Filipe01 disse:
Perfeitamente de acordo.
Mas existe outra questão, é a SAD ter implementado a visão que "os jogadores vêm para o FCP para ser valorizados e serem vendidos". O que tornou o FCP num entreposto para os jogadores, pois eles vêm o FCP como um ponto de passagem.
O caso de Imbula é paradigmático, face às dificuldades o jogador nem tentou porquê? Porque viu sempre o FCP como uma ponte para outro destino.
Temos que ter jogadores que permaneçam mais anos no clube- não pode haver tanta rotatividade.
Sim, é verdade.
Por um lado, dá a ilusão de termos jogadores de um grande nível, mas na realidade são jogadores que quase basicamente vêm arrendados, sem terem a aparente necessidade de trabalharem no duro e batalharem pelo clube para saltarem para outro patamar. O caso do Imbula serve um pouco de exemplo, já que ele provavelmente dobrou o salário ou quase em seis meses, sendo que basicamente nem jogou no Porto.
O próprio Brahimi - que até me parece abnegado, mas é simplesmente um jogador com deficiências - também parece ser paradigmático, já que a maioria dos Portistas dirá que ele não tem rendimento de 30 ou 40 milhões... mas sabemos que neste "circuito" montado, ele será vendido por esses valores provavelmente. O problema é que estes valores são todos bastante artificiais... entre comissões, percentagens dos passes e outras coisas... o valor liquido para a SAD é muito menor.
Temos um Corona. Um homem que eu me lembro de ler em fóruns há anos. Desapareceu um pouco do radar. Problemas disciplinares, já na Holanda. Depois inexplicavelmente vem avaliado em 18 milhões ou algo do género. O Twente está em risco de falir. Pode dizer-se que isto é "investimento sério". Mas sabemos que não é correcto. Mas acho que mesmo assim podemos dizer que houve um investimento "sério" por parte da SAD.
Vejamos, no inicio das duas épocas recentes, a maioria dos adeptos e critica geral, elogiava o plantel do Porto. Eu, como referes, sou sempre contra empréstimos de jogadores Olivers e Casemiros... por exemplo. NÃO PODEMOS andar a valorizar o que é dos outros. Eu sei que foram dois casos de sucesso, um rendeu dinheiro e o outro cativou os adeptos. Mas são dois exemplos de um investimento "sério" da SAD, mas que pecam por não termos sequência futura em termos de manter uma estrutura da equipa(já se sabia que iam sair...), bem como têm custo elevado... e ocupam o lugar de outros jogadores que poderiam crescer/valorizar-se no clube.
Ao mesmo tempo temos o exemplo do Benfica. Nestes dois anos tiveram um investimento "reduzido". Mantêm Gaitans, Jonas, metem cepos/jogadores da equipa B para taparem os buracos. A defesa é basicamente composta por jogadores medianos. Sendo certo que foram bastante felizes com os árbitros, eles são o exemplo do que o Porto foi durante vários anos, em termos de estabilidade e continuidade.
Tendo dito isto, eu até acho que o Benfica nestes dois anos abriu claramente a porta ao Porto. Por exemplo, olhas para o plantel deles agora e só ficas com Sanches pela projecção e Gaitan. De resto tens veteranos como Jonas e Mitroglou e o resto é tudo jogadores medianos/trabalhadores/tapa buracos. Não tinham planteis especialmente fortes, bastaria um Porto mais ou menos normal, e os campeonatos seriam nossos...
Desde o ano do Danilo, que tirando o ano Paulo Fonseca, acho que o Porto perdeu o rumo e anda completamente à deriva, com planteis a serem preenchidos de forma algo anárquica. Por exemplo, este ano tínhamos vários médios idênticos. Tínhamos três laterais esquerdos... mais o Rafa que tem vegetado no clube. Não parece haver qualquer tipo de filosofia guiadora do clube. Passamos de Licás... para comprar/emprestar jogadores à toa quase...
E no papel, até deveríamos ter o plantel suficiente para ganhar. Mas não funciona assim. E há uma miríade de explicações para ter falhado. Provavelmente o principal é começar no topo, e criar um plantel mais coeso e identificado com o clube, com menos peças que ou já viveram os melhores dias e custam muito(Iker, Maxi...) e menos peças arrendadas que são apenas compradas em função do catálogo de um fundo.