Quando o NGP assumiu o comando e destino do Nosso Clube já eu tinha 14 ou 15 anos.
Apesar de jovem, na altura, muito rápido me apercebi, como todos os Portistas, que algo mudava.
Os títulos começaram a surgir mais amiúde e as competições europeias já não eram algo que, até então, nem SEQUER sonhávamos, apenas acompanhávamos as nossas equipas preferidas lá fora, tipo Liverpool, Bayern ou Ajax.
Em poucos anos passaram a ser adversários e deixaram de ter estatuto de intocáveis!
Mais do que tudo isto que tomava forma, a primeira coisa que o distinguiu verdadeiramente e fez unir definitivamente a Nação Portista foram os seus discursos e a forma arrebatada, feroz e apaixonada como defendia o Nosso Futebol Clube do Porto e expunha todos aqueles que nos eram hostis, para não dizer pior.
Crescemos, crescemos muito. Todos os dias, imparáveis e determinados.
Foi, é e para sempre será o melhor, mais competente e mais determinado Presidente que alguma vez este Clube terá, não tenho dúvidas!
Não existe nada, NADA, que alguém possa alcançar que não tenha sido alcançado por ele antes!
Vejo-o, da mesma forma que muitos verão, como alguém que pertence às nossas vidas, quase um familiar, passe o exagero.
Sabemos o que era o FCP antes do Sr Jorge Nuno assumir as rédeas do Clube.
Éramos Portistas, não o escondíamos MAS, na verdade, não tínhamos, ano após ano, muitos motivos para celebrar para além da paixão pelo azul e branco.
Pessoalmente, estarei para sempre grato por tudo o que fez desde então. Deu-me INÚMEROS momentos de alegria, como a todos, e permitiu-me "criar um ascendente" sobre amigos e colegas que até então SEMPRE tinham estado na mó de cima tal a supremacia (justa ou não) que os clubes da "capital" detinham.
Conversa chata, acredito, possivelmente só dirá alguma coisa a quem viveu o "pré PdC"..
Por ele insurgi-me contra amigos e colegas, chateando-me e discutindo.
Por ele intrometi-me em conversas de estranhos por sentir como minhas as ofensas que a ele dirigiam.f
Por ele também sofri calado quando sentado numa bancada de sócios do Farense tive que engolir a seco todos os impropérios que lhe dirigiam estando ele no banco de suplentes. Estava com mais dois ou três Portistas e nada poderíamos fazer, na verdade. Heróis fora dos filmes são poucos os que existem...
Por ele também tive que engolir e tentar responder de forma digna e minimamente inteligente aquando das escutas.
Enfim, nada de extraordinário e que não tenha acontecido a milhares MAS que me marcaram e farão sempre parte da minha vida.
Posto isto e apesar da IMENSA gratidão, respeito e até uma (certamente) irracional "adoração" tenho que reconhecer que o seu melhor momento já passou.
A idade, custa-me a acreditar porque tive o exemplo na família de um homem que com a idade que o NGP agora tem AINDA era a grande e principal referência para todos nós e, até, para pessoas fora da família.
A idade, meus jovens amigos, pode tirar algum conhecimento MAS dá imensa sabedoria, uma coisa bem distinta da primeira MAS igualmente importante para julgar, decidir e agir!
Não tenho gostado de algumas decisões, sejam elas administrativas, financeiras ou desportivas.
Não tenho gostado do silêncio ensurdecedor dos últimos anos quando todos vemos e sabemos como o clube querido do regime actua.
O que JAMAIS julguei poder ouvir da sua boca na praça publica eram palavras como as que ontem ouvi referindo-se a um jogador que AINDA está sob contrato com o FCP. E mesmo que já não estivesse...
Prefiro não as catalogar mas será algo que dificilmente esquecerei...
Os poucos conflitos que tive no Portal foram quase todos por causa de situações parecidas, quer no meu primeiro registo, como dragão aSul, ou agora, desde há uns anos.
Foram os insultos e falta de respeito para com o Guarín e depois com o Herrera. E agora parece que se avizinham outros por causa do Zé Luís que, mesmo antes de ser anunciado Nosso jogador, já tem uma legião de "seguidores"...
O NGP não insultou (directamente) mas faltou ao respeito a um jogador do Clube.
Foi caro, parece evidente, mas imagino que não tenha entrado de pistola em punho nos escritórios da SAD para assinar contrato, e mais não digo...
Desejo que o NGP termine este mandato em paz e com muita saúde.
Desejo que nos proporcione mais uns quantos momentos de alegria através das conquistas das nossas equipas de futebol, ciclismo, andebol, hóquei, etc...
Desejo, também, que o Sr Jorge Nuno Pinto da Costa tenha a inteligência e a sabedoria para promover a sua sucessão de uma forma livre e democrática no final do seu actual mandato.
Atento, interessado e até participativo, se o quiser, mas deixando os sócios se manifestarem, criarem os seus grupos se a isso estiverem interessados e disputarem as eleições para um novo ciclo que começa a fazer sentido.
Até a um "velho" Dragão como eu que tanto a ele deve no que ao desPorto diz respeito!
P.S. Desculpem pelo post. Possivelmente nem será lido MAS precisei desabafar... :|