-------------------------Licha disse:O meu ponto de vista não o desculpabiliza, na medida em que se isto acontece foi também porque houve permissividade da nossa parte. Mas sim, não tenho a mais pálida dúvida de que com poderes mais equilibrados, como acontecia claramente nos anos 80 e 90, tínhamos conquistado dois dos últimos quatro campeonatos. Tal como inversamente, não tínhamos vencido tanto no passado com arbitragens como as actuais. O presidente na plenitude contra os rolas e quejandos, quando havia os Martins dos Santos e quejandos também. E no presente, repito, temos os menos maus Soares Dias e J. Sousas a roubarem-nos se assim tiver de ser. Por isso, bullshit!
Estou-me nas tintas que agora haja mais escrutínio. Há mais escrutínio e, semana após semana, eles continuam a errar sempre para o mesmo lado, portanto o haver maior escrutínio vale zero. E agora há uma televisão deles a transmitir os jogos. Não é sequer uma estação com uma linha editorial vermelha. Não, neste caso a estação é realmente deles. Mas mantendo-me na questão do escrutínio, quando fomos tetra com o Jesualdo e o Adriaanse, ou quando ganhámos tudo com o AVB, o escrutínio era o mesmíssimo e não, as arbitragens não eram o que são de há 3/4 anos para cá.
E não vale a pena ir buscar excepções e casos pontuais no tempo. Eu também me lembro desse jogo do Lucílio e também me lembro que ganhamos, mas uma coisa é um ou outro jogo, outra coisa é toda uma tendência que perpassa o campeonato inteiro. Uma coisa é uma onda brava, outra coisa é uma maré alta que insiste em ir na direcção contrária à da nossa equipa. As ondas bravas até podem ser contornadas, mas remar constantemente contra a maré impossibilita que seja possível chegar a bom porto. Não, isto não acontecia nos 80 nem 90. Falso.
Tivemos 11 jornadas com casos, penaltys, golos anulados, expulsoes perdoadas, mas fomos fortes e vencemos sempre.
Mas desde que Marega e Tiquinho estao magoados e o cansaço fez abrandar o nosso ritmo de jogo avassalador, os roubos acabaram por fazer mossa. Já contra o Portimonense para a Taça trememos e nao foi pelos arbitros.
Qual foi os piores momentos do Porto este campeonato? Foi no Aves e na primeira parte contra os lampioes.
Se estivessemos ao nivel das primeiras jornadas teriamos ganho nas Aves e em casa aos boificas.
Conclusão, com reforços de verdade e com o ataque no ritmos de setembro e outubro voltaremos a ganhar.