Moncho López - Treinador

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,404
14,072
Adoro ver basquetebol no entanto nunca fui praticante nem sou um expert mas já que se tocou no nome do Gonçalo Delgado deixo este vídeo fantástico de um craque e colega dele que aos 37 anos joga e joga muito bem. A forma como joga e interpreta o P&R e o P&P é de outro mundo. Tem um leque infinito de habilidades e mostra aos miúdos todas as valências de um Center de alto nível. Maravilhoso.

Não entendo como é que um clube de uma LEB Oro paga a um Marc Gasol. Não quer vir para cá ? 😄
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,837
40,721
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Sinceramente creio que este é o momento oportuno para haver uma mudança no comando do F.C.Porto, pelo que a saída do Senhor Moncho acaba por ser benéfica para ambas as partes, resta-me agradecer-lhe os anos de serviço e trabalho em prol do nosso clube, bem como desejar-lhe boa sorte para o seu futuro profissional.
 

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
Na próxima época mantinha o Kloof (gosto muito dele na função de organizador, transmite confiança no transporte de bola, para além da sua aglidade e capacidade atlética que faz dele um grande penetrador e defensor). Dos tugas apenas o Amarante, Voytso e Queiroz. Investia em portugueses que possam vir acrescentar, dentro das possibilidades financeiras e de mercado, e num lote de mais quatro estrangeiros de grande nível para a nossa Liga.

O meu esboço de plantel na próxima época:

1 - Kloof, Amarante, Guga (Ovarense)
2 - Estrangeiro, Diogo Brito (Morón)
3 - Estrangeiro, Voytso, João Grosso (Oliveirense)
4 - Estrangeiro, Queiroz
5 - Estrangeiro, Gonçalo Delgado (Girona)
É exatamente o que penso!

O Kloof vale muito, mas mesmo muito!

A base, a romper, não vejo muitos como ele!

Mas toda a gente sabe que ele não é atirador, e só não se percebe como é que o nosso destreina não viu isso, e não criou jogo para o tipo de características que o homem tem!

Mas o ex-destreina também tem mais cenas, daquelas que nos fodem a mioleira:

Desaproveitou totalmente as características do nosso melhor atirador, o Landis!

Vê-lo a driblar, a tentar ganhar espaço para "chutar" não lembra ao FDP do Diabo!!

Já agora e para não bater mais na ceguinha, foda-se, dei-me ao trabalho de ver o palmarés deste génio destreinador, e chega-se à triste conclusão que em 13 anos foi 2 vezes campeão!!!!

Acho que diz tudo!!

PUTA QUE PARIU, desculpem lá a expressão!!!!!!!!
 
  • Não gosto
Reações: Flamma

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,404
14,072
É exatamente o que penso!

O Kloof vale muito, mas mesmo muito!

A base, a romper, não vejo muitos como ele!

Mas toda a gente sabe que ele não é atirador, e só não se percebe como é que o nosso destreina não viu isso, e não criou jogo para o tipo de características que o homem tem!

Mas o ex-destreina também tem mais cenas, daquelas que nos fodem a mioleira:

Desaproveitou totalmente as características do nosso melhor atirador, o Landis!

Vê-lo a driblar, a tentar ganhar espaço para "chutar" não lembra ao FDP do Diabo!!

Já agora e para não bater mais na ceguinha, foda-se, dei-me ao trabalho de ver o palmarés deste génio destreinador, e chega-se à triste conclusão que em 13 anos foi 2 vezes campeão!!!!

Acho que diz tudo!!

PUTA QUE PARIU, desculpem lá a expressão!!!!!!!!
Kloof e Landis tinham tudo para se complementarem. Kloof na sua arte de penetrador. Sempre que der a ir até ao fim nas suas penetrações que atraem defensores. Ou dá cesto ou falta ou uma assistência para o tiro exterior de Landis...

E sim foi penoso ver hoje a falta de trabalho nos bloqueios para libertar o tiro de Landis.

Seria muito bom a meu ver ficarem ambos. No caso de Landis tem que se avaliar muito bem a sua condição física.
 
  • Like
  • Love
Reações: Emanujor e FCP1000

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Kloof e Landis tinham tudo para se complementarem. Kloof na sua arte de penetrador. Sempre que der a ir até ao fim nas suas penetrações que atraem defensores. Ou dá cesto ou falta ou uma assistência para o tiro exterior de Landis...

E sim foi penoso ver hoje a falta de trabalho nos bloqueios para libertar o tiro de Landis.

Seria muito bom a meu ver ficarem ambos. No caso de Landis tem que se avaliar muito bem a sua condição física.
Complicado Kloof atacar o cesto se o adversário lhe dá 3 metros porque não acredita no lançamento dele

Ou marca uns triplos para abrir o seu jogo logo a abrir ou é um jogador relativamente fácil de defender
Mas é bom à mesma, e bom defensor
 

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
4,553
4,422
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Sou daqueles que há 6 épocas hoje estava triste pela derrota e feliz pela saída do Moncho.
Nunca engoli aqueles 0-2 no dragão no ano seguinte ao do título por insistência num jogador e tipo de jogo e contra o Lisboa.
Depois chegaram os anos da Oliveirense e sempre os mesmos insucessos. Até à época passada, em que lhe tiro o chapéu, acho que foi mais problema que solução.
Hoje acho que vai com esse amargo que também me fica de injustiça, mas pela época passada.
Não conheço o Moncho. Não sei do seu enquadramento da secção. Conheço pessoas ligadas ao basquetebol que não gostam do Moncho. Mas ninguém agrada a toda a gente.
Acho que é um treinador conservador. Tem uma ideia e segue-a. Já alguém aqui disse "trust the process". Nunca apreciei o tipo de basquetebol que desenvolve. A verdade é que Moncho nos habituou a um sistema, com muita rotação (por vezes inexplicável) e ataques onde não se procura variação entre o jogo exterior e o interior e onde não há espaço para a criatividade, para criação de ações 1x1. A excepção foi a final do ano passado onde jogamos small ball e tínhamos se calhar os melhores americanos dos últimos anos que, naturalmente, faziam miséria no 1x1: basta lembrar as ações do Riley e Neves.
Mas é um portista e desejo-lhe o melhor.
Quanto à secção espero uma mudança para melhor.
Dinheiro resolve todos os problemas, mas penso que haveria outras coisas a promover:
- Manter o lote de portugueses que mostram qualidade: Miguel, Amarante e Vlad.
- Dos disponíveis tugas, buscar José Silva (que não deve ser opção nos rivais), Diogo Brito (que não quererá vir) e Jeremiah Wilson, que aos 35 anos ainda dava uma mãozinha.
- Estes 6 teriam obrigatoriamente de ter tempo de jogo. Só se evolui assim. E isso deveriam ficar claro para quem vem.
- Fazer subir uns jovens para avaliar.
- 5 americanos: 1 base puro, 2 combo, 1 quatro e 1 cinco puro.
- Sei que é sacrilégio para alguns, mas tentava recuperar Arnette.
 
  • Like
Reações: mega_dragon

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
Complicado Kloof atacar o cesto se o adversário lhe dá 3 metros porque não acredita no lançamento dele

Ou marca uns triplos para abrir o seu jogo logo a abrir ou é um jogador relativamente fácil de defender
Mas é bom à mesma, e bom defensor
Lá está, mas isso é o problema do destreina, que se esqueceu de muita coisa...., o que não faltam é soluções ofensivas para tirar todo o partido de um gajo com as características do Kloof, ainda por cima se o defesa lhe dá espaço!!

O nosso ex-destreina é que imagina que ainda treinava formação...
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,423
3,661
Estava a referir-me a ligas portuguesas de Basquetebol.

Eu ajudo-te : 2 .. D U A S E M T R E Z E A N O S !!
Vamos completar...
Jorge Araújo, 17 anos, 5 títulos...
Babo 7 anos (5+2), 1 título
boca aberta, 3 anos, 1 título...
Dale Dover, 3 anos, 1 título...
Faltam 2 do Prof. Armelino Bentes, na década de 50...

E, já agora, o Moncho ganhou 2, mas não em 13 épocas, uma vez que em 3, o FCP não jogou a I divisão e noutra, o campeonato não terminou... portanto, são 2 títulos em 9...
Ou seja, podemos dizer que saiu o segundo treinador com mais títulos do FCP...
 
F

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
Vamos completar...
Jorge Araújo, 17 anos, 5 títulos...
Babo 7 anos (5+2), 1 título
boca aberta, 3 anos, 1 título...
Dale Dover, 3 anos, 1 título...
Faltam 2 do Prof. Armelino Bentes, na década de 50...

E, já agora, o Moncho ganhou 2, mas não em 13 épocas, uma vez que em 3, o FCP não jogou a I divisão e noutra, o campeonato não terminou... portanto, são 2 títulos em 9...
Ou seja, podemos dizer que saiu o segundo treinador com mais títulos do FCP...
Mau, muito mau na mesma!!

Não admite no NGC um registo destes!!

O NGC merece muito mais, e podes ter a certeza que para mim, perdeste vários campeonatos à custa da intervenção deste ex-destreina!
 
  • Não gosto
Reações: Flamma

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,423
3,661
É a modalidade mais complicada para ter um projeto de sequência e onde é preciso atirar dinheiro todos os anos, fica dificil para nós, aparentemente

No hóquei ganhamos 10 anos seguidos e quase todos com o mesmo treinador com Edo, Filipe Santos, Reinaldo, Pedro Gil, Emanuel Garcia a ganharem para cima de 6 ou 7 campeonatos nesse período
No andebol ganhamos 7 seguidos, 6 com o mesmo treinador e temos Laurentino, Ricardo Moreira, Gil, Tiago Rocha, Quintana e etc a ganharem de 4 campeonatos para cima sempre com sequência

Aqui não há continuidade, mudas todos os anos de jogadores
Isso e gastar menos que os outros
É óbvio que é complicado!
É óbvio que a correlação com o dinheiro investido é quase directa!
O melhor que o FCP pode fazer é garantir os Queiroz e os Amarante... mas, por melhor que joguem (...e jogaram...), não são eles que vão ganhar campeonatos...
Os americanos é que ganham o nosso campeonato... e um bom americano não fica cá para o segundo ano, como o Moncho chegou a exemplificar com o Nevels (tudo acertado e "fugiu")!
Logo, todos os anos, temos uma renovação permanente e um constante jogo de acerta/falha no americano!

Pessoalmente, e já defendia isto antes, a melhor maneira de se ganhar um campeonato em Portugal, com um orçamento menor do que os adversários, implica concentrar os recursos na altura certa da época: nos meses dos play-offs!
No limite, jogava-se sem americanos até fevereiro e garantia-se o quarto ou o quinto lugar (vantagens da nossa base Portuguesa)!
Em fevereiro, concentrava-se o orçamento em 5 bons americanos a quem apenas se pagaria meio ano, portanto, controlando o orçamento e elevando a qualidade da equipa!
A um nível intermédio, poder-se-ia apostar em 3 americanos no início da época e deixar 2 lugares em aberto ou qualquer coisa nestes moldes!

Com isto, obviamente, abdicava-se da Europa e da fase regular, cujos benefícios são altamente questionáveis...
 

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,799
8,277
Italia
É óbvio que é complicado!
É óbvio que a correlação com o dinheiro investido é quase directa!
O melhor que o FCP pode fazer é garantir os Queiroz e os Amarante... mas, por melhor que joguem (...e jogaram...), não são eles que vão ganhar campeonatos...
Os americanos é que ganham o nosso campeonato... e um bom americano não fica cá para o segundo ano, como o Moncho chegou a exemplificar com o Nevels (tudo acertado e "fugiu")!
Logo, todos os anos, temos uma renovação permanente e um constante jogo de acerta/falha no americano!

Pessoalmente, e já defendia isto antes, a melhor maneira de se ganhar um campeonato em Portugal, com um orçamento menor do que os adversários, implica concentrar os recursos na altura certa da época: nos meses dos play-offs!
No limite, jogava-se sem americanos até fevereiro e garantia-se o quarto ou o quinto lugar (vantagens da nossa base Portuguesa)!
Em fevereiro, concentrava-se o orçamento em 5 bons americanos a quem apenas se pagaria meio ano, portanto, controlando o orçamento e elevando a qualidade da equipa!
A um nível intermédio, poder-se-ia apostar em 3 americanos no início da época e deixar 2 lugares em aberto ou qualquer coisa nestes moldes!

Com isto, obviamente, abdicava-se da Europa e da fase regular, cujos benefícios são altamente questionáveis...
Sem americanos não asseguramos um dos oito primeiros lugares
 
  • Like
Reações: FCPORTO2016

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,596
16,117
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
É exatamente o que penso!

O Kloof vale muito, mas mesmo muito!

A base, a romper, não vejo muitos como ele!

Mas toda a gente sabe que ele não é atirador, e só não se percebe como é que o nosso destreina não viu isso, e não criou jogo para o tipo de características que o homem tem!

Mas o ex-destreina também tem mais cenas, daquelas que nos fodem a mioleira:

Desaproveitou totalmente as características do nosso melhor atirador, o Landis!

Vê-lo a driblar, a tentar ganhar espaço para "chutar" não lembra ao FDP do Diabo!!

Já agora e para não bater mais na ceguinha, foda-se, dei-me ao trabalho de ver o palmarés deste génio destreinador, e chega-se à triste conclusão que em 13 anos foi 2 vezes campeão!!!!

Acho que diz tudo!!

PUTA QUE PARIU, desculpem lá a expressão!!!!!!!!
Entao mas o nosso grande presidente que é tao visionario manteve assim um destreina durante 13 anos?

7 titulos em 40 anos de PdC no basket.

Se calhar alem de destreinas tambem temos um despreside.
 
  • Love
  • Like
Reações: Dragon G e Flamma

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Vamos completar...
Jorge Araújo, 17 anos, 5 títulos...
Babo 7 anos (5+2), 1 título
boca aberta, 3 anos, 1 título...
Dale Dover, 3 anos, 1 título...
Faltam 2 do Prof. Armelino Bentes, na década de 50...

E, já agora, o Moncho ganhou 2, mas não em 13 épocas, uma vez que em 3, o FCP não jogou a I divisão e noutra, o campeonato não terminou... portanto, são 2 títulos em 9...
Ou seja, podemos dizer que saiu o segundo treinador com mais títulos do FCP...
E isso faz de um grande treinador? É esta a exigência no nosso enorme clube?
 
  • Haha
Reações: Flamma

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
872
12
Na minha opinião o Basquetebol em Portugal , direi que está na 3.a Liga Europeia…

O Andebol , pelo contrário, estamos a querer incomodar já os tubarões…

Não nos podemos esquecer que a fisionomia normal do português é um tipo baixo, resistente relativamente à média europeia e já nem falo na “miscelânea” dos USA…

Mesmo no futebol, o paradigma mudou só com o CR7… até lá falava-se que éramos jogadores do melhor que tínhamos a nível técnico mas franzinos e com pouco “peso”, o que nos faltava para ombrearmos com as grandes potências mais regularmente, embora tivéssemos alguns feitos épicos como Viena e tokyo 87, e mundial juniores 91…

Obviamente no basquete, estas diferenças ainda se acentuam mais… eu bem vi a diferença entre ter um morrissey e não ter ali nas tabelas… e o morrisey não é propriamente um primor técnico a lançar, mas domina aquele espaço e intimida com o seu fisico … landis psicologicamente não estava em jogo, kloof azar lesão, arledge admito que foi um falhanço abaixo das expectativas, loncar falta-lhe muito treino, odomes tb abaixo desta ponta final, e Tinsley já o conhecemos bem .

Portanto, pode-se “acusar” o moncho de não ter preparado tão bem esta final, é legítimo, mas nas 1/2 finais não jogámos contra a Oliveirense, tivemos 3 jogos a jogar no limite contra os sapos é preciso ver que isso tb foi determinante… e foram muitos azares durante a época.

Não tínhamos o melhor lote estrangeiros, mas tínhamos capital humano para sermos campeões, e na minha opinião não foi culpa do treinador, foi por um conjunto de circunstâncias e azares e tb temos que reconhecer que encontramos um rival muito forte fisicamente e psicologicamente.




Nesta secção é preciso muito mais do que mudar de treinador. Aos nossos exige-se sempre que façam mais com menos. E, por vezes, conseguimos isso porque apesar de menor investimento conseguimos na mesma ter um plantel muito forte (como é o caso do andebol, por exemplo). Mas no basquet são demasiadas limitações e como se não bastasse esta época ainda foi um fartote de lesões.

Toda a sorte para um dos nossos. Obrigada, Moncho!
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,658
3,132
É óbvio que é complicado!
É óbvio que a correlação com o dinheiro investido é quase directa!
O melhor que o FCP pode fazer é garantir os Queiroz e os Amarante... mas, por melhor que joguem (...e jogaram...), não são eles que vão ganhar campeonatos...
Os americanos é que ganham o nosso campeonato... e um bom americano não fica cá para o segundo ano, como o Moncho chegou a exemplificar com o Nevels (tudo acertado e "fugiu")!
Logo, todos os anos, temos uma renovação permanente e um constante jogo de acerta/falha no americano!

Pessoalmente, e já defendia isto antes, a melhor maneira de se ganhar um campeonato em Portugal, com um orçamento menor do que os adversários, implica concentrar os recursos na altura certa da época: nos meses dos play-offs!
No limite, jogava-se sem americanos até fevereiro e garantia-se o quarto ou o quinto lugar (vantagens da nossa base Portuguesa)!
Em fevereiro, concentrava-se o orçamento em 5 bons americanos a quem apenas se pagaria meio ano, portanto, controlando o orçamento e elevando a qualidade da equipa!
A um nível intermédio, poder-se-ia apostar em 3 americanos no início da época e deixar 2 lugares em aberto ou qualquer coisa nestes moldes!

Com isto, obviamente, abdicava-se da Europa e da fase regular, cujos benefícios são altamente questionáveis...
Ainda que tenha lógica o que disses, isso é algo que apenas funciona em papel… na realidade há várias condicionantes que dificilmente fariam desta ideia uma ideia vitoriosa.
Primeiro quais seriam os game changers disponíveis no mercado a custo 0€?
Imaginando que existe um Nevels disponível, quantos desses estariam disponíveis para vir por apenas meia dúzia de meses?
Em que forma física estariam esses Nevels para que rendem-se no dia seguinte?
Como se iam integrar na cultura portuguesa?
Como se iam integrar na equipa?
Como se iriam integrar no modelo de jogo?

uma vez mais falo de jogadores game changers que estejam livres no mercado, não falo de jogadores tipo Luis Diaz que chegam e rendem.

no entanto, é preferível ter 4 americanos muito bons do que 7 bons estrangeiros como foi este ano
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
no entanto, é preferível ter 4 americanos muito bons do que 7 bons estrangeiros como foi este ano
É isto mesmo. Dispersar o dinheiro em 7 ou 8 estrangeiros e ter milhares de euros na bancada todos os jogos nunca é uma boa gestão de dinheiro.

Além de que, sem a palhaçada das faltas de comparência, provavelmente teríamos vantagem de campo nos playoffs e a história poderia ter sido diferente.
 

Ninja67

Bancada central
12 Novembro 2015
1,879
3,599
Já sabes quem estão a tentar?
Não.
Mas já sabiam há uns meses que o Moncho não queria ficar, pelo que acredito que o processo esteja avançado.
Nos' corredores' ouvem se 2 nomes, Sá e João Figueiredo, um mais do que outro, mas sinceramente espero que sejam só rumores porque nenhum agrada me.
Estrangeiro a vir terá de ser um espanhol Leb oiro ou Leb prata, porque de outra nacionalidade não estou a ver alguem com qualidade vir treinar na 3a divisão
 
  • Like
Reações: Paolitik e Flamma