Livros

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Serve este tópico para falarmos de literatura, etc. Para dizermos o que lemos, etc.

Começo com frases com uma estilística fraca para ir evoluindo lol
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,926
3,443
Eu leio neste momento fiesta the sun also rise de Ernest hemingway, e depois vou ler o brave new world de Aldous Huxley, a vantagem de viver no uk é que aqui os livros são muito baratos, da pa ler tudo o que se quer hehe!
 

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
30,285
30,405
51
Moimenta do Douro
Acabei de ler "Expiação" de Ian McEwan (Romance), um livro extraordinário.

A começar "Mundos Paralelos" de Michio Kaku (divulgação científica). O mínimo que se pode dizer é que este mundo é mundo estranho e extraordinário. Altamente aconselhável.
 

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,812
5,307
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
D10s disse:
depois vou ler o brave new world de Aldous Huxley, a vantagem de viver no uk é que aqui os livros são muito baratos, da pa ler tudo o que se quer hehe!
comprei-o e comecei a lê-lo há uns anos valentes. está na lista das minhas frustrações literárias porque entretanto perdi-o. fiquei tão fulo que depois nem tive vontade de o arranjar novamente.

do que li e me lembro, vale a pena. muito.
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
D10s disse:
Eu leio neste momento fiesta the sun also rise de Ernest hemingway, e depois vou ler o brave new world de Aldous Huxley, a vantagem de viver no uk é que aqui os livros são muito baratos, da pa ler tudo o que se quer hehe!
Acredita!

Eu não vivo no UK, mas mando vir os livros da Amazon.uk, apesar de agora não termos os portes grátis com o Free Super Saver Delivery. Dou um exemplo: as traduções dos Oxford World Classics são baratas até dizer chega (entre 5Euros-14Euros), com muitos livros (por exemplo, dos Clássicos Greco-Latinos há pouca coisa que não tenham, e que tenhas que ir buscar à Loeb ou a edições comentadas), com referências e indicações introdutórias. Perdem pela qualidade do papel... Em Portugal, por exemplo, dás talvez 10Euros por uma tradução de um diálogo do Platão (e são muitos). Eu dei 25 Euros pela edição do Cooper, que é a melhor, com todos os diálogos, com capa dura... Idem para o corpus aristotelicum que me custou 50Euros nos dois volumes do Barnes. Em Portugal, custar-me-ia quê? Talvez 500 Euros?

Depois tens os handbooks, compêndios, etc., e então ai é chocante! Pagas por um compêndio da Routledge, Blackwell, ou por um Handbook da Oxford UP, em média entre 25-40Euros. Pagas pelo Aguiar e Silva tanto quanto isso, ou por outros autores que nem reconhecidos são na sua área. E alguém no seu perfeito juízo diria que o Aguiar e Silva ou esses autores tem tanto valor, sei lá, quanto a obra "Metaphysics an Anthology", da Blackwell, que me custou salvo erro 30Euros? Ou como "The Oxford Handbook of Philosophy of Mathematics", que me custou 40Euros? Ou como as obras de qualquer filósofo analítico, que são muito mais baratas que as obras de autores portugueses?
O problema é os paperbacks? Eu não me importo de ter 20 livros em paperback, e prefiro ter 20 em paperback do que 10 em capa dura. De que me serve serem em capa dura quando o objetivo principal de um livro é aprender o que lá está? Claro que toda a gente gosta de ter o livro bonitinho na prateleira, e eu incluo-me nesse tipo de pessoas, mas há opções que deviam ser tomadas pelas editoras portuguesas, e não são. É muito pobre o mercado editorial português, e as pessoas que não sabem ler inglês estão automaticamente excluídas da maioria dos status quaestionis das áreas especializadas.
 
L

luchogonzalez

Guest
Autores portugueses que recomendo : João Tordo, José Rodrigues dos Santos (para quem gosta de romances à La Dan Brown) e Miguel Amaral.

Também gosto muito do Zafrón, espanhol, escreve muito bem.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,670
2,327
Acabei há poucos dias de ler o livro que se tornou o meu favorito de sempre. O seu autor, Halldór Laxness, já era o meu favorito mesmo antes de o ter começado a ler, mas depois deste tornou-se, para mim, uma lenda.

O livro em questão é o «Independent People». Prémio Nobel em 1955. Simplesmente genial.

Do mesmo autor, sugiro «The Fish Can Sing», «Atom Station», »Iceland's Bell» e «Under the Glacier».
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,670
2,327
Outros que realmente «bateram» foram:
«On the Road» de Kerouac
«Catcher in the Rye» de Salinger
«To Kill a Mockingbird» de Harper Lee
«The Perks of Being a Wallflower» de Stephen Chbosky
«Berlin Stories» de Christopher Isherwood
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
Ando a ler:


Gonzalo Rodriguez-Pereyra: "Resemblance Nominalism"
Benaceraff & Putnam: "Philosophy of Mathematics: Selected Readings"
Lucena: "Vida e Obra de São Francisco Xavier"
Joseph Margolis: "Culture and Cultural Entities"
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,796
3,226
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Praticamente só leio livros ligados ao desporto.

Neste momento estou a ler o do Ferguson.

Os que se seguem serão o do Anccelloti e do Carvalhal.
 

pedro89

Bancada central
26 Maio 2014
1,074
0
Eu até novembro só posso ler o péssimo "Harrison´s Principles of Medicine"...

a propósito da homenagem hoje feita pela google ao aniversário do Tolstoy, dos melhores livros que li na vida foi "A Morte de Ivan Ilitch".
Pequenino (cerca de 80pag) e tanta qualidade condensada.
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
pedro89 disse:
Eu até novembro só posso ler o péssimo "Harrison´s Principles of Medicine"...

a propósito da homenagem hoje feita pela google ao aniversário do Tolstoy, dos melhores livros que li na vida foi "A Morte de Ivan Ilitch".
Pequenino (cerca de 80pag) e tanta qualidade condensada.
Não leio muita literatura, mas não sei porquê, sempre gostei de literatura russa, li esse, li do Doistoievsky o Idiota, Crime e Castigo e O jogador, e li do Gogol qualquer coisa as almas.. Gostei muito do Idiota.

Preferia ler o tal Harrison's xD... Não haverá melhores anyway? Custa me a crer que um livro de 1950, mesmo com novas edições, não seja já superado... Pelo menos noutras áreas seria assim (e como eu olho de lado as recomendações bibliográficas em Portugal xD)
 

pedro89

Bancada central
26 Maio 2014
1,074
0
AntonioTeixeira disse:
Preferia ler o tal Harrison's xD... Não haverá melhores anyway? Custa me a crer que um livro de 1950, mesmo com novas edições, não seja já superado... Pelo menos noutras áreas seria assim (e como eu olho de lado as recomendações bibliográficas em Portugal xD)
Não é porque queira, é mesmo porque sou obrigado lol tenho exame em novembro e este livro é o recomendado. É a 18ª edição, está actualizado ;)
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,670
2,327
Tópico desenterrado dos confins do fórum. Merece ver a luz do dia de quando em vez.
O que andam a ler? Livros favoritos, etc.