Música

  • Iniciador de Tópicos Equilibrium
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Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
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nunca confundi. Sei bem o que é ouvir música que não tem airplay nas rádios de cá. Malta que agora enche estádios e pavilhões e eu nem conheço a cara ou nunca ouvi uma musica inteira sequer.
Mas tou convencido que há artistas MUITO populares com qualidade. E nos anos 80 havia muita qualidade e nessa década o MJ é praticamente intocável. "O tempo vem pôr tudo no seu lugar." E isso também não é subjetivo? é que eu tenho sobrinhas pequenas que já conhecem a "Macarena" que não é propriamente uma obra prima. Ou seja ainda pessoal a ouvir isso como há pessoal a ouvir o Michael (58M de ouvintes mensais no Spotify e biliões de visualizações no YT. E ele nem no meu top 10 de artistas favoritos deve estar mas é inegável a influência que teve/tem e que acho que poderá vir a ter daqui a 50 anos.
Eu estava só a dizer que às vezes é preciso que passe uns 50 anos para saber se uma coisa é realmente boa ou se foi apenas popular num determinado período.
Não acho que o MJ tenha sido influente musicalmente, mas pode ser apenas ignorância minha.
Para mim influentes foram os Beatles, os Velvet, os Sex Pistols, os Joy Division ou os The Fall.
Mas na música há sempre uma questão de gosto, e o facto é que eu nunca gostei daquela pop afunkalhada do MJ, mesmo reconhecendo que em termos de produção (e de promoção) é top.
 
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radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
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Eu estava só a dizer que às vezes é preciso que passe uns 50 anos para saber se uma coisa é realmente boa ou se foi apenas popular num determinado período.
Não acho que o MJ tenha sido influente musicalmente, mas pode ser apenas ignorância minha.
Para mim influentes foram os Beatles, os Velvet, os Sex Pistols, os Joy Division ou os The Fall.
Mas na música há sempre uma questão de gosto, e o facto é que eu nunca gostei daquela pop afunkalhada do MJ, mesmo reconhecendo que em termos de produção (e de promoção) é top.
Praticamente todos os grandes (em termos comerciais) artistas masculinos da atualidade possuem o mesmo estilo vocal do MJ. E as canções que fez, bem como a produção do Quincy Jones, continuam a ser o standard no pop atual; ouves isso na Beyoncé, no The Weeknd, no Bruno Mars, na Lady Gaga, no Timberlake, no Bieber…

Estou a falar num sentido estritamente musical, porque senão ainda aumenta mais a influência. Neste momento, é o 33.º mais escutado do mundo no Spotify, sem ter qualquer filme ou álbum novo que justifique essa posição.

O que estás a dizer sobre o MJ, também já ouvi, por parte de fãs de um rock mais pesado, em relação aos Beatles. A verdade é que são ambos o artista solo e a banda mais influentes do século XX no mundo da música, a meu ver.

Ah, e estamos bem velhos, mas o Off the Wall caminha mais para os 50 do que os 40, salvo erro. O próprio Thriller já passou os 40…
 

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
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Pqp, quase conseguem estragar uma grande canção só para encafuarem no clip todos os VIPs da canção nacional.
Eu tenho uma relação complicada com o nacional-cançonetismo, e desses VIPS todos só gosto do Manel Cruz, e tenho alguma estima pelo Godinho e pelo Palma.
O resto (Velosos e Abrunhosas, Camanés, Carminhos e Zambujos) nunca os achei grande merda, e alguns não passam de azeiteiros com boa voz.
Se o meu patriotismo dependesse da música, estava bem fodido, porque de toda a música portuguesa só gosto realmente de Amália, GNR, Sétima Legião, Pop dell Arte, Madredeus e algumas canções de Rádio Macau e Deolinda. O resto, tirando uma vintena de canções de músicos diversos, podia ir tudo para o lixo! :mad:
Hehe, mas tem cuidado que o que dizes dos Velosos e dos Abrunhosas era o que a malta um pouco mais velha que tu dizia da Amália.

Para mim, o Abrunhosa pegou em discos do Prince do início dos anos 90 e em alguns clássicos do James Brown e fez o Viagens. É um álbum muito bom para a realidade portuguesa, mas em inglês seria apenas mais um. Quanto à voz dele, não posso falar de algo que não existe.

Do Rui Veloso nunca falei, mas sempre considerei que o que torna algumas das canções (e álbuns) dele muito boas foram as letras do Carlos Tê. Aliás, não só letras, pois o Tê também compunha. Não fosse isso e o Rui seria um tipo com um grande ouvido musical, mas que só fazia Blues. Nunca teria saído disso; é impensável vê-lo a fazer sozinho um Mingos e os Samurais.
 
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Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
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Praticamente todos os grandes (em termos comerciais) artistas masculinos da atualidade possuem o mesmo estilo vocal do MJ. E as canções que fez, bem como a produção do Quincy Jones, continuam a ser o standard no pop atual; ouves isso na Beyoncé, no The Weeknd, no Bruno Mars, na Lady Gaga, no Timberlake, no Bieber…
Estou a falar num sentido estritamente musical, porque senão ainda aumenta mais a influência. Neste momento, é o 33.º mais escutado do mundo no Spotify, sem ter qualquer filme ou álbum novo que justifique essa posição.
O que estás a dizer sobre o MJ, também já ouvi, por parte de fãs de um rock mais pesado, em relação aos Beatles. A verdade é que são ambos o artista solo e a banda mais influentes do século XX no mundo da música, a meu ver.
Ah, e estamos bem velhos, mas o Off the Wall caminha mais para os 50 do que os 40, salvo erro. O próprio Thriller já passou os 40…
Está justificada a minha ignorância em relação à influência do MJ. Simplesmente não acompanho as produções mais comerciais, nunca ouço música na rádio, e desses cantores que enumeras, devo ter ouvido uma ou duas canções de cada, e só num sítio onde não pude desligar imediatamente, tipo centro comercial!

Não sou grande fã dos Beatles, embora eles tenham música muito diversa e alguma bastante fora da caixa, e percebo que tenham sido muito influentes.
Mas se calhar foram mais influentes culturalmente do que musicalmente, não sei. O que eu sei é que para o pessoal do início dos anos 80 a grande banda dos anos 60 eram os Velvet, cuja influência directa notávamos em tipos como Jonathan Richman, e num montão de bandas alternativas.

Mas tens de dar um desconto às minhas opiniões, porque eu sou um talibã do post-punk, segundo o @Edgar Siska, e o talibanismo musical é incurável.
 
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Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
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Hehe, mas tem cuidado que o que dizes dos Velosos e dos Abrunhosas era o que a malta um pouco mais velha que tu dizia da Amália.

Para mim, o Abrunhosa pegou em discos do Prince do início dos anos 90 e em alguns clássicos do James Brown e fez o Viagens. É um álbum muito bom para a realidade portuguesa, mas em inglês seria apenas mais um. Quanto à voz dele, não posso falar de algo que não existe.

Do Rui Veloso nunca falei, mas sempre considerei que o que torna algumas das canções (e álbuns) dele muito boas foram as letras do Carlos Tê. Aliás, não só letras, pois o Tê também compunha. Não fosse isso e o Rui seria um tipo com um grande ouvido musical, mas que só fazia Blues. Nunca teria saído disso; é impensável vê-lo a fazer sozinho um Mingos e os Samurais.
As pessoas que diziam não sei quê sobre a Amália faziam-no por razões políticas, por acharem que o fado era a música do salazarismo.
As letras do carlos Tê são boas e ajudam a tornar tolerável Mingos e os Samurais.
Mas eu tenho a opinião que nenhuma canção se aguenta só pela letra. Já tive montes de discussões sobre o assunto, penso que até aqui no tópico. Para mim é estranhíssimo ver críticos a falarem duma canção e só se referirem à letra. Para mim a letra é o que menos importa, e algumas das minhas bandas preferidas (por exemplo, Pixies) têm letristas que valha-me deus, não dizem nada de jeito, ou nada que faça sentido.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
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  • Março/22
  • Abril/19
Praticamente todos os grandes (em termos comerciais) artistas masculinos da atualidade possuem o mesmo estilo vocal do MJ. E as canções que fez, bem como a produção do Quincy Jones, continuam a ser o standard no pop atual; ouves isso na Beyoncé, no The Weeknd, no Bruno Mars, na Lady Gaga, no Timberlake, no Bieber…

Estou a falar num sentido estritamente musical, porque senão ainda aumenta mais a influência. Neste momento, é o 33.º mais escutado do mundo no Spotify, sem ter qualquer filme ou álbum novo que justifique essa posição.

O que estás a dizer sobre o MJ, também já ouvi, por parte de fãs de um rock mais pesado, em relação aos Beatles. A verdade é que são ambos o artista solo e a banda mais influentes do século XX no mundo da música, a meu ver.

Ah, e estamos bem velhos, mas o Off the Wall caminha mais para os 50 do que os 40, salvo erro. O próprio Thriller já passou os 40…
Quando ouvi esta musica pela primeira vez, pensei que era o MJ a cantar.

 

sirmister

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Hehe, mas tem cuidado que o que dizes dos Velosos e dos Abrunhosas era o que a malta um pouco mais velha que tu dizia da Amália.

Para mim, o Abrunhosa pegou em discos do Prince do início dos anos 90 e em alguns clássicos do James Brown e fez o Viagens. É um álbum muito bom para a realidade portuguesa, mas em inglês seria apenas mais um. Quanto à voz dele, não posso falar de algo que não existe.

Do Rui Veloso nunca falei, mas sempre considerei que o que torna algumas das canções (e álbuns) dele muito boas foram as letras do Carlos Tê. Aliás, não só letras, pois o Tê também compunha. Não fosse isso e o Rui seria um tipo com um grande ouvido musical, mas que só fazia Blues. Nunca teria saído disso; é impensável vê-lo a fazer sozinho um Mingos e os Samurais.
É top o viagens, o tempo tambem é muito bom, e gostei muito do Momento. Já do Album silencio não se aproveita quase nada.

Fui ver o Abrunhosa em 96 ou 97 numa tenda com os Bandemónio, ficou marcado na memoria esse concerto. Este ano fui ver e foi muito fraco.
 

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
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Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Praticamente todos os grandes (em termos comerciais) artistas masculinos da atualidade possuem o mesmo estilo vocal do MJ. E as canções que fez, bem como a produção do Quincy Jones, continuam a ser o standard no pop atual; ouves isso na Beyoncé, no The Weeknd, no Bruno Mars, na Lady Gaga, no Timberlake, no Bieber…

Estou a falar num sentido estritamente musical, porque senão ainda aumenta mais a influência. Neste momento, é o 33.º mais escutado do mundo no Spotify, sem ter qualquer filme ou álbum novo que justifique essa posição.

O que estás a dizer sobre o MJ, também já ouvi, por parte de fãs de um rock mais pesado, em relação aos Beatles. A verdade é que são ambos o artista solo e a banda mais influentes do século XX no mundo da música, a meu ver.

Ah, e estamos bem velhos, mas o Off the Wall caminha mais para os 50 do que os 40, salvo erro. O próprio Thriller já passou os 40…
Todos eles têm o seu quê de MJ sem dúvida no delivery vocal, o standard de produção alto, com equipas vastas de especialistas (que muita gente desconhece, muitos são verdadeiros génios musicais) tem uma influência indelével.
Estilos depois é que são todos diferentes, o The Weeknd tem essa influência (e um vocal próximo), mas o todo o seu landscape sonora é synthwave revival (olá Max Martin), não está intrinsecamente ligado ao funk pop do MJ.
O anãozinho Mars é nesse aspecto o mais próximo em termos de som puramente funk pop e até mesmo no delivery vocal é uma tentativa de cópia.
A Stefani "Lady Gaga) é só mesmo no production value, embora ela dependa muito menos de produtores, porque sabe escrever, compor e até executar, e tem um vocal mais profundo, um MJ nunca atingiria, sendo homem, as notas baixas do contralto dela (registo mais baixo e normalmente ligado às mulheres com uma voz "soulful")

Acho que do Bibas nunca pouvi sequer uma música. :LOL:
 

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
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Moimenta do Douro
É top o viagens, o tempo tambem é muito bom, e gostei muito do Momento. Já do Album silencio não se aproveita quase nada.

Fui ver o Abrunhosa em 96 ou 97 numa tenda com os Bandemónio, ficou marcado na memoria esse concerto. Este ano fui ver e foi muito fraco.
Ouvi o Viagens em cassete antes de ser lançado no mercado. Um dos membros dos Bandemónio é irmão de um amigo de escola secundária.

Tem um nível de produção muito acima do habitual. E Maceo Parker nos convidados, claro.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
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Lisboa
As pessoas que diziam não sei quê sobre a Amália faziam-no por razões políticas, por acharem que o fado era a música do salazarismo.
As letras do carlos Tê são boas e ajudam a tornar tolerável Mingos e os Samurais.
Mas eu tenho a opinião que nenhuma canção se aguenta só pela letra. Já tive montes de discussões sobre o assunto, penso que até aqui no tópico. Para mim é estranhíssimo ver críticos a falarem duma canção e só se referirem à letra. Para mim a letra é o que menos importa, e algumas das minhas bandas preferidas (por exemplo, Pixies) têm letristas que valha-me deus, não dizem nada de jeito, ou nada que faça sentido.
Conrcodo com muito do que tens escrito, mas dizer isso sobre as letras dos Pixies....isso é pura blasfémia. É o mesmo que dizeres que os quadros do Dali não dizem nada jeito, que os filmes do Bunuel não diziam nada de jeito ou que o Cesariny não dizia nada de jeito.
 
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Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
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Conrcodo com muito do que tens escrito, mas dizer isso sobre as letras dos Pixies....isso é pura blasfémia. É o mesmo que dizeres que os quadros do Dali não dizem nada jeito, que os filmes do Bunuel não diziam nada de jeito ou que o Cesariny não dizia nada de jeito.
Vejo que és fã do surrealismo. Eu não sou grande fã do estilo, mas gosto dos filmes do Buñuel e acho alguma graça ao Cesariny. Do Dali não gosto nem pintado!
E as letras do Black Francis são demasiado abstrusas para o meu gosto, mas isso não impede que adore os Pixies de Doolittle e Bossanova.
 
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Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
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Lisboa
Vejo que és fã do surrealismo. Eu não sou grande fã do estilo, mas gosto dos filmes do Buñuel e acho alguma graça ao Cesariny. Do Dali não gosto nem pintado!
E as letras do Black Francis são demasiado abstrusas para o meu gosto, mas isso não impede que adore os Pixies de Doolittle e Bossanova.
Usei essas referências porque as letras dos Pixies tb são dos melhores exemplos de letras surrealistas na música pop. As letras do where is my mind, Monkey gone to heaven, Velouria, Alec Eiffel,.... são hinos surrealistas.
 
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