Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Miguel Alexandre disse:
Concordo com a ideia que ha falta de coragem de quem não se chega à frente, receio q num caso dum presidente com décadas no clube seja necessário um processo ainda maior de deterioração do clube para q haja quem avance.
De acordo.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,898
29,911
Conquistas
1
A Fernandinha deixa saudades... Tenho pena que tenha desaparecido do nosso Universo

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,130
53,252
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Licha disse:
As candidaturas que apareçam, independentemente do presidente se candidatar ou não. Se são potencialmente tão boas e com gente tão válida que apareçam quando são precisas e não quando é fácil aparecer.
O problema é que o pessoal acha que se for contra PDC agora depois é mais dificil concorrer a seguir.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,898
29,911
Conquistas
1
Pessoalmente não concordo que o Presidente estar numa campa seja a condição ideal para uma sucessão.

Até porque não se trata de uma monarquia nem ditadura.

No entanto, a delegação de poderes dispersa e totalmente caótica como está a acontecer, acho que também não prepara muito bem uma futura sucessão.

O Presidente devia pegar no dossier sucessão tão seriamente como pega no dossier próxima namorada. Com unhas e dentes.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
sirmister disse:
O problema é que o pessoal acha que se for contra PDC agora depois é mais dificil concorrer a seguir.
Pela parte que me toca, e acredito que muitos sócios pensam assim também, quem concorrer agora só marca pontos. Mesmo que não ganhe, conseguirá provavelmente um resultado animador (já nas últimas eleições, apesar de tudo, o PC ganhou salvo erro com a menor margem de sempre e não havia outra lista sequer), marca posição e ganha legitimidade para o futuro, quando chegar a altura de fazer o discurso do "romper com o passado". Aqueles que nunca se mexeram, terão mais dificuldade em fazer este tipo de discurso.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,952
18,409
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
@Licha  - só vou responder a um ponto que me parece interessante.
Quem alvitrou a hipótese Vítor Baía não fui eu e apenas me limitei a responder ao user em questão do que aconteceu quando ele fez umas críticas que considero leves e até inócuas sobre a SAD. Aí a estrutura abalou, gostava de saber porquê mas creio que a resposta foi o medo que muitos mais o seguissem na onda e tornassem a oposição perigosa para os interesses instalados,
Quero deixar claro que não considero, nem nunca considerei, Vitor Baía um candidato - pode ter, mas para mim não tem até prova em contrário, atributos para tal. Foi um excecional guarda-redes para mim e nada mais.
Se "saía em ombros" dessa dita AG não fui eu que o disse e aliás nem estive lá.
O andar em amenas cavaqueiras com gente da SAD não me surpreende e NÃO É O ÚNICO que cá fora diz uma coisa e no contacto com eles se retrai. Podia citar inúmeros mas não vale a pena porque sei como isto funciona - se houver uma espiral de fim desta gente eles aparecerão e esquecerão de forma rápida que andavam em cavaqueiras com eles e que até disseram que enquanto eles quisessem (ele PdC) teria sempre o seu apoio.@
Cito e concordo com o @Miguel Alexandre que disse " num caso dum presidente com décadas no clube seja necessário um processo ainda maior de deterioração do clube para q haja quem avance"
Ou assim desta forma ou doença grave dele ou morte.
Para mim não há outra forma destas 3 premissas enunciadas;
deterioração que está evidente mas ainda não em maturação - pode estar breve ou não.
doença.
morte.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,898
29,911
Conquistas
1
Sinceramente eu acho que se o Presidente não for ativo na preparação de uma sucessão, quando sair seja por que razão for, vai criar a situação "saco de gatos".

Neste momento os rivais já tratam o Presidente como "rainha de Inglaterra" ou como "xéxé".

Se bem que em destreza intelectual todos sabemos que ele está lúcido, na questão de ser uma figura tipo Presidente da República, que só se ocupa do treinador... Já começa a ser uma evidência.

O que o Presidente tem de fazer se se preocupar com a sustentabilidade do clube, é cair na real e profissionalizar.

Contratar não quem é amigo ou familiar, mas contratar gajos competentes e paga los bem para cargos de chefia/diretoria financeira, fiscal, comunicacional, desportiva, relações internacionais... E cortar as pernas a meterem o nariz nas contratações e nas comissões.

O clube está a cair a olhos vistos, toda a gente sabe que cada vez vai ser pior, mas pelo menos empobreça de forma sustentada e equilibrada. Paguem as dividas, recuperem o estádio, detenham imobilizado, mandem os "craques" pra reforma ou vendam nos e coloquem avisos no Outlook de jogadores tipo Herrera ou Brahimi, quando estiverem a acabar contratos.

Senão passam por um bando de incompetentes

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,616
4,144
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
sirmister disse:
Infelizmente é essa a realidade. E ouvindo ao longo da vida os sócios mais velhos e mais ligados ao presidente atual é mesmo essa a ideia.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,952
18,409
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Essa teoria de que os sócios mais antigos ou que tenham de idade 55 anos para cima sejam os maiores apoiantes de PdC é totalmente falsa. E não falo por mim mas por muita gente que conheço que o conhece há diversas décadas e sabem de muita coisa no passado antigo e recente.
Os maiores apoiantes de PdC são as gerações nascidas a partir de meio da década de 70 que estão entre os 30 e os 45 anos. E é fácil, caso raciocinem, perceber porquê.
Mas não seria bom se um putativo candidato fosse alguém com mais de 60 anos, não porque não pudesse ser competente mas porque há exigências no futebol atual que exigem alguém com tempo e com um savoir faire em diversas áreas para o Clube se adaptar às exigências atuais.

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,272
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Devenish disse:
Mas não seria bom se um putativo candidato fosse alguém com mais de 60 anos, não porque não pudesse ser competente mas porque há exigências no futebol atual que exigem alguém com tempo e com um savoir faire em diversas áreas para o Clube se adaptar às exigências atuais.
Ora aí está um ponto importante. É preciso alguém que esteja familiarizado com algumas situações de marketing e tecnologia que são indispensáveis no mundo atual, até porque diversas áreas do clube necessitam de modernização. Evidentemente são responsabilidades delegadas, mas um possível Presidente que não reconheça a devida importância a essas áreas, nunca as colocará como prioridade. Que é o que temos atualmente.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
Continuo a bater na mesma tecla.

Enquanto se pensar que o presidente vai preparar a sucessão.
Enquanto se continuar a pensar que qualquer candidato vai ser linchado na AG.
Enquanto se continuar a pensar que qualquer candidato se vai queimar por concorrer contra o presidente.

NÃO VAMOS SAIR DESTA CEPA TORTA.

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Devenish disse:
Essa teoria de que os sócios mais antigos ou que tenham de idade 55 anos para cima sejam os maiores apoiantes de PdC é totalmente falsa. E não falo por mim mas por muita gente que conheço que o conhece há diversas décadas e sabem de muita coisa no passado antigo e recente.
Os maiores apoiantes de PdC são as gerações nascidas a partir de meio da década de 70 que estão entre os 30 e os 45 anos. E é fácil, caso raciocinem, perceber porquê.
Concordo com o Devenish!
Quanto ao apoio ao PC, conheço gente que o apoiou nas primeiras eleições e sempre esteve a seu lado, mesmo no Apito Dourado o defendiam com unhas e dentes, mas agora com toda esta gestão danosa, só o querem ver pelas costas.
Estou convicto que nas próximas eleições, os grandes votantes no PC serão os sócios que fazem parte das claques.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,978
12,213
O clube anda á anos numa espiral de perda de qualidade na sua gestão.

E todos concordam que deveria haver uma oposição, que não existe e que só surgirá numa situação limite. E disso, todos somos responsáveis.

Porque verdade seja dita, caso surja um candidato que diga as verdades, vai ser insultado e crucificado pela maioria dos portistas.

Agora, ninguém tem mais culpa que PdC nesta espiral negativa e de degradação que o clube se encontra.

Infelizmente, e a realidade até por neste fórum é perceptível, tem sido o óbvio declínio do clube que tem levado os adeptos a deixar explicitamente de apoiar PdC ou a deixarem de aceitar a atual gestão. Contudo, ainda falta muita gente mudar..

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,952
18,409
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
TiagoV disse:
Não sei quem será o sucessor.
Eu diria-te um nome (embora tivesse que ir a votos e poderia haver outros candidatos e eventualmente não ganhar mas creio que ganharia).
Mas não digo o nome porque até 2024 muita coisa se passará, estará ele mais velho, estarei eu, estarás tu, estaremos todos com exceção do candidato de sempre que se vai recandidatar em 2020, depois em 2024 e por aí fora. Como a minha falecida mãe diria (eu não digo porque não acredito nessas coisas) "enquanto Nosso Senhor (Cristo,Deus) quiser".

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
10,233
6,277
Invicta
Devenish disse:
Eu diria-te um nome (embora tivesse que ir a votos e poderia haver outros candidatos e eventualmente não ganhar mas creio que ganharia).
Mas não digo o nome porque até 2024 muita coisa se passará, estará ele mais velho, estarei eu, estarás tu, estaremos todos com exceção do candidato de sempre que se vai recandidatar em 2020, depois em 2024 e por aí fora. Como a minha falecida mãe diria (eu não digo porque não acredito nessas coisas) "enquanto Nosso Senhor (Cristo,Deus) quiser".
Diria que estás a falar do Rui Moreira.