Branco disse:
Isso não faz muito sentido, porque se eu responsabilizo PdC pelo insucesso desportivo/financeiro que tivemos e tenho quase a certeza que ainda vamos ter, não o posso deixar de responsabilizar em caso de um (altamente improvável) sucesso desportivo nesta época.
Porque no fim de contas ele é que escolheu o técnico (que ninguém queria) e que deu a cara pela construção do plantel (que no fecho do mercado foi mais ou menos consensualmente apelidado de insuficiente), se estes forem o suficiente para atingirem os objectivos principais, campeonato e oitavos da Champions, é porque pelo menos na vertente desportiva, ele acertou a algum nível.
Agora, existem outras vertentes para fazer essa análise, a vertente financeira onde não me parece que se possam fazer outra coisa que não criticas, e mesmo um campeonato ao fim de 3 anos perdidos não nos farão esquecer dos mesmos, podem é dar algum alento para o futuro quando agora não temos nenhum.
Mas tudo isto que estamos a discutir é semântica, conseguimos o 2º objectivo da época (8ºs da Champions) e cheira-me que é a única coisa que vamos retirar da mesma, o campeonato (o 1º) ainda me parece uma miragem, o mais normal será estarmos a criticar PdC no final desta época por 4 épocas sem títulos.
Percebo o argumento, mas o meu vai no sentido de que algum sucesso desportivo que nós pudéssemos vir a ter esta época - não disse que o vamos ter, porque também duvido e muito, e apenas faço a ressalva porque os adeptos têm a tendência para misturar as coisas e esquecer-se rapidamente, ou nem querer saber, da forma como o Clube está a ser gerido - não poderia ser visto como obra de uma pessoa, e de uma SAD, que geriram mal praticamente todo o processo de reforço da equipa no mercado de verão, onde relembro as contratações de Boly - com todos os avanços e recuos e outros alvos identificados -, Depoitre, a não venda de Adrian, os processos rocambolescos do mesmo Adrian que estava proscrito na equipa B, do Brahimi e do Aboubakar, que foram encostados, para depois serem colocados na lista de transferíveis, o que é algo inusitado porque desvalorizaram os activos. Se há culpa de NES, também há muita da SAD, que não se poderia dar a esses luxos. Não esquecendo que Óliver e Diogo Jota apenas vieram depois do jogo com a Roma, quando o reforço efectivo da equipa deveria ter sido feito antes para garantir a presença na liga milionária. Vá lá, que correu bem. Podemos argumentar que só poderiamos reforçar a equipa depois da passagem assegurada à fase de grupos da champions, mas eu contraponho, e digo, e se não tivéssemos passado? Como seria a nossa vida? Não teríamos os 2 jogadores do Atletico connosco neste momento? Não se faria um esforço? Virar-nos-íamos para outros alvos talvez, mas com menor qualidade, penso eu de que...Já para não falar na rábula do caso Rafa Silva. Junto ainda as promessas feitas no mês de Março, quando disse por exemplo que Rafa Soares faria parte do plantel - aqui não está em causa se ele deveria ou não fazer parte deste plantel, está sim a promessa do presidente para enganar-nos -, que este seria um plantel cheio de mistica e jogadores à Porto, plantel esse construido a partir de março, porque a época, nessa altura, já estava acabada... Esta é só a parte desportiva, rol ao qual ainda junto os anos que estão para trás de completo desnorte na aquisição de jogadores.
Quanto ao resto, nem preciso dizer muito sobre a comunicação do clube e de Pinto da Costa com o exterior e com adeptos e sócios. Só fala quando ganha, joga areia para os olhos dos adeptos, maltrata alguns adeptos que não partilham do mesmo ponto de vista dele, e o criticam. Quando o assunto é denunciar a o modus operandi de outros clubes, silencio total. Viola no saco!
Já sobre a gestão danosa ao nível financeiro já todos sabemos o que se passa. Como posso dar mérito a alguém, que lesa o próprio clube e cuida dos seus interesses, e os dos seus amigos e familiares antes de cuidar do Clube que lidera??? Como posso afirmar que esta pessoa tem mérito se houver sucesso desportivo, se tem grande culpa no cartório em todo o mal que se passa no clube, e que já foram reportados aqui por várias pessoas. Uma pessoa que mente aos sócios e adeptos do Futebol Clube do Porto com todos os dentes que tem na boca (95M por Herrera, André Silva e Danilo é um atentado à nossa inteligência apenas para justificar um R&C negativamente monstruoso, e um suposto empenho na não delapidação ou reforço da equipa principal de futebol). Inclusivamente tem ligações perigosas com os SD, fazendo o seu mandato parecer uma ditadura. Sobre os anos mais recentes e respectivas aquisições de jogadores, nem é preciso dizer muito, porque o verbo "encher" os bolsos foi o mais conjugado nos últimos tempos.
Perante isto, como posso dar mérito a este homem?
Se houver sucesso, é apesar de, e não por causa de Pinto da Costa. E sobre o Nuno, é mais ou menos o mesmo. Eu sei que referi que haveria mérito dos jogadores e equipa técnica, mas o Nuno já provou que é fraco na componente ofensiva do jogo. Defensivamente safa-se bem, mas um Clube como o nosso joga para ganhar, e não para empatar... Ele teria mérito porque no fundo é ele que comanda a equipa e depois esse mérito transpõe-se ao presidente porque foi ele que o contratou. Mas então e depois? Também se dará mérito ao Mendes por tê-lo trazido para cá? Entendo toda a sequência em cadeia, mas não concordo muito. Acho que é preciso relativizar a influência das personagens em todo este processo.