Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
O Victor Pereira saiu do FC Porto porque a grande maioria dos adeptos do FC Porto assim o quiseram. Ou já nos esquecemos da forma como era contestado no Dragão, mesmo ganhando dois campeonatos com apenas uma derrota?
Até os filhos e a mulher eram incomodados e Victor Pereira quando saiu disse: venha outro que faça melhor!

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
MISTICAPORTISTA disse:
O meu informador foi o prorprio Mano Menezes numa entrevista no Brazil ter dito que tinha um proposta do FCP...

Merda por merda veio o Paulo Fonseca ao menos foi mais barata a rescisão.

No ano a seguir o Antero queria o Marco Silva e trouxemos o Monte de Merda Basco
todos sabem que nessa época, depois da saída do Vitor Pereira, a escolha do Antero era Leonardo Jardim.
O "clube" escolheu Paulo Fonseca e o Jardim foi para o Sporting...

No ano seguinte a escolha de Antero era Marco Silva.... o "clube" escolheu o Lopetegui... e o Marco Silva foi parar ao Sporting....

depois disto... a escolha foi sempre do "clube"

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,317
5,801
Conquistas
16
  • Jorge Costa
místicadoPedroto disse:
Entrevista de Antero a ojogo em outubro de 2013...pouco depois de ganhar o último título de futebol.

Pinto da Costa disse, recentemente, que “quem vier a seguir só tem de não estragar”. Como é que o FC Porto pode ser estragado?

Não faço ideia nem quero fazer. O que sei é que o trabalho que o presidente tem realizado tem sido tão importante, tão significativo, tão marcante e tão de excelência que, se se conseguir manter e perpetuar, será a garantia de que o FC Porto terá sucesso durante muito e muito tempo. Se querem tocar, com esta pergunta, no tema da sucessão, dir-vos-ei que esse tema só interessa aos adversários. Não interessa a ninguém no FC Porto. Nenhum dos adeptos está preocupado com esse assunto, zero. Os nossos adeptos vivem felizes com o que têm e como não querem estragar, não querem sequer falar no tema sucessão.

Os números do Benfica não são reais?

O Benfica, nos últimos cinco anos, teve contas negativas. Tem acumulado prejuízos consecutivamente. Em termos desportivos, o Benfica teve na época passada um ano completamente em branco, que nós, no FC Porto, já nem nos lembramos de ter. Onde é que isto está dito? Está a ser maquilhado.

Mas o Benfica não está mais perto do FC Porto?   

Mas o que é estar mais perto? Ou se ganha, ou não se ganha.
Na realidade cada uma das respostas está interligada, pelo menos em parte.
Primeiro faz campanha eleitoral, enganando os adeptos, ao dizer que o FC Porto deveria continuar como estava, porque seria garantia de sucesso, já que, como ele diz logo depois, os adeptos viviam felizes, pois éramos tricampeões, e como tal, não interessava a ninguém mudar o rumo, e a nossa preocupação era zero. Quando se ganha, não há preocupações! Era com isso que eles contavam. Só que, a marosca saiu-lhes mal, e agora têm que se debater com muitos adversários, dentro e fora do relvado, no campo de jogo e no institucional. E adeptos muito descontentes, o que começa a incomodar.

Estiveram muito mal, pois via-se que os vermelhos estavam muito mais perto, e mesmo sem ganhar, incomodavam bem mais, e se não mantivéssemos o nível iríamos ser ultrapassados. Tudo isto foi mal avaliado. Houve sobranceria, e arrogância. Quero acreditar que foi um erro de avaliação, e que não foi feito de propósito, mas hoje em dia, já não ponho a mão no fogo por absolutamente ninguém dentro do meu Clube. Além disto, os vermelhos já andavam a dominar fora do campo, o que só devia nos ter deixado ainda mais alerta.

Após isto, fala do benfica e mais de 3 anos depois, ler esse pequeno trecho, dá que pensar. Depois deles terem tido um ano em branco, nós vamos a caminho do 4º ano em branco consecutivo. E eles, a limparem tudo o que mexe. Já fomos ultrapassados no numero de titulos e tudo...Quem diria...

E esta, hein?

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
místicadoPedroto disse:
Entrevista de Antero a ojogo em outubro de 2013...pouco depois de ganhar o último título de futebol.

Pinto da Costa disse, recentemente, que “quem vier a seguir só tem de não estragar”. Como é que o FC Porto pode ser estragado?

Não faço ideia nem quero fazer. O que sei é que o trabalho que o presidente tem realizado tem sido tão importante, tão significativo, tão marcante e tão de excelência que, se se conseguir manter e perpetuar, será a garantia de que o FC Porto terá sucesso durante muito e muito tempo. Se querem tocar, com esta pergunta, no tema da sucessão, dir-vos-ei que esse tema só interessa aos adversários. Não interessa a ninguém no FC Porto. Nenhum dos adeptos está preocupado com esse assunto, zero. Os nossos adeptos vivem felizes com o que têm e como não querem estragar, não querem sequer falar no tema sucessão.

Os números do Benfica não são reais?

O Benfica, nos últimos cinco anos, teve contas negativas. Tem acumulado prejuízos consecutivamente. Em termos desportivos, o Benfica teve na época passada um ano completamente em branco, que nós, no FC Porto, já nem nos lembramos de ter. Onde é que isto está dito? Está a ser maquilhado.

Mas o Benfica não está mais perto do FC Porto?   

Mas o que é estar mais perto? Ou se ganha, ou não se ganha.
velhos tempos.... em que ele mandava, ou era ouvido...

depois disto veio a "troika"

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
blueaice disse:
todos sabem que nessa época, depois da saída do Vitor Pereira, a escolha do Antero era Leonardo Jardim.
O "clube" escolheu Paulo Fonseca e o Jardim foi para o Sporting...

No ano seguinte a escolha de Antero era Marco Silva.... o "clube" escolheu o Lopetegui... e o Marco Silva foi parar ao Sporting....

depois disto... a escolha foi sempre do "clube"
As escolhas dos treinadores foram de Pinto da Costa!
Mas no primeiro ano não foi Leonardo Jardim mas sim Mano Menezes, no segundo sim foi o Marco Silva.

Sinceramente com estes nomes(Mano Menezes e Marco Silva) seria a mesma coisa

místicadoPedroto

Bancada central
6 Janeiro 2017
1,057
0
Os nossos principais problemas começaram a ser fabricados à quase 15 anos, contudo só de à 4 anos para cá parte considerável das pessoas olhe para eles, mesmo que ao de leve.

A revolução do benfica começou a ser fabricada à mais de 10 anos, eles anunciaram-na e como um elefante numa loja da vista alegre, não passam despercebidos.

Só não viu quem não quis.
É precisa muita desonestidade intelectual para dizer aquelas palavras em 2013, quando se ganhou o último titulo de futebol, mas hoje o FC Porto continua igual.

São os adeptos que têm de mudar de atitude.

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
MISTICAPORTISTA disse:
As escolhas dos treinadores foram de Pinto da Costa!
Mas no primeiro ano não foi Leonardo Jardim mas sim Mano Menezes, no segundo sim foi o Marco Silva.

Sinceramente com estes nomes(Mano Menezes e Marco Silva) seria a mesma coisa
Mano Menezes sempre foi um sonho adiado de Pinto da Costa.
Tantas vezes esteve para ser... mas felizmente nunca foi.

místicadoPedroto

Bancada central
6 Janeiro 2017
1,057
0
ventura disse:
Eu vou voltar a reincidir neste ponto.

Poucos são os adeptos que têm acesso à informação que nós, foristas, temos.

E, muito por causa disso, tarda em haver manifestações em massa para com a SAD.

Lenços brancos e afins serão sempre vistos à equipa e treinador, e esta época, pela equipa, nada é mais injusto. Para além de que o problema principal é a direçao.

Está na altura dos maiores responsáveis por este fórum começaram a divulgar a podridão, de entrarem em contacto com blogues como o Tribunal, DD, de criar pagina no face, seja o que for. Organizar, mobilizar, mostrar que já chega.

Eu não posso concordar com isto.

A realidade está escancarada aos olhos de todos. Só que quase todos rejeitam-se a ver!
Tenho que concordar que em tempos de vitórias é mais fácil andar cego, que só quem anda mais atento ou por dentro se apercebe e se choca,...agora não há a mínima desculpa.

Dou um exemplo, quantas toneladas de leaks saíram?
Foram expostas na imprensa, nos cafés, nos telejornais até.
Houve reacção?
Pinto da Costa até veio dizer que o filho se envaidece.
Filho que não devia ter entrada permitida no clube e que o Pai disse que não tinha nada a ver com o clube, a não ser num junior ou dois, filho que deu uma entrevista ao jn a dizer que nada tinha a ver com o FCP.
Quando todos, até o Zeca Diabo de uma aldeia transmontana que se calhar nem elctricidade ainda tem é capaz de saber.

Os relatórios e contas não são públicos?
Não saem na imprensa pelo menos os números gordos?

Os 4 anos sem títulos não estão visíveis a todos?

As declarações de Pinto da Costa falam por si, todos pelo menos a uma terão tido acesso. É o suficiente.

Os lamborghinis, as casas e vidas faustosas estão aí disponíveis aoos olhos de todos.
Se calhar quem vive no Porto e frequenta o Dragão vê mais facilmente mas não é propriamente segredo.

Eles pavoneiam-se em revistas, internets, por todo o lado.

Não se pode defender a ignorância.

Há ainda um tabú gritante, medo, inoperÂncia, propaganda mas ignorÂncia ninguém pode defender.

Está tudo escarrapachado à nossa frente. De todos.

Uns mais do que outros, mas todos têm informação suficiente.

André Dias

Tribuna
22 Novembro 2012
2,859
4
blueaice disse:
velhos tempos.... em que ele mandava, ou era ouvido...

depois disto veio a "troika"
Claro, ele só mandou até Maio de 2013, não é?...

Gostava que abordassem aquele período em que PC esteve hospitalizado. Quem mandou nesse período, de forma mais ou menos óbvia, e o que foi acontecendo aí?

André Dias

Tribuna
22 Novembro 2012
2,859
4
Depois a sempre inesquecível frase de 2013 de Antero: «Não vamos deixar de ter a melhor equipa por querermos ter a melhor formação».

...

místicadoPedroto

Bancada central
6 Janeiro 2017
1,057
0
"Quem são? Vários... com capacidade para virem a ser candidatos à presidência do FC Porto. As reuniões sabem-se, nas costas de toda a gente, depois vêm dizer como bons samaritanos: 'Ai eu não, eu não'. Reuniões? Isso já não é de agora. Já vêm do tempo em que Pinto da Costa começou com problemas de saúde. As pessoas que dão grandes facadas na costas do presidente estão ao lado"

Palavras de Baía, o único que falou.

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
André Dias disse:
Claro, ele só mandou até Maio de 2013, não é?...

Gostava que abordassem aquele período em que PC esteve hospitalizado. Quem mandou nesse período, de forma mais ou menos óbvia, e o que foi acontecendo aí?
deves estar a fazer confusão com as datas.... Pinto da Costa foi hospitalizado para ser operado ao coração.... em Setembro de 2012...., aliás só vens reforçar o que escrevi anteriormente!!!!!

Precisamente depois dessa recuperação, é que os problemas surgiram.
Faz lá um exame de memória e verás qual foi o virus que voltou aos corredores do dragão.

André Dias

Tribuna
22 Novembro 2012
2,859
4
blueaice disse:
deves estar a fazer confusão com as datas.... Pinto da Costa foi hospitalizado para ser operado ao coração.... em Setembro de 2012...., aliás só vens reforçar o que escrevi anteriormente!!!!!

Precisamente depois dessa recuperação, é que os problemas surgiram.
Faz lá um exame de memória e verás qual foi o virus que voltou aos corredores do dragão.
Os problemas, desportivos e financeiros, tornaram-se mais visíveis e graves por volta de 2011 - embora nos últimos tempos tenho vindo a achar que até foi uns anos antes - com sucessão de casos e falhas na gestão do futebol e as contas a degradarem-se a olhos vistos a partir daí.

Para mim, todas as altas figuras são responsáveis, sendo obviamente o responsável máximo Jorge Nuno Pinto da Costa.

ventura

Tribuna
1 Agosto 2015
4,186
5,947
místicadoPedroto disse:
Eu não posso concordar com isto.

A realidade está escancarada aos olhos de todos. Só que quase todos rejeitam-se a ver!
Tenho que concordar que em tempos de vitórias é mais fácil andar cego, que só quem anda mais atento ou por dentro se apercebe e se choca,...agora não há a mínima desculpa.

Dou um exemplo, quantas toneladas de leaks saíram?
Foram expostas na imprensa, nos cafés, nos telejornais até.
Houve reacção?
Pinto da Costa até veio dizer que o filho se envaidece.
Filho que não devia ter entrada permitida no clube e que o Pai disse que não tinha nada a ver com o clube, a não ser num junior ou dois, filho que deu uma entrevista ao jn a dizer que nada tinha a ver com o FCP.
Quando todos, até o Zeca Diabo de uma aldeia transmontana que se calhar nem elctricidade ainda tem é capaz de saber.

Os relatórios e contas não são públicos?
Não saem na imprensa pelo menos os números gordos?

Os 4 anos sem títulos não estão visíveis a todos?

As declarações de Pinto da Costa falam por si, todos pelo menos a uma terão tido acesso. É o suficiente.

Os lamborghinis, as casas e vidas faustosas estão aí disponíveis aoos olhos de todos.
Se calhar quem vive no Porto e frequenta o Dragão vê mais facilmente mas não é propriamente segredo.

Eles pavoneiam-se em revistas, internets, por todo o lado.

Não se pode defender a ignorância.

Há ainda um tabú gritante, medo, inoperÂncia, propaganda mas ignorÂncia ninguém pode defender.

Está tudo escarrapachado à nossa frente. De todos.

Uns mais do que outros, mas todos têm informação suficiente.

Caro forista,

Eu concordo contigo, em absoluto. Aliás, este mesmo fórum está aberto a inscrições de quem seja portista. E o próprio"tribunal" relata muita coisa. A informação está à mão de semear, não é nada dificil procurar isso.

Está "escancarado", é verdade.

O que eu quero transmitir é que, independentemente disso, quantas pessoas se dão ao trabalho disso? Quantas pessoas sabem das coisas, mas acham-se impotentes de começar um movimento? Quantas pessoas até já estão contra a SAD mas apoiam até à morte os Super Dragões? Quantas pessoas desculpam os últimos anos com apenas o Lopetegui, Paulo Fonseca e NES?

As pessoas são preguiçosas, a grande maioria.

Muitas simplesmente esperam pelo desfecho, muitas acham-se sozinhas, muitas estão contra a SAD, mas quando sai um comunicado dos SD lá vão eles na lengalenga, que a culpa é SÓ do "polvo".

Se nós queremos ver as coisas feitas, temos que ser nós.

A "pesquisa" tem que ser feita pelas pessoas, escancarar tudo na cara das mesmas. Imaginem que os posts passados do 1616, Draconem, etc, acerca de apdc, PdC, Antero atingiam as dimensões dos leaks na imprensa ou no conhecimento nacional?

As pessoas queixam-se de "comissões", etc, etc. Mas isto está muito, mas muito mais grave que apenas dinheiro a ir para sítios obscuros.

Aquilo que eu quero dizer, é que, mesmo que as pessoas tenham acesso às mesmas, muitas deixam-se iludir porque o coração é parvo (eu que o diga, que ainda vou ao estádio e faço contas aos pontos), outras tem medo.

As pessoas precisam de um líder, precisam de seguir alguém. E aqui é que está na altura dos fóruns e blogues terem, talvez, um dos papéis mais importantes na história do clube.

Imaginem que todos, ou os mais importantes, blogues do FCP, que este fórum, que uma página do face, criavam um movimento, com as informações anónimas, etc, etc. Acham que a revolta não se iria fazer notar, finalmente?

Temos que agir. Se eu estiver a dizer ou incitar algo de errado, digam-me que eu calo-me. Mas, se me for permitido falar, se nós não fizermos nada este tópico será apenas o arquivo de queixas nossas, arquivadas, enquanto nada muda. Até que PdC se vá embora por algum motivo.

Agora, a pergunta que fica é: Estamos dispostos a entrar nesse estado de "guerra civil" ou vamos chorar até o mandato terminar?

Eu já me cansei, faço posts, mando mensagens, mails, tanto é que o Madureira ja me veio interpelar via facebook.

Portistas, enquanto esta SAD se mantiver os títulos nunca mais regressam ao clube. E pior que isso, temo pela própria vida do clube.

Duraes

Bancada lateral
10 Março 2012
860
31
Miguel Alexandre disse:
Uma palavra de apreço ao Presidente por ter representado o clube e os Portistas indo ao velorio de Mario Soares.
Ideologias politicas à parte, Mario Soares foi dos mais representativos Portugueses do que é a defesa da liberdade.
Foi um perfeito símbolo do que é um Homem, com virtudes e defeitos (muitos defeitos como qq um q não esteja a representar um guiao) mas nunca abrindo mao do valor da liberdade, igualdade, tolerancia e humanismo.

Não sou de partido nenhum mas tenho um grande apreço pela liberdade e ela deve-se a Homens como Mario Soares.

Obrigado pelo gesto Presidente.
Não consigo resistir a comentar, tendo a noção de que posso estar off topic, mas é mais forte do que eu...
Dizer que o Soares dava valor ao "humanismo e tolerância" é ter uma ignorância grotesca sobre o papel dessa personagem em relação a toda a história dos nossos retornados.

Que pena PC não se aplicar tão afincadamente na defesa dos interesses do nosso clube, da forma como o faz em relação Sócrates, Soares e companhia...

Orgulhoazulebranco

Bancada lateral
12 Maio 2016
775
643
França
Duraes disse:
Não consigo resistir a comentar, tendo a noção de que posso estar off topic, mas é mais forte do que eu...
Dizer que o Soares dava valor ao "humanismo e tolerância" é ter uma ignorância grotesca sobre o papel dessa personagem em relação a toda a história dos nossos retornados.

Que pena PC não se aplicar tão afincadamente na defesa dos interesses do nosso clube, da forma como o faz em relação Sócrates, Soares e companhia...
subscrevo. É triste o presidente em curso do FCPorto se associar a estas personagens. Pequeno aparte o Sócrates ainda vai parar ao panteão..

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,597
99,032
MISTICAPORTISTA disse:
Já se esqueceram foi que o Antero foi o principal responsavel pela saida do Vitor Pereira para trazer Mano Menezes...

Era outra encavadela se n fosse o Paulo Fonseca.

O Antero é um dos responsaveis pelo estado actual de coisas.Mas há mais.

Especialmente quem permitiu um guerra fratricida dentro do seio do clube
Errado.

A primeira opção do Antero foi o L.Jardim, mas como é o mendes a mandar, veio o Fonseca.

Quanto ao VP, e até para grande surpresa minha, teceu grandes elogios ao Antero.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,597
99,032
De qualquer forma, o Antero também não é santinho nenhum, bem pelo contrário. Muito competente, mas também adora comissões!

E mesmo tendo saído do clube, continua muito próximo de PdC e a representar o clube na liga, daí eu achar que o rumor dele voltar ao clube como presidente tem fundamento.