Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,943
12,171
grandeFCP disse:
como e obvio não e deixar o barco andar, mas nao surgindo candidatos qualbe a tua sugestao para alterar o paradigma?
A presença de PdC é um entrave para o aparecimento de candidatos.

Seja por respeito  ou receio, a presença de PdC afasta potenciais candidatos.

Da minha parte, considero que PdC deveria comunicar sairia do clube daqui a 1 ano, de forma a dar tempo para o aparecimento de candidatos.

O não aparecimento de candidatos em NADA diminuiu a responsabilidade dos atos de gestão praticados por esta SAD.

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
3,077
2,449
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
JMPedroto disse:
Eu percebo o que queres dizer e de certeza que os portistas mais velhos vão perceber a diferença deste Porto actual vs antigo que não se resume apenas aos títulos.... e receio que por este caminho perca-se a mística que caracterizava este clube com a renovação das gerações. O Sérgio era o treinador ideal para fazer renascer o clube das cinzas... mas com uma direcção negligente, apática, indiferente (para não dizer pior).... não é um one man job
Acho que não é trabalho para um homem só, é verdade. Mas é com a presença de pessoas assim que se mantém o espírito do clube.Temos gente ali que sabe o que é o Porto. O Sérgio, o Folha, até o Mário Silva. O que quero dizer é que essas pessoas têm de permanecer para manter essa força. Concordo quando se diz que, se não for o PdC a comunicar a saída, dificilmente aparecerão candidatos. Tem de perceber que já acabou.
Há tempos, gostava de ver o Rui Moreira lá, mas agora está na câmara e dificilmente será candidato.

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
8,025
9,518
Filipe01 disse:

Da minha parte, considero que PdC deveria comunicar sairia do clube daqui a 1 ano, de forma a dar tempo para o aparecimento de candidatos.

O não aparecimento de candidatos em NADA diminuiu a responsabilidade dos atos de gestão praticados por esta SAD.
concordo contigo, nomeadamente no que respeita ao ultimo parágrafo, no entanto também reconheço que a sugestão que dás sobre o Presidente Pinto da Costa informar a Nação Portista da sua saída no espaço de 1 ano seria, talvez, o ideal (acho difícil acontecer, vamos esperar para ver...), mas, independentemente do cenário em questão acho, e é o meu entendimento, que deveriam desde já surgir Nomes à sucessão do Presidente Pinto da Costa. Não consigo perceber como está tanta gente calada face ao trabalho que a SAD/Presidente tem desenvolvido nos últimos anos, e que para mim tem sido mau. Essas Pessoas, de forma construtiva e ordeira deveriam começar desde já a marcar uma posição de mudança para que a curto médio prazo se tornem alternativas à sucessão de Pinto da Costa.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,943
12,171
grandeFCP disse:
concordo contigo, nomeadamente no que respeita ao ultimo parágrafo, no entanto também reconheço que a sugestão que dás sobre o Presidente Pinto da Costa informar a Nação Portista da sua saída no espaço de 1 ano seria, talvez, o ideal (acho difícil acontecer, vamos esperar para ver...), mas, independentemente do cenário em questão acho, e é o meu entendimento, que deveriam desde já surgir Nomes à sucessão do Presidente Pinto da Costa. Não consigo perceber como está tanta gente calada face ao trabalho que a SAD/Presidente tem desenvolvido nos últimos anos, e que para mim tem sido mau. Essas Pessoas, de forma construtiva e ordeira deveriam começar desde já a marcar uma posição de mudança para que a curto médio prazo se tornem alternativas à sucessão de Pinto da Costa.
Eu percebo porque não existem candidatos, e considero os motivos simples:
- primeiro, apesar de todos os problemas a grande maioria dos adeptos perdoa tudo a PdC, logo, PdC numas eleições que concorra vai ter sempre uma elevada votação;

- segundo, numas eleições em que concorra PdC, o adversário tem que falar de assuntos muito sensíveis de atos de gestão desta SAD incompreensíveis e que envergonham esta SAd e TODOs os portistas. Queremos essa exposição de atos de gestão incompreensíveis na praça pública? Queremos ver na praça pública o nome de PdC associado a esses atos? Eu, não.

- terceiro, já todos vimos a reacção de PdC  quando aparece alguém a  fazer criticas- lembram-se do que se disse de Vitor baia?? - como seria o período eleitoral? O adversário cala-se ou responde á letra, e voltamos ao que referi no ponto 2;

- quarto, SuperDragões. Quem achar que eles não são actualmente um problema.

Resumindo, o tipo de candidato que queremos- pessoa séria, competente  - dificilmente se quer meter neste lamaçal.

Com esta qualidade de gestão desta SAD e a permanência de PdC a todo o custo, mais depressa nos aparece um candidato ao estilo do ditador verde. É isso que queremos?

Resumindo, defendo a comunicação de PdC da sua saída mas comunicando que ficaria mais um ano do clube. Não defendo a sua saída imediata, nem a sua saída de um dia para o outro.

Psycho_Co

Bancada central
16 Maio 2017
1,475
275
Filipe01 disse:

É que é isto mesmo!

Também penso que o último grande gesto de amor ao NGC que o NGP poderia dar ao clube seria dar início e dinamizar um debate sério, responsável e ponderado, com tempo, sobre o futuro do clube, dizendo desde já que não se recandidatará e que não apoiará qualquer candidato.

Organizar congressos "FCP, que futuro?" ou whatever, convidar personalidades de relevo do mundo portista, mas não pôr lá os pés.

Deixar que o debate, as propostas, os candidatos, aparecessem por si, sem pressões - ou melhor, sem pressões da actual sad e etc.

Dar espaço a que os adeptos pudessem começar a discutir que projectos, estratégias lhes interessam.

Nada de pressas nem feito em cima do joelho.

E no tempo oportuno homenagear PdC com tudo aquilo que merece, e tê-lo ao nosso lado, oxalá que por muitos anos, como camarada adepto, a festejar os novos sucessos do FCP.

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
8,025
9,518
Filipe01 disse:
- primeiro, apesar de todos os problemas a grande maioria dos adeptos perdoa tudo a PdC, logo, PdC numas eleições que concorra vai ter sempre uma elevada votação;

- segundo, numas eleições em que concorra PdC, o adversário tem que falar de assuntos muito sensíveis de atos de gestão desta SAD incompreensíveis e que envergonham esta SAd e TODOs os portistas. Queremos essa exposição de atos de gestão incompreensíveis na praça pública? Queremos ver na praça pública o nome de PdC associado a esses atos? Eu, não.

- terceiro, já todos vimos a reacção de PdC  quando aparece alguém a  fazer criticas- lembram-se do que se disse de Vitor baia?? - como seria o período eleitoral? O adversário cala-se ou responde á letra, e voltamos ao que referi no ponto 2;

Resumindo, o tipo de candidato que queremos- pessoa séria, competente  - dificilmente se quer meter neste lamaçal.

Com esta qualidade de gestão desta SAD e a permanência de PdC a todo o custo, mais depressa nos aparece um candidato ao estilo do ditador verde. É isso que queremos?

Resumindo, defendo a comunicação de PdC da sua saída mas comunicando que ficaria mais um ano do clube. Não defendo a sua saída imediata, nem a sua saída de um dia para o outro.
se quisermos novamente ver um FCPorto forte, um FCPorto de TOPO, este assunto tem que efetivamente começar a ser debatido e detalhado, e sou da opinião que seja discutido envolvendo, preferencialmente, candidatos (é fundamental que começem a surgir alternativas à sucessão do Presidente), caso contrário, julgo que iremos estragar aquilo que de bom nos aconteceu nos últimos tempos, como por exemplo o excelente trabalho que o NGT, Sérgio Conceição tem feito, até ao momento.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,943
12,171
grandeFCP disse:
se quisermos novamente ver um FCPorto forte, um FCPorto de TOPO, este assunto tem que efetivamente começar a ser debatido e detalhado, e sou da opinião que seja discutido envolvendo, preferencialmente, candidatos (é fundamental que começem a surgir alternativas à sucessão do Presidente), caso contrário, julgo que iremos estragar aquilo que de bom nos aconteceu nos últimos tempos, como por exemplo o excelente trabalho que o NGT, Sérgio Conceição tem feito, até ao momento.
Quem tem estragado o trabalho de  anos e anos é PdC.

E coloco a questão de fundo, tendo em consideração que PdC não se retira voluntariamente e que persiste em manter-se no cargo, queremos um debate profundo do clube que vai envolver inevitavelmente a discussão de assuntos sensíveis de atos de gestão incompreensíveis desta SAD na praça pública??

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Filipe01 disse:

PdC só abandonará a presidência do Clube, quando morrer.

Até lá.... nunca anunciará o abandono, ou uma não recandidatura.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,943
12,171
blueaice disse:
PdC só abandonará a presidência do Clube, quando morrer.

Até lá.... nunca anunciará o abandono, ou uma não recandidatura.
Infelizmente concordo.

E com isso, PdC está somente a empurrar o clube para ter um candidato ao estilo do ditador verde.

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
8,025
9,518
Filipe01 disse:
Quem tem estragado o trabalho de  anos e anos é PdC.

E coloco a questão de fundo, tendo em consideração que PdC não se retira voluntariamente e que persiste em manter-se no cargo, queremos um debate profundo do clube que vai envolver inevitavelmente a discussão de assuntos sensíveis de atos de gestão incompreensíveis desta SAD na praça pública??
e não será também inevitável que face à natureza desses assuntos sensíveis passe para a praça pública? Será difícil contrariar esse rumo mas como é óbvio não gostaria e não será positivo até porque, gostaria muito que o Presidente saísse pela porta grande e parece-me, que os últimos tempos poderão dar muito que falar...

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,943
12,171
grandeFCP disse:
e não será também inevitável que face à natureza desses assuntos sensíveis passe para a praça pública? Será difícil contrariar esse rumo mas como é óbvio não gostaria e não será positivo até porque, gostaria muito que o Presidente saísse pela porta grande e parece-me, que os últimos tempos poderão dar muito que falar...
Haverá uma ENORME diferença se o debate tiver que ser feito entre novos candidatos ou entre candidatos e PdC.

Para bem do clube, considero que TODOS os portistas deveriam querer que este debate acontece-se sem PdC. 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,847
28,221
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
ASCD disse:
Há exemplo perfeito do que têm sido os últimos anos: processos em tribunal contra portistas (Miguel Sousa Tavares por questionar as politicas de comissões da SAD).
Claro...o MST teve o desplante de dizer q 6M por 50% do passe de Ghilas cheirava a esturro, todos sabemos q não teve nada de estranho...claro q não...foi só 100% do valor dum Felipe, dum Alex Telles...isto nos preços de cinco anos atrás.

Esta direcção tem sido um manual de gestão danosa q só se incomoda para garantir q os portistas não falam...os outros clubes podem insultar, roubar e humilhar à vontade.

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
grandeFCP disse:
..... gostaria muito que o Presidente saísse pela porta grande e parece-me, que os últimos tempos poderão dar muito que falar...
Concordo... e também desejo que PdC saia pela porta grande, aliás, por tudo o que fez no passado só merece sair por essa porta grande.

Aguardo e desejo essa possível porta....:

O cenário ideal seria
Porto Campeão,
Benfica condenado desportivamente, com todas as consequenciais que isso possa ter.
Vieira e mais alguns, condenados cível e criminalmente.

Cenário perfeito para VOLTARMOS a idolatrar o homem por mais alguns séculos...., aliás como diz o próprio "largos dias têm cem anos".

aguardemos......

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,847
28,221
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
grandeFCP disse:
o Presidente JNPC não e um Homem qualquer.
A Ele, se deve a projecao, os titulos conquistados que o NGC ganhou ao longo de mais de 30 Anos, dentro e fora de Portugal.
Por isso, julgo que a maioria dos sócios do FCPorto continuem a acreditar neste Homem.
Para mim sera sempre o meu Presidente.
Agora, o que para mim não e compreensível e que a data de hoje não aparecam Pessoas, Candidatos com projetos para o Clube, considerando que o Presidente tem os dias "contados", ou seja não vai para novo, onde a gestão dos últimos anos tem sido um descalabro, devendo ser questionada por todos, etc.
Para um Clube com esta Grandeza, não surgirem Pessoas que se possam a curto/médio prazo se tornarem alternativas a Presidência atual, deixa-me apreensivo.
O primeiro q aparecer é bombardeado e enlameado...opa nem uma tarja crítica deixaram entrar o ano passado, nem votar em paz puseste era riscar boletins à frente de toda a gente...opa ninguém está para esta merda.

O problema resume-se aassim...a ESMAGADORA maioria das pessoas SENTE Q O CLUBE NAO É DOS SÓCIOS, DOS ADEPTOS!
A cada fôlego de esperança q um treinador dê as pessoas vão acreditando pq querem vencer, querem acabar com a corrupção do regime mas nada disto tem a ver com identificação com o clube...durante muito tempo o clube não ganhou e a identificação existia.

O Presidente não consegue fisicamente ser Presidente há muito tempo e tudo o resto é palha. O FCPorto não é prioridade para esta direcção, a prioridade é a manutenção do status quo de muita gente.

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Ontem... ficamos a saber que a SAD, apenas tem 3 administradores executivos.

Pinto da Costa,
Fernando Gomes,
Adelino Caldeira,

Acho um Conselho de administração curto, para as exigências do clube....

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
8,025
9,518
Miguel Alexandre disse:
O primeiro q aparecer é bombardeado e enlameado...opa nem uma tarja crítica deixaram entrar o ano passado, nem votar em paz puseste era riscar boletins à frente de toda a gente...opa ninguém está para esta merda.

O problema resume-se aassim...a ESMAGADORA maioria das pessoas SENTE Q O CLUBE NAO É DOS SÓCIOS, DOS ADEPTOS!
A cada fôlego de esperança q um treinador dê as pessoas vão acreditando pq querem vencer, querem acabar com a corrupção do regime mas nada disto tem a ver com identificação com o clube...durante muito tempo o clube não ganhou e a identificação existia.

O Presidente não consegue fisicamente ser Presidente há muito tempo e tudo o resto é palha. O FCPorto não é prioridade para esta direcção, a prioridade é a manutenção do status quo de muita gente.
percebo o que dizes e em muitos pontos concordo com o que dizes, mas no teu entender qual é a solução para se começar a contraria tudo o que referes? o que é que devemos fazer para começar a provocar a necessária mudança de paradigma?

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,943
12,171
grandeFCP disse:
percebo o que dizes e em muitos pontos concordo com o que dizes, mas no teu entender qual é a solução para se começar a contraria tudo o que referes? o que é que devemos fazer para começar a provocar a necessária mudança de paradigma?

Exigir a saída de PdC, nos termos que referi.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
Filipe01 disse:

excelente análise caro colega! muito bem visto. de facto, faz sentido.