Nuno Espírito Santo

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
mas o que é que interessa para nós se o homem desenhou bem ou mal? o que interessa é o conteúdo, e esse é que me pareceu pobre. de nada vale a raça, união etc se não houver "futebol", daquele com pés e cabeça.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,408
23,184
Blashyrkh disse:
mas o que é que interessa para nós se o homem desenhou bem ou mal? o que interessa é o conteúdo, e esse é que me pareceu pobre. de nada vale a raça, união etc se não houver "futebol", daquele com pés e cabeça.
Foi um momento de teatro que nao acrescentou grande coisa, porque aquilo que disse podia-o ter feito sentado onde estava. De restou pouco ou nada disse, ainda assi, se é certo isso que dizes também é certo de que nada vale  futebol e os jogdores de qualidade se nao houver raca, uniao e atitude.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Mais do mesmo... somos Porto... agora fez-nos o desenho!!!

Preocupante é não falar nadinha de futebol...

Pelo menos tenta algo, mérito para isso...

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,245
2,025
Conquistas
3
38
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Pinto da Costa
Aquilo foi planeado, não foi espontâneo.

E foi planeado no sentido de cair nas boas graças dos portistas, com um discurso assente em algo que nos agrada bastante que é falar de mística e do tal 'jogador à Porto'. Foi uma tentativa...

Mas hoje em dia, os portistas estão tão agastados que para cair nas boas graças não é com palestras e desenhos. Nós queremos é vitórias. E vitórias que resultem em títulos.

Aí sim, cairá nas boas graças.

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,564
4,807
40
Porto, Portugal
Nao achei nada comico
Achei ao menos que temos um treinador que tem uma ideia do que é preciso um jogador ter na cabeca para poder jogar no Porto
Eu identifico-me com aquelas ideias

Agora aquilo vale zero se nao ganharmos

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,262
2,111
Sem duvida que aquela do quadro era desnecessária... agora.... o que ele falou (compromisso, União, etc) é algo que dentro das inúmeras coisas que podemos criticar nele, esta temos de elogiar.
Todos os jogadores estão comprometidos com a equipa e o clube. Há raça e ATITUDE para dar e vender este ano.

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,794
11,185
deixem o homem trabalhar e no fim cá estaremos todos para fazermos as contas finais.
nao era a minha escolha ( a minha opcao era o "leo garden" ) mas foi o nuno o escolhido.

como ja disse posts atras o nuno num porto "normal" seria campeao como foi fsantos , jf , adrianse pois nao o considero inferior a nenhum desses.

e se ate o vitoria foi campeao sem saber ler nem escrever quem sabe o nuno faz o mesmo...basta as bolas entrarem...basta aquela estrelinha cair para o nosso lado....e depois o resto é motivacao !

M

mercgold3

Guest
Mal era se ele fosse desenhar a ideia / táctica, seja o que for em termos técnicos / tácticas para a comunicação social, isso sim seria ridiculo como muitos estão a pedir que ele tivesse falado.

Quanto ao que ele fez, foi desnecessário, nisso concordo, mas não fez pior figura que outros "consagrados" tao elogiados que já fizeram figuras bem piores. 

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Komodo disse:
Aquilo foi planeado, não foi espontâneo.

E foi planeado no sentido de cair nas boas graças dos portistas, com um discurso assente em algo que nos agrada bastante que é falar de mística e do tal 'jogador à Porto'. Foi uma tentativa...

Mas hoje em dia, os portistas estão tão agastados que para cair nas boas graças não é com palestras e desenhos. Nós queremos é vitórias. E vitórias que resultem em títulos.

Aí sim, cairá nas boas graças.

Basta um futebol dominador que nos faça sonhar ganhar num futuro próximo...

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,926
18,197
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
mercgold3 disse:
Mal era se ele fosse desenhar a ideia / táctica, seja o que for em termos técnicos / tácticas para a comunicação social, isso sim seria ridiculo como muitos estão a pedir que ele tivesse falado.

Quanto ao que ele fez, foi desnecessário, nisso concordo, mas não fez pior figura que outros "consagrados" tao elogiados que já fizeram figuras bem piores.
E como fizeram fraca figura, foram gozados até à exaustão por aqui e por essa internet fora. Só tens de pesquisar.

Por isso é que foi escusado o próprio treinador do Porto pôr-se a jeito para a mesma coisa.

M

mercgold3

Guest
Barrigana disse:
E como fizeram fraca figura, foram gozados até à exaustão por aqui e por essa internet fora. Só tens de pesquisar.

Por isso é que foi escusado o próprio treinador do Porto pôr-se a jeito para a mesma coisa.
Ninguém disse o contrario.
Mas não peçam é que o homem vá desenhar a sua ideia de jogo (por muito boa ou má que sejam) ou o que pretende da equipa em termos tácticos, como muitos estavam a pedir... Não há noção ás vezes.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,926
18,197
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
mercgold3 disse:
Ninguém disse o contrario.
Mas não peçam é que o homem vá desenhar a sua ideia de jogo (por muito boa ou má que sejam) ou o que pretende da equipa em termos tácticos, como muitos estavam a pedir... Não há noção ás vezes.
Ninguém pediu isso, não tens de levar à letra o que se diz nalguns posts.

A questão é que se o Nuno quer dar uma imagem pseudo-intelectual do que anda a fazer, e agora já não me refiro à cena de sábado apenas, seria bom que as suas intervenções tivessem algum conteúdo útil, porque até agora, zero.

Há quem dê calinadas numa frase com apenas 3 palavras e mesmo assim consiga dizer coisas mais interessantes do que o Nuno num discurso inteiro.

Confunde-se o ter um discurso bem articulado e boa dicção com ter ideias.

A verdade é que ele vai para a CI e enche de tédio com aquelas palavras que o adepto supostamente quer ouvir, mas fá-lo com o carisma de uma borboleta. Porque o problema dele está aí: não tem carisma nenhum entre os adeptos.

Admito que no balneário possa ser diferente - espero bem que o seja - mas cá fora, zero.

Pode ser portista, mas nunca foi nem é símbolo do clube. Se alguma vez o quiser ser, que ponha a equipa a jogar bem e a ganhar de forma regular e convincente. A partir daí, talvez as palavras dele ganhem peso.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Vamos por partes:

Sobre a conferência de imprensa do Nuno, podemos não gostar do estilo, eu pessoalmente, do que ainda vi não sou fã, aliás, fiquei extremamente desagradado com o que vi do FCPorto em muitos dos jogos desta época. Quanto à acção do Nuno de escrever no quadro para os jornalistas para explicar o que na óptica dele é um jogador à Porto e o que pretende, valorizo. Acho que é preciso ter tomates para fazer o que ele fez, expondo-se da forma como se expôs e quebrando a monotonia das conferências de imprensa.
O conteúdo é perfeitamente discutível, mas é preciso ter em atenção, que o que o Nuno explicou foi aquilo que pretende de cada jogador como base para partir para uma ideia de jogo. Ou seja, já vi aqui malta a dizer "... e o futebol? e as ideias? e a qualidade? e o modelo?...", tudo bem, mas ele não disse que era somente aquilo que pretendia, disse que era uma base assente no compromisso, na comunicação e na cooperação e a partir daí tudo seria acrescentado, o sistema, a ideia, o modelo, as dinâmicas, os princípios, os subprincípios, etc.
O Nuno tem razão no que diz, isso parece-me evidente, é fundamental que todo o plantel tenha essa ideia de comunicação, cooperação, compromisso e união, para estar receptivo às ideias do treinador e aos poucos a equipa se ir construindo, com a introdução dos conceitos técnicos e tácticos.

O humor depois disto é perfeitamente normal. Acho é que não é uma situação para ridicularizar o treinador pelo que ele fez e disse, podemos não gostar, mas neste caso, o Nuno quebrou a monotonia e foi das poucas vezes em que não disse banalidades.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,592
11,431
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
e de repente...

este tornou-se o tópico mais engraçado do forum <3

D

DaniMontana

Guest
O Porto até agora já fez jogos maus e jogos mais conseguidos.

Viemos de um ciclo com vários jogos fora de casa, podia e devia ter corrido melhor, mas é bom não esquecer que continuamos na luta.

No campeonato ultrapassamos o sportin apesar de eles nos terem ganho o jogo em casa, a seguir vamos jogar contra o benfas em casa!

Temos o segundo melhor ataque e estamos empatados no número de golos encaixados com os vermelhos.

Na champions league temos francas hipóteses de seguir em frente, fundamental ganhar o próximo jogo em casa.

Ainda falta bastante caminho, nem sempre temos conseguido o melhor futebol, mas já se vê melhorias.

Os putos estão a começar a se entender cada vez melhor, a nossa defesa cada vez fecha melhor os caminhos para a baliza.

O futuro é risonho.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Quanto à análise meramente futebolística do que tem sido o FCPorto e de como Nuno tem trabalhado, há uma coisa que é evidente, toda a gente tem preconceitos relativamente ao Nuno, temos ideias formadas sobre aquilo que foi o seu trabalho no Rio Ave e no Valência, eu também, e muitas delas não são positivas.
O FCPorto desta época tem apresentado um futebol inconsistente, onde alternou momentos bons, com momentos bastante maus, demonstrou em campo dinâmicas e princípios de equipa pequena, e isso irritou os adeptos como me irritou igualmente a mim.
Pela primeira vez na última conferência de imprensa, vi um treinador e principalmente o Nuno, a falar do processo, elogio e é algo raro de se ver, ridicularizar, na minha opinião, é absurdo. Consequentemente e após reflectir um pouco, esta conferência de imprensa do Nuno, fez-me chegar a algumas conclusões.

- O Nuno pegou na equipa do FCPorto e começou em primeiro lugar, a tentar transmitir e fomentar uma mentalidade de grupo muito forte. Como foi explicado na conferência de imprensa, o Nuno quer como base, os jogadores num espírito de grupo forte e solidário. Isso parece-me que foi alcançado. Nota-se no FCPorto em vários momentos um grande espírito de equipa, isso na minha opinião ficou, por exemplo, patente no último jogo, em dois momentos:
        - Quando André Silva apercebe-se que Layun não está bem e numa transição rápida do Arouca, apercebe-se, e faz um sprint de uma área à outra para compensar o lateral direito.
        - Quanto Brahimi marca o golo e André Silva seguido dos restantes jogadores rodeiam o jogador do FCPorto e lhe baixam os braços para acabar com os gestos do Brahimi para o público, protegendo o jogador de futuras consequências desse gesto.

- Analisando aquilo que tem sido este FCPorto, é inegável dizer que há uma coisa que tem estado muito melhor que na época passada e que podemos dizer que está até com qualidade. É o processo defensivo do FCPorto. Concluo, com base no que disse Nuno na conferência de imprensa que o processo defensivo e as vários dinâmicas e princípios que dele fazem parte foram os primeiros conceitos técnico-tácticos a serem introduzidos após criada a tal base de "união". É um facto que o FCPorto tem a sua defesa estabilizada desde o início.

- Por fim, acho que a partir daqui, Nuno tentou encontrar uma dinâmica ofensiva, e foi aqui que a equipa teve problemas e ainda os tem, embora menos. Esta é a parte onde o FCPorto está atrasado, e onde Nuno andou em sucessivas experiências tentando encontrar uma estrutura capaz de servir as suas ideias.
  Creio que essa estrutura está encontrada, com Diogo Jota e André Silva na frente, e creio que será a partir daqui que Nuno começará (já terá começado) a introduzir os conceitos de jogo ofensivos que pretende para a equipa.
  Estas conclusões podem explicar, porque é que o FCPorto em muitos momentos baixava linhas, e dava a iniciativa ao adversário, ou seja, a equipa estava confortável no processo defensivo e sem ideias, ou com muito poucas ideias, no processo ofensivo e isso poderá ter provocado estes momentos de retracção na equipa do FCPorto.

Espero estar certo acerca disto, por todas as razões, porque se não estiver será mau para o FCPorto.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,567
2,832
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

NUNO: “O CAMINHO É ESTE”

Treinador frisou que vitória “sem sobressaltos” sobre o Arouca é mais um “passo no crescimento” da equipa

Nuno Espírito Santo considerou que o FC Porto conseguiu uma “boa exibição” frente ao Arouca, acompanhada de um resultado gordo (3-0). O treinador elogiou o apoio das bancadas e, apesar de insistir que não gosta de “individualizar”, sublinhou o trabalho da dupla André Silva-Diogo Jota, o “grande golo” de Brahimi e o “equilíbrio” dado por Rúben Neves à equipa.

Jogo sem sobressaltos
“É fundamental ganhar no Dragão. Foi um bom jogo, o Dragão ajudou bastante e retribuímos com uma boa exibição e resultado. Foi um jogo dinâmico, sem passar sobressaltos, porque o Arouca não conseguiu chegar à nossa baliza com perigo. Hoje demos mais um passo no crescimento da equipa, que é jovem.”

Dinâmica de Jota e André Silva
“É importante que toda a equipa reconheça o trabalho deles e que estes dois jovens sintam que, dentro da dinâmica da equipa, podem pôr em campo a sua irreverência e versatilidade. Hoje fizeram um bom trabalho, mas não gosto de individualizar, porque a equipa esteve toda muito bem.”

A alegria de Brahimi no golo
“Temos 26 jogadores bastante empenhados. Foi mais um jogador que teve a sua oportunidade e fez um bom trabalho, futuramente serão outros. A equipa não são onze, é um plantel, e é bom ter opções e jogadores com esta alegria e empenho.”

A entrada de Rúben Neves
“Vimos de um ciclo muito complicado, de três jogos intensos em oito dias, daí que seja importante fazer a gestão. O Rúben é um belíssimo jogador, dá muito equilíbrio, posse e consegue empurrar a equipa. Foi uma opção para equilibrar a equipa e continuar a dinâmica ofensiva, o que se confirmou, porque chegámos ao golo.”

Quatro vitórias consecutivas
“Estamos com uma dinâmica boa, com quatro vitórias consecutivas em provas diferentes, o demonstra que estamos no caminho certo. O caminho é este.”

“Palestra” aos jornalistas
Já na sala de imprensa, Nuno recorreu a uma folha em branco num quadro para explicar um pouco melhor a sua filosofia para a equipa. Desenhou um jogador com três pilares, compromisso, cooperação e comunicação, o que se transforma em união. E com isso tem-se “o que é fundamental”, “a base”, o “primeiro passo”.

“Se à união acresce a determinação de fazer as coisas, temos a atitude. A partir do momento em que isto se constrói, podemos dar tudo o que pretendemos para o crescimento da equipa e dinâmicas de treino. Independentemente do sistema, esta é a base”, explicou. Os resultados “ajudam”, claro, a clarificar a visão de como a equipa quer jogar, tendo Nuno dado um cheirinho de uma perspetiva mais técnica: “Queremos reduzir o campo a 65 metros, porque estaremos mais perto da baliza contrária”. O plantel tem como grande objetivo “acabar com o ciclo de três anos sem ganhar”, reforçou Nuno, que deseja que na gala dos Dragões de Ouro de 2017 (a de 2016 é esta segunda-feira, às 21h30, no Coliseu do Porto) se festeje o título.

Na resposta final, o técnico revelou que Corona tem um “traumatismo na coxa” que o impediu de continuar em jogo e, a propósito de Brahimi, falou mais uma vez da sua filosofia: “O erro faz parte do que queremos, o jogador tem de arriscar. É importante sair erro e ser melhor, não ficar no lamento, mas sim voltar a tentar. O um contra um é fundamental para criar desequilíbrios”.