta costura.
Ganhar, ganhar e ganhar. Não há melhor marketing que isto. O que é que vale mais? Uma acção de autógrafos no México, ou uma foto do Casillas com a taça de campeão nacional na mão?