Nuno Espírito Santo

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
7,488
7,515
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Sangue Azul disse:
Em defesa do Nuno Espírito Santo

À partida o Nuno não era o treinador que eu teria escolhido para ser o nosso treinador
Quem ler o que escrevi à época, quando não se sabia quem iria ser o treinador, reparará que a minha preferência recaía sobre o Marco Silva
Isto posto, tenho de admitir que :
Em termos europeus, o Nuno ultrapassou uma pré eliminatória dificílima, passou a fase de grupos e só veio a cair perante uma Juve que é hoje uma das melhores equipas do mundo.
Da Taça de Portugal nem vale a pena falar, pois a eliminação em Chaves passou por outras mãos que não as suas
Relativamente ao campeonato, o Nuno pegou numa equipa esfrangalhada que vinha de uma época desastrada e desastrosa.
Começou por a recompor a nível defensivo e só a partir do mercado de janeiro é que pôde contar com um avançado maduro, marcador de golos.
Luta contra uma equipa que está estabilizada, é tricampeã nacional, tem todo o apoio político, federativo e dos media
Ainda assim, caso não tivéssemos tido os dois empates, verdadeiramente injustos, no Dragão, estaríamos à frente do campeonato e nem sequer vou falar dos homens de negro para não poluir o texto
Poderia um outro treinador fazer melhor nestas circunstâncias, na primeira época em que cá está ?
Se calhar podia, mas duvido
Abraço a todos os verdadeiros portistas, quer pensem ou não como eu
Objetivamente, não posso discordar totalmente desta visão. É verdade que o Nuno está a fazer melhor do que eu esperava dele, sobretudo o que esperava depois daquele mês de novembro... e é verdade que ainda estamos na luta quando há 3 ou 4 meses não parecia possível.

Ainda assim, há coisas que continuam a incomodar-me bastante neste treinador: 1) o discursos fraco, com pouca ambição e ainda menos determinação; uma postura demasiado passiva perante tudo; 2) a aposta contínua em jogadores fora de forma - parece que ele leva sempre 3 ou 4 jogos a mais até perceber que um determinado jogador não está a render o que devia; 3) a equipa defende bem coletivamente, mas o ataque é miserável; quando falo de "ataque" falo sobretudo do processo ofensivo da equipa no seu todo; 4) há pormenores táticos que não fazem sentido nenhum - o facto de jogarmos com dois avançados, mas nenhum deles estar na área quando é preciso, pois descaem demasiado para as alas; o facto de o jogo passar tão pouco pelos criativos do meio-campo, nomeadamente pelo Oliver, que anda sempre ali numa posição meio indefinida e tem muito menos bola no pé do que devia; 5) a forma como mexe na equipa ao longo dos jogos é tendencialmente má; é muito frequente falhar nas substituições, tirar os jogadores errados e meter jogadores que nada acrescentam (e que se vê logo que isso vai acontecer). Em suma, acho que lê muito mal o jogo e não tem um plano B convincente quando as coisas não correm de feição.

Pronto, apesar disso tudo, reconheço que houve um crescimento na equipa ao longo da época - mas também... mal seria se não houvesse!
 

ElTigre

Bancada central
15 Abril 2011
1,710
4
London, UK
JAEP disse:
Mas 4 já estão o quê ?
Eu quero ver se na próxima jornada estivermos em 1° o que vais dizer...
É esse o problema... Não contamos connosco... Contamos todos com o Sporting.

É preciso é "acreditar que o nosso rival também vai perder" como disse ontem o NES na CI.

Triste realidade a que chegamos.
 

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
16,664
7,969
JAEP disse:
Mas 4 já estão o quê ?
Eu quero ver se na próxima jornada estivermos em 1° o que vais dizer...
No teu trabalho confias mais nos outros do que em ti próprio para alcançar objectivos?

Quanto ao porto.....Falhamos Setúbal falhamos luz falhamos Braga e ainda falta madeira ou chaves.  Ainda acreditas que vamos lá ganhar assim a jogar?

Mas se isso acontecer na próxima semana  cá estarei para fazer mea  culpa.
 

Marco Lopes

Tribuna
25 Abril 2013
3,787
1,114
Conquistas
3
41
Felgueiras
  • Campeão Nacional 19/20
  • Falcao
  • Reinaldo Teles
NES está apenas a ser NES!

Fosse ele o maior culpado e responsável por esta seca de títulos!
Pois seria fácil de resolver, enquanto se mantiver esta direção não vamos sair disto, para o ano é que vai ser!!

Aos jogadores pouco vou nada se pode apontar, pois têm dado tudo e são claramente vítima do fraco treinador que temos, pois não tenho dúvida que com um treinador competente o rendimento e aproveitamento de muitos seria outro.
A direção não combate quem nos ataca, não chega por o director de comunicação a fazer isso, é preciso mais muito mais!!
Até quando este gozo vai durar?!
Alguém tem dúvidas? que só ainda estamos na luta porque? os orcs têm um treinador só um pouco melhor que o nosso?!
Eu não tenho dúvidas...
 

ElTigre

Bancada central
15 Abril 2011
1,710
4
London, UK
JAEP disse:
Os dois últimos campeonatos que ganhamos andamos a depender de que quem ? Dos outros também.

Também detestei a atitude na luz depois de marcamos o golo do empate mas depender de outros não é novidade nenhuma.
Desculpa? Ganhamos os 2 jogos contra o rival directo na 2ª volta, um na luz e outro em casa e passamos para 1º em ambos à custa disso. Há comparação sequer?

Esta equipa foi à luz já a contar com o Sporting, foda-**.

Repito: triste realidade.
 

ElTigre

Bancada central
15 Abril 2011
1,710
4
London, UK
JAEP disse:
Andamos durante jogos e jogos a pedir que o Benfica falhasse até que eles empataram contra o Estoril. Isso é depender de outros.  Em ambos campeonatos tivemos 5 PTS atrás ou mais até. Obviamente que não foi só o confronto directo a decidir. Dependemos de outros também.
Pois... E neste campeonato o Benfica também falhou em Paços e deu-nos DUAS oportunidades para ir para 1º.

É ver o que aconteceu...

Eu percebo o teu ponto de vista, mas a realidade aqui é totalmente diferente e penosa para nós.
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,720
10,569
Por um lado faz todo o sentido NES continuar, pois sabe com quem deve contar para a próxima época como sabes como planificar e melhor no futuro.

Por outro lado as suas decisões deixam muito a desejar. Jogos em que o FCPorto tem a necessidade de ganhar NES complica e isso faz com que não acredite nas suas capacidades.
 

ElTigre

Bancada central
15 Abril 2011
1,710
4
London, UK
JAEP disse:
Diferente é mas para melhor. Prefiro depender do Sporting do que que o Estoril, Academica ou Guimaraes (que foi o que aconteceu nos dois ultimos campeonatos que ganhámos)

Veremos.
Para melhor? Mas que adianta depender seja de quem for se desta vez não cumprimos a nossa parte?

Juro que não entendo esta mentalidade. Juro.
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,047
742
Ao ponto que nós chegamos: depender dos outros e acreditar que serão os outros a escorregar, quando somos nós quem tem dado abébias...
 
J

JAEP

Guest
ElTigre disse:
Faz-me lembrar os lampiões à espera do Paços quando não foram capazes de se aguentar no Dragão no mítico dia do Kelvin.
Ao qual faz lembrar nós à espera do Estoril duas jornadas antes. Nada que saber aqui. lol
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,047
742
ElTigre disse:
Faz-me lembrar os lampiões à espera do Paços quando não foram capazes de se aguentar no Dragão no mítico dia do Kelvin.
Nem mais! Mas infelizmente não é só aí que se nota a "lampionização" do clube. Depois das enternecedoras imagens que vi ontem, do Presidente ao lado do neto e do filho, acho que é por demais evidente que o Porto se tornou uma instituição daquela família.

O presidente não fala porque tem o rabo de fora à custa do apito dourado, tão simples quanto isso! E por ser tão óbvio é que o presidente já devia ter saído à uns 3ou 4 anos, quando se começou a sentir refém do seu passado e não poder vir à praça pública, chamar os bois pelos nomes!
 

krozis

Bancada lateral
1 Março 2016
570
0
DT199 disse:
Ao ponto que nós chegamos: depender dos outros e acreditar que serão os outros a escorregar, quando somos nós quem tem dado abébias...
Tendo em conta as exibições recentes, nem o segundo lugar está garantido...
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,143
6,893
Em Janeiro falei do problema de só haver um extremo direito.. Não veio ninguém..

Desde a chegada do Lopetegui que vinha a falar do Fede Cartabia como sendo uma boa opção, todos os mercados falei nele, por acaso ontem ficou um amargo de boca ao ver o esquerdino deixar o Telles para trás, meter de pé direito no sítio certo para o golo do Braga..

O Fede poderia ter sido nosso, barato, ele basicamente saiu a custo zero ou baixo preço do Valencia, vai para o Coruña mas veio a Braga fazer meia temporada.. 10 jogos neste Braga do Suinão que se sabe fraquito e já leva 3 golos e 2 assistências na Liga em 523 minutos de jogo..

Falo nele aqui porquê, o Fede, como referi, era do Valência, que foi treinado pelo virtuoso destreinador, NES, quantos minutos fez o Fede com ele? 0, esteve emprestado ao Córdoba e ao Coruña..

Aparentemente o nosso NES quis o Depoitre, e com o que fez com ele, nada me admira, mas acho que passo a passo, fica mais evidente que este não serve..
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,006
19,344
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Já quando o Vitor Pereira saiu que ando a dizer que temos de apostar num bom Treinador estrangeiro.
Em Portugal neste momento só Jesus interessa.

E o argumento de que o treinador estrangeiro não conhece o campeonato português é facilmente ultrapassado com um bom adjunto.
 

r9moreira

Tribuna
12 Março 2012
2,500
188
36
Ontem foi para mim a gota de agua... Primeiro insiste num 442 hibrido em que o Andre tem de andar a fazer de extremo para as bolas sempre lançadas na profundidade por maxi pereira (completamente na fase descendente da carreira). Depois tira o brahimi aos 82 quando era de loonge o unico a tentar algo. O luis enrique tira o messi quando precisa de ganhar? O zidane tira o ronaldo quando tá 1-1???

Ontem foi demais mesmo. É obvio que podiamos ter ganho, é obvio que temos muita qualidade individual... Mas coletivamente somos tao pobres de ideias que até doi. As linhas estao a 30metros umas das outras... E só oliver nao chega para as ligar... Atualmente somos um One Man show... Brahimi. Quando ppdiamos ser demolidores, tendo jogadores da qualidade de andre silva, corona, brahimi, oliver, jct, jota, otavio, danilo, etc
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,872
6,178
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Independentemente do que acontecer (quero acreditar, mas o que jogamos já não deixa), quero outra proposta de jogo, outro traço, outro estilo, para o NGC.

Muito díficil achar que é possível fazer outra época assim ou que o FCP está num bom caminho para se voltar a afirmar. Melhorámos, mas não demos nenhum passo em frente.
 

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
16,664
7,969
Lucho75 disse:
Já quando o Vitor Pereira saiu que ando a dizer que temos de apostar num bom Treinador estrangeiro.
Em Portugal neste momento só Jesus interessa.

E o argumento de que o treinador estrangeiro não conhece o campeonato português é facilmente ultrapassado com um bom adjunto.
A estatistica nao ajuda a escolher uma opçao internacional.
Nas ultimas 20 epocas apenas Boloni , Trapatoni e Adriaanse foram campeoes.
Num clube que vive um mau momento apostar numa opçao que estatisticamente nao tem resultado em portugal seria diminuir ainda mais as nossas chances.

alem disso o problema do porto é bem mais profundo que o "mero" treinador.
a estrutura / organizacao do porto foi completamente ultrapassada pelos rivais.
eramos sempre os 1ºs a contratar "trutas" boas e baratas.
estavamos sempre 10 passos à frente dos "outros" , hoje somos uma sombras nesses aspectos

a unica salvacao ? leo garden .... ja o tinha "pedido" ano passado.
fez o brilhante epoca que fez no sporting depois de terem tido a pior epoca de sempre ... e no monaco a historia é feita ano apos ano.

mas esse ja é impossivel
 

Jack Bauer

Bancada central
13 Agosto 2013
1,240
1
r9moreira disse:
Ontem foi para mim a gota de agua... Primeiro insiste num 442 hibrido em que o Andre tem de andar a fazer de extremo para as bolas sempre lançadas na profundidade por maxi pereira (completamente na fase descendente da carreira). Depois tira o brahimi aos 82 quando era de loonge o unico a tentar algo. O luis enrique tira o messi quando precisa de ganhar? O zidane tira o ronaldo quando tá 1-1???

Ontem foi demais mesmo. É obvio que podiamos ter ganho, é obvio que temos muita qualidade individual... Mas coletivamente somos tao pobres de ideias que até doi. As linhas estao a 30metros umas das outras... E só oliver nao chega para as ligar... Atualmente somos um One Man show... Brahimi. Quando ppdiamos ser demolidores, tendo jogadores da qualidade de andre silva, corona, brahimi, oliver, jct, jota, otavio, danilo, etc
Tão isto...
 

dragãotigre

Tribuna
30 Abril 2016
2,695
1,542
Na minha opinião tudo que cheira a Mendes enterra o Porto!
Onze inicial temeroso, mudar apenas aos 10 min da segunda parte com a tardia entrada do Corona mau demais. As ultimas substituições inacreditáveis.
Não assume o risco e para piorar parece gostar das arbitragens! Não defende o clube nem os jogadores após gamanços atrás de gamanços! OUT mesmo q tenha a felicidade de ser campeão