Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Portodevolta

Tribuna
24 Abril 2017
4,502
0
Domingos Kostadinov disse:
  Vai-te embora caralho! Tem vergonha! O Sérgio Conceição não vai sair nada feliz com o clube... Peseiro, Lopetegui, Luís Castro, Paulo Fonseca, NES... foram todos embora sem serem campeões… todos! Nenhum foi com saudades ou satisfeito com o clube! Mourinho, Villas-Boas, Vítor Pereira, Jesualdo Ferreira… todos mal tratados, ou escorraçados e/ou mal vistos por uma ou por outra razão! Mas tu nunca és o culpado!

Acordem portistas! Ouçam a merda do filho dele a falar em off sobre o nosso clube… é parecido com a atitude do traficante dos pneus hoje no camarote em Braga! SEI DO QUE FALO!

Isto é uma SAD! Um gestor como tu não duraria 1 ano… fará estes 6! É até morrer?! Farto das contratações que não fazes, farto das que fazes, farto de que estejas calado, farto do quanto nos tens envergonhado, farto de não teres tido classe ao misturar mulheres com o clube (que nos custaram e ainda custam anos de humilhação), farto de não teres sabido sair em grande… Estás agarrado ao clube, pensas que é teu!

E não me venham com merdas dizer que estou a insultar o Presidente, ou que estou com acusações sem provas ou algo do género… NÃO ESTOU A FAZER NADA DISSO!

E estou farto de paninhos quentes de muitos… e sobretudo que confundam SAD e Presidente com treinador, jogadores, adeptos e sobretudo… clube! EU APOIO O GRANDE FCPORTO! E não é por fazermos coisas mal feitas ou por termos uma SAD vergonhosa que vou elogiar os corruptos vermelhos que continuam a ser uns merdas que só ganham com escândalos de corrupção!

FALA CARALHO! És Presidente de uma instituição com milhões de adeptos que sofrem diariamente pelo clube, que são apixonados pelo clube!

@dragao1616 , @Pietrus , @antas , @Boaventura , @PV3 , metam tudo cá para fora!

19 Maio 2008
3,129
70
  Vai-te embora caralho! Tem vergonha! O Sérgio Conceição não vai sair nada feliz com o clube... Peseiro, Lopetegui, Luís Castro, Paulo Fonseca, NES... foram todos embora sem serem campeões… todos! Nenhum foi com saudades ou satisfeito com o clube! Mourinho, Villas-Boas, Vítor Pereira, Jesualdo Ferreira… todos mal tratados, ou escorraçados e/ou mal vistos por uma ou por outra razão! Mas tu nunca és o culpado!

Acordem portistas! Ouçam a merda do filho dele a falar em off sobre o nosso clube… é parecido com a atitude do traficante dos pneus hoje no camarote em Braga! SEI DO QUE FALO!

Isto é uma SAD! Um gestor como tu não duraria 1 ano… fará estes 6! É até morrer?! Farto das contratações que não fazes, farto das que fazes, farto de que estejas calado, farto do quanto nos tens envergonhado, farto de não teres tido classe ao misturar mulheres com o clube (que nos custaram e ainda custam anos de humilhação), farto de não teres sabido sair em grande… Estás agarrado ao clube, pensas que é teu!

E não me venham com merdas dizer que estou a insultar o Presidente, ou que estou com acusações sem provas ou algo do género… NÃO ESTOU A FAZER NADA DISSO!

E estou farto de paninhos quentes de muitos… e sobretudo que confundam SAD e Presidente com treinador, jogadores, adeptos e sobretudo… clube! EU APOIO O GRANDE FCPORTO! E não é por fazermos coisas mal feitas ou por termos uma SAD vergonhosa que vou elogiar os corruptos vermelhos que continuam a ser uns merdas que só ganham com escândalos de corrupção!

FALA CARALHO! És Presidente de uma instituição com milhões de adeptos que sofrem diariamente pelo clube, que são apixonados pelo clube!

Subscrevo absolutamente e começo a acreditar que até a SAD está no bolso do orelhas...

Portodevolta

Tribuna
24 Abril 2017
4,502
0
Post do blog Do Porto com Amor aquando das anteriores eleições em 2016. Incrível como os problemas continuam os mesmos!

"Sem mais atenuantes à vista (e havendo, agradeço que faça o caro leitor a justiça de as apontar), consideremos ainda as agravantes extra-resultados:

1) A trajectória desportiva

A travessia de deserto iniciada com Paulo Fonseca não se começou a desenhar nesse momento. É indesmentível que foi a má opção de o contratar que mais determinou o seu próprio insucesso, mas convém não esquecer que o plantel que teve à disposição terá sido dos mais fracos deste século.

Mas recuemos ao pós-Dublin, para não ir mais longe - se quiséssemos, era fácil recuar ainda mais, até ao triénio sem campeonatos precisamente no virar do século, por obra e graça do insonso engenheiro do penta (secundado pelo agora tão exigente Rodolfo Reis) e do paupérrimo Octávio Machado. Surgiu Mourinho, um conjunto extraordinário de jogadores e as duas conquistas internacionais que ainda hoje de tanto orgulho nos enchem. E depois disso? Sete títulos de campeão nacional em onze possíveis. E pelo meio, nova conquista europeia com AVB. Excelente, dirá qualquer um. E, de facto, é muito bom.

O problema é o que com a saída de AVB terá emergido uma nova tendência (ou simplesmente retomada, segundo os mais pessimistas) que sugere a decadência da gestão desportiva: plantéis sucessivamente mais fracos, más escolhas de treinadores e apostas insustentáveis de "fuga para a frente", como aconteceu na época anterior a esta. Algo que nem a tão desejada conquista deste campeonato poderá voltar a tapar.

2) A incapacidade de combater o #colinho

Na verdade, não sei se se trata de incapacidade, falta de vontade ou impossibilidade de o fazer. Mas sinceramente não me interessa. Interessa-me, sim, o que ressalta à vista de todos: o actual e quase absoluto domínio do Benfica das instâncias desportivas, desde a arbitragem à justiça desportiva. Se o presidente está de alguma forma condicionado pelas investigações a que foi sujeito no Apito Limitado, pois então deveria ter encontrado alguém que o pudesse fazer por ele. E se não está, bom, então será mesmo incapacidade. E avisos não faltaram.

3) A evolução da situação económico-financeira

O admirável mundo (de novo-riquismo) que se abriu após a conquista da Champions em 2004 levou a que se apostasse em definitivo num modelo de gestão altamente alavancado e portanto, de alto risco, em que todos os exercícios se baseiam em receitas "extraordinárias" para que acabem equilibrados. Passou a ser essencial uma boa prestação europeia que permita valorizar os activos (jogadores) ao ponto de possibilitara encaixar mais-valias sucessivas com os melhores de cada plantel.

Mas até este modelo foi sofrendo alterações significativas, com a compra de jogadores cada vez mais caros, oferecendo-lhes salários cada vez mais elevados e, mais recentemente, reduzindo as participações do clube nos direitos económicos dos jogadores. Tudo no sentido de aumento do risco. Ao ponto de a situação presente ser perto de explosiva, como tão bem o Tribunal do Dragão explicou neste artigo. É demasiado risco para tão pouco proveito. Gestão imprudente, no mínimo.

4) O clientelismo e a falta de transparência

Este ponto é uma lástima, dá-me voltas ao estômago ter que o reconhecer. Mas é preciso fazê-lo. É por demais evidente e está plasmado nos sucessivos R&Cs, para quem os quiser aprofundar.

Vou-me focar apenas em Alexandre Pinto da Costa, que não sendo o único, será o mais paradigmático. Não sei nem quero saber se tem outras fontes de rendimentos, mas o que é factual é que só aquilo que o clube lhe tem dado a ganhar permite a qualquer pessoa viver muitíssimo bem. Como é evidente, não é o facto de ser filho do presidente que está em causa (embora apenas essa condição os obrigasse a serem absolutamente transparentes em todos os negócios, para que não suscitassem dúvidas a ninguém). O que está em causa é o valor que a pessoa acrescentou em todos esses negócios pelos quais recebeu comissões do clube. De novo, cinjo-me ao exemplo mais emblemático: €500.000 foi quanto terá recebido pelo regresso de Quaresma ao clube. Sendo o jogador livre naquela altura, o que poderá Alexandre ter feito para justificar tão avultado pagamento?

Dentro e fora do clube, criaram-se muitos vícios ao longo dos anos e a sensação que hoje tenho é a de que muita gente lá dentro se julga inimputável ou, pelo menos, acima de qualquer escrutínio ou auditoria independente. E isso não é aceitável.

5) O crescente distanciamento dos adeptos

É raro o associado portista que não se queixe. Desde os mais fiéis, que vão ao estádio jogo sim, jogo sim, aos que apenas visitam o Dragão quando podem. O clube que outrora os cativou e os fez parte da família através daqueles valores que julgávamos garantidos, hoje trata-os como meros clientes, espartilha-os pela justa medida das suas bolsas e recusa-se a tratá-los como aquilo que são: os verdadeiros donos do clube.

Não será um fenómeno exclusivo do Porto nem tão pouco fácil de deslindar. Houve a obrigatória modernização, a consequente empresarialização do clube e contratação de profissionais. Tudo factores que sugerem distanciamento e perda de identidade. No entanto, um clube nunca poderá ser igual a uma qualquer empresa, porque há um lado emocional, afectivo que se sobreporá sempre à gestão impessoal; no mínimo, terão de coabitar pacificamente.

E nestas coisas o exemplo vem sempre de cima. Se o pessoal que atende os telefones é pouco simpático, se quem nos atende cara-a-cara é pouco compreensivo, se quem nos tenta vender uma camisola (ou nem isso) pouco percebe sobre o emblema que leva agarrado, não é apenas por deficiente formação ou má política de recrutamento. É porque esses tais valores portistas não são os 10 mandamentos com que todo e qualquer funcionário se depara desde o seu primeiro dia de trabalho, porque se não os souber ou simplesmente os ignorar, não há outros que o chamem à atenção e o ensinem a bem ou a mal. Falta sim, cultura de tratar os portistas como aquilo que realmente são: uma segunda família. Mas como, se no topo o que é mais visível é a própria família de quem comanda?

Com tudo isto somado e avaliado, a minha posição é simples. O clube precisa urgentemente de novo(s) projecto(s) de liderança. E por urgência refiro-me a estas próximas eleições. Não sei se os apoiarei ou não, caso apareçam, tudo dependerá do que trouxerem para cima da mesa. Mas o que não deixarei de fazer é de as estudar e comparar, dando eco posterior da minha análise. E mesmo que não me identifique com elas, alguns méritos ninguém lhes poderá retirar: o de suscitar o debate, o de demonstrar que há outras vias e o de por em sentido a actual direcção."

https://doportocomamor.blogspot.com/2016/03/eleicoes-no-fc-porto.html

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,208
1,340
Vi, há pouco, uma sugestão do companheiro Kostadinov, citando-me no meio de ilustres foristas, para ponhamos “tudo cá fora”
Permito-me discordar. Temos, isso sim, de preparar uma estratégia de intervenção nas próximas eleições. Mesmo que não seja para concorrer,  nem que seja com um manifesto bem documentado e preparado para submeter aos sócios e fomentar o debate.
A cobertura mediática seria brutal, não tenham dúvidas!
E há gente jovem, no Porto, que alinharia. Eu, por mim, jâ estou velho para estes trotes de funções directivas.
Mas, se a experiência conta, posso dar uma mãozinha. Tem de se começar é já!

fmatos

Bancada lateral
31 Maio 2016
686
362
A questão central é que na hora da verdade não aparece ninguém...porque não querem ou não "podem".

Posto isto, o meu prognóstico vai para mais uns 99% e mais 4 anos do mesmo, com tendências em piorar

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,594
99,021

O que diz o filho dele em off?

andre_silva

Tribuna Presidencial
14 Abril 2015
6,444
3,015
Filipe01 disse:
Por vezes, penso que os adeptos se preocupam mais com o clube que a atual Direcção.
Só às vezes???? A sério???? Os adeptos a unica coisa que têm do clube são alegrias e tristezas, orgulho e paixão,  amor e luta! Os dirigentes têm salários e prémios, filhos e amigos a mamarem.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Lobo1981 disse:
Precisamos de uma lista concorrente como de oxigênio..
Precisamos de André Villas Boas.

Temos de voltar a ter a excelência, escorraçada do clube ao longo dos anos. Nesta altura não basta ser bom profissional, tem de sentir o FCPorto, a nossa causa.

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,941
49,722
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Presidente, por favor..faça-me um grande favor.. ACORDE CARALHO!!

Já chega de letargia!! Estamos a ser constantemente roubados e os outros beneficiados.

CHEGA!! Fale...grite.. Mas diga  alguma coisa!! Ponha os nomes aos bois! Ameace tirar a equipa deste circo porque não somos nenhuns palhaços!!

Nenhum adepto tem o nariz vermelho presidente!! Por isso não gostamos de ser feitos de palhaços!!

O seu silêncio faz de nos PALHAÇOS e isso é inadmissível.

Tenho o maior orgulho e admiração por si mas chega!! Ou começa a reagir ou então o melhor é mesmo dar a vaga.

Hoje  foi a gota de água!!

FODASSE!!

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
6,613
7,536
Epah não digam do Presidente, de certeza que ele agora está muito ocupado, num jantar qualquer....e também os restantes elementos da "estrutura" tem todos um motivo perfeitamente compreensível para ninguém vir dar a cara...

Tal como tem sido aliás nos anos anteriores...

concerteza que "nao e por mal" que toda uma estrutura / sad de um clube profissional se vê ROUBADA e GOZADA a frente de todos e nada faz....

Portodevolta

Tribuna
24 Abril 2017
4,502
0
Quem:
-Construir uma academia
-Servir o clube em vez de servir-se dele
-Apostar no scouting e juntar uma aposta forte na formação com contratações de qualidade
-Renovar atempadamente com atletas com CR ajustadas
-Nao fazer do clube um antro de tachos para amigos e familia
-Dar a cara para defender o clube na luta a este polvo imenso
-Construir uma equipa forte, sólida e capaz de colocar o Porto no topo da Europa.
-Modernizar o clube em todos os aspectos, nao ficando preso nos anos 90.

Tem o meu apoio na sua candidatura Às eleições do proximo ano!
Caso contrario, a continuar com este presidente fica mais proximo o benfica do penta do que nós de voltarmos a ser campeões

Invictor

Arquibancada
30 Abril 2016
255
45
WarriorFCP disse:
Se o Benfica faz o que quer, é por culpa e conivência nossa. Já está mais que visto que não lhes vai acontecer nada na justiça e ainda vão ficar a rir.
Não é só nossa. Quando um clube que está envolvido até as orelhas em espionagem industrial, duma maneira obvia e clara, nem sequer vai a julgamento está tudo dito sobre as esferas de poder deste paízeco e como a máfia da capital não tem concorrência á altura.

É uma teia muito profundo e bem montada que um ex arguido de uma caso como o Apito Dourado pouco pode fazer.

Para ganhar neste lodo, temos que nos superar, e este ano fizemos merda a mais e foi se.Este "merda a mais" vem de um treinador inexperiente e uma SAD incompetente.

Marco Lopes

Tribuna
25 Abril 2013
3,950
1,331
Conquistas
3
43
Felgueiras
  • Campeão Nacional 19/20
  • Falcao
  • Reinaldo Teles
antas disse:
Vi, há pouco, uma sugestão do companheiro Kostadinov, citando-me no meio de ilustres foristas, para ponhamos “tudo cá fora”
Permito-me discordar. Temos, isso sim, de preparar uma estratégia de intervenção nas próximas eleições. Mesmo que não seja para concorrer,  nem que seja com um manifesto bem documentado e preparado para submeter aos sócios e fomentar o debate.
A cobertura mediática seria brutal, não tenham dúvidas!
E há gente jovem, no Porto, que alinharia. Eu, por mim, jâ estou velho para estes trotes de funções directivas.
Mas, se a experiência conta, posso dar uma mãozinha. Tem de se começar é já!
Ontem já era tarde!!
Bora arrancar.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,611
27,975
Gaia
Eclipsisboy disse:
Presidente, por favor..faça-me um grande favor.. ACORDE CARALHO!!

Já chega de letargia!! Estamos a ser constantemente roubados e os outros beneficiados.

CHEGA!! Fale...grite.. Mas diga  alguma coisa!! Ponha os nomes aos bois! Ameace tirar a equipa deste circo porque não somos nenhuns palhaços!!

Nenhum adepto tem o nariz vermelho presidente!! Por isso não gostamos de ser feitos de palhaços!!

O seu silêncio faz de nos PALHAÇOS e isso é inadmissível.

Tenho o maior orgulho e admiração por si mas chega!! Ou começa a reagir ou então o melhor é mesmo dar a vaga.

Hoje  foi a gota de água!!

FODASSE!!
-----------------------

Se quando somos ROUBADOS fica calado e a letargia já tem anos, não podemos acreditar que comtrole as renovações, contratações, dispensas, emprestimos, ligações com os clubes do Norte, ligações ás casas do FCP, gestao desportiva e financeira, autoridade com os organismos de Poder, contratauliaze um novo Centro de Formação, etc.

Enfim tudo isto é demais para uma pessoa com 81 anos que não delega poderes em ninguém e está convencido que manda alguma coisa, quando nem no clube manda como deve ser e está convencido que o futebol de hoje é o dos anos 80 e 90. Até os amigos que o cercam são pessoas de lares e reformados sem açao nem influencia na ponta de um corno da vida politica, economica e social portuguesa.

O Presidente tem de ter alguém que o convença disto, já que os mais chegados nem querem saber desde que a vida lhes corra.

Quando o Presidente não tem voz nem coragem para falar está tudo dito.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,147
16,137
A malta mais a Norte tem que fazer algo. O nosso Porto precisa de se renovar, de um líder com energia, ligação aos adeptos, de projetos válidos e de saúde financeira para cativar, formar e apostar nos jogadores que escolhe.

E a Norte também é onde reside o maior Anti Portismo e isso vê-se na atitude dos clubes do Norte quando jogam com o Porto e depois com as Toupeiras.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,611
27,975
Gaia
miguel disse:
A malta mais a Norte tem que fazer algo. O nosso Porto precisa de se renovar, de um líder com energia, ligação aos adeptos, de projetos válidos e de saúde financeira para cativar, formar e apostar nos jogadores que escolhe.

E a Norte também é onde reside o maior Anti Portismo e isso vê-se na atitude dos clubes do Norte quando jogam com o Porto e depois com as Toupeiras.
-------------------------

O Porto tem perdido muitos pontos no Norte, e a culpa também de PdC que não soube manter e cultivar amizades e ter uma estrategia diplomatica com os Presidentes desses clubes.