So uma nota. Tendo em conta os fanaticos de posse que temos por aqui convem referir que para a maioria o Simeone nao seria tambem treinador para o Porto.
Atençao nao estou com isto a dizer que NES é bom treinador.
Mas parece-me que esta a ser "vitima" de um crescente apreço das massas por "futebois" de posse de bola e dominio dos adversarios.
Ora para se ganhar nao é o unico caminho.
E depois o pessoal fala como se o Porto fosse um habitué de "massacres" aos colossos europeus. Treta.
E depois vem à baila nomes de outros treinadores para comparaçoes... nomeadamente AVB, VP e Jesualdo (os ultimos 3 vencedores portanto).
Com AVB o Porto passou a época sem defrontar um unico tubarao que seja. Relembro que estavamos na Liga Europa, nao na Champions.
Bazou e nunca saberemos o que teria feito na Champions com o Porto.
No Chelsea bazou apos mamar 4 do Napoles nesta mesmissima Champions. Isto treinando o Chelsea e os seus jogadores que dispensam apresentaçoes.
VP no primeiro ano foi de vela na fase de grupos num grupo extraordinario onde o Apoel do Chypre ficou à nossa frente. Lindo.
No segundo ano caimos nos oitavos contra o colosso Malaga.
Qual foi a principal razao evocada para justificar esse descalabro? Nao foi um tal de Defour? Por ter sido (estupidamente) expulso?
Pois... e era contra o Malaga... e foi uma parte com menos um, nao mais de uma hora contra a Juventus...
Jesulado. Bem com Jesualdo chegamos a perder nos oitavos contra o Schalke.
Da unica vez que passamos aos quartos foi apos eliminar o Atletico nos oitavos.
Nao vencemos o Atletico em nenhum jogo. 2-2 e 0-0.
E atençao que era um Atletico muito inferior ao Atletico de hoje em dia.
Curiosamente era um Atletico que jogava mais ao ataque e que tinha mais posse de bola do que o actual... hum hum.
Ah sim ja sei, o grande Porto era o de Lopetegui. Aquele Porto que mamou 6 do Bayern. Que nao foram 8 ou 9 porque o Bayern teve piedade de nos ao ir a vencer por 5-0 ao intervalo.
Um Porto excelente, que entrou em campo todo borrado. E que defendeu de forma espectacular. Foi um Porto que deixou orgulhoso os adeptos como se viu depois na espera no aeroporto.
Ah sim mas espera tinhamos ganho a primeira mao 3-1. O que interessa é isso. Fomos gigantes, enormes, extraordinarios.
Penas termos esquecido esse brilho todo no balneario na hora da verdade (segunda mao).
A Juventus tem uma equipa muitissimo superior ao Porto. Ainda assim o Porto teria todas as condiçoes para dar luta nesta eliminatoria. Nao tenho duvidas.
Tal como nao tenho duvidas que teriamos dado luta nao com um grande futebol mas com grande pragmatismo.
Nem poderia ser de outra maneira.
Jogar de peito feito ao ataque quando do outro lado esta Cuadrado, Dybala, Higuain e Mandzukic so pode ser para rir.
Mas ja vi que muitos preferiam um Porto destemido a mamar 3 ou 4 do que um Porto seguro e calculista.
De facto o FC Porto é um clube habituado a ganhar Champions's e dar banhos de bola aos adversarios. Tal como ir a finais de Champions's ou até meias é algo natural. Acontece ano sim ano nao...
Falou-se tambem do Mourinho desde ontem e do seu Porto.
Eu lembro-me bem de uma meia final no Dragao contra a Corunha que acabou 0-0 com um futebol do mais pobre que ja vi. E jogamos muito tempo com mais um.
Nao tenho duvidas que o Porto teria a eliminatoria em aberto caso o Telles nao tivesse sido burro.
Mesmo que fosse com futebol feio ainda estariamos vivos. Porque esta equipa sabe de facto defender e é solidaria. Com 10 so nao aguentamos por uma falta de jeito do Layun ja a 20 minutos do final...
Com 11 é evidente que teriamos tentado alguma coisa na frente.
Mas assim qualquer risco poderia-se pagar muito caro.
Fizemos o que tinhamos a fazer.
Mas esses adeptos gourmet consideram que o Porto devia ir para cima, mostrar quem somos e tal. Ok sao opinioes.
Estamos a falar de Champions meus amigos. Esse espalhafate todo que andam a fazer por conta deste jogo é simplesmente patetico.
E o mais ridiculo é esse lado fidalgo de falarem de peito feito como se o Porto fosse um colosso europeu habituado a limpar tudo na Champions quando na realidade so por duas vezes passamos os quartos de final.
Felizmente em ambas fomos até ao fim e levantamos o caneco.
Mas quando leio certos post's até parece que somos um clube com 7 ou 8 Champions, um clube constantemente nas meias finais e um clube cheio de jogadores de classe mundial.
A verdade é so uma. Ou ha noçao daquilo que somos e podemos realisticamente almejar ou nao ha.
A base deste clube foi sempre lutar com unhas e dentes pelo simbolo. E eu vi isso ontem. Os jogadores lutaram, deram tudo o que tinham para preservar um resultado aceitavel para a segunda mao. Nao conseguiram, paciencia.